Artrite

artrite
20-maio-2010
Rita Ericson
  1. Ana says:

    Eu tenho uma coelha, a pata dela havia infeccionado, levei ela a um veterinario, ele não sabe o que pode ser, não há marcas de mordidas nela, mas há muito pús, e está se espalhando e parece que a pata dela esta morta, ha muito pús. O que pode ser isso? O que pode ter causado? Ficarei grata se poder ajudar.

  2. Rita Ericson says:

    Olá Rovena,

    nesta idade, a tendencia é que ocorram muitos problemas ao mesmo tempo.
    A expectativa de vida dos poodles gira em torno desta iadde.
    Espero que ela não sofra e se recupere.
    Receba meu carinho neste momento dificil.
    Abraço
    Rita Ericson

  3. Rita Ericson says:

    Olá Danielle,

    estes sintomas podem ser comuns a diversas doenças.
    Impossível opinar sem examinar seu animal.
    Leve-o para atendimento veterinário.
    Mande notícias.
    Abraço
    Rita Ericson

  4. Rita Ericson says:

    Olá Flavia,

    estes sintomas podem ser comuns a diversas doenças.
    Impossível opinar sem examinar seu animal.
    Leve-o para atendimento veterinário.
    Mande notícias.
    Abraço
    Rita Ericson

  5. valeria says:

    Olá Rita, tinha um cão poodle de 17 anos, e ele morreu semana passada, estou muito triste, porque ele parecia estar bem, só com problemas na coluna e após ir ao veterinário e tomar medicamentos como antiinflamatórios e analgésicos, ele foi decaindo até morrer, o que será que aconteceu. Ele também passou por uma cirurgia de castração para prevenção. Será que os medicamentos fizeram mau para ele por ser bem velhinho?
    Desde já, muito agradecida.

  6. Rita Ericson says:

    Olá Ana,
    infelizmente não posso te ajudar.
    Só trabalho com cães e gatos.
    Procure um vet especialista em coelhos ou animais silvestres.
    Abraço
    Rita Ericson

  7. Rita Ericson says:

    Olá Valeria,
    é impossivel opinar sem ter examinado seu animal ou realizado exames.
    Ele viveu bastante, 17 anos vai além da expectativa media de um poodle.
    Receba meu carinho neste momento dificil.
    Abraço
    Rita Ericson

  8. valeria says:

    Dr. Rita, me confortou bastante a sua atenção. Muito obrigada.

  9. karla says:

    boa tarde, tenho uma cachorrinha de 2 anos ela tem displasia mas no ano passado o joelho dela tava muito inchado e ela sente muita dor e nao consegui subir no sofa e nem deitar e os veterinarios que a trataram entopiram ela de anti – inflamatorio o que pode ser nao aguento ve-la sofrer

  10. Rita Ericson says:

    Olá Karla,

    este sintoma (joelho inchado) pode ser comum a diversas doenças.
    Impossível opinar sem examinar seu animal.
    Leve-o para atendimento veterinário e solicite um exame de imagem
    Mande notícias.
    Abraço
    Rita Ericson

  11. PATRICIA RAMOS says:

    minha cachorrinha tem 6 anos tem dois dias que ela chora de dor principalmente na barriga,ela está comendon normalmente e bebendo agua normalmente,parece que est´´a também com dor na coluna ,pois não conseguer mais subir nos patentes da casa.estou muito preocupada com ela ,ela fica dormindo e de repente ela solta um grito de dor.
    O que poderia ser o problema dela? preciso saber pois não tenho condições de pagar um veterinário ,preciso de uma luz no fim do tunel,não quero perder minha bebe,tão cedo assim!

  12. Rita Ericson says:

    Olá Patricia,

    estes sintomas podem ser comuns a diversas doenças.
    Impossível opinar sem examinar seu animal.
    Leve-o para atendimento veterinário.
    Algumas universidades, instituições e prefeituras oferecem atendimento veterinário a preços populares e/ou gratuitos.
    Mande notícias.
    Abraço
    Rita Ericson

  13. Izilda Inácio da Silva says:

    Meu poodle não conseguia andar com as patinhas traseiras,e isso foi derepente, ele parecia ter perdido as forças – estando já com 15 anos de idade,já era noite,não sabia o que fazer até que demos NAPROXENO- que eu tinha já em casa,só que é de 500mg,então cortamos em quatro pedaços pois ele é muito pequenino -pesa 7 quilos,e já na primeira dose ele ficou melhor,depois demos mais um pedaço e não precisou mais – ele sarou – ao todo foram 250 mg.

  14. Regina R D Costa says:

    Olá,

    Tenho uma beagle. Está com 3 anos e meio e foi a última a nascer de uma ninhada de 3. Teve problemas ao nascer o que ocasionou uma hérnia que foi tratada,mas, parece que nunca foi saudável. Uma veterinária disse que sofre de nanismo pois é bem pequena. Pesa uns 7 Kg. Já teve pedra na bexiga e foi operada ás pressas. O veterinário que a operou disse que nunca viu tal coisa. Ela é toda alterada tb internamente. As paredes da barriga são tão grossas que ele teve dificuldade ao cortá-la. Ela se recuperou bem e hoje come somente ração urinare. Entretanto o que mais nos preocupa é um problema que tem ao andar, desde pequena.Parece ser nas articulações, já que a parte óssea está normal.Hoje manca com uma perna, mal consegue colocá-la no chão. Já tomou várias vezes carproflan e na última vez quase não fez efeito. Tb toma um suplemento á base de condroitina. Nossos veterinários aconselharam aculpuntura, mas ainda não experimentamos. Apesar de tudo isso ela é muito “sapeca”. Gosta de brincar e apronta todas. O que podemos fazer então para dar-lhe uma vida mais saudável e amenizar estes sintomas, já que o caso parece irreversível? Obrigada
    Regina

  15. Rita Ericson says:

    Olá Izilda,
    é preciso ter muito cuidado com as medicações indicadas para humanos.
    As vezes a droga é extremamente tóxica para os cães, como muitos antiinflamatorios indicados para humanos.
    Leve-a para atendimento veterinario e peça indicação de uma droga adequada, se houver necessidade de medicá-la novamente.
    Mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  16. Rita Ericson says:

    Olá Regina,

    eu também tenho ótimos resultados com a acupuntura.
    Existem antiinflamatórios que são mais seguros e podem ser usados por periodos mais longos.
    Converse com o/a vet dela.
    Mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  17. André says:

    Olá! Tenho um Labrador de 11 anos, a aproximadamente 1 mês começou a mancar uma pata da frente, depois começou a ter dificuldade geral para caminhar e não conseguia se manter em pé. Depois passou e ficar totalmente depressiva e a recusar qualquer comida. Sua repiração estava um pouco acelerada como se estivesse sempre cansada. Atualmente ala está no hospital muito mal, com problemas nos rins, sua urina está marrom. Seu estado é crítico. Até agora os exames de leptospirose e doença do carrapato não sairam e os veterinários não sabem ainda qual doença esta causando isto. Sei que é uma doença, pois minha outra cachorra está começando a apresentar os mesmos sintomas. Esta outra cachorra está com cancer e estava tomando antibióticos. Não sei quem passou para quem, pois a que está com cancer começou a apresentar os sintomas no mesmo tempo que entrou em contato com a outra e no tempo que parou de tomar os antibióticos. Acho que os remédios pderiam estar inibindo a doença. Uma delas um pouco antes de tudo isso matou um rato e ficou com sangue na boca. Ao mesmo tempo lembro de antes disso ela já estar com fificuldades respiratórias. Elas também tinham carrapatos. O hemograma mostra que a que está no hospital está com níveis altos de uréia e creatinina, também está ficando com a pele levemente amarelada, acho que é por causa do fígado. Sei que leptospirose causa isto, mas outros sintomas clássicos ela não tem: não tem diarréia, vomitos, feridas… Acho que não foram vacinadas quando filhotes. Realmente está confuso, e estão morrendo. Obrigado!

  18. Rita Ericson says:

    Olá Andre,
    a leptospirose e as doenças transimitidas pelos carrapatos são tratáveis.
    Quanto antes se faz o diagnóstico e se inicia o tratamento, melhor.
    Enquanto os exames não ficam prontos, é possível iniciar o tratamento, converse com o/a vet que está tratando deles.
    O aumento da ureia e creatinina podem ser em consequencia destas doenças ou mesmo um sintoma de insuficiencia renal.
    Eles são vacinados anualmente?
    Mande noticias.
    abraço
    Rita Ericson

  19. André says:

    Olá! Obrigado pela força, mas infelizmente meu bichinho não aguentou. Foi tudo muito rápido. Mesmo recebendo soro, remédios, antibióticos, não deu. Vão fazer dois dias que ela morreu e os exames específicos nem chegaram. O problema é que os animais tem problemas graves como o homem, mas são tratado como bichos. Estou com minha consciência tranquila, pois fiz o que pude. Agora tenho que cuidar da outra, que está com cancer e apresenta também alguns sintomas da irmã que morreu. Abraço!

  20. Rita Ericson says:

    Olá Andre,

    receba meu carinho, neste momento trsite.

    Abraço
    Rita Ericson

  21. paula says:

    Bom dia!!
    Minha cachorra simplesmente parou de andar, ela não tem forças para ficar de pé, mas esta comendo normal.Não é sinomose,não tem nenhuma fratura, não caiu de nenhum lugar, não temos a menor idéia do q pode ser, ela esta indo no veterinário está medicada, e estamos tentando descobrir o q é. No dia seguinte minha outra cachorra tmb parou de andar, mas ela consegue ficar sentada.Não sei oq esta acontecendo mas estamos pesquisando, alguém pode me ajudar?

    obrigada!

  22. olá tenho uma cadelinha shi tizu ganhei da minha tia que tem o casal e direto da filhotes todos os irmãozinhos ficaram peludos e lindos e ela foi a única que foi crescendo e ficando difrente os pelos dela não cresceram,e quando tinha 3 meses ela começo com uma fraqueza nas patas trazeiras levei ao vet ele disse que ela não ia piorar mais nao pediu nem um exame nda só passo anti inflamatorios que não adiatantaram,só que agora ela está com 11 meses e ta piorando as vezes ela chaga se arrasta por alguns segundos não consegue se coçar,e não sabe quando ta fazendo coco.Estou desesperada será que é algo grave? Me ajude por favor.

  23. Fabricio says:

    Boa noite !
    Parabéns pelo site e pelo retorno dado aos leitores.
    Bem, tenho uma Bulldog francês de aproximadamente 5 anos de idade, e ultimamente ela tem ficado bastante quieta , so andando de cabeca baixa e com pouquíssimo apetite. Apresentando os sintomas de artrite. Com essa idade eh possível ter artrite? Há cura?

  24. Rita Ericson says:

    Olá Paula,

    Já foram realizados exames complementares (de sangue, rx etc)?
    Existe mais algum outro sinal presente, como febre, alterações de comportamento, nas fezes etc?
    Mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  25. Rita Ericson says:

    Olá Dafiny,

    é impossível opinar sem examinar seu animal.
    Estes sintomas podem ser comuns a diferentes causas.
    Acredito que será necessário realizar exames para definir o diagnóstico.
    Mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  26. Rita Ericson says:

    Olá Fabricio,
    Os sintomas da artrite são muito semelhantes aos de outras causas osteo-articulares.
    O tratamento existe e é eficaz, leve-a para atendimento veterinário.
    Mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson
    ps- obrigada pelo elogio! Divulgue o bichosaudavel para seus amigos!

  27. Cristiano says:

    Ola.

    Tenho um cadela fila com 10 anos de idade.
    Ela tem tido certa dificuldade para caminhar, qndo ela se levanta começa a caminhar com o rabo totalmente torto, como se estivesse com caibra…
    Porem eu tenho a impressao d q ela tenta coçar a regiao mas nao consegue e alguns dias atras, onde ela deitava, ficava uma mancha de sangue. Porem eu dei varias vezes banho nela, e nao identifiquei se ha algum ferimento no local, aparentemente nenhum !! Ela é castrada.

    Nas ultimas semanas, nao tem apresentado mais o sangramento, mas continua com essa dificuldade de caminhar e com esse sintoma q parecce uma caibra, nao sei o q fazer. Ela é um animal mt grande e é mt dificil leva-la ao veterinario pq é extremamente complicado d domina-la para por no carro por exemplo, das vezes q fizemos isso foi bem complicado…

    Se tiver ideia do q pod ser bem como a gravidade do problema, por favor me ajude !!

    Desde ja grato !

  28. Rita Ericson says:

    Olá Cristiano,
    como você leu no texto, os cães de grande porte e idosos, apresentam dor articular frequentemente.
    É bastante provável que seja o caso dela.
    Considere a possibilidade de chmar um/uma vet para examiná-la em casa.
    Como os cães raramente reclamam de dores cronicas, é melhor checar se ela não está sofrendo em silencio.
    Mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  29. selma says:

    Boa tarde, tenho uma pinscher com 15 anos e ela começou a ficar triste , doentinha vomitando bastante, e a soltar alguns coagulos de sangue pela vulva na hora de fazer xixi, os sintomas não passavam e ela começou a ter uns ticks uma crise balançando a cabeça e a pata esquerda e começou a sangrar a boca então procurei um neurologista e apos consulta e varios exames foi diagnostica a doença de ADDISSON, esta em tratamento só que os coagulos de sangue continua sendo expelido pela vulva o que pode ser isso. Nos exames de sangue deu plaquetas baixa 1.200 glicemia baixa 65 dois calculos renais pequenos mais tudo sob controle.
    Aguardo resposta e obrigada
    Selma

  30. Rita Ericson says:

    Olá Selma,
    a baixa de plaquetas pode causar hemorragias, mas é importante checar se ela apresneta alguma patologia abdominal.
    Ela é castrada?
    Fez ultrassonografia?
    Abraço
    Rita Ericson

  31. selma says:

    Oi, ela fez ultrassonografia abdominal junto com os exames de sangue para diagnosticar o que poderia etar causando estes sintomas deu normal, somente teve alterações do exames de sangue que te passei, agora no ano passado dia 23/10/2012 fez cirurgia retirou ovario e as trompras com urgencia pois aumentou de tamanho, normal seria =ou- 2,5mm e o dela estava em 45mm mas correu tudo normal
    após cirurgia. Estes sintomas que te passei começaram agora no mes de abril e foi diagnosticado em maio agora.
    Ela nunca teve cria tambem.

    Grata
    Selma

  32. Thalita says:

    Boa Noite! tenho uma cadela Poddle mestiça com 9 anos e apresentou hoje muito liquido marrom saindo pela vagina em grande quantidade ela tava muito agitada dei um banho nela e coloquei uma fralda descartavel pra conter o fluxo…mas continua bem forte ela esta mais calma,nao tenho como leva-la a um veterinario agora o que posso fazer pra tentar ajuda-la? Obrigada

  33. Patrícia says:

    Olá! Minha cachorrinha tem 7 anos de idade, completa 8 no dia 28 de agosto de 2013. Desde meados de agosto do ano passado tenho enfrentado muitos problemas com a saúde dela. Ficou cega de súbito. A barriguinha está super inchada. Todos perguntam se ela está prenhe. Foi diagnosticado um hiperadrenocorticismo. Ainda não consegui começar o tratamento porque o medicamento é muito caro e quase que semanalmente ela apresenta alguma coisa diferente. Na última ela começou uma diarréia de sangue. Esperei 24 horas para ver se melhorava mas como não consegui fazê-la tomar soro e nem a diarréia de sangue cessou, tive de interná-la. Fizeram vários exames e medicaram com soro. Ela saiu da clínica até animadinha. Três dias depois, já em casa (ainda estou continuando com a medicaçâo) ela teve outro episódio de diarréia e agora está perdendo os movimentos das patinhas traseiras. Hoje de manhã percebemos que ela está com dificuldade para levantar. Depois que está em pé ela anda direitinho. Mas também tem dificuldade para sentar ou deitar denovo. O que está acontecendo com a minha cachorrinha? Na clínica me disseram que não era possível determinar o motivo da diarréia com sangue!

  34. Rita Ericson says:

    Olá Thalita,
    leve-a para atendimento veterinário assim que possível.
    Este corrimento pode ser o sintoma da piometra, infecção uterina que pode agravar muito, se não tratada.
    Abraço
    Rita Ericson

  35. Rita Ericson says:

    Olá Patricia,

    estes sintomas podem ser consequência do hiperadrenocorticismo.
    Acredito que enquanto ela não estiver tratada, não vai apresentar melhora significativa.
    Faça um esforço e inicie o tratamento.
    Abraço
    Rita Ericson

Faça sua pergunta!

Este quadro acontece frequentemente: seu cão já não brinca tanto, mas come, bebe água e reage alegremente quando te vê. Ele está envelhecendo e é normal diminuir o ritmo.

Mas pode não ser exatamente isso que está acontecendo. Ele pode estar sentindo dor. Um estudo recente demonstrou que 20% dos cães apresenta artrite.

Os cães são muito bons em esconder que estão doentes ou sentindo  dor. Ouço frequentemente dos proprietários que o animal não está reclamando ou chorando de dor. Eles raramente demonstram. Quando a dor é aguda (por exemplo, alguém pisa numa pata acidentalmente), eles avisam,  mas se a dor é crônica eles se acostumam a conviver com ela. Só de pensar me dá arrepios.

Existem algumas medidas para amenizar este quadro crônico:

  1. Diagnóstico – consulte se veterinário
  2. Piso anti-derrapante – é muito difícil para 1 cão com artrite levantar, fazer curvas e correr sem deslizar e sobrecarregar as articulações. É fácil comprar 1 borrachão ou virar 1 carpete e forrar as áreas que o cão circula
  3. Cama macia – principalmente se o animal for magro
  4. Medicação – além de analgésicos e anti-inflamatórios existem suplementos a base de condroitina e glicosaminoglicanos que podem ajudar – consulte seu veterinário
  5. Acupuntura – além do efeito anti-inflamatório, pode modificar o limiar da dor, melhorando muito a qualidade de vida
  6. Exercícios leves – podem ajudar, mas cuidado: depende do estado geral do animal

Carregando..
 
 
focinho do cachorro
rabo do gato