Quando um Animal é Considerado Idoso?

Foto Patricia Nunez
  1. carla says:

    Olá, adotei um Husky siberiano de 7 anos, a ração que ele comia com a ex dona ele não comeu em casa, ele brincou um pouco na àqua, passeio com ele pelo menos 1 vez ao dia, mas quanto a sua alimentação, nos 3 primeiros dias ele não comeu nada!!! Fiquei muito assustada, dei petiscos ele comeu um pouco e depois rejeitou, misturei carne a sua ração mas ele só comeu uma vez ao dia e não limpou sua tijelinha. Estou assustada ele está muito magro peço a sua ajuda por favor. Atenciosamente, Carla.

  2. carla says:

    Olá Doutora, cá estou eu mais uma vez para pedir sua ajuda, sabe o husky de 7 aninhos que eu adotei? Levei ele ao veterinário, e ela acha que ele está com um tumor no pescoço. Na minha cidade Iguape, litoral de SP, não possui recursos para um diagnóstico específico, será necessário levá-lo à cidade de Registro para fazer o exame. Se caso for realmente um tumor, quem a senhora indicaria para retirá-lo? E o valor da cirurgia? Não tenho condições de pagar se for muito caro. Por favor me oriente! Muito obrigada. Cordialmente, Carla.

  3. Rita Ericson says:

    Olá Carla,
    eu trabalho no Rio de Janeiro, não conheço ninguém em Registro.
    As universidades costumam trabalhar muito bem a preços simbólicos ou até mesmo de forma gratuita.
    Abraço
    Rita Ericson

  4. Susana says:

    Oi!
    Pintou uma dúvida: gatos ou cachorros ficam com Alzheimer?
    Pois o meu Pablo, com 14 anos, faz pipi em qualquer cantinho da casa (coloquei tapetinho sanitário pra não enlouquecer e às vezes ele faz no lado do tapete) e vc olha pra ele e ele está com a expressão estampada no rosto: “aonde faço isso?” “Onde está o meu prato de comida?” E o prato está bem na cara dele na cozinha.
    Bjs
    Susana

  5. Rita Ericson says:

    Olá Susana,
    prefiro chamar de disfunção cognitiva, pois até onde sei, ainda não há comprovação do quadro ser o mesmo humano, apesar de apresentar muitas semelhanças.
    Te envio um link com algumas informações a respeito: http://veterinario.com.pt/artigos/200903_alzeihmerCanino.pdf
    Abraço
    Rita Ericson

  6. Susana says:

    Oi Dra.,
    O Pablo tem um dos olhos, na parte amarela, cheia de manchas pretas. Você quase não vê o colorido do olho. Isso quer dizer que ele não enxerga por aquele olho? Sei que é degeneração ocular e se der no outro, ele ficará cego completo????
    Bjs.

  7. Rita Ericson says:

    Olá Susana,
    só um exame oftalmológico pode avaliar a acuidade da visão dele, mas na maioria das vezes, estas manchas não interferem na visão.
    Abraço
    Rita Ericson

  8. Carmem says:

    Olá
    Eu tenho um maltês e ele está com quase 12 anos. De umas semanas pra cá, de repente ele não para de andar pra lá a pra cá e encontro ele todo molhado, onde não conseguimos distinguir se é xixi. Ele fica um tempo assim e bebe muit água. Poderia me dar uma luz e me dizer o que causa isso?
    Grata,
    Carmem

  9. Rita Ericson says:

    Olá Carmem,
    leve seu maltes para consulta veterinaria.
    Ele pode estar com alguma doença que causa poliuria e polidipsia (muita urina e muita sede).
    O distúrbio cognitivo dos idosos também pode levar o animal a andar muito, sem direção.
    Mande noticias
    Abraço
    Rita Ericson

  10. MÔnica Faria says:

    Olá doutora tenho um boxer que em setembro completará 12 anos, na semana passada ele adoeceu, começou a tossir e saia umas gotinhas de sangue. Levei-o ao veterianário e ele não me explicou muito bem. Ele tem um tumor no braço direito. Até agora estava tudo bem, mas de uns dias para cá meu enteado colocou na mesma aárea onde ele fica, umas seis gaiolas de passarinhos e ao se alimentarem jogavam muitas sementes e uns pozinhos pelo chão, inclusive cheguei a encontrar essas sementes nas visilhas de comida e água dele. Como ele adoeceun muito derrepente e agora não se alimenta mais e está sempre muito cansado, penso que talvez tenha a ver com esses pássaros,. O que a senharo me diz? Ele não quer comer, beber água e não levanta mais, sua respiração está muito difícil e pesada…estou muito triste.

  11. Rita Ericson says:

    Olá Monica,
    pode ser que ele esteja com alguma doença pulmonar.
    Os tumores tem uma tendencia muito grande a causar metástase pulmonar, cheque com seu veterinario.
    Abraço
    Rita Ericson

  12. Nathan Pagliotto says:

    Olá! Eu tenho um cachorro que foi envenenado há um tempinho. Levamos ele no veterinário, mas depois ele ficou com um mau hálito muito forte. Eu li em alguns lugares que pode ser alguma doença ou problema no sistema digestivo. O que eu posso fazer por ele? Ele sempre comeu comida, frutas e coisas que costumamos comer… isso piora?

  13. Rita Ericson says:

    Olá Nathan,
    a cusa mais frequente de mau halito é a presença de tártaro.
    Saiba mais em: http://www.bichosaudavel.com/mau-halito/
    Quanto aos problemas digestivos, é necessário examinar o animal para confirmação.
    Mande noticias
    Abraço
    Rita Ericson

  14. janaina says:

    OLÁ,minha mãe tem uma cachorra pastor Belga, ela tem 15 anos esta bem velhinha ja não escuta direito, só que uns dias pra cá ela começou a ter tontura, ela fica rodando sem parar e cai, não tem firmesa, o que sera que esta acontecendo? sera que ela tem labirintite???Aguardo.

  15. Rita Ericson says:

    Olá Janaína,

    os cães costumam apresentar um quadro semelhante ao da labirintite humana.
    É a síndrome vestibular.
    Eles perdem o equilíbrio, tendem a rodar para somente um dos lados e com a cabeça inclinada.
    Infelizmente não há tratamento que surta o efeito desejado, mas a acupuntura pode ajudar muito.
    Se ela estiver vomitando e/ou sem se alimentar pode ser necessário medicá-la.
    Leve-a para atendimento veterinário.
    Abraço
    Rita Ericson

  16. Bom dia ! Tenho um dalmata e percebemos que de uns meses para cá ele vem latindo muito mais do que o normal. Ele está agora com 12 anos… E isto está acontecendo mais de madrugada … e chega a ficar rouco. O povo fala que ele está caducando … rs. Há alguma alimentação especial ou alguma atitude para deixá-lo mais calmo?

  17. Rita Ericson says:

    Olá Vanessa,

    a dieta do animal idoso é diferente do animal jovem, mas o objetivo não é deixá-lo mais calmo e sim adequar as necessidades nutricionais.
    Saiba mais sobre cães que latem demais em: http://www.bichosaudavel.com/meu-cao-late-demais/
    Se restarem duvidas, entre em contato.
    Abraço
    Rita Ericson

  18. Carlos says:

    Ola doutora, Minha poodle tem 13 anos, e esta com a perna tremendo muito, e sem forças pra andar. Anda bebendo muita agua, esta comendo bem tb! alguma dica do que pode ser?

  19. Rita Ericson says:

    Olá Carlos,
    estes sintomas podem ser comuns a diversas doenças.
    Impossível opinar sem examinar seu animal.
    Leve-o para atendimento veterinário.
    Leia o texto: http://www.bichosaudavel.com/artrite/
    Abraço
    Rita Ericson

  20. angelo says:

    ola dr.,a minha bubu e uma cadelinha meiga mas a uma semana e meia ela comecou por perder forcas nas pernas,sem conseguir ficar de pé, tinha vomitos levei-a a um veterinario disse me que poderia ser o figado medicou-a mas isso foi-se agravando voltei lá e pedia-a para fazer uma analise de sangue,e lhe foi feito donde acusou o coracao ,sera mesmo, ela tem 9 anitos me ajude que fazer

  21. Rita Ericson says:

    Olá Angelo,
    é impossível opinar sem examinar seu animal.
    Siga as orientações veterinárias que receber.
    É possível que um animal desta idade apresente problemas cardíacos, mas na maioria das vezes é possível controlar.
    Mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  22. isabel says:

    eu ganhei dois poodle um tem 7 anos e a outra tem 5, o machinho que tem sete levei para dar banho e la falarao que ele poderia estar com infecçao urinaria pois eles tinham acabado de dar banho ele fez xixi isto é sintomas de infecçao

  23. Rita Ericson says:

    Olá Isabel,
    os sintomas de infecção urinária costumam ser mais significativos do que somente este que você descreveu.
    Observe se ele urina mais vezes, pequenos volumes, se apresenta dor ou dificuldade na locomoção.
    A urina pode ficar com o odor e coloração alterados.
    Se ele não estiver bem, leve-o para atendimento veterinário.
    Abraço
    Rita Ericson

  24. dora santos says:

    Tenho uma poddle de um ano e 11 meses, e ela vem tendo febroi e sua urina esta mais escura, mas ela urina e come normalmente, levei ela no veterinario ela foi feito hemograma e não deu alteração significativa, a medica pensou q poderia ser inicio de uma infecção urinaria. ela foi medicada com ampicilina de 8/8 horas, já ha uns três dias, mas a febre vem e vai, e dou dipirona de 8/8 horas, mas observo q a febre persiste, ela não apresenta deblidade mais estou preocupada,estaria com infeccção urinaria, não consegui fazer a coleta da urina, tem alguma orientação?

  25. Rita Ericson says:

    Olá Dora,
    se a sua cadela não está debilitada nem prostrada, ela não deve estar com febre.
    A avaliação da temperatura deve ser realizada com termometro no anus do animal – só é considerada febre a temperatura acima de 39,5c.
    Os cães com febre ficam muito prostrados.
    Será que não está ocorrendo um erro de avaliação da temperatura?
    Mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  26. Priscila says:

    Olá, doutora!
    Tenho uma vira-lata de 15 anos que é o amor da minha vida. Há 3 anos toma fortekor pois teve um avc. De ontem para hoje ela começou a ficar meio estranha, esta tonta e rodando sem parar. É feriado e a única clinica que funciona perto da minha casa eu não gosto (nem encostam na minha cachorra pq é vira-lata). Não sei como proceder: restrinjo o espaço dela ou insisto em tentar faze-la caminhar? Ela fica no canil e quando chego perto dela, ela fica muito agitada querendo fazer festa, mas acaba caindo…sei que o fim está próximo, mas queria que ela sofresse o minimo possivel. Aguardo sua ajuda.

  27. Rita Ericson says:

    Olá Priscila,
    é impossivel opinar sem examinar seu animal.
    Leve-a para atendimento veterinário.
    Ela pode estar precisando de tratamento.
    Mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  28. Priscila says:

    Obrigada pela atenção. Voce me recomenda alguma clinica aberta no Rio hoje? Moro na Ilha do Governador. Ele melhorou um pouco…mas ainda não esta normal.

  29. Rita Ericson says:

    Olá Priscila,

    eu recomendo algumas clinicas que funcionam 24h.

    – IEMEV: 25304770
    – Hospital Veterinario: 22661953
    – Animalia: 24912351

    Mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  30. Priscila says:

    Dra Rita,
    Obrigada pela ajuda…acabei levando numa clinica 24 horas aqui no meu bairro…mas infelizmente não deu para fazer muita coisa…depois da ultrasonografia descobrimos um cancer avançado no baço. O veterinario sugeriu uma transfusao de sangue, fizemos, mas ela teve um choque durante a transfusao…foi horrivel…perdi minha cachorrinha linda. Ela me fara muita falta, mas tenho certeza de que ela esta no céu e agora sem dor…

  31. Rita Ericson says:

    Olá Priscila,

    receba meu carinho, neste momento triste.
    Abraço
    Rita Ericson

  32. Nair says:

    Olá dra,bom dia!
    Tenho uma pincher de 12 anos que ficou cega em janeiro.Depois disto ela recusa qualquer tipo de ração e está muito magra.A coloração do xixi também está alterada(amarelo ouro),mas as vezes volta à coloraçao normal(amarelo claro)fiz exames e não deu nada alterado,tbm não tem diabete.Agora te pergunto:Posso dar comida normalmente?Existe alguma vitamina que posso dar a ela?
    Por favor me ajude.
    Obrigada pela sua atenção
    Nair

  33. Rita Ericson says:

    Olá Nair,
    o grande desafio de oferecer comida aos animais é o balanceamento.
    A dieta precisa ser completa e equilibrada.
    Leia o texto: http://www.bichosaudavel.com/racao-ou-dieta-caseira/
    Existe uma vitamina para idosos, muito interessante (Gerioxx).
    ABraço
    Rita Ericson

  34. Caroline says:

    Olá Dra,
    Tenho um Lhasa de 14 anos. Ele está sempre com uma aparência saudável e muito disposto para brincar, apensar da idade avançada. Mas, de uns dias para cá, ele vem negando a comida. Estranhamos muito, porque ele é sempre muito guloso. Minha mãe faz carne cozida sem tempero para ele, mas ele lambe e recusa. Só bebe bastante água. Levamos ao veterinário, e este disse que ele está bem, sem diabetes ou alguma doença aparente. Disse que poderia ser rins e deveríamos observar. Mas ele nunca comeu comida com sal, então achei estranho ser rins. Nesta semana, já faz três dias que ele não come a carne e nem a ração do potinho. Normalmente, ele come ambas. O que poderia ser? Obrigada.

  35. Margarete says:

    Olá Doutora, tenho um poodle de 12 anos ee depois que fez uma cirurgia de retirada de verrugas, limpeza dos dentes ele ficou com dificuldades em defecar. a veterinária atribuiu a anestesia usada. E agora ele continua fazendo aos poucos , mas pela casa a fora, antigamente fazia sempre no jornal, será que a Sra. pode me ajudar?

  36. Rita Ericson says:

    Olá Caroline,

    este sintoma pode ser comum a diversas doenças.
    Especialmente em um animal idoso, as doenças degenerativas como a insuiciencia renal são muito frequentes.
    Ele fez exames complementares?
    Mande notícias.
    Abraço
    Rita Ericson

  37. Rita Ericson says:

    Olá Margarete,

    as fezes do seu cão estão pastosas?
    Se sim, se explica a dificuldade em segurar e fazer pela casa toda.
    Mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  38. wilma says:

    Doutora, meu gato tem mais de 10 anos e do nada ñ consegue levantar e tem fificuldade para respirar… ja havia percebido que ha algum tempo ele respirava como se tivesse gripado com secreção, mas nada que incomodasse, so pelo barulho mesmo… ele ñ levanta ha 2 dias, estou dando comida com seringa pq ele ñ faz nada, só mia qdo falo com ele e percebi q ele ñ fez cocô e nem xixi esses dois dias, o que faço? isso aconteceu logo no feriadão…obrigada…fica com Deus.

  39. Ivonete says:

    Olá, minha poodle tem 17 anos e meio, esta com disfunção cognitiva cada dia noto que esta pior,esta cega, tem hernia de disco, já não consegue se levantar da cama sozinha,anda pela casa e as vezes cai
    mas agora esta caindo pro lado quase toda hora, quando faz xixi abre as patas traseiras e não conseguer fechar algumas vezes cai sobre o xixi, muito triste ver minha companheira sofrendo assim, o que pode ser este problema de cair pro lado.

  40. Rita Ericson says:

    Olá Wilma,

    estes sintomas podem ser comuns a diversas doenças.
    Impossível opinar sem examinar seu animal.
    Leve-o para atendimento veterinário.
    Mande notícias.
    Abraço
    Rita Ericson

  41. Rita Ericson says:

    Olá Ivonete,
    pelo seu depoimento, ela já deve estar desequilibrada, com dores articulares e com pouca força muscular.
    Acredito que todas estas causas justifiquem as quedas.
    Esta fase é realmente difícil, converse com a/o vet dela sobra as melhores opções de oferecer conforto e qualidade de vida para ela.
    Mande noticias,
    abraço
    Rita Ericson

  42. Caroline says:

    Obrigada Doutora. Ele está comendo um pouco agora. Levamos ele ao veterinário e ele diz que o problema é no estômago e receitou Mylanta Plus e Metronidazol. O Mylanta Plus achei normal, mas esse Metronidazol fiquei com medo de dar a ele, pois li que pode prejudicar o fígado e deve ser administrado quando o animal está comendo direito, o que não é o caso. Li, inclusive que pode fazer mal ao fígado. Falamos com o veterinário sobre a possibilidade de ser fígado, pois ele vomitou 2 vezes uma água amarela, mas ele descartou. Ele não pediu mais nenhum exame, somente apalpou a barriguinha dele e afirmou ser estômago. Agora não sei se dou o remédio Metronidazol ou não. Acho que vou ligar para o veterinário amanhã e confirmar se é para dar esse remédio mesmo ou não.
    Obrigada.
    Abraço.

  43. Rita Ericson says:

    Olá Caroline,

    siga a recomendação do vet que examinou seu animal.
    Mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  44. pamella says:

    ola,o meu gato morreu com 16 anos ele nao saia de casa nao tinha como ter sido envenenado ele morreu vomitando ele tava bem de manhã depois ele suniu quando vi tava morto em baixo da cama com a lingua pra fora ele tinha vomitado um liquido amarelo o que pode ter sido?

  45. Rita Ericson says:

    Olá Pamella,

    a expectativa de vida dos gatos é de aproximadamente de 15 anos.
    Eles podem apresentar diferentes causas para adoecer e vir a falecer nesta idade.
    Receba meu carinho neste momento triste.
    Abraço
    Rita Ericson

  46. Boa tarde dra, as minhas labradora estão engordando muito apos á cirurgias de castração, eu devo diminuir as refeiçoes delas ou não?
    Aguardo a resposta.Obrigada.

  47. Quezia says:

    Olá,tenho uma cadelinha vira lata de pequeno porte com 5 anos de idade e de uns 2 meses pra ca ela vem apresentando sintomas como se estivesse sentindo dores.Ela não esta prostrada, se eu a chamo ela vem toda feliz,pula,corre faz tudo mas uma vez ou outra ela chora e fica quieta num canto, principalmente a noite.O que poderia ser?
    Obrigada!

  48. Rita Ericson says:

    Olá Maria,
    Leia o texto: http://www.bichosaudavel.com/obesidade-em-caes-e-gatos/
    Se restarem duvidas, entre em contato.
    Mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  49. Rita Ericson says:

    Olá Quezia,

    este sintoma pode ser comum a diversas doenças.
    Impossível opinar sem examinar seu animal.
    Leve-o para atendimento veterinário.
    Mande notícias.
    Abraço
    Rita Ericson

  50. Carmen says:

    Oi,mu nome é carmen e meu poodle tem 16 anos e ele não quer comer e so dorme ,ele ta mt tristonho e esta mt magro tentei dar ovo cozido e ele comer,porém come mt pouco,vc pode me luz,??

Faça sua pergunta!

Em geral, a partir de 7 – 8 anos, mas depende muito do porte do animal.

Confira na tabela de idade http://www.bichosaudavel.com/tabela-idade-4/

Quando a idade do animal equivale aos 60 anos do humano, ele  “entrou na terceira idade”.

Quando o cão ou gato atinge esta idade, devemos modificar a rotina deles. A alimentação deve ser adaptada, existem rações específicas para a “categoria senior”. Se o seu animal come comida caseira, converse com seu veterinário para mudar a receita. O idoso deve ingerir menor quantidade de calorias, a taxa de proteína também deve ser reduzida entre outras adaptações.

Existem doenças comuns aos idosos que devemos prevenir.

Nos cães, dependendo da raça (poodles, boxers, por ex.) a atenção deve ser para o sistema cardio-respiratório. Uma consulta com um veterinário cardiologista é fundamental para garantir muitos anos  com qualidade de vida. A artrite também deve ser investigada, o animal pode sentir dor crônica sem demonstrar www.bichosaudavel.com/artrite/

Os gatos precisam de atenção redobrada com o sistema urinário. É muito comum o gato idoso apresentar insuficiência renal. O controle alimentar e da ingesta de líquidos é fundamental. Só o veterinário, através de exame de sangue é capaz de diagnosticar precocemente.

Os dentes também devem ser inspecionados. Se o seu animal está com “bafo de onça”, atenção! Ele pode ter tártaro (cálculo) e doença periodontal (saiba mais em: http://www.bichosaudavel.com/mau-halito/). As bactérias da boca podem causar  infecção em outro local (coração, rins). Peça para seu veterinário avaliar a necessidade de limpar os dentes do seu animal (gatos também!).

As doenças reprodutivas também são comuns: piometra (infecção uterina), tumores de mama, cistos ovarianos e nos machos, doença prostática.

A castração é a melhor prevenção.

Os idosos também dormem mais e têm menos disposição para brincadeiras ativas. Isto não significa que não devem passear e brincar, mas fique atento para o limite. Se o animal quiser parar e se recusar a andar, respeite. Descanse um pouco e retome a caminhada com o ritmo menos acelerado.

É muito comum escutar as pessoas falarem: “antigamente os cães e gatos não tinham tantas doenças como câncer, hipotireoidismo, problemas dermatológicos e comiam restos de comida. Hoje em dia tomamos muito mais cuidado e os animais apresentam vários problemas”.

Mas não é bem assim!

Antigamente não tínhamos meios de diagnóstico. Ninguém sabia a doença do animal e quando ele morria, alguém logo dizia: “estava velho ou foi veneno”.

Graças a evolução da veterinária, hoje diagnosticamos precocemente e tratamos muitas doenças, garantindo aos animais longevidade com qualidade de vida.

Não adianta viver até 20 anos  sentindo dor articular, dificuldade respiratória,  sujo de urina e outras condições que tiram a dignidade que nossos animais merecem.


Carregando..