Catnip – a Erva do Gato

DSC00521
  1. Lucia Barros says:

    Olá, dra. Rita! Espero que esteja bem!
    O Feijão está ótimo, um pouco mais sociável e muito carinhoso.
    Em relação ao Catnip, a Kate nem liga. Se afasta, ignora e eu fico triste pois gostaria que ela interagisse um pouco com o ratinho que comprei para ela. Já esfreguei a erva em seu arranhador e foi um fiasco. Nunca mais ela quis saber do tal arranhador! O tiro saiu pela culatra e ela foi arranhar a minha cadeira,rsrsrs. Ela prefere brincar de ser perseguida e mordiscada pelo Feijão.
    Já com o Fran, acontece o oposto. Ele fica louco pelo Catnip. Rola, se contorce, baba, corre…é muito engraçado vê-lo desse jeito.
    Os bichos surpreendem mesmo!
    Abraços,
    Lucia Barros

  2. Rita Ericson says:

    Oi Lucia,
    bom saber que o Feijão está mais sociável.
    Os animais são muito diferentes, assim como nós, cada um com suas preferencias.
    Por isso são tão adoráveis!
    beijo
    Rita Ericson

Faça sua pergunta!

Catnip é uma erva (Nepetia cataria) da família da menta que a maioria dos gatos adora.

Encontramos nas pet shops vários brinquedos recheados com catnip além de líquidos e saches.

Os cientistas ainda não sabem exatamente como ela age, mas afirmam que o catnip não causa dependência química nem é tóxico.

Seu gato é louco por catnip?

Basta abrir a bolsa para ele começar a dançar, se contorcer e proteger seu “tesouro”. Assim que ele começa a brincar, seu gato rola, dá patadas, saliva, pula e parece agir como um louco. Após 5 a 15 minutos, parece cansado,  “drogado” e enfim, descansa.

Nem todos os gatos respondem aos estímulos do catnip, aproximadamente 70% adoram, alguns parecem pouco interessados e poucos não mostram interesse nenhum.

O ingrediente ativo do catnip, a nepetalactona, é quimicamente similar aos alucinógenos. Mas felizmente, ao contrário do que se imagina, não causa nenhum mal nem provoca dependência química.

A erva também apresenta propriedades analgésicas e pode ser oferecida para auxiliar o controle da dor e oferecer conforto para seu gato, mas não é uma medicação indicada para tratamento da dor. Para saber mais sobre dor, clique aqui.

Os gatos adultos são os que mais respondem ao catnip. Os idosos não dão muita importância e alguns filhotes até evitam o contato.

A impressão que temos, é de rejuvenescimento. Gatos adultos que pouco brincam e parecem sempre entediados, voltam a se comportar como filhotes: correm atrás do brinquedo, pulam, miam, rolam e se esfregam.

Experimente diferentes tipos de apresentação e descubra qual opção agrada mais  seu gato.

Encontramos a erva desidratada, em saquinhos, e podemos oferecer diretamente para o gato, espalhando no chão, “esmagando com os dedos” em cima de uma toalha – não se preocupe se ele lamber e ingerir, não há risco para a saúde.

Evite expor seu gato exageradamente ao catnip, ele pode perder o interesse. Ofereça de vez em quando e somente em alguns brinquedos ou arranhadores.

Também é recomendado expor seu gato ao catnip antes de alguma manobra que ele não goste, como cortar unhas, tomar vacinas etc.

Quando você for comprar a erva de catnip, procure as mais frescas e verdes e que seja possível perceber um leve cheiro de menta. Estas são mais frescas e possuem mais efeito.

Se você encontrar sementes, é possível plantar e oferecer um delicioso jardim para o seu gato (o problema é que ele não vai durar muito!).


Carregando..
 
 
focinho do cachorro
rabo do gato