Consulta Veterinária: aproveite ao máximo!

1-dezembro-2010
Rita Ericson
  1. Rita Ericson disse:

    Olá Wanessa,

    se o quadro dela piorar, leve-a para uma veterinaria.
    Não há nada que se possa fazer em casa nestes casos, seria necessário interná-la para aplicação de medicação injetável.
    Se ela estiver estável, aguarde até amanhã.
    Mande noticias
    Abraço
    Rita Ericson

  2. Rita Ericson disse:

    Olá Edimir,

    estes sintomas podem ser de intoxicação.
    Leve-o para atendimento veterinário e deixe-o afastado da área tratada com veneno.
    Abraço
    Rita Ericson

  3. Rita Ericson disse:

    Olá Karine,

    você precisa tratar a infestação pelos carrapatos e levá-lo para atendimento veterinario.
    Mande noticias
    Abraço
    Rita Ericson

  4. Rita Ericson disse:

    Olá Sandra,
    se ela for saudável, não acredito que corra riscos.
    A decisão de reproduzir um animal deve ser muito bem pensada.
    Afinal, podem nascer (aproximadamente) 4 filhotes que precisarão de donos responsáveis.
    A melhor medida para evitar cruzas indesejadas e prevenir problemas reprodutivos é a esterilização cirurgica.
    Abraço
    Rita Ericson

  5. Wanessa disse:

    Olá Rita. Agradeço muito a sua ajuda. Ligamos para a veterinária que havia nos atendido e ela insistiu dizendo que o medicamento iria fazer efeito e que hoje minha cachorrinha estaria melhor. Infelizmente ela não aguentou e morreu.
    Mas agradeço muito sua ajuda.
    Beijos

  6. Luiza disse:

    Gostaria de saber se o remédio demacorten pode ser dado para gatos, pois na bula só fala de cães.

  7. Edna disse:

    Obrigada Dra Rita.

  8. Márcia disse:

    Olá, por favor minha cachorrinha estava com infecção urinária, com o figado meio inxado( dados da ultra), esta tomando o antibiótico, quando com febre dipirona e bromoprida para estomago. Mas ela está com as fezes preta, ela esta reagindo bem ao medicamento, mas ta dormindo muito, desanimadinha, apesar dela ser velhinha ela sempre foi animada pra caraca….brica comigo até hoje, e agora esta assim, poderia ser também verme? Faz tempo que ela não toma, mas poderia dar o remédio de verme junto com o antibiótico ou espero acabar um medicamento para dar outro?

  9. FELIPE disse:

    tenho um rottweiler , vai fazer se Deus quiser 5 meses 06/09/2012 ele era saudável comia bem brincalhão e adora crianças . Eu e minha esposa estamos tristes porque adoramos a raça ele é um cão especial , faz 2 dias que não se alimenta direito mas toma bastante água ele emagreceu muito em 2 dias esta muito fraco, sera que é veneno ?

  10. Rita Ericson disse:

    Que triste, Wanessa.
    Receba meu carinho neste momento difícil.
    Abraço
    Rita Ericson

  11. Rita Ericson disse:

    Olá Luiza,

    a prednisolona pode ser usada em gatos, mas somente com indicação veterinária.
    O uso indiscriminado de corticóides pode levar a efeitos colaterais indesejados graves.
    Abraço
    Rita Ericson

  12. Rita Ericson disse:

    Olá Marcia,
    converse com o veterinario que está tratando dela.
    Enquanto ela estiver se recuperando, evite dar outros medicamentos, pode sobrecarregar o figado.
    Abraço
    Rita Ericson

  13. Rita Ericson disse:

    Olá Felipe,
    impossível opinar sem examinar seu animal.
    Leve-o para atendimento veterinario.

    Abraço
    Rita Ericson

  14. meu cachorro esta todo enchado o que pode ser, eu estou preocupada com ele? o que pode ser? uma reaçao alergica pro ter comido algo diferente? hoje antes dele ficar assim nois demos um tipo de chocolate para ele comer ele comeu era umas 12;00h e agora ele esta todo inchado?

  15. gisela disse:

    ola!tenho uma yorkshire que tem 4 anos,faz uma semana que ela cruzou,com um cao da mesma raca.ela comecou um sangramento vaginal e esta muito triste ficando isolada,e so quer estar deitada.levei ela no veterinario e me falaram p esperar mais um pouco p ver cm ela fica.mas ela esta ficando cada vez pior.o que eu devo fazer.

  16. Ana Cláudia disse:

    Boa tarde! Meu filho há 2 anos adotou um vira-latas que estava perdido. Na época, o cão encontrava-se muito debilitado. Cuidamos do animal com todo amor e carinho e ele conseguiu se recuperar nos dando muita alegria.Mas infelizmente estou lutando contra algo que não sei o quê.No início do mês passado ele começou a “engordar”, pois era o que achávamos,de repente a barriga dele começou inchar,acumulando líquido,levei ao veterinário que de imediato pensou em se tratar da doença do carrapato, mas logo que ficou pronto o hemograma essa possibilidade foi descartada, passou-se a pensar em doença inflamatória do intestino, deu-se início à ração hipoalérgica, a vet. prescreveu furosemida, prednisona, glicopan gold,eletro pet, flágil pediátrico, endogard, albumina 2 colheres de sp/dia por último duprancil. Não sei mais o que fazer,pois 2 ultra já foram realizadas sem conseguir elucidar o caso, 2 hemogramas, onde revelou-se uma leve queda de proteína. A análise do líquido cavitário também não foi conclusivo,o material foi classificado como exsudato asséptico.
    Citologia: frequentes hemácias. predomínio de neutrófilos, alguns macrófagos, raros linfócitos, acentuada presença de figuras de Gumprechet, que caracterizam-se pela fragilidade da membrana do linfócito que se rompe associadas a processos neoplásicos, porém não conclusivos.
    Doutora Rita, por favor,me de uma orientação, pois não aguento ver o sofrimento do Bob, várias punções já foram realizadas e ele voltou a fazer ascite.Economicamente já não tenho como cuida-lo, pois o tratamento tem sido muito caro e o pior sem nenhum resultado. Na quarta-feira passada a veterinária aplicou-lhe 2 injeções contra 2 tipos de doenças que ela desconfiava, mas de nada adiantou e trocou o diurético para espironolactona 2x ao dia. Tudo que tem sido prescrito tem se seguido a risca, passei a dar-lhe sucos naturais de maçã, beterraba e cenoura além de uma dieta rica em proteína.Para desconforto ele tem tomado Buscopam composto.
    Desde já agradeço a atenção e a parabenizo pela iniciativa e compromisso, pois muitas vezes enviamos nossas perguntas e elas nunca tem uma resposta, coisa que não acontece em seu blog. Fique com Deus e boa sorte!

  17. Adriana Gouveia disse:

    Boa noite, por favor gostaria de uma orientação. Peguei um cachorro na rua, adulto, com mais ou menos 2 anos de idade. Entao o caozinho ta muito desnutrido, e comendo muito pouco, administrei vermifugo ontem e ele defecou sangue nas fezes hoje, sei que existe um verme que se alimenta de sangue e não é morto pelo vermifugo.

    Por isso gostaria de saber se existe algum medicamento que eu possa dar a ele, injetável ou nao para ele melhorar, estou dando GLICOPAN e tratando das feridas que ele tem pelo corpo, para estimular ele a comer.

    Mas estou muito preocupada com este sangue nas fezes dele, to sem dinheiro no momento pra fazer um exame de fezes e de sangue ou ate mesmo leva-lo a um veterinario.

    obrigada desde já

  18. priscila alves disse:

    ola gostaria muito de ter uma soluçao meu cachorrinho esta com prisao de ventre o coitadinho geme de tanta dor ja dei tanto remedio nao sei mais o fazer

  19. josiane silva disse:

    meu cao tem oito messes ele ta fomitano defecano mole e escuro e agora ta tremendo a cabeça e nao come nada

  20. lucia disse:

    meu caozinho pincher de 9anos esta soltando gazes muito fidido , e tb um bafo muito forte , oq devo fazer pra resolver esses problemas?

  21. Amanda disse:

    Minha cachorra tem mais ou menos uns 12 anos e ela esta doente e não sei o que é…
    os olhos estão remelando, não esta comendo, e esta perdendo(muuuito) um liquido semelhante ou com sangue, não sei direito. sabe o que pode ser???
    me ajuda..
    desde ja agradeço.

  22. Henrique disse:

    Boa tarde,
    Tenho um filhote de 6 meses, lhasa-apso macho.

    Ele sempre foi bastante brincalhão e ativo. Mas a pouco tempo atrás ele começou a ter umas convulsões leves… ele para o que está fazendo, balançando levemente a cabeça e perdendo um pouco do equilibrio. Leva poucos segundos e logo volta ao que estava fazendo.

    Agora tenho percebido que ele está mais paradão. Antes corria e pulava quando saíamos do quarto ao acordar, ou então, quando chegava em casa. Agora, de manhã ele nem levanta da cama, eu o chamo e ele parece se esforçar (fazer força mesmo) para levantar, parece que a perna não obedece ou perde a força.

    Depois de um tempo, eu brinco com ele e ele corre bastante, mas logo senta meio que preguiçoso. Às vezes ele se curva como um gato, como se algo no estomago não estivesse bem, mas logo volta a andar normalmente.

    Estou preocupado com essas convulsões (acho que os pais são parentes) e com essa perda de força muscular. Ele é filhote e não está comendo direito tb, quase todos os dias temos que dar na boca dele para ele comer.

    Alguém já viu algo parecido?

    Abs!!!

  23. Ana Laura Silva disse:

    Meu cachorro esta muito mal,e eu gostaria de saber oq eu faço para ajuda-lo,pois ele esta muito fraco por não querer comer nada,e suas fezes são sangue puro!!!
    Por favor ele é muito querido para mim,me ajude pelo menos um pouco.

    Obrigada pela atenção!!!

  24. Alan disse:

    Ola gostaria de saber se tem e qual o nome de algum produto que eu possa passar no meu cachorro um Pastor Alemão que possa eliminar o odor que fica nos pelos dele, por mais que ele tome banho com frequência ele continua com um odor ruim.Se poder ajuda agradeço desde já.

  25. judith disse:

    Bom dia,
    Minha Poodle tem 08 anos, gostaria de saber se com esta idade eu devo dar remedio de vermes mais fraco, tipo para filhotes ou continuo com o remedio de sempre.
    grata p/atençao

  26. Vanda disse:

    Boa tarde, tenho um pinscher e está quase com um mês, já posso dar remedio pra verme, a mãe dele morreu, e eu estou dando ração para filhote, coloco agua morna e dou como se fosse uma papinha, está certo assim? Se eu puder dar o remedio como dou? e outra coisa dou um ante-toxico antes, por favor me tire essa duvida me diga como dou o remedio pra ele, obrigado.

  27. beatriz disse:

    ola chamo-me biatriz eu tanho 5 caes mas a um cao que e o paposseco ele tame a deixar priocupada ele tem a pata no ar nao consegue por no chao e elaa ta muito enchada

  28. juliana disse:

    Ola doutora, eu tenho um gato persa de 10 meses. E faz mais ou menos uns 3 meses que ele pegou gripe,levei ele ao veterinario e tomou injeçao de antibiotico,mas mesmo assim ele continua espirrando e fungando.Na epoca a veterinaria passou xarope de acetilcilteina 20mg(meio ml por dia 2x) e vitamina c.Entao eu estava pensando em lhe dar baytril sera que resolveria o problema? A doutora me recomendaria outra medicação?

    Abraço

  29. Rita Ericson disse:

    Olá Gabriele,

    cães não devem comer chocolate, independente do risco de reação alérgica (saiba mais em: http://www.bichosaudavel.com/pascoa-um-perigo-para-os-animais/)
    Não tenho como opinar sem examinar seu animal.
    Se ele não estiver melhor, leve-o para atendimento veterinario.
    Abraço
    Rita Ericson

  30. Rita Ericson disse:

    Olá Gisela,
    leve-a novamente para atendimento veterinário.
    Talvez seja necessário fazer exames complementares (hemograma, ultrassonografia) para definir o diagnóstico.
    Abraço
    Rita Ericson

  31. Rita Ericson disse:

    Olá Ana Claudia,

    muito difícil opinar sem examinar seu animal, mas pelos exames e pelo histórico, me parece um caso de neoplasia.
    As vezes, pode ser dificil visualizar o tumor se ele estiver pequeno.
    Não há nehuma imagem sugestiva no figado?
    Mande noticias
    Abraço
    Rita Ericson

  32. Michele disse:

    Oi!
    Eu já tentei lá também, o preço da consulta é o mesmo e eles não batem raio x com encaminhamento, eu teria que pagar a consulta de novo e mais os exames. Mas agora ele esta tri bem, aquela bola no peito dele sumiu e a inflamação do dintinho tambem, ele corre, late, incomoda bastante hehehe, porem com a perninha de tras durinha sem encostar no chão, nunca mais vi ele gemer de dor, acredito que ele tenha melhorado e que a patinha vai ficar assim, vou ver se levo ele na pet só para tomar as vácinas (não tenho ideia se ele já tomou alguma) e para tomar banho e tal e quando sobrar um dinheirinho vou fazer uns exames para ver se está tudo ok… Obrigada pela atenção mais uma vez, queria saber tambem se voces ainda estão aceitando fotos dos animais dos leitores para o blog? bjs

  33. Rita Ericson disse:

    Olá Adriana,
    estes sintomas podem ser comuns a diferentes doenças.
    Na sua cidade não existe um serviço veterinário com preçoa acessíveis?
    Não tenho como recomendar nada sem examiná-lo.
    Mande noticias
    Abraço
    Rita Ericson

  34. Rita Ericson disse:

    OLá Priscila,
    o mais importante é definir por que ele está com prisão de ventre.
    As vezes a causa não é digestiva e sim dor na articulação do quadril ( o animal não consegue se posicionar), na coluna ou na região perianal, como exemplos.
    Leve-o para atendimento veterinário.
    Abraço
    Rita Ericson

  35. Rita Ericson disse:

    Olá Josiane,
    estes sintomas podem ser comuns a diferentes doenças.
    Leve-o para atendimento veterinário.
    Abraço
    Rita Ericson

  36. Rita Ericson disse:

    Olá Lucia,
    leve-o para atendimento veterinário.
    O mau hálito pode ser causado por diferentes motivos, mas o mais comum, é o tartaro (saiba mais em:http://www.bichosaudavel.com/mau-halito/).
    Abraço
    Rita Ericson

  37. Ana Cláudia disse:

    Boa tarde!
    Realmente ainda não foi possível fechar um diagnóstico preciso, pois não conseguiu-se descobrir a causa da ascite. No domingo, dia 02/09, estive na Suípa e foi realizada mais uma punção e aproveitei para fazer um rx que revelou coração e pulmão normais. É possível descartar uma doença cardíaca somente pelo rx? E o próprio veterinário ouviu os batimentos e disse estar tudo bem.
    Ontem, 03/09, ele estava muito esperto e latindo o tempo todo, mostrando uma melhora satisfatória.Mas hoje está abatido,triste, cansado e a barriga parece crescer.
    Já foram realizadas 2 ultras e foi percebido um aumento discreto no fígado.O exame do líquido cavitário não foi conclusivo.
    Doutora, por gentileza, necessito de uma orientação, pois já não sei mais o que fazer. O veterinário que realizou a ultra, garantiu de que não há nenhum tumor. Se for neoplasia, será que tem cura? Quais os procedimentos nesse caso?
    Agradeço mais uma vez a sua atenção e estarei no aguardo de novas informações.
    Que Deus a abençoe.

  38. Vanda disse:

    Boa tarde, não consegui ver o que postei estou com meu cachorrinho pinscher defecando mole, ele tem um mês, posso dar remédio de verme pra ele?

    Desde já agradeço.

  39. Rita Ericson disse:

    Olá Vanda,

    a princípio, já é possível vermifugar o filhote de 1 mes.
    O ideal é levá-lo ao veterinario para pesar e definir a melhor opção de vermífugo para ele.
    Abraço
    Rita Ericson

  40. Rita Ericson disse:

    Olá Amanda, impossível opinar sem examinar seu animal.
    Ela está perdendo este líquido por onde?
    Pode ser pela vulva?
    Se for, leve-a para atendimento veterinário assim que possível.
    A piometra, infecção uterina grave, pode apresentar este sintoma e a cadela deve ser atendida rapidamente.
    Mande noticias
    Abraço
    Rita Ericson

  41. Rita Ericson disse:

    Olá Henrique,

    saiba mais sobre convulsões no texto: http://www.bichosaudavel.com/convulsoes-em-caes/
    Talvez não haja relação dirtea entre as convulsões e a dificuldade locomotora.
    Leve-o para atendimento veterinário.
    Mande noticias
    Abraço
    Rita Ericson

  42. Rita Ericson disse:

    Olá Ana Laura,
    não é possível opinar sem examinar o animal.
    Leve-o para atendimento veterinário.
    Abraço
    Rita Ericson

  43. Rita Ericson disse:

    Olá Alan,
    na maioria das vezes, o mau cheiro é decorrente de algum problema dermatológico.
    Mas cada caso tem uma causa diferente.
    Os pastores têm uma tendência a seborreia, mas somente examinando o animal é possível afirmar.
    Abraço
    Rita Ericson

  44. Rita Ericson disse:

    Olá Judith,
    não é necessário modificar a medicação.
    abraço
    Rita Ericson

  45. Rita Ericson disse:

    Olá Vanda,
    acredito que já respondi sua questão.
    Existem papinha de desmame a venda nas petshops, mas se ele estiver comendo bem, pode continuar assim.
    Aos poucos, vá tirando a água e ofereça a ração seca (para filhotes)
    A medicação certa e na dose certa, não precisa de anti-tóxico.
    Abraço
    Rita Ericson

  46. Rita Ericson disse:

    Olá Beatriz,
    este sintoma pode ser comum a diversas patologias, leve seu cão para atendimento veterinário.
    Abraço
    Rita Ericson

  47. Rita Ericson disse:

    Olá Juliana,
    não posso prescrever nenhuma medicação sem examinar seu animal.
    Converse com a veterinária que está acompanhando o caso do seu gato.
    Os gatos podem apresentar problemas respiratórios cronicos,
    abraço
    Rita Ericson

  48. Rita Ericson disse:

    Olá Ana,

    se de fato houver um tumor, o tratamento depende muito do tipo de tumor.
    Os problemas cardíacos podem ser avaliados através do rx e da ausculta, mas se for possível, agende uma consulta com um especialista em cardiologia.
    As doenças renais também podem levar a ascite.
    Ele fez exames de sangue para avaliar a função renal?
    E na ultrassonografia, os rins estão normais?
    Abraço
    Rita Ericson

  49. Rita Ericson disse:

    Oi Michele,
    que otimas noticias!
    Ainda estou recebendo as fotos!
    Envie quantas você quiser,
    abraço
    Rita Ericson

  50. valdilene disse:

    A minha cachorra da raça Pastor estar prenha a um mês e esta triste e olhos remelando. Eu dei remédio de verme a ela, mais parece que foi pior, ainda continua triste e agora sem apetite e enjoada. Tenho outra cachorra vira-lata que esta se coisando muito e de tanto se coisar termina arrancando o pelo e virando uma ferida nela. Por favos peço-lhe ajuda gosto muito dos meus bichos.

Faça sua pergunta!

É muito frequente sairmos do médico com a sensação de termos esquecido de fazer várias perguntas, na consulta veterinária acontece o mesmo.

Para aproveitar o máximo deste encontro, algumas dicas:

  • anote suas questões em casa (pergunte para a família toda)
  • faça uma lista dos medicamentos que seu animal toma ou tomou recentemente
  • se ele está doente, certifique-se dos detalhes (ex: vomito- aspecto, quantas vezes, quando iniciou, se tinha sangue etc)
  • se seu animal realizou exames, leve-os
  • leve a carteira de vacinação e mantenha- a em dia (de acordo com as necessidades do seu animal. Existem vacinas que nem todos animais precisam)
  • pese seu animal durante a consulta, peça orientação se ele estiver acima do peso (ração específica, exercícios) ou magro demais
  • alimentação- ração? quais opções? dieta caseira? como fazer?
  • exame dos dentes – está na hora de limpar ou basta escovar?
  • prevenção de parasitas- vermes (inclusive a dirofilariose, no coração), pulgas, carrapatos etc
  • está na hora de fazer um check up com exames de sangue?
  • está na hora de fazer um check up cardíaco?
  • frequencia de banhos (e tosa)
  • alterações comportamentais -ex: latir demais é normal? lamber as patas excessivamente pode ser só um problema dermatológico? agressividade com outros animais é característica de algumas raças?
  • o que fazer para oferecer uma vida melhor para seu animal
  • pergunte como agir numa emergência – algum telefone ou clínica recomendada para recorrer
  • seja sincero- se seu animal não tomou a medicação corretamente, se come besteiras, se entra em contato com substancias tóxicas etc, converse com seu (sua) veterinário (a) para oferecer o melhor para seu animal de estimação

Tenho certeza que tomando estes cuidados, todos saem ganhando: você, o veterinário e principalmente seu bicho!


Carregando..