Artrite

artrite
  1. pablo says:

    tenho um poodle de 11meses e ele fica se lamcendo na parte superior da perninha esqerda e queria saber oque / e a a causa /e tratamento!quero a resposta muito rapido!
    Obrigado!

  2. Rita Ericson says:

    Olá Patricia,
    os cães possuem 2 galndulas, ao lado do anus que secretam um líquido marrom fétido.
    As vezes estas glandulas inflamam e precisam de tratamento.
    Leve sua cadela para atendimento veterinário.
    Abraço
    Rita Ericson

  3. Rita Ericson says:

    Olá Pablo,
    os animais podem se lamber por diferentes motivos como dor, problemas dermatológicos, para chamar atenção e até por mania!
    É impossível opinar sem examiná-lo.
    Leve-o para atendimento veterinário.
    Abraço
    Rita Ericson

  4. stayner says:

    tenho um pastor belga que esta com artrose e tem dermatite seborreica ele tem onze anos e esta sendo tratado com dexatenurin este remedio pode dar ele direto pois melhora a artrose. na verdade so volta quando ele acaba o efeito .muito obrigado e parabens pelo seu trabalho.Obs este cão e um heroi e o amamos muito ja ajudou muita gente com o seu adestramento.

  5. Rita Ericson says:

    Olá Stayner,
    este tratamento foi recomendado por um(a) veterinário(a)?
    A dexametasona (presente no Dexacitoneurin) pode causar efeitos indesejados se utilizada por longos períodos.
    Mande notícias
    Abraço
    Rita Ericson

  6. camila assis says:

    Olá, meu cachorro podle tem 12 anos e passa a maior parte do dia deitado. Quando levanta, percebo que ele anda torto, tipo com a coluna “parada” e a cabeça baixa pro lado. Tenho sentido a barriga dele dura e inchada. O q pode ser ?

  7. Rita Ericson says:

    Olá Camila,
    os sintomas locomotores devem ocorrer devido à artrite, muito comum em animais idosos.
    A questão do abdomem duro, pode ser causada por diferentes problemas.
    Leve-o para atendimento veterinário.
    Abraço
    Rita Ericson

  8. Janaína says:

    Olá tenho um pequinês de 9 anos. Faz mais ou menos 3 semanas pra cá que percebí dificuldade de locomoção com as patas traseiras, porém não houve paralisia nem endurecimento em nenhum momento. Estou tratando ele com meloxivet e tramadon. Necessariamente isso é problema de coluna? Infelizmente moro em uma cidade de interior, onde não há raio x, coleta de sangue etc… e meu cachorro sofreu de hepatose por isso não posso trata-lo com corticóide. Ele reagiu bem a medicação e está andando normalmente. Poderia me dar sua opinião sobre o que poderia vir a ser já que tá dificil de consultar veterinários competentes por aqui? Lembo que estou muito angustiada por ele ser o xodó da casa, e quero que ele fique bem. Amamos demais ele para ficar sem solução.
    Abraços e aguardo tua resposta se possível em meu email.
    Obrigada

  9. Rita Ericson says:

    Olá Janaina,
    existem diferentes causas para este mesmo sintoma.
    É impossível opinar sem examiná-lo.
    Se ele está se locomovendo normalmente, fique tranquila.
    Provavelmente, se o sintoma recidivar, você precisará levá-lo para um local capaz de fazer exames complementares, para ter o diagnóstico determinado.
    Abraço
    Rita Ericson

  10. Gabrielle says:

    Olá, tenho uma yorkshire de 7 anos, ela soltou a articulaçao do joelho e da coxa,ja levei ela no veterinario e disseram que tem que fazer cirurgia,ja passaram o medicamento.Tem como ela nao fazer a cirurgia e ser tratada só com o medicamento?

  11. Rita Ericson says:

    Olá Gabriela,

    se o diagnóstico é de rompimento de ligamento é a indicação é cirúrgica, acredito que não há como tratar somente com medicamento.
    Abraço
    Rita Ericson

  12. Marcellus says:

    Ola..tenho uma poodle toy de 13 anos super ativa,meu sobrinho sem querer pisou na patinha dela e a veterinaria falou que a patela estava deslocada e medicou MEIO comdromax pet por dia,a perninha teve muita melhora,mas faz uns 2 dias ela começou a puxar a perna da frente e de vez em guando ela da uma puxada no pescoço tambem e fica dura para andar,ela começa andar um pouquinho mas para e senta,e de vez em quando ela chora quando se mexe,esta comendo normal e bebendo normal,alem do condromax estou dando maxican 0,5….o que poderia ser.

  13. Rita Ericson says:

    Olá Mercellus,

    estes sintomas locomotores são comuns a diversas patologias.
    Além da questão na patela, pode haver lesões no pescoço e membros anteriores.
    Se ela não melhorar com estas medicações, leve-a para atendimento veterinário.
    É possível que seja necessário fazer exames complementares para diagnosticar.
    Abraço
    Rita Ericson

  14. Hiago says:

    Ola eu ja tinha trago o problema da minha pastora belga que parecia ter artrite pelo que eu lhe descrevi e vc me indicou esse topico, intaum lendo eu resolvir dar Artrin ela melhorou esta bem agora, porem hoje de manha fui brincar com ela quando ela deitou e levantou sua perna, nesse momento reparei que existia ferida grande entre a perna e a barriga na parte de dentro em baixo, gostaria de saber se o artrin pode trazer alegia ao cachorro, ou se esse simtoma novo junto do que eu ja tinha descrevido mostra um novo quadro com um novo diagnostico, fico grato desde ja pela sua atenção.

    Att.
    Hiago

  15. Dayenne says:

    ola…tenho uma boxer com pitbull americano, muito saudável e carinhosa, e moramos em um apartamento, ela tem 1 ano e meio e ontem ela comecou a vomitar mas nao muito…ela faz um baralho antes de vomitar e as vezes ela começa a tremer somente a cabeça e n consegue parar…essa noite dormiu na minha cama e acordei pela noite com ela tremendo a cabeça outra vez e n podia para!! depois de um tempo ascendemos a luz brincamos com ela e ela parou a cabeça!! levantou vomitou na sala e voltou pro quarto a dormir!! sera q isso e algo grave? vc tem alguma ideia do q pode ser?

  16. tais says:

    ola. tenho uma bace de 11 anos. ontem ela perdeu o movimento das patas traseiras. levei no veterinario e ele disse que é a coluna. aplicou um anti-inflamatorio e disse que talvez nao volte mais a andar e que ela nao sente dor. sera que ela nao sente dor mesmo? o que posso fazer para tentar reverter o quadro?

  17. Bianca Barbara says:

    Oii..
    Tenho uma poodle de uns 3 meses e na primeira vez qe damos banho nela ela teve otite ja demos o remedio receitado pelo veterinario aparentemente a otite passou pq nao tem mais odor e nem aquele liquido mas agora ela esta mt quieta e ofegante so bebe agua e faz xixi nem come mas estou desesperada ela nao come nada,e nem brinca mais,oq pode ser ?? E algum tratamento?

  18. Rita Ericson says:

    Olá Hiago,

    é difícil opinatr sem examinar seu animal.
    O medicamento aplicado foi por via oral?
    Não acredito que esta lesão seja do medicamento.
    Leve-a para atendimento veterinário.
    Abraço
    Rita Ericson

  19. Rita Ericson says:

    Olá Dayenne,

    estes sintomas podem ser comuns a diversas doenças.
    Se os sintomas persistirem, leve-o para atendimento veterinário.
    Algumas intoxicações, especialmente por produtos químicos e inseticidas podem causar vomitos e tremores.
    Leia os textos:
    http://www.bichosaudavel.com/convulsoes-em-caes/
    http://www.bichosaudavel.com/intoxicacoes-em-caes-e-gatos/
    Mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  20. Alessandra says:

    Meu cachorro é um huscky de 14 anos, começou com uma otite incurável, tomou 10 dias de amoxilina e parou por 10 dias e parecía que o ouvido tinha ficado bom, estava aparentemente sem dor, ao limpar com clean-up no 11 dia estourou pus do ouvido e uma coloração marrom no algodão, qdo coloquei clean -up ficou enlouquecido de dor, girava em círculo, retirei todo o excesso com algodão e depois de 10 dias parados sem amoxilina, voltei com amoxilina + clavulanato de potássio de 12 em 12 horas de 500 mg, ele tem 27 kg, pois ao fazer exame de sangue acusou infecção. O ouvido aparentemente secou, mas tive outro tipo de problema, urrava ao urinar, ele tem artrose também e tinha muita dificuldade para levantar, eu o segurava com uma toalha nos quadris, devido a displasia coxo-femural, mas antes ele urinava a maior parte deitado e para defecar tinha que segurá-lo p fazer, mas urinava sozinho, mas agora nem assim, para urinar tenho que puxá-lo com a toalha e deixar suas patas traseiras suspensas e com a pressão saí o xixí, isso me mata por dentro, para não ter que tirar com sonda, o vet. medicou com meloxivet 6mg uma vez ao dia por 05 dias, ao parar com o meloxivet ele não levantava nem as dianteiras, todo mole e há cinco meses retirou 02 tumores (um nas axilas que atingiu a pata dianteira) estava em processo neoplásico conforme exame de sangue e depois voltou a andar sem o peso do tumor que tinha 18 cm, e agora depois de 05 meses voltou de novo na pata dianteira e um pequeno na axila e dei banho nele pela manhã paran não convulsionar e a noite apareceram várias manchas avermelhadas como vinho do porto em toda região inguinal, quente e sente dor. Antes disso teve 02 convulsões, uma na segunda e outra na sexta, às vezes ele tem tiques nervosos o pequeno mal, com o pescoço de um lado a outro, girando para ambos os lados em ritmos, dou água a ele e teve um dia o fucinho dele torceu e pensei que fosse morrer e dei água gelada na cumbuca e melhorou seria problema respiratório?
    O vet passou gardenal, mas quase o matou ele ficou endurecido e suspendí, e agora para as dores passou tramal de 08 em 08 hs, mas percebo que depois ou durante a medicação ele morde o vento, fica com as pupilas dilatadas, ansioso, tento acalmá-lo dou banho nele e tenho que carregá-lo está como se estivesse paralítico, não anda, tenta se levantar, mas está como se fosse uma barata, o peitoral para baixo não se levanta e na véspera dessas manchas inguinais, colocou sangue pelo nariz e coloquei gelo no focinho e parou.

    Parei com o tramal, mas a noite ele geme de dor, quando tento colocá-lo de pé anda em círculos e pede para deitar e o deixo quieto, e quando vai urinar urra bem alto, tenho observado febre e chega um momento que passsa dos 05 dias de dipirona e não tem solução o que pode ser? sintomas de câncer, doença do carrapato, mas não acusou no exame de sangue, quando dei banho saiu um da virilha e matei mesmo dando banhos todos os dias, dou comida e água na boca ele fica de lado, se der comida bem e se não der amém então marco as horas e dou para que não fique desidratado e com fome, mas outra vet. informou sem exame de urina que é cancer e que não há nada que possa fazer, o outro vet diz que é pressão, colocar sangue pelo nariz, já colocou 02 vêzes uma durou 20 a 25 min, para estancar e outra em segundos estancou, mas nunca ví huscky sentir frio, calafrio, bater os dentes, o vet pede para agasalhá-lo, pergunto se é cancer diz que não.
    Venho pedir a sua opinião, por favor, o que está acontecendo com ele, está se despedindo?
    A outra vet, disse que o que ele tem é inflamação dos linfonodos (linfoma) e que o tumor na pata não o deixa levantar, mas antes ele se levantava com um tumor maior. Não sei o que devo fazer e falou em eutanásia, o que devo fazer, o que ele tem afinal? O que seria estas manchas, são várias, coloquei pomada anti-inflamatória alantol antes de levar na vet, pois ele sentía dor, ao examiná-lo esquecí de dizer destas manchas, mas ela diagnosticou como linfoma. Me ajuda, com a sua experiência o que pode ser?

  21. Rita Ericson says:

    Olá Tais,

    muito dificil opinar sem saber exatamente o que está acontecendo.
    Ele foi radiografado?
    Existem diferentes problemas na coluna, do mais grave ao mais simples.
    Há casos em que a acupuntura e fisioterapia ajudam muito.
    Mande noticias,
    abraço
    Rita Ericson

  22. Rita Ericson says:

    Olá Bianca,
    estes sintomas podem ser comuns a diferntes doenças, leve-a para atendimento veterinário.
    Mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  23. Rita Ericson says:

    Olá Alessandra,
    é muito dificil opinar sem examinar seu animal.
    Pelo seu depoimento, me parece que ele apresenta um conjunto de sintomas, se ele já retirou um tumor que foi confirmado como maligno, a suspeita de metastase é grande.
    A idade avançada pode causar dificuldade locomotora e desorientação, mas acredito que as convulsões possam ser um sinal de metastase para o sitema nervoso.
    Acredito que o mais importante, neste momento, é avaliar a qualidade de vida dele.
    A eutanásia é indicada para casos de doença incurável ou idade avançada em animais que sofrem, sentem dor e desconforto profundo.
    Converse com sua familia e com a vet que o acompanha para tomar a melhor decisão.
    Receba meu carinho neste momento tão dificil.
    Abraço
    Rita Ericson

  24. Jacqueline says:

    Boa noite. Tenho uma poodle de 8 anos. Ela está com uma luxação na coxa traseira esquerda. O médico fez 3 cirurgias fechadas e não resolveu nada. Ela agora está conseguindo ficar em pé e caminhar por algum tempo. Comprei o andador e ela adaptou-se. O que eu não concordei foi com o medicamento o Condromax, porque desde do dia em que ela começou a tomar suas fezes escureceram com odor ardido, seu abdome distendido parecendo que iria estourar, sem mencionar a flatulência ardida. Resolvi ir ao veterinário e questionar tudo isso, ele simplesmente me disse que tudo isso era normal e que eu me conformasse com a perda da cachorrinha em breve. Solicitei um hemograma completo porque percebi que ela estava anêmica, ele afirmou não necessitar e para me conformar, receitou apenas um complexo vitamínico. Sai do consultório revoltada e decidi não dar mais o Condromax, somente para fazer um teste – agora fazem 10 dias. Por incrível que pareça, suas fezes melhoram, seu abdome também, nem preciso falar da flatulência. Tudo voltou ao normal, até corada ela está. Estou dando o complexo, e chia nas refeições, e marquei com outro veterinário. Posso estar errada, mas esse remédio não fez bem para a minha netinha.

  25. Allan says:

    Olá , minha cachorra nanny mudou de comportamento depois que minha outra cachorra Doninha morreu , a nanny não come mais ração , ela deu uma emagrecida , não abana mais o rabo , anda como se não soube-se onde esta , ela para na frente da parede e fica como se fosse normal , ficou um pouco arisca , ela mudou o comportamento assim depois da morte da minha outra cachorra , não sei oque faço , já levei no veterinário e ele diz que ela tem alguma coisa na garganta , mais nao sei oq fazer…

  26. Rita Ericson says:

    Olá Jacqueline,

    alguns medicamentos, embora recomendados e seguros, podem não ser bem aceitos por alguns indivíduos.
    É uma reação individual.
    Saúde para sua “netinha”!
    Abraço
    Rita Ericson

  27. Rita Ericson says:

    Olá Allan,
    quantos anos a Nanny tem?
    Pode ser que ela tenha ficado triste com a morte da Doninha e com isso, adoeceu.
    O vet que a examinou prescreveu algum tratamento?
    Mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  28. Fabio says:

    o meu velhinho de 21 anos com todos problemas de velhinhos, mas o que realmente estava agoniando ele a noite eram carrapatos muito bem camuflados dentro de suas orelhas!!!Percebi que ele chacoalhava a cabecinha, o dito veterinarion nada via, ate que decidi colocar meus oculos e lhar bem, tirei 4 de um ldo e cinco do outro e todos grandes, como ele nao viu??

  29. Rita Ericson says:

    Olá Fabio,

    converse com o vet que atendeu seu animal.
    Abraço
    Rita Ericson

  30. Andrezza says:

    Oi Rita,
    tenho um yorkshire de 7 anos que sempre foi muito animado, agitado, corria e brincava. De uns tempos para cá ele apresenta um comportamento estranho: anda cabisbaixo, não se anima muito para brincar, passa a maior parte do tempo deitado e quando caminha eu percebo que uma pata traseira está mais fraca que a outra, ele caminha meio torto e as vezes se desequilibra ao tentar fazer xixi. Quando fica sentado, as vezes as patas começam a escorregar, se abrindo. E para completar quando vou brincar/mexer com ele, ele muitas vezes rosna, fica estressado, late. Já levamos em 3 veterinários diferentes, fez exame de sangue e ultrassom, porém nenhum veterinário identificou nada. Fico com medo de ser algo, pois observo completamente o comportamento diferente dele. Quero ajuda-lo, o que você me indica? Obrigada desde já e parabéns pelo trabalho do blog.

  31. Rita Ericson says:

    Olá Andrezza,

    estes sintomas parecem dor articular (membros ou coluna).
    Já foi realizado r-x?
    Ele já foi tratado com medicação anti-inflamatoria e/ou para dor?
    Não medique-o por conta propria, os anti-inflamatorios podem causar efeitos colaterais graves.
    Converse com a/o vet que o acompanha.
    Mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

    ps- obrigada pelo elogio! Divulgue para seus amigos!

  32. Vera Vidal says:

    Olá, tenho uma cadela SRD de 08 anos, há 06 meses ela teve a doença do carrapato. Não ficou com nenhuma sequela grave. Fez transfusão de sangue, ficou internada, tomou antibiótico, mas ficou magrinha e come bem, três vezes ao dia. Não come muita ração, só comida de panel, às vezes misturada na ração. Toma Glicopan porque como ficou magra as pernas de trás de vez em quando cambaleam e não consegue levantar, mas de repente ele levanta corre e se anima. Tem dias que fica triste. Sempre está com remela nos olhos. Já levei na veterinária varias vezes e ela disse que não ficou nenhuma sequela da doença e nem com anemia. O que será que ela tem.

  33. Camille says:

    Olá, tenho um poodle de 7 anos. Hoje ao descer as escadas ele ficou com tremores e sem movimento das patas, a coluna ta totalmente arqueada, ele não consegue se manter em pé. O levei a um veterinário mas não souberam informar o diagnóstico, o levei a outro e como também não souberam identificar tal problema, ele está internado.Não tenho confiança nesses veterinários. To desesperada e preciso da sua ajuda antes de gastar mais dinheiro com outros veterinários!
    Abraços!!
    Camille Sotero

  34. Débora says:

    Tenho um Dalmata 1 mes e 25 dias ele esta com diarreia,fica gemendo e resmungando, e anda de um lado a outro sem rumo como se não soubesse oque esta fazendo, ele ja foi ao veterinario e medicado mas não adiantou nada.
    O que sera que ele tem

  35. Rita Ericson says:

    Olá Vera,
    é difícil opinar sem examinar seu animal.
    Estes sintomas podem ser comuns a diferentes doenças.
    Converse com a vet dela sobre a possibilidade de dor articular ou algum problema ocular.
    Abraço
    Rita Ericson

  36. Rita Ericson says:

    Olá Camille,
    talvez seja necessário realizar exames complementares (r-x, ultrassonografia) para fechar o diagnostico.
    MAnde noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  37. Juliana Camrgo says:

    Oi eu tenho uma shitzhu de 4 meses a uns 5 dias ela ta com a pata dianteira direita pulando, e durante o dia ela brinca corre normal, come bem, mais a hora que ela vai dormir ela começa a gritar de dor, ja levei ao veterinario, estou dando remédio pra dor tudo certinho, mais nao esta resolvendo. o que pode ser? o que me aconcelha fazer? por favor me ajude não aguento mais ver o sofrimento dela e não poder fazer nada! 🙁

  38. Rita Ericson says:

    Olá Debora,
    estes sintomas parecem de dor, talvez de barriga.
    Dificil opinar sem examinar seu animal.
    Converse com o/a vet novamente.
    Mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  39. Rita Ericson says:

    Olá Juliana,
    você já realizou algum exame (rx , por ex.)?
    Mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  40. Cissa says:

    Boa tarde! Amigos(as), tenho um Dalmata de 11 meses que ao pilar uma grade ficou preso pendurado nos ferros da grade, o que gerou uma lesão que percebi ter rompido a musculatura próxima a virilha, essa lesão transformou-se em 2 buracos, o veterinário daqui mandou passar “Quadriderm-pomada” e aplicar 1,5ml de Azium por 5 dias. Fiz tudo isso, mas ainda estou insegura, pois ele é danado e continua pulando até a janela da sala. Gostaria de saber as consequencias desse ferimento e se tem algo mais que eu possa fazer por esse danado que amo tanto.
    Grata;
    Cissa.

  41. Rita Ericson says:

    Olá Cissa,
    é impossível opinar sobre o ferimento, sem examiná-lo.
    Se ele não está cicatrizando bem, leve-o para uma revisão com o vet dele.
    Quanto aos pulos, considere ensiná-lo e adestrá-lo a não faze-lo.
    Mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  42. claudia says:

    ola, tenho dois filhotes de yorkshire de um mes de vida os levei no veterinario para uma avaliação a 15 dias atras a la ele constatou que eles tinha um prblemas nas patas trazeiras,ele disse que com o tempo eles normalizariam , mas nao vejo melhora, fico com do pois eles ja estão na fase de querer brincar e quando nos veem eles tentam correr e nao conseguem, eles nao conseguem levantar a pata traseira pra ficar em pé, eles andam se arrastando usando apenas as patinhas da frente, o que eu posso fazer para dar uma melhor qualidade de vida pra eles

  43. Rita Ericson says:

    Olá Claudia,
    existem profissionas que trabalham com acupuntura e fisioterapia veterinária.
    Vale a pena levá-los para uma avaliação.
    Os resultados são ótimos!
    Mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  44. jorge fernando says:

    prezado amigo
    tenho um problema: minha cadela shitzu pariu recentemente e hoje está muito cansada, o que pode ser.
    obrigado
    jorge

  45. Ingrid says:

    Minha cachorra tem 4 anos é castrada e tem hérnia umbilical de um tempo para ca ando percebendo que ela não para de lamber as patas a hérnia aumentou e ela começa a tremer fica rígida e tem dificuldade de andar com as patas dianteiras, ela anda tendo uns espasmos quando dorme na respiração esta se alimentando bem e fazendo suas necessidades três vezes ao dia, estou muito preocupada o que pode ser?

  46. Rita Ericson says:

    Olá Jorge Fernando,

    este sintoma pode ser comum a diversas causas.
    Dificil opinar sem examinar seu animal.
    Leve-o para atendimetno veterinario.
    Mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  47. Rovena says:

    Ola, eh minha orimeira vez participando aqui, estou arrasada, minha popdle tem 15 e meio, ja vinha apresentamos aguns sintomas leve da idade, a mais preocupante era o excesso de xixi, levei ao vet e os exames normais levaram a constatr q seria incontinencia urinaria. Isso tem uns 10 meses, de la pra casa ela continuou ativa apesar da redução da visão q na vinha apresentando, passou tb a ignorar a ração de forma q fui acrescentando carnes pra induliza, sempre fazendo a tipica festa da minha chega em casa. No mes passado deixei ela com minha avó, onde sempre ficou qnd pecisava viajar, porem interrompir a viagem pois ela estava mal. Tentei alimenta-la mas ja havia perdido mt peso, hj ela amanheceu totalmente sem se mover e corri pro vet. Depois de medica çoes e soro os exames apresentaram problemas renais e do figado, teve ums convulçoes rapidas e agora recebou outro medicamento e a vet teve que lhe “anestesiar” para nao prejudicar o sistema neurologico… To desesperada em casa aguardando tefonemas do vet. Alguem passou por algo parecido ou teria algum veterinario pra me passar um 2o ponto de vista???? Desse ja agradeço a todos e desejo q nao sofram dessa forma .

  48. Danielle says:

    Olá, eu tenho cachorra de 9 anos vira-lata, estou muito preocupada com ela, ela anda se escondendo, babando muito, com os olhos remelando, mas, não entendo ela está bebendo e comendo direito, pode ser artrite?

  49. Flávia says:

    Olá,meu gatinho tem tres meses e de uma hora pra outra começou a andar com o pescoço torto e as pernas dele aparentam estar fracas.O que pode ser?

  50. Rita Ericson says:

    Olá Ingrid,

    se a hernia aumentou, convém leva-la para atendimento veterinário.
    A lambedura das patas pode ter uma causa dermatológica ou até mesmo ser uma manifestação de dor.
    É impossível opinar sem examinar seu animal.
    MAnde noticias,
    abraço
    Rita ericson

Faça sua pergunta!

Este quadro acontece frequentemente: seu cão já não brinca tanto, mas come, bebe água e reage alegremente quando te vê. Ele está envelhecendo e é normal diminuir o ritmo.

Mas pode não ser exatamente isso que está acontecendo. Ele pode estar sentindo dor. Um estudo recente demonstrou que 20% dos cães apresenta artrite.

Os cães são muito bons em esconder que estão doentes ou sentindo  dor. Ouço frequentemente dos proprietários que o animal não está reclamando ou chorando de dor. Eles raramente
demonstram. Para saber mais sobre dor, clique aqui.

Quando a dor é aguda (por exemplo, alguém pisa numa pata acidentalmente), eles avisam,  mas se a dor é crônica eles se acostumam a conviver com ela.

Só de pensar me dá arrepios.

Existem algumas medidas para amenizar este quadro crônico:

  1. Diagnóstico – consulte se veterinário
  2. Piso anti-derrapante – é muito difícil para 1 cão com artrite levantar, fazer curvas e correr sem deslizar e sobrecarregar as articulações. É fácil comprar 1 borrachão ou virar 1 carpete e forrar as áreas que o cão circula. Também existem sapatinho e produtos anti-derrapantes para aplicar nas patas
  3. Cama macia – principalmente se o animal for magro
  4. Medicação – além de analgésicos e anti-inflamatórios existem suplementos que podem ajudar – consulte seu veterinário
  5. Acupuntura – além do efeito anti-inflamatório, pode modificar o limiar da dor, melhorando muito a qualidade de vida
  6. Exercícios leves – podem ajudar, mas cuidado: depende do estado geral do animal
  7. Controle de peso – a obesidade pode agravar o quadro de dor articular

Carregando..
 
 
focinho do cachorro
rabo do gato