Castrar ou Não Castrar ?

macaco pensador
  1. O Programa BICHO RIO oferece esterilização gratuita de cães e gatos desde 2003, o que diminui a quantidade de animais vítimas de abandono nas ruas. Isso porque, ao adquirirem um animal de estimação, muitos donos não levam em conta que o animal poderá se reproduzir, gerando filhotes indesejáveis, o que pode gerar abandono da ninhada. Pensando em evitar essa situação, a SEPDA disponibiliza seis míni-centros cirúrgicos: em Bonsucesso, Jacarepaguá, Largo do Machado Coelho Neto, Campo de Santana e Realengo; além do Centro Clínico e Cirúrgico, que fica no Centro de Proteção Animal, na Fazenda Modelo, em Guaratiba. Ao todo, são realizadas 140 esterilizações por dia. Este serviço de controle populacional é oferecido somente para os moradores do município do Rio de Janeiro.
    Para usufruir desse serviço, é preciso comparecer à uma das unidades citadas e fazer o agendamento, somente nas sextas-feiras, a partir de 8h. São distribuídas senhas limitadas aos interessados para que a esterilização seja marcada para a semana seguinte. É necessário levar identidade, CPF e comprovante de residência (o animal não deve ser levado neste dia).

    Mais informações:
    Mini-centros
    Bonsucesso – Avenida Brasil, esquina com a Rua Teixeira Ribeiro (passarela 9, próximo ao Restaurante Popular).
    Jacarepaguá – Praça Seca (em frente ao banco HSBC).
    Largo do Machado – Praça Central (em frente à cabine da Polícia Militar, próximo à Estação Metrô).
    Realengo – Praça Padre Miguel (Paralela à Avenida Santa Cruz, em frente à igreja Nossa Senhora da Conceição).
    Coelho Neto – Praça Virgínia Cidade, s/nº (proximo ao Metrô Coelho Neto)
    Campo de Santana – Praça da República, Centro.
    Centro Clínico e Cirúrgico SEPDA
    Fazenda Modelo – Guaratiba (Estrada da Matriz, nº 4445).

    Tel.: (21) 2292-6516 / 3402-5417 / 3402-0388

  2. VanOr says:

    A SEPDA não citou no comentário acima, mas cabe lembrar que o Instituto Municipal de Medicina Veterinária Jorge Vaitsman (21-22542100/2108/2109) também oferece castrações gratuitas, mas a disputa por vagas é super mais acirrada que nos centros de castração do Bicho Rio. Algumas marcações são feitas com 4 meses de antecedência, e nesse meio tempo… pode pintar uma prenhez indesejada.

  3. marcia viana says:

    Gostaria de saber porque só as pessoas que moram no munic.do RJ tem o direito de castrar seus animais.Moro em São
    João de meriti e me enteressei por essa iniciativa,tenho um poodle de 1 ano e 9 meses e gostaria de castra-lo,mas ñ tenho condições de pagar pela cirurgia.Aguardo o retorno.
    Atenciosamente
    Marcia

  4. rtercsn451 says:

    Oi Marcia
    infelizmente não sei te responder se outros minicípios oferecem castração gratuita. Entre em contato com a SEPDA
    e se informe melhor.
    Boa sorte
    Abraço
    Rita Ericson

  5. Fran says:

    Olá Rita, eu gostaria de saber se há algum outro lugar onde faça a castração, mesmo que seja paga (mas com um preço mais acessível) e que seja de confiança, pois moro em Realengo e este local onde fazem castração gratuita não é muito confiável, muitos vizinhos e amigos meus fizeram a castração de seus animais lá e tiveram problemas de infecção e outras coisas depois, além de terem ficado com uma cicatriz muito grande e feia (os pontos não foram feitos direitinho). Tenho uma cadela de 8 anos que não está castrada e tenho medo de leva-la em qualquer lugar.
    Desde já agradeço.

  6. rtercsn451 says:

    Olá Fran
    eu sugiro o Instituto Municipal de Medicina Jorge Vaitsman, na Mangueira. A cirurgia é gratuita e muito bem feita. Pode demorar 1 pouco para ter horário na agenda, mas vale a pena. Outra opção é a SEPDA, também da prefeitura. Dependendo do tamanho da sua cadela a cirurgia pode ser realizada na Fazenda Modelo (Vargem Grande, se não me engano) ou em centros cirurgicos móveis (em alguns bairros)
    Abaixo os contatos:

    Instituto MMVJVaitsman – http://www0.rio.rj.gov.br/ijv/index.shtm

    SEPDA – http://www.rio.rj.gov.br/defesa_animais/

    abraço
    Rita Ericson

  7. lino pimenta says:

    gostei bastante do site, sou tosador e gosto muito do que faço, e lamentável de existe pessoas sem condiçoes nenhuma em ter bichinho de estimação, pessoas sem noção alguma recomendarei esse site para todos. abraço

  8. rtercsn451 says:

    Obrigada, Lino.
    Sucesso!

  9. Maria Augusta says:

    Oi,queria saber se tem algum lugar na baixada fluminense para castrar animais,gratuito ou que seja barato,pois meu cachorro tem epilepsia e não pode fazer mais filho..os que ele fez nasceram com a doença e só dois sobreviveram.

    Beijos..aguardo pela resposta.

  10. rtercsn451 says:

    Recomendo o Hospital Municipal de Medicina Veterinaria Jorge Vaitsman (http://www0.rio.rj.gov.br/ijv/index.shtm) em São Cristovão ou a SEPDA (http://www.rio.rj.gov.br/web/sepda/).
    O site da ARCA Brasil (http://www.arcabrasil.org.br/) também tem informações sobre castração.
    Abraço
    Rita Ericson

  11. Mariane silva says:

    Quero castrar minhas duas gatas mais estou com medo moro aqui em Bh e a prefeitura formou uma ong onde estão castrando animais mais não sei se é confiável, e tenho medo de levar as gatas.Consegui marcar para o dia 15 deste mes rápido não? e liguei hoje mesmo…
    Ha não sei me de alguma dica onde posso achar algum lugar onde seja gratuito e confiavel em Bh pois é muito cara a castração em clinicas particulares e não quero ver mais elas sofrendo tendo filhotes :/
    ajudee Please!

  12. rtercsn451 says:

    Olá Mariane,

    como trabalho e moro no Rio, não tenho como te indicar um lugar em BH.
    O prazo da cirurgia está ótimo!
    Pergunte qual o tipo de anestesia, como deve ser a recuperação, enfim, tire suas duvidas e resolva logo este assunto!
    Abraço
    Rita Ericson

  13. precioso says:

    Gostei da matéria!
    Como eu sou responsável com meus bichos e nunca deixo que eles saiam livremente por aí, optei então por não castrar o meu gato macho

    É muito importante que as pessoas saibam porque estão castrando os seus animais, pois muitas vezes optam pela cirurgia apenas por impulso. Sem questionar um veterinário sobre os prós e contras de uma castração, especialmente em gatos machos, que geralmente sofrem muito com SUF.

  14. Ariana says:

    Olá, moro em Nilópolis, achei uma gatinha e adotei, gostaria de saber se conhece algum lugar que esterilize gratuitamente aqui em Nilópolis?
    Abraços.

  15. rtercsn451 says:

    Oi Ariana,
    te recomendo o site da Arca Brasil, eles oferecem uma lista de veterinários credenciados.
    http://www.arcabrasil.org.br/acoes/vet/lista_rj.htm
    Abraço
    Rita Ericson

  16. Susana Cherullo says:

    Oi, Dra!
    Tenho 04 gatos (2 machos e 2 fêmeas). Só uma fêmea ainda não é castrada, pq ainda é pequena e não entrou no cio. A outra fêmea eu operei nesses Centros do Bicho-Rio e foi tudo bem com ela. A cicatriz foi pequena (apenas 3 pontos) e não aconteceu nada com ela. O macho menor, eu operei na Mangueira, pois aproveitei a anestesia por causa da operação em um dos seus olhinhos (não era formado), ficando Piratinha. Sou do voto em se fazer a castração. Em fêmeas, não se corre o risco de uma gravidez indesejada e o risco de um futuro câncer de mama. E em machos, o perigo de ele escapar e ser envenenado ou atropelado correndo atrás de fêmeas no cio. Além das brigas por território.
    Bjs

  17. rtercsn451 says:

    Oi Susana

    quando os donos de animais tiveram esta consciencia, o numero de abandonos e acidentes vai diminuir muito.
    Você já pode agendar a castração da sua gata filhote, mesmo antes do primeiro cio. Quando realizada neste momento, a probabilidade dela desenvolver tumor de mama é zero!
    Abraço
    Rita Ericson

  18. Flávia Soeiro says:

    Oi,Rita! Ouvi vc no programa Hora do Blush e achei muito interessante! Como ouvi também o site em que poderíamos tirar mais dúvidas sobre nossos bichinhos de estimação, estou acessando e achando o máximo, muito importante para tirar nossas dúvidas de como lidar com nossos amados bichanos! Gostaria de perguntar o seguinte: tenho dois cachorros em casa, um casal,que adotamos em janeiro/2010, a fêmea hoje tem 1 ano e 07 meses,já veio castrada, o macho tem 01 ano e 05 meses,este ainda não foi castrado.A dúvida é se devemos castrá-lo tb ou não. Um grande beijo,

  19. rtercsn451 says:

    Olá Flavia,

    a castração do macho é necessária para evitar ninhadas indesejadas ou se ele apresentar problemas comportamentais tais como: agressividade, dominancia, monta (na perna ou em outros animais), marcação urinária ou para evitar fugas.
    Outras indicações são doenças prostáticas ou testiculares, que em geral se manifestam na velhice.
    Sendo sua femea castrada, avalie a necessidade da castração.
    Mas saiba que não há contraindicações (se o animal estiver saudável, claro) e várias recomendações.

    Abraço
    Rita Ericson

  20. Ana Maria e Silva says:

    Moro em São João de Meriti, estou um local para castração gratuita do meu gato, não sei a prefeitura daqui oferece este serviços. E será que morando aqui posso fazer esta castração nos postos do municipio do Rio?

  21. rtercsn451 says:

    Olá Ana Maria,

    que eu saiba, o serviço só é disponível para moradores do Rio.
    Tente o site http://www.arcabrasil.org.br/acoes/vet/lista_rj.htm

    Abraço
    Rita Ericson

  22. Etiene Monteiro says:

    Olá, Rita
    Sempre ouço o seu dia no programa A Hora do Blush. Adoro!
    Bem, adotei uma cadelinha mestiça(poodle com cocker spanell) e fico em dúvida em relação aos pelos internos do ouvido. Uns dizem que deve ser retirado, outros que não. O fato é que ela está sempre com fungo e não sei o que fazer…
    Abraços
    Etiene

  23. Rita Ericson says:

    Olá Etiene,

    depende muito de cada orelha…
    Não devemos exagerar na retirada para não irritar a pele do ouvido, mas as vezes é impossível manter o conduto limpo e seco com tantos pelos!
    O tratamento do fungo nos ouvidos pode ser longo, paciencia!
    Abraço
    Rita Ericson

  24. Leticia Simões says:

    Ola Rita,
    moro em Niterói-RJ e tenho um yorkshire macho de 2 meses . Quero castrar ele o quanto antes, mas já ouvi pessoas dizendo que o melhor é castrar depois de um ano, e outras dizendo que o melhor mesmo é castrar até cerca de 6 meses.
    Qual é o melhor momento para castrar um cãozinho? E no caso das fêmeas, é necessário esperar que ela tenha a primeira ninhada?
    Grata.

  25. Rita Ericson says:

    Olá Leticia,
    você pode castrar seu yorkshire assim que ele estiver com o programa de vacinação completo (aproximadamente 4 meses).
    No caso das fêmeas, o ideal é castrar antes do primeiro cio, em torno dos 6 meses.
    Abraço
    Rita Ericson

  26. Susana says:

    Olá Dra.,
    A guisa de informação, castrei a minha caçula no Bicho-Rio da Pça Seca dia 14/06. Para conseguir o número (somente na sexta-feira), você tem que chegar de madrugada, pois eu cheguei lá às 4:30hs, peguei o número 18. São dadas senhas para fêmeas e machos separadamente. Depois é agendada a operação para a semana seguinte (o dia, você escolhe), de manhã (8:30h) ou à tarde (13:30h). Recebe um papel com o procedimento a fazer em seu bichinho (a ser seguido religiosamente).
    É bem seguro e a minha gatinha já está pulando em tudo (desde que voltou da anestesia e andou normal) e brincando com os mais velhos. De resto, é dar os remédios e fazer a assepsia na cicatriz.
    Bjs

  27. Gisele Oliveira says:

    Meu nome é Gisele,e achei uma gatinha filhote na rua me apaixonei,gostaria de vacinar ela contra doenças de gato e castrar,mais não sei onde posso fazer isso gratuitamente ou com preço baixo.Pois também não sei a idade e ela faz um barulho como tivesse roncando,mais quando isso acontece não está dormindo,isso é normal?.Tenho varias outras perguntas sobre a terra que ela faz suas necessidades,etc…Por risso preciso de um veterinário que eu possa pagar(em conta).pode me ajudar?
    obrigado!
    espero retorno!
    moro em São joão de meriti/rj

  28. Rita Ericson says:

    Olá Gisele,
    esse “ronco” que você percebe deve ser o ronronar! Barulho realizado pelos gatos para demonstrar alegria e prazer.
    Procure um veterinario na lista http://www.arcabrasil.org.br/acoes/vet/lista_rj.htm
    As universidades também costumam oferecer bom atendimento, a preços acessíveis.
    Abraço
    Rita Ericson

  29. FIZ CASTRAÇÕES GRATUITAS EM TRÊS DOS MEUS QUATRO ANIMAIS E GOSTEI MUITO. FIZ DUAS NA PRAÇA DE REALENGO E UMA EM GUARATIBA, TODAS MUITO BEM SUCEDIDAS. JÁ A QUE FIZ NUMA CLÍNICA PARTICULAR MINHA OUTRA GATA FICOU APROXIMADAMENTE UM MÊS PARA OBTER A CICATRIZAÇÃO POR COMPLETO SEM CONTAR QUE TIVE QUE DEIXÁ-LA INTERNADA POR UMA SEMANA DURANTE ESSE PERÍODO. POR EXPERIÊNCIA, FAÇAM NESSE PROJETO SEM MEDO POIS NÃO SE ARREPENDERÃO!!

  30. LUIZ says:

    olá
    com quantos meses posso castrar meu gatinho?
    acho que ele já tem 5 meses
    obrigado
    bjs
    luiz

  31. Rita Ericson says:

    Olá Luiz,

    ele já está na idade de ser castrado.
    Abraço
    Rita Ericson

  32. Danillo says:

    Ola,
    Na zona sul do rio tem algum lugar para castrar meu cachorro gratuitamente ?? agradeço desde já !!

  33. Rita Ericson says:

    Olá Danillo,
    a SEPDA oferece este serviço, no Largo do Machado.
    Se informe melhor em http://www.rio.rj.gov.br/web/sepda/exibeconteudo?article-id=130799
    Abraço
    Rita Ericson

  34. Olá Dra.

    Tenho uma poodle fêmea de 3 anos. Em seu primeiro cio acidentalmente ela teve cria, mas nos proximos nós conseguimos controlar. Acontece q todo final de cio ela tem gravidez psicologica, mesmo sem cuzar. Fica triste, deprimida, não come, fica agressiva e mama nas suas próprias tetinhas e o pior é que sai leite.
    A cadastração resolveria esses problemas?? É preciso esperar a depressão passar p/ castrar??

    Tô com mt dó da minha bichinha, pois ela sempre foi uma cadelinha super sapeca e agora não reage a nada.

    Aguardo retorno.

    Obrigada
    THAIS CARNEIRO

  35. Rita Ericson says:

    Olá Thais,

    a castração resolve completamente estes problemas. Ela não terá mais cios, gestações, nem gravidez psicológica (pseudociese). A castração também evita tumores de mama, infecções uterinas e coplicações ovarianas.
    Leve-a para consulta veterinária para fazer uma avalição pré-cirurgica.
    Abraço
    Rita

  36. camila says:

    Olá, sou Camila tenho um casal de York , a minha fêmea ela é prateada e o macho é preto e caramelo, se eu por os dois para cruzar os filhotes dela vão nascer todos pretos?eles irão mudar de cor conforme crescer ? e quando eles tiverem bebezinhos dá pra saber qual que vai ficar prateado? um beijão… aguardo a resposta

  37. Rita Ericson says:

    Olá Camila,
    não sou expert em criação de yorkshires.
    Eles mudam de cor durante a vida, mas te recomendo consultar um criador da raça.
    Abraço
    Rita Ericson

  38. pamela says:

    eu queria saber se coelhos também podem ser castrados
    espero retorno

  39. Thais says:

    Bom dia! Gostaria de tirar um dúvida…tenho um rotwailler de 3 anos e agora ganhei um Beagle que está com mais ou menos 1 ano….optamos por castrar o Beagle, pelo tamanho e pela facilidade em tratar após a cirurgia, visto q o rotwailler é manso com a gente, mas não deixa curar e não toma remédio de jeito algum.
    Desde que o Beagle chegou em casa + ou – 15 dias ele é o lider! E ai começou com aquele inconviniente de ficar “montando” em tudo o tempo todo. Decidimos assim castra-lo. Será q esse comportamento dele irá mudar com a castração? Ele para de ficar “muntando” em tudo? E o rotwailler? Tem a possibilidade dele começar com esse comportamento mesmo o outro estando castrado?
    Agradeço a atenção e até mais

  40. Rita Ericson says:

    Olá Pamela,
    não tenho nenhuma experiencia com coelhos, não posso te ajudar.
    Abraço
    Rita Ericson

  41. Rita Ericson says:

    Olá Thais,
    acredito que a castração vá reduzir este comportamento de monta.
    Se ele é dominante sobre o rottweiler, estimule esta liderança, isto evita que eles briguem.
    Abraço
    Rita Ericson

  42. Cláudia says:

    Boa noite! Moro em Niterói e tenho 2 poodles. Uma já está com 10 anos e está com tumor mamário. Olhei os preços nas clínicas perto da minha casa, para realizar a cirurgia e está muito caro. Gostaria de saber se há algum lugar aqui na região que faça grátis ou com preços mais acessíveis. Por favor, pode me responder através do meu email? claudianora1@hotmail.com . Aguardo sua resposta ansiosamente. Obrigada,
    Cláudia

  43. Rita Ericson says:

    Olá Claudia,

    a Universidade Federal Fluminense oferece este serviço.
    Se informe para mais detalhes sobre horario, agendamento etc.
    Abraço
    Rita Ericson

  44. CINTIA says:

    ola,bom dia gostaria de saber se na sepda em campo grande rio de janeiro vacina cães,a minha tem dois meses e tem que começar dar as doses,quanto custa(contra-doenças)valor…funciona aos sabados,qual horário…desde ja agradeço.

  45. Rita Ericson says:

    Olá Cintia,
    eu não trabalho na SEPDA, não sei informar os detalhes.
    Entre em contato com eles http://www.rio.rj.gov.br/web/sepda/
    Abraço
    Rita Ericson

  46. luciana lacerda says:

    gostaria de saber o que devo dar para minha gatinha de 3 anos ela esta resfriada e com o nariz escorrendo secreçao amarelada? agradeço bjs

  47. Rita Ericson says:

    Olá Luciana,
    não posso opinar sem examiná-la. Leve-a para consulta veterinaria.
    Abraço
    Rita Ericson

  48. elisabete pereira da mota says:

    Castra na Suipa, pois é garantida a operação e o preço é bem baratinho.

  49. ronilda says:

    boa noite, por favor precisso de ajuda,gostaria de saber onde castra os meus caes gratuito, mora na zona sul , no jardim mirna perto de parelheiros,não tenho contição de pagar.

  50. Rita Ericson says:

    Olá Ronilda,

    eu só conheço os locais no Rio de Janeiro, aonde você mora?

    Abraço
    Rita Ericson

Faça sua pergunta!

Pretende reproduzir seu animal?

Tem certeza? Será que existe uma parceira disponível?

Vivenciar a gestação e o nascimento dos filhotes pode ser uma experiência incrível, mas a fêmea precisa de cuidados antes de acasalar, durante e depois da gestação.

Geralmente a gestante faz todo trabalho de parto sozinha, nem precisa de ajuda. Mas nem sempre tudo ocorre como planejado.

Pode ser necessário fazer uma cesariana de emergência ou estar presente na hora do parto para ajudar a cortar os cordões umbilicais, limpar os filhotes e “encaixá-los” nas mamas.

Se ocorrer algum problema na amamentação, como uma mastite por exemplo, precisamos alimentar os filhotes, com mamadeira de 3 em 3 horas.

Para saber mais sobre mastite, clique aqui.

Este é o principal motivo para as famílias das fêmeas não aceitarem os milhares de convites para acasalamento que recebem. A maior responsabilidade é delas.

E os filhotes, quando chegarem na idade do desmame (aproximadamente 2 meses)?

Vai vender todos? Dar? Pra quem? Será que existe um número suficiente de candidatos legais, responsáveis?

Os cães e gatos não idealizam um romance, com namoro, noivado e casamento, como nós.

A reprodução é destinada somente à perpetuação da espécie. Eles podem ter amigos, parceiros de vida e de brincadeiras na praça, mas não tem a necessidade do acasalamento.

Eles não precisam ser pais ou mães para se “realizarem”.

A esterilização cirúrgica é a melhor forma de evitar a reprodução e abandonos futuros.

Quando a cirurgia é realizada precocemente, previne problemas na próstata, tumores de mama, infecções uterinas (piometra – para saber mais, clique aqui) e ainda pode ajudar a controlar alguns comportamentos indesejáveis, como a marcação urinária e a monta (para saber mais, clique aqui).

Mas não espere que a esterilização, tanto do macho quanto da fêmea, seja uma solução ou tratamento para problemas comportamentais.

Não ocorre uma modificação comportamental, os animais não se transformam e nem sempre a cirurgia é indicada.

OS MACHOS NÃO FICAM BOBOS, NEM MUDAM DE PERSONALIDADE!!!

Alguns animais podem ganhar peso após a castração.

Mas como somos nós que alimentamos nossos animais, basta controlar a quantidade e qualidade do alimento e manter uma rotina de exercícios.

A comunidade científica ainda não sabe exatamente porque 50% dos animais tendem a engordar e outros 50% não.

A cirurgia de castração oferece riscos, como toda cirurgia/anestesia.

Mas normalmente ela é realizada com muita frequência e segurança.

Os cuidados pós-operatórios são comuns a quase toda cirurgia:

  • repouso para preservar a sutura (evitar que “os pontos abram”) até a retirada dos pontos (aproximadamente 10 dias)
  • acompanhar se a cicatriz está seca e limpa
  • não permitir que o animal morda, coce ou lamba a cicatriz. Se precisar, use roupa cirúrgica (saiba mais clicando aqui) ou colar “Elizabetano” (aquele parecido com um abajur, saiba mais clicando aqui)
  • siga as recomendações do(a) veterinário(a) e dê as medicações prescritas

Se o seu animal já está idoso, pode ser necessário realizar a cirurgia para tratar problemas de saúde (próstata, testículos, ovários, útero). Para saber mais sobre idosos, clique aqui.

NUNCA utilize drogas injetáveis para interromper ou evitar cios e gestações. O risco de efeitos colaterais graves é enorme.

Converse com seu veterinário.

Algumas Universidades, instituições e prefeituras oferecem o serviço de castração a preços populares e/ou gratuitamente.


Carregando..
 
 
focinho do cachorro
rabo do gato