Cães e Gatos Podem Ser Amigos?

cao-gato
  1. lusimarcardoso says:

    tenho um da raça roty valy com puldo e todas as vezes que coloco ração e cisma que o rabo é um bicho ao qual que pegar a ração dele e fica muito bravo como posso tirar essa mania dele

  2. Rita Ericson says:

    Olá Lusimar,

    você pode ensinar algum comando, como”Senta” por exemplo e só oferecer a alimentação quando ele obedecer e estiver sentado.
    Quando o cão fica ligado, prestando atenção no dono ele tende a fazer menos esteriotipias (manias).
    Experimente mudar este habito e mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  3. Lucia Barros says:

    A kate (gata) parece gostar bastante da companhia do Feijão(cão). Ela é super arredia conosco mas, aceita que ele a mordisque, corra atrás dela, role no chão e por aí vai.
    O único problema é que ela antes da chegada dele, nunca teve o hábito de subir na nossa cama para dormir ou brincar. E agora, sobe, se estica, se esconde debaixo da colcha e se agarra fortemente para não sair. Detalhe mais curioso: quando ele sai para passear comigo ou para outro lugar, segundo o meu marido que fica em casa, ela não sobe na cama, de jeito nenhum!
    Assim que ele e eu retornamos, começam as subidas intermináveis: ela sobe, nós a fazemos descer.
    O que acha?

    Abraços,
    Lucia Barros

  4. Rita Ericson says:

    Oi Lucia,
    se vocês não querem que ela suba na cama, é importante que não deixem nunca!
    Sempre que ela subir, faça-a descer.
    A maneira mais eficaz, é dar um susto nela – de preferencia com um “tiro” de água (borrifador no modo stream)- e sem que ela perceba de onde veio.
    Devemos nos esconder antes de “atirar” e deixar o borrifador ao alcance.
    beijo
    Rita Ericson

  5. Sim os caes e gatos podem ser amigos quando voce pega um cachorro ou adota ou compra se voce tem um gato nao ponha ele perto do cachorro porque nao se conheçerao ainda entao deixa eles se conheçerem melhor ai eles vao ser amigos dos outros bichos que voce tiver em casa

  6. Rita Ericson says:

    Olá Ana Clara,

    aqui no Bicho Saudável tem um texto orientando esta adaptação: http://www.bichosaudavel.com/introduzindo-um-novo-animal-na-casa/

    Abraço
    Rita Ericson

  7. Fernanda Ramirez says:

    Bom, eu tenho uma cachorra Meg, mistura com pastor belga (vira lata rs) ela nunca tinha visto um gato, e quando trouxe o Mussum com 7 meses d idade ela correu d medo no primeiro dia.. mas depois do segundo um naum se separou do outro. Quando saimos com a Meg (cachorra) pra passear e ele fica em casa, fica miando e quando ela chega ele fica se esfregando nela… e esqueci de falar, minha cachorra ja tem 2 anos e aceitou muito bem o meu gatinho… eles nunca brigaram e ele nunca soprou pra ela.. onde ela esta o mussum esta junto..

  8. Rita Ericson says:

    Que maravilha, Fernanda!
    Me envia uma foto do Mussum e da Meg, juntos, por favor!
    Abraço
    Rita Ericson

  9. Viviane says:

    Tenho uma basset fêmea de dois anos e há dois dias adotei um gatinho vira lata. Minha cadela é muito estressada, ela late o dia todo com os vizinhos, quando chega alguma visita em casa ela não dá sossego e não para de latir. A primeira reação dela quando mostrei o gatinho foi ficar cheirando ele todo e se afastando, e ela ficou toda arrepiada, igual sempre fica quando se estressa. Gostaria de uma opinião de como tentar uma aproximação dos dois, se é melhor esperar o gatinho crescer um pouco ou aproveitar enquanto ele ainda é filhote.

  10. Rita Ericson says:

    Olá Viviane,
    o mais importante é a segurança dos 2 animais.
    Enquanto você não estiver segura, não deixe-os juntos, sem supervisão.
    Leia o texto: http://www.bichosaudavel.com/introduzindo-um-novo-animal-na-casa/
    Mande noticias

    Abraço
    Rita Ericson

  11. Ariane says:

    Olá,

    Adorei as informações.
    Estou com uma dúvida, um roteweiller filhote (3 meses) pode matar e/ou comer um gatinho de 1 mês???
    Valeu pela resposta. O gatinho sumiu em 3 minutos, sem deixar rastro.

  12. Rita Ericson says:

    Olá Ariane,

    que estranho…é possível, mas acho pouco provável que o rotweiller tenha engolido o gatinho inteiro.
    Procure bem, ele pode estar apavorado e se escondido num local de difícil acesso.
    Mande noticias
    Abraço
    Rita Ericson

  13. Rhayssa says:

    olá tenho 2 Pitbulls uma macho e uma fêmea o macho e tranquilo e ate ja viveu com uma chinchila mas a fêmea muito agitada e ate mata ratos … eles ficam presos e uma casa feita para eles e só se soltam a noite , alem da casa deles tem uma areá ”isolada ” que fica perto do quintal (onde os pits ficam vigiando a casa de noite )to pensando em criar um gato mais tenho medo que de noite ele saia e vá para o terraço onde a fêmea tá e ela o mate , acha q tem chances dele correr para essa ”área isolada ” em perigo ou e mais provável q ela o mate ?

    =sempre quis ter um gato mais meu marido sempre diz q os pits vão matar ele :(( , mas tbm não quero me desfazer dos pits afinal eles ja são da familia <3 ==

  14. Rita Ericson says:

    Olá Rhayssa,

    é impossível prever este tipo de comportamento predador.
    É sempre arriscado expor um gato a uma cão que é “caçador”.
    Abraço
    Rita Ericson

  15. Victor Hugo says:

    ganhei uma poodle com 3 tres meses de idade mas ja tinha um gato de 3 anos e 11 meses que se achava o dono do pedaço… ela bobinha tentou lambe-lo mas acabou sendo arranhada por ele e ficou machucada no olho… oque eu faço pra eles conviverem melhor?

  16. Gabriela says:

    Já vivi as duas experiências, trazer um gato filhote já tendo um cachorro e depois trazer um cachorro filhote com o gato. E nas duas o resultado foi maravilhoso! No início, minha cachorrinha não gostava muito do meu gato, até porque ela tem oito anos e nunca teve nenhuma “concorrência”. Mas com o tempo ela acostumou, não são muito amigos, mas convivem bem. Sete meses após meu gato estar comigo, peguei outro cachorro filhotinho, e no início o meu gato o machucava muito, arranhava, mordia, fazia tudo de ruim a ele, mas fui acostumando e pouco tempo depois eles se adoravam. Hoje em dia são melhores amigos, dormem juntos, brincam juntos, comem juntos, sempre estão na companhia um do outro. Fiquei muito feliz com isso. E não teve nenhum “segredo” para que isso acontecesse, só fui mostrando aos poucos e fazendo ele se acostumar com o cachorro novo.

  17. Rita Ericson says:

    Olá Gabriela,
    obrigada pelo seu depoimento.
    Muitas pessoas ainda acreditam que cão e gato são inimigos, como nos desenhos animados!
    Abraço
    Rita Ericson

  18. eduardo says:

    bacana mais tipo o gato vive menos que o cachorro ou ao contrario ou vivem o mesmo tempo???

  19. Rita Ericson says:

    Olá Eduardo,

    em geral, aos gatos são mais longevos, vivem mais.
    A expectativa de vida dos gatos domiciliados (que não saem para passear) é de 15 anos, podendo chegar a 20!
    Os cães de pequeno porte tem uma media parecida com os gatos.
    Já os cães grandes e gigantes costumam viver menos, aproximadamente 11 anos.
    Leia o texto: http://www.bichosaudavel.com/tabela-idade-4/
    Abraço
    Rita Ericson

  20. SALVE-OS ,POR FAVOR! says:

    Repassem por favor talvez alguém conheça um meio de ajuda-los.

    Empresa Cia do Cão abandona cães em edifício na Av Farrapos 1485 (antiga revenda da Ford)

    “Estas fotos são de cães da Cia do Cão que prestava serviço para este prédio vazio que fica na Av Farrapos 1485 (uma antiga concessionária) e após algumas reclamações eles retiraram a placa e abandonaram os cães. Eles encontram-se com escassez de alimento, em condições insalubres convivendo em meio aos seus dejetos e com odor fétido de urina e fezes de ratos. Apresentam o pelo infestado de pulgas e carrapatos e um deles está com infecção ocular à esquerda com muita secreção. Anteriormente estavam muito estressados e latiam bastante, agora já encontram-se mais debilitados e apáticos. Eu e minha mãe já fizemos 4 denúncias ao SEDA, 1 boletim de ocorrência na delegacia de policia, 1 ligação aos bombeiros e 1 ligação para o Diário Gaúcho, todas sem sucesso. Hoje a tarde levamos água e comida pois não sei até quando eles sobreviverão a tudo isso. ” – Cláudia Pini. Número do protocolo na SEDA: 1305951358

  21. Rita Ericson says:

    Olá Elisete,
    espero poder ajudar, divulgando esta terrível noticia.
    Mande noticias,
    abraço
    Rita Ericson

Faça sua pergunta!

Sempre que me fazem esta pergunta, respondo: depende!

A tradição popular diz que cães e gatos se detestam e brigam sempre. Não é verdade. É possível ter cães e gatos na mesma casa, em harmonia. Alguns, se tornam melhores amigos.

Precisamos levar em consideração alguns aspectos:

  • Idade – os filhotes tendem a aceitar melhor a relação com animais de outras espécies.
  • Temperamento – tanto do gato, quanto do cão.
  • Experiencias pregressas – nenhum dos dois animais deve ter vivido uma situação desagradável com um cão ou gato anteriormente.
  • Disponibilidade dos donos da casa – é necessário ter tempo e dedicação para administrar a situação nos primeiros dias.
  • Tamanho do ambiente – os animais podem precisar ficar separados, inicialmente.

Cães são predadores por natureza. Os predadores tendem a caçar qualquer coisa menor que ele e que se mexa rapidamente – exatamente como um gato.

Mas eles não agem somente com seus instintos naturais, são capazes de aprender.

Geralmente é mais fácil introduzir um filhote da gato em uma casa que já tenha um cão, do que o contrário. Isto porque muitos gatos são antissociais e extremamente territoriais.

Mas se este cão for um “caçador de gatos”, a missão pode ser difícil e muito perigosa.

Se os donos da casa estiverem dispostos a lidar com esta adaptação, é necessário proteger o animal mais vulnerável (pode ser o cão ou o gato) e com o tempo, os animais podem ficar amigos ou pelo menos, conviverem bem.

Enquanto não houver segurança para deixar os animais juntos, supervisione de perto.

Alguns gatos podem arranhar e assustar um filhote de cão, já um cão,  pode matar um gato.

A responsabilidade é nossa. Precisamos oferecer segurança para nossos animais. Fazendo uma boa socialização, a chance de sucesso é grande.

Para saber mais sobre como introduzir um novo animal na casa, leia http://www.bichosaudavel.com/introduzindo-um-novo-animal-na-casa/


Carregando..
 
 
focinho do cachorro
rabo do gato