Catnip – a Erva do Gato

DSC00521
  1. Lucia Barros says:

    Olá, dra. Rita! Espero que esteja bem!
    O Feijão está ótimo, um pouco mais sociável e muito carinhoso.
    Em relação ao Catnip, a Kate nem liga. Se afasta, ignora e eu fico triste pois gostaria que ela interagisse um pouco com o ratinho que comprei para ela. Já esfreguei a erva em seu arranhador e foi um fiasco. Nunca mais ela quis saber do tal arranhador! O tiro saiu pela culatra e ela foi arranhar a minha cadeira,rsrsrs. Ela prefere brincar de ser perseguida e mordiscada pelo Feijão.
    Já com o Fran, acontece o oposto. Ele fica louco pelo Catnip. Rola, se contorce, baba, corre…é muito engraçado vê-lo desse jeito.
    Os bichos surpreendem mesmo!
    Abraços,
    Lucia Barros

  2. Rita Ericson says:

    Oi Lucia,
    bom saber que o Feijão está mais sociável.
    Os animais são muito diferentes, assim como nós, cada um com suas preferencias.
    Por isso são tão adoráveis!
    beijo
    Rita Ericson

Faça sua pergunta!

Catnip é uma erva (Nepetia cataria) da família da menta que a maioria dos gatos adora.

Encontramos nas pet shops vários brinquedos recheados com catnip além de líquidos e saches.

Os cientistas ainda não sabem exatamente como ela age, mas afirmam que o catnip não causa dependência química nem é tóxico.

Seu gato é louco por catnip?

Basta abrir a bolsa para ele começar a dançar, se contorcer e proteger seu “tesouro”. Assim que ele começa a brincar, seu gato rola, dá patadas, saliva, pula e parece agir como um louco. Após 5 a 15 minutos, parece cansado,  “drogado” e enfim, descansa.

Nem todos os gatos respondem aos estímulos do catnip, 70 a 90 % adoram, alguns parecem pouco interessados e poucos não mostram interesse nenhum.

O ingrediente ativo do catnip, a nepetalactona, é quimicamente similar aos alucinógenos. Mas felizmente, ao contrário do que se imagina, não causa nenhum mal nem provoca dependência química.

Os gatos adultos são os que mais respondem ao catnip. Os idosos não dão muita importância e alguns filhotes até evitam o contato.

A impressão que temos, é de rejuvenescimento. Gatos adultos que pouco brincam e parecem sempre entediados, voltam a se comportar como filhotes: correm atrás do brinquedo, pulam, miam, rolam e se esfregam.

Experimente diferentes tipos de apresentação e descubra qual opção agrada mais  seu gato.

Encontramos a erva desidratada, em saquinhos, e podemos oferecer diretamente para o gato, espalhando no chão – não se preocupe se ele lamber e ingerir, não há risco para a saúde.

Evite expor seu gato exageradamente ao catnip, ele pode perder o interesse. Ofereça de vez em quando e somente em alguns brinquedos ou arranhadores.

Quando você for comprar a erva de catnip, procure as mais frescas e verdes e que seja possível perceber um leve cheiro de menta. Estas são mais frescas e possuem mais efeito.

Se você encontrar sementes, é possível plantar e oferecer um delicioso jardim para o seu gato (o problema é que ele não vai durar muito!).


Carregando..
 
 
focinho do cachorro
rabo do gato