Consulta Veterinária: aproveite ao máximo!

consulta veterinaria
1-dezembro-2010
Rita Ericson
  1. Kyane says:

    Boa noite,

    Minha cachorrinha está com a Erlichia e Babesia. Ficou internada 3 dias e ontem teve alta. Só que agora pouco ela começou a tremer. Não está com febre pois medi sua temperatura e estava 38,7ºC. Apertei a barriguinha dela que estava dura, mas ela não dá sinal de dor. Apenas dá uma contorcidinha. Ela está tomando Label, Doxiciclina, Hepatovet e Plaquetas 30 CH. Por favor me ajude. Não sei o que fazer para aliviar a dor que ela está sentindo. Obrigada!

  2. Ana Cláudia says:

    Doutora Rita,
    muito obrigada pelos esclarecimentos.O exame de ultra só detectou um discreto aumento no fígado, onde foi solicitado pelo veterinário contagem de enzimas e os comentários do mesmo foram: anemia Normacítica Normocrônica arregenerativa. Leococitose D.E.R leve, Neutrofilia e Monocitose absolutas, Hipoproteínemia e presença de linfócitos reativos.
    Caso haja um tumor iniciando, como saberei? Pois já estamos tentando descobrir há mais de um mês. A médica que está tratando do caso, também está investigando a possível causa. Quando fui à Suipa pela 1ª vez, o que de imediato foi pensado pelo médico que o atendeu que poderia ser um caso de câncer.
    Uma outra dúvida, ele treme muito como se estivesse com frio, estou dando Buscopam composto. O que pode ser isso? Hoje a temperatura dele era de 38,5ºc, a barriga continua aumentando. Podem ser feitas inúmeras punções?

  3. judith says:

    Obrigada p/atenção,
    Sucesso e tudo de bom

  4. Débora says:

    Eu tenho um pinscher preto e o pelo dele esta ficando avermelhado, porque isso??

    Obrigada.

  5. Luiz Antonio Sá says:

    Estou com um Pastor Alemão com 10 meses e já fiz todos os medicamentos para acabar com a diaréia dele mas não consigo.
    Está assim há 4 meses, o exame de sangue com algumas pequenas alterações mas nada agravante, no de fezes já desverminei.
    A ração é boa, mudei a água também, estou suspeitando que tem algo no estomago qual o melhor exame para tirar a minha dúvida.
    OBS. Está assim desde que chegou em casa,comprei ele. Abraço

  6. Silvia Castro says:

    Tenho uma pincher com 14 anos e noto que a pupila esta esbranquiçada, que pode ser cegueira. Noto que ela esta muito agressiva e muitas vezes mechemos nela e ela rosna e avança. O que posso fazer para melhorar esta situação.

  7. thays says:

    Ola, eu tenho um gato macho, que ultimamente emagreceu muito, sendo que ele era bem gordinho antes, e também o olho dele vive lacrimejando, percebi também que agora tem saído um tipo de pus do seu anus sem contar que ele mia o dia inteiro sem parar, estou preocupada pois não sei o que fazer, e as consultas veterinárias são muito caras não tenho condições, por favor me ajude…
    Obrigada

  8. Fran says:

    Boa Noite…. me ajudem por favor. Tenho um filhote de pastor alemão, ela tem 77 dias, e de madrugada ela vomitou e teve diarréia, levei ao veterinário e ele disse que provavelmente poderia ser uma infecção alimentar, el me passou dois medicamentos e na hora da administração durante a madrugada, cometi um grande erro, e dei 2ml de parecetamol infatil que estava junto com os medicamentos dela. Embora ela não tenha vomitado mais e as fezes ainda não estejam consistentes (hora sim, hora não), ela reluta em se alimentar, ela toma bastante água, porém come quase nada durante o dia, comprei hj a Royal Canin para ela, porém ela comeu só um pouquinho no almoço e agora noite nada, contudo ela está bem ativa, só foge da comida. Hoje esta no segundo dia, tenho algo que possa fazer para melhorar a condição hepática já que o sobrecarreguei com o medicamento. Ajudem por favor….

  9. meu hottweiller tem 10anos dei um calmante para dar a vacina contra a raiva ele ficou apatico e não melhorou parou de comer vomitou sangue fui no veterinario receitou um renmedio disse que era problema intestinal parou de vomitar mas não come está muito cansado e evita de andar parece que está com problema nas patas traseiras eu o chamo ele não olha só fica deitado com as patas traseiras viradas ,e o cansaço o que será ontem ele espirou bastante mas parou o que será que ele tem , me ajudem, por favor !!!!

  10. Rita Ericson says:

    Olá Valdilene,

    leve suas cadelas para atendimento veterinário.
    Abraço
    Rita Ericson

  11. Rita Ericson says:

    Olá Kyane,
    converse com o veterinário (a) que está tratando dela.
    Não opinar sem examinar seu animal.
    Abraço
    Rita Ericson

  12. Rita Ericson says:

    Olá Ana Claudia,

    muitas vezes, os diagnósticos são de difícil definição, infelizmente.
    Pelo seu depoimento, ele está sendo bem atendido.
    Não posso opinar sem examinar seu animal, converse com o veterinário (a) dele.
    Abraço
    Rita Ericson

  13. Rita Ericson says:

    Olá Debora,
    é comum que os pelos pretos “queimem”.
    Pode ser ação do sol, medicamentos ou da própria saliva dele.
    Abraço
    Rita Ericson

  14. Rita Ericson says:

    Olá Luiz Antonio,
    alguns cães apresentam problemas digestivos cronicos (colite, má absorção, intolerancia alimentar).
    O diagnóstico pode ser clínico e através de exames complementares (ultrassonografia, endoscopia, biopsia entre outros),
    a critério do medico veterinario (a).
    Abraço
    Rita Ericson

  15. Rita Ericson says:

    Olá Silvia,
    se a sua cadela era tranquila e está ficando agressiva, pode ser que esteja sentindo dor.
    Se ela sempre foi nervosa, pode ser que enxergando menos, reaja de maneira abrupta.
    Leve-a para atendimento veterinário.
    Você pode falar com ela sempre antes de encostar, pode ajudar.
    abraço
    Rita Ericson

  16. Rita Ericson says:

    Olá Thays,
    seu gato precisa ser examinado e tratado por um veterinário(a).
    Existem varias clinicas com preços populares e/ou gratuitas, procure na sua cidade.
    Abraço
    Rita Ericson

  17. Rita Ericson says:

    Olá Francielly,

    não posso opinar sem examinar seu animal.
    Converse com o veterinário(a) que esta tratando dela.
    Abraço
    Rita Ericson

  18. Rita Ericson says:

    Olá Aurea,

    qual foi o calmante administrado? Em que dose?
    Será que este quadro foi causado somente pela medicação ou seu animal já apresentava problemas articulares?
    É muito comum os rottweilers idosos apresentarem dificuldade locomotora.
    Leve-o para atendimento veterinário.
    abraço
    Rita Ericson

  19. carla says:

    ola boa noite,tenho um poodle toy filhote de quase 5 meses,hoje dei banho nele com um produto chamado clipatick carrapaticida,estou preocupada,ele esta triste,tonto, cambaleando,esta comendo,mas ainda não fez coco ainda desde a hora do banho,apenas xixi,dei bastante leite,ele tomou muito, aguá ele não quis,tive que forçar um pouquinho, já comeu ração,mas só quer ficar deitado, não consegue andar muito ou fazer esforço,ele não lambeu o produto,deve ter sido pelo cheiro forte,oque eu faço?

  20. carla says:

    Oie, meu cachorro está com problemas, de uns dias para cá os olhos dele começaram a remelar, agora estão quase fechando… ele também passou a sentir dor, mas não sei o que fazer para curar essa dor.. ele tem um tipo de contração na cabeça como se fosse uma dor de cabeça mesmo. e não se alimenta direito

  21. ana flores says:

    ola gostaria de saber o que acontece com meu yorkshire de 2 anos e 10 meses pois ele está com o seu pênis meio avermelhado e ele tem lambido ai eu brigo com ele e ai ele para. mas hoje pela manhã ele foi para fazer xixi e quando eu estava sangrando ai eu limpei ,mas quando ele vai fazer xixi sai um pouquinho de sangue.por favor me ajude!!! nao sei o que fazer

  22. Sabrina says:

    Olá
    o cachorro do meu namorado esta doente o veterinario disse que é doença de carrapato, ai por causa do cachorro não comer e estar fraco ele deu soro mas como não achou veia por ele ser velho ele deu soro no coro. Adianta toma soro no coro ao inves de ser na veia?
    por favor me ajuda com essa duvida
    obrigada.

  23. Iêda says:

    Olá,tenho uma viralata de dois anos.Os remédios e vacina estao todos em dia.Os exames de sangue normais.Mesmo assim a um dia ela ta estranha:ela estava com frio,as patinhas e orelhas frias,e tremendo um pouco.Passei a noite toda com ela,pela manha dei 1ml de dipirona,ela melhorou.Ela so quer comer comida normal.Come,bebe e faz as necessidades normalmente.Mas ta triste e o rabinho baixo.Fora a tristeza ta tudo normal.Sera que é so tristeza? O vet falou que é so isso mas eu nao acreditei nele.Ela sempre foi tão sapeca…por favor me ajude!

  24. ricardo schrammel says:

    olá tenho um akita 8 meses hoje pela manha ele defecou normal,logo após veio uma diaréia e depois as 10horas da manhã diaréia com sangue,levei ao veterinario que constatou que ele não tinha febre ele tem todas as vacinas mas ele continua com diaréia quase de 1 em 1 hora as vezes com sangue, deitadinho abatido, o veterinario receitou kaopak sache, buscopan, metronidazol,bactrosina,coteret, me ajuda não estou muito confiante devo levar em outro devo esperar, quanto tempo, desde já grato!

  25. Angélica says:

    Minha cadela está emagrecendo, barra inchada, fezes amolecidas, sem sangue, de cor característico e odor mais forte.Porém ela continua latindo, brincado c/ muito apetite, o que pode ser?????
    Obrigada….

  26. severino j. morais. says:

    TENHO UMA GALINHA, QUE ESTA COM PROBLEMAS NO OLHO, JA FIZEMOS TRATAMENTOS, COMO LIMPEZA, TIRAMOS DO OLHO DELA UMA
    MASSA BRANCA QUE POR AQUI CHAMAMOS DE “CRUEIRA”, SEI QUE ESTE OLHO NÃO TEM MAS JEITO. GOSTARIAMOS QUE SE PUDESE

    RECEITAR UM ANTIBIOTICO EFICAZ, PARA NÃO AFETAR O OUTRO
    OLHO DELA. POIS TEMOS OUTRAS GALINHAS E GALOS E GUINES.

  27. rodrigo says:

    Ola Bom Dia tenho um boxer de 7 meses e o pelo dele cai muito quando passa a mão nele, é normal isso?

  28. ANDRE says:

    minha cadela de repente parou de andar e estar tremendo o tempo todo, será que é grave?

  29. MARISA says:

    MEU CACHORRO FICOU MUITO DOENTE LEVEI NO VETERINARIO ELE ME PASSOU TERRAMICINA ELE MELHOROU MAS AONDE NOIS APLICAMOS A INJECAO NAO PODE NEM ENCOSTAR NAO CONSEGUE NEM ANDAR DIREITO E NORMAL

  30. Rita Ericson says:

    Olá Carla,
    seu poodle deve ter se intoxicado.
    Se ele não estiver melhor, leve-o para atendimento veterinario.
    Mande noticias

    Abraço
    Rita Ericson

  31. Rita Ericson says:

    Olá Carla,
    estes sintomas podem ser comuns a diferentes doenças.
    Leve-o para atendimento veterinário.
    Abraço
    Rita Ericson

  32. Rita Ericson says:

    Olá Ana Flores,
    eu respondi seu email.
    Leve-o para atendimento veterinário.
    A urina com sangue (hematúria) pode ser sintoma de diferentes doenças.
    Abraço
    Rita Ericson

  33. Rita Ericson says:

    Olá Sabrina,
    a fluidoterapia é melhor absorvida se administrada na veia.
    Quando não é possível, a via sub-cutanea pode ser utilizada.
    Abraço
    Rita Ericson

  34. Rita Ericson says:

    Olá Ieda,
    difícil opinar sem examinar seu animal.
    Converse com o vet dela sobre a possibilidade dela estar sentindo dor.
    Mande noticias
    Abraço
    Rita Ericson

  35. Rita Ericson says:

    Olá Ricardo,
    os cães podem apresentar diarreia com sangue por diferentes motivos.
    Seu cão parece estar muito bem assistido, espere pelo menos 48h para que a melhora seja notada.
    Abraço
    Rita Ericson

  36. Rita Ericson says:

    Olá Angelica,
    estes sintomas podem ser comuns a diferentes doenças.
    Leve-a par atendimento veterinário.
    Abraço
    Rita Ericson

  37. Rita Ericson says:

    Olá Severino,
    eu não trabalho nem entendo de aves…
    Procure um veterinário(a) que possa examiná-la e receitar a medicação adequada.
    Abraço
    Rita Ericson

  38. Rita Ericson says:

    Olá Rodrigo,
    é muito comum que os pelos caiam bastante!
    Se não houver falhas no pelo nem lesões na pele, fique tranquilo.
    Para evitar que isto ocorra, escove-o bastante, se possível, diariamente.
    Os pelos sairão na escova e você poderá inspecionar a pele do seu boxer.
    Abraço
    Rita Ericson

  39. Rita Ericson says:

    Olá Andre,

    estes sintomas podem ser comuns a diferentes doenças.
    Leve-a para atendimento veterinário.
    Abraço
    Rita Ericson

  40. Rita Ericson says:

    Olá Marisa,
    é comum que o local da aplicação fique dolorido.
    Você pode ajudá-lo aplicando compressa de água quente.
    Cuidado para não queimá-lo!
    Use um pano para proteger a pele e teste a temperatura na sua pele.
    Abraço
    Rita Ericson

  41. Iêda Silva says:

    Olá.Observando melhor,minha cachorrinha,reparei que ela hesitava ao sentar e quando sentava era de ladinho.O vet receitou um anti-inflamatório,2x ao dia.No mesmo dia ja houve melhora.Agora,depois de tar ido ao vet,o olhinho ta vermelho sangue,na parte branca.Não ta remelando,inchado ou doendo.Não fosse a vermelhidão estaria normal.A íris esta ok.Ela não coça o olho.Estou lavando com soro fisiologico.Até ter grana pra levar ela ao vet,pois entre exames,consultas e remédios,ja gastei 350 reais!Tenho outra dúvida:ela comia Dog Show raças pequenas,ela so pesa 8k,agora ela so quer “comida normal”.Estou dando carne cozida,com verdura e arroz sem sal,mamao,aveia e agua de coco.Será fará mal ao estomago dela?É o meu primeiro bichinho,amo tanto esse titinho sapeca…fico preocupada com qualquer mudança de comportamento.Muito obrigada pela atenção,e me desculpe por tantas perguntas

  42. ROSIMEIA says:

    meu lindo filhote vira lata nem abriu os olhos ainda e nao tem mae pq achei rescem nascido na rua ela e mais duas irmas,ela tem u enorme caroço no pescoço um caroço mole parece cheio de pus ou outro liquido, estou com muito medo de perde la,nao estou tendo condiçoes nem pra comprar o leite em po proprio para elas,nao tenho condiçoes de pagar um veterinario.alguem me aude pelo amor de deus,descobri esse caroço hoje as 3hs da manha quando fui amamenta-la.ESTOU APAVORADA PORQUE AMO DEMAIS TODOS OS ANIMAIS E JA ME APAIXONEI POR ELA.ALGUEM SABE SE EU MESMA POSSO DRENAR O LIQUIDO COM UMA SERINGA SEM MACHUCA-LA?ROSIMEIA MENDONÇA 8857 9138

  43. lucas says:

    meu cachorro não quer comer nada e dificilmente bebe agua ,esta muito queto e mole do que ele era antes não brinca mais não corre mais ,vive vumitando eu ja não sei o que fazer?

  44. Rita Ericson says:

    Olá Ieda,

    quanto ao olho, se ela não está demonstrando dor nem desconforto, aguarde alguns dias.
    É possível que ocorram manchas de sangue que desaparecem por si só, sem tratamento.
    Quanto à alimentação, leia o post: http://www.bichosaudavel.com/meu-cao-nao-quer-comer/

    Abraço
    Rita Ericson

  45. Rita Ericson says:

    Olá Rosimeia,

    os filhotes podem apresentar abcessos subcutaneos.
    Eu não recomendo que você faça a punção, leve-o para atendimento veterinario.
    Existem clinicas que atendem a preços populares e hospitais universitários que dependendo da situação atendem gratuitamente.
    Abraço
    Rita Ericson

  46. Rita Ericson says:

    Olá Lucas,
    seu cão parece estar doente, leve-o para atendimento veterinario.
    Abraço
    Rita Ericson

  47. patricia says:

    olá

    eu queria saber se e normal um cão puldo de 3 anos de idade, ficar duro, gemer de dor, vomitar, se entortar todo?? .

  48. Iêda Silva says:

    Olá,doutora! Muito obrigada pela atenção que me foi destinada. Minha lindinha,Flôr,já esta com o comportamento de antes,sapeca,é claro! Quanto aos olhos,foi como vc disse,foi apenas uma vermelhidão,e ja passou! Nesse exato momento,ela esta aqui do meu lado,dormindo e sonhando! Obrigada e até mais.

  49. Oi Dra.
    meu cachorro desmaiou por dois dias seguidos, ele se depate um pouco, tem algum remedio que posso dar pra ele parar com esses desmaios? nunca tinha acontecido antes

  50. Rita Ericson says:

    Olá Patricia,
    este quadro não é normal.
    Talvez ele tenha apresentado uma convulsão, leve-o para atendimento veterinário.
    Leia o texto: http://www.bichosaudavel.com/convulsoes-em-caes/
    Abraço
    Rita Ericson

Faça sua pergunta!

É muito frequente sairmos do médico com a sensação de termos esquecido de fazer várias perguntas, na consulta veterinária acontece o mesmo.

Para aproveitar o máximo deste encontro, algumas dicas:

  • anote suas questões em casa (pergunte para a família toda)
  • faça uma lista dos medicamentos que seu animal toma ou tomou recentemente
  • se ele está doente, certifique-se dos detalhes (ex: vomito- aspecto, quantas vezes, quando iniciou, se tinha sangue etc)
  • se seu animal realizou exames, leve-os
  • leve a carteira de vacinação e mantenha- a em dia (de acordo com as necessidades do seu animal. Existem vacinas que nem todos animais precisam)
  • pese seu animal durante a consulta, peça orientação se ele estiver acima do peso (ração específica, exercícios) ou magro demais
  • alimentação- ração? quais opções? dieta caseira? como fazer?
  • exame dos dentes – está na hora de limpar ou basta escovar?
  • prevenção de parasitas- vermes (inclusive a dirofilariose, no coração), pulgas, carrapatos etc
  • está na hora de fazer um check up com exames de sangue?
  • está na hora de fazer um check up cardíaco?
  • frequencia de banhos (e tosa)
  • alterações comportamentais -ex: latir demais é normal? lamber as patas excessivamente pode ser só um problema dermatológico? agressividade com outros animais é característica de algumas raças?
  • o que fazer para oferecer uma vida melhor para seu animal
  • pergunte como agir numa emergência – algum telefone ou clínica recomendada para recorrer
  • seja sincero- se seu animal não tomou a medicação corretamente, se come besteiras, se entra em contato com substancias tóxicas etc, converse com seu (sua) veterinário (a) para oferecer o melhor para seu animal de estimação

Tenho certeza que tomando estes cuidados, todos saem ganhando: você, o veterinário e principalmente seu bicho!


Carregando..
 
 
focinho do cachorro
rabo do gato