Coprofagia (comer fezes)

Coprofagia
25-abril-2013
Rita Ericson
  1. Marcia Triunfol says:

    Ritinha,

    a Bebel não come fezes mas gosta de se esfregar nelas. Vc sabe porque?

    beijos

    Marcia

  2. rtercsn451 says:

    Oi Marcia

    os câes têm este hábito para disfarçar seu cheiro e se aproximarem das presas sem serem notados…será que o prato de ração vai sair correndo???
    As vezes eles se esfregam em carniça, peixe morto, minhoca amassada…

    beijo
    Rita

  3. tati says:

    Tuty,foi encontrada apos um atropelamento e adotada por nos,depois disso, ela recebeu todo cuidado possivel,mas ela adquiriu o habito de comer as fezes e correr de todo barulho de caminhao.sua alimentaçao e ricas em nutrientes e fibras duas vezes ao dia mas mesmo assim ela nao para de comer as fezes. o que devo fazer?…..bjss

  4. rtercsn451 says:

    Estabeleça uma rotina alimentar ofereça ração seca (principalmente com alto teor de fibras) para a Tuty.

    Existem algumas sugestões para transformar o gosto das fezes ainda mais desagradável como salpicar amaciante de carnes na ração ou medicar o animal com um produto semelhante, disponível nas pet shops.
    A melhor técnica é não dar ao cão a oportunidade de comer fezes, desde o princípio. O local destinado para “banheiro” deve ser imediatamente limpo e se isso não for possível, proiba o acesso do cachorro enquanto as fezes estiverem no chão. Os cães costumam evacuar logo após se alimentarem, estabeleça uma rotina que o cão defecará como um relógio! Esta medida facilita muito a limpeza imediata.

    Enriqueça o ambiente e a vida do seu cachorro. Promova passeios, brincadeiras interativas, agility, dê trabalho para seu cão.

  5. marli oliveira says:

    Estou desesperada! Minha shih tzu tem 6 meses,todas as vacinas em dia vermifugada em uso de Coprovet há 15dias.às vezes não come, em geral qdo dorme no quarto com pessoas mas se daixá-la na varanda ela come e se esfrega ficando c o pelo cheio de fezes.Tenho 1 adestrador q passeia c ela todos os diaspela manhã, e eu passeio à tarde.Ela só faz xixi e cocô no jornal.Na rua nunca, nem qdo a gente viaja por 6 hs ou +.A ração é Royal Canin pra shih tzu.O q devo fazer???

  6. rtercsn451 says:

    Oi Marli

    é muito comum nos cães da raça Shih tzu o hábito de comer fezes. Em geral, melhora com a idade.
    Você já adotou as medidas recomendadas no post (http://www.bichosaudavel.com/coprofagia-comer-fezes/)?
    Mande noticias
    Abraço
    Rita Ericson

  7. Jakeline says:

    Oi eu tenho uma Lhasa-Apso, ela sempre foi muito bem cudada ela era filhote de uma cachorra de uma amiga, e desde filhote ela sempre teve o ambiente em que ficava muito limpo e era muito bem cuidada, mas mesmo assim ela tem a mania de comer as fezes, ela faz isso sempre assim que acaba de fazer, já levei no viterinario e fizemos exames para ver se ela tava absorvendo bem os nutrientes da ração e esta tudo certo, ela come ração rica em fibras, o veterinario indicou que ela tomasse o coprovet, tentei por dois meses mas não adiantou, durante o tempo em que ela tomou o coprovet ela começou a transportar as vezes de local, e depois de uma semana tomando o medicamento voltou a comer, ela comia as vezes e vomitava depois…
    Eu não sei mais oque fazer… me ajuda…

  8. Luíza Calvano Pinho says:

    Oi dra Rita,
    Minha cadela Meg completa 5 anos em 01/04/2011,nunca cruzou, gostaria de saber se tem algum problema ela não cruzar a vida toda. É fato que a cadela fica doida? É necessário ela dar uma cria para castrar ou não tem problema para ela não fazer a castração?

  9. rtercsn451 says:

    Olá Jakeline,

    você já fez as recomendações do post? (http://www.bichosaudavel.com/coprofagia-comer-fezes/ )
    A melhor técnica é não dar ao cão a oportunidade de comer fezes, desde o princípio. O local destinado para “banheiro” deve ser imediatamente limpo e se isso não for possível, proiba o acesso do cachorro enquanto as fezes estiverem no chão. Os cães costumam evacuar logo após se alimentarem, estabeleça uma rotina que o cão defecará como um relógio! Esta medida facilita muito a limpeza imediata.

    Enriqueça o ambiente e a vida do seu cachorro. Promova passeios, brincadeiras interativas, agility, dê trabalho para seu cão. O comando “larga” também pode ser muito útil.

    Cachorro ocupado é cachorro feliz!

    Se o tratamento (na maioria das vezes uma combinação de ações) não for eficaz, é provável que estejamos diante de um animal com desordem compulsiva. O tratamento deve ser realizado com o auxílio de medicação de uso controlado, prescrita pelo veterinário.

    Abraço
    Rita Ericson

  10. rtercsn451 says:

    Olá Luiza,

    não tem nenhum problema a cadela nunca cruzar, mas convém esterelizá-la para evitar tumores de mama, piometra (infecção uterina) e outros distúrbios reprodutivos.
    É um mito achar que é necessário cruzar e ter cria, que a castração sempre engorda e que o animal fica bobo.
    A castração precoce (mesmo antes de 1 ano) é o melhor método para evitar ninhadas indesejadas e doenças reprodutivas.

    Leia o post sobre este assunto: http://www.bichosaudavel.com/fazer-ou-nao-fazer-eis-a-questao/

    Abraço
    Rita Ericson

  11. silvana rodrigues says:

    Olá!
    Tenho uma gatinha vira-lata que achei dentro de uma lata de lixo, mas que já tem uns 8 anos. Peguei ela bem pequenininha, é castrada. De uns tempos pra cá + ou – 4 anos, ela lambe o dorso de tal maneira que arranca os pêlos e agora começou a dar pequenas feridas. Acho que ela se lambe demais. Um veterinário que fui disse não tem nada na pele e que poderia ser estresse. Mas do quê? Tem algum remédio que eu possa dar?
    E acho que meu cachorro, de 9 anos, está com catarata. Tem algum especialista pra isso?
    Obrigada!

  12. Rita Ericson says:

    Olá Silvana,
    alguns gatos fazem lesões na pele por lambedura. Costuma ser um sintoma de ansiedade, estresse ou tédio.
    Impossível dizer o que pode estar causando o estresse sem fazer uma anamnese (perguntas sobre a vida da sua gata) detalhada. Existe tratamento medicamentoso (em geral ansiolíticos) e comportamental (oferecer mais atividades, brincadeiras e dar mais atenção) para este problema.
    Existe oftalmologista veterinario, eu recomendo a Dra Andrea Kuner que atende em Jacarepagua (24252946) e na Gavea (22941681).
    Abraço
    Rita Ericson

  13. Meu cachorro é rça pequena, mas ele não esta querendo comer, enterra a ração e fica enrrolando. Quando tento tirar ele corre e começa a comer mas depois faz o mesmo

  14. Rita Ericson says:

    Olá,
    o seu cão deve estar querendo chamar atenção e aproveitando o momento da refeição para “brincar” com você.
    Faça como recomendado no post http://www.bichosaudavel.com/meu-cao-nao-quer-comer/.
    Abraço
    Rita Ericson

  15. kelly says:

    Ola, tenho uma shih tzu de 1 ano e 2 meses, ela esta comendo as fezes dela já não sei mais o que fazer. vc pode me dar uma dica para parar de comer as fezes.
    Outra coisa tbem esta se coçando muito, ela toma banho com shampoo especifico, ja troquei a ração proplan pele sensivel, ela comeu com royal, hill’s, e agora a proplan vc pode tbem me indicar alguma coisa para esta coceira eterna.esta coceira e deis de pequena. grata kelly

  16. Rita Ericson says:

    Olá Kelly,
    faça como descrito no post “coprofagia”.
    Depois mande notícias.
    Quanto à coceira…só examinando. Existem diversos tipos de patologias dermatológicas que levam ao prurido.
    Abraço
    Rita Ericson

  17. elisabete says:

    Tenho uma poodle de 4 meses, e ela anda comendo fezes, começou quando ficava um tempo sozinha mas agora sempre faz isso mesmo com a gente em casa. Até já dei remédio de verme de novo… A ração é Golden Mini Bits – Filhotes.E ela também come biscoito Pedigree e uns pedacinhos de banana e maçã.Ela é educada só faz as necessidades no jornal mas já achei marcas de cocô na caminha, (Só as marcas) O que devo fazer pra isso parar?

  18. Rita Ericson says:

    Olá Elisabete,

    faça como recomendado no post, alimente-a com hora marcada e “vigie”.
    Os cães costumam evacuar imediatamente após comer.
    Abraço
    Rita Ericson

  19. geraldo says:

    gostaria de saber se existe algum truque na manga em que eu possa usar para que meu cachorro pare de comer fezes tipo jogar vinagre nas fezes ou algo do tipo? obrigado.

  20. Rita Ericson says:

    Olá Geraldo,
    existem no mercado de pet shops 2 opções: um medicamento (coprovet) e uma ração (Royal Canin para raça shih tzu).
    Eles promovem um sabor ainda mais desagradável nas fezes, mas nem sempre esta medida funciona isoladamente.
    Faça como recomendado no post, ofereça muita atividade fisica, dê atenção e regule o horario de alimentação do seu cão.
    Abraço
    Rita Ericson

  21. Gisele says:

    Dois dos meus cachorrinhos (lordinho e amendoim) não têm mania de comer as próprias fezes, mas sim as fezes dos gatos! Eu tenho 15 gatos, e como moram 5 pessoas em casa, sempre que algum presenteia a caxinha de areia dá pra ir limpar na hora, mantendo tudo sempre limpinho. Porém, não é sempre que tem alguém por perto, e nisso esses 2 pestinhas vão lá e se deliciam! Eles já chegaram até a carregar o cocô pra comer em cima da minha cama, acredita?! Desde então tenho que deixar a porta do quarto fechada pra que isso não aconteça, o que é chato, pois todos os bichinhos daqui de casa tem acesso livre.

    O pior de tudo, é que depois eles ficam vomitando a casa toda, e o vômito é cocô de gato puro!

    É triste mas as vezes chega a ser hilário, eles ficam sentados olhando os gatos fazerem cocô, com aqueles olhinhos brilhantes, só esperando a hora de atacar!

    Tem alguma coisa que eu possa fazer pra que eles parem com isso? A situação tá chegando a um ponto insuportável!

  22. Rita Ericson says:

    Olá Gisele,
    é frequente este interesse dos cães pelas fezes dos gatos. A melhor maneira de evitar é posicionando as caixas dos gatos em locais de difícil acesso aos cães ( uma portinha pequena para um comodo ou em alguma superficie alta, por ex) ou trocando as caixas sanitarias por modelos fechados.
    Evite demonstrar que você acha graça! Os cães percebem e tendem a repetir este comportamento para te agradar!
    Abraço
    Rita Ericson

  23. Kelly says:

    Olá,
    Minha cadela come as fezes, isso é sempre. Saio para trabalhar e meu marido também, já tentamos passear com ela todos os dias e nos fins de semana deixo ela com outros cães para distrair, já ministrei 2 caixas de coprovet, mesmo assim não adiantou. não sei o que fazer. se ela precisa de um suplemento alimentar qual seria? A ração que uso é K&S e não dou outros alimentos sem ser para cães.

  24. Rita Ericson says:

    Olá Kelly,

    nem sempre o Coprovet funciona.
    A melhor técnica é não dar ao cão a oportunidade de comer fezes, desde o princípio. O local destinado para “banheiro” deve ser imediatamente limpo e se isso não for possível, proiba o acesso do cachorro enquanto as fezes estiverem no chão. Os cães costumam evacuar logo após se alimentarem, estabeleça uma rotina que o cão defecará como um relógio! Esta medida facilita muito a limpeza imediata.
    Enriqueça o ambiente e a vida do seu cachorro. Promova passeios, brincadeiras interativas, agility, dê trabalho para seu cão.
    Se o tratamento não for eficaz, é provável que seu cão tenha uma desordem compulsiva. O tratamento deve ser realizado com o auxílio de medicação de uso controlado, prescrita pelo veterinário.
    Mande Noticias!
    Abraço
    Rita Ericson

  25. Rosileny says:

    Tenho uma pinsher e uma gata.A cachorra fica tomando conta:quando a gata termina de sair do banheiro ela sai correndo p. comer as fezes da gata.Cheguei até a desistir da areia higienica.Não sei o que fazer,tenho medo de uma hora isso começar a prejudicá-la.

  26. Rita Ericson says:

    Olá Rosileny,

    acredito que a maneira mais fácil de resolver este problema, seja posicionar a caixa sanitária em um local de difícil acesso para sua pinscher (em um local alto por ex.).
    Para resolver definitivamente o problema, você precisa ficar por perto para corrigí-la imediatamente. Dê uma bronca seca, sem frases longas e repita o máximo de vezes possível – cuidado para não assustar sua gata, espere ela se afastar.
    Mande noticias!
    Abraço
    Rita Ericson

  27. Susana says:

    Oi, Dra!
    Um ótimo aliado para os cães que gostam de fezes é o borrifador de água. Assim que o cão for comer as fezes dele ou de gatos, o dono sapeca um borrifo de água na cara do cão e diga um “NÃO” bem alto pra ele associar o não com o borrifo de água. É uma tentativa. Boasorte para os donos dos cães.

  28. Rita Ericson says:

    Obrigada, Susana!

    Abraço
    Rita Ericson

  29. Cleber says:

    Tenho um filhotinho de cachorro da raça lhasa apso pretendo deixar ele a maior parte do tempo dentro de casa comigo, o que fazer para ele quando ficar adulto fazer xixi sem levantar as pernas traseiras para não molhar gavetas. Tem algum jeito?

  30. Rita Ericson says:

    Olá Cleber,

    leia o post:http://www.bichosaudavel.com/como-ensinar-seu-filhote-a-fazer-xixi-e-coco-no-local-certo/
    Ele não precisa não levantar a pata traseira para urinar em um local determinado por você. Ensine-o a urinar bem longe das gavetas!
    Muitas vezes o cão macho castrado precocemente não levanta a pata para urinar.
    Abraço
    Rita Ericson

  31. Sueli says:

    Tenho uma filhote de lhasa a JULLY esta com 3 meses e tbém como as fezes.A mãe dela tbém era assim isso e genético?

  32. Rita Ericson says:

    Olá Sueli,

    algumas raças tem este hábito, o shih-tzu é o “campeão”, mas os lhasas também apresentam este comportamento, com frequencia.
    Abraço
    Rita Ericson

  33. POLIANA DE LARA CEOLIN says:

    minha cadela esta vomitando sem parar 🙁

  34. Rita Ericson says:

    Olá Poliana,

    os vomitos podem ser causados por diferentes motivos, leve-a para consulta veterinaria.
    Abraço
    Rita Ericson

  35. Regiane says:

    OLá tenho o dudu e ele anda comendo titica de galinha uma vez ele até passou mal ficou vários dias sem comer
    desde já obrigada

  36. Rita Ericson says:

    Olá Regiane,

    evite que o Dudu tenha acesso as fezes das galinhas e/ou corrija-o sempre que perceber que ele está interessado, cheirando.
    Abraço
    Rita Ericson

  37. karyna says:

    tenho uma shitshu de 5 anos, ela esta no ciu, sempre se lambeu e lambe a gente tambem mas esta alem do normal oque faço?

  38. Rita Ericson says:

    Olá Karyna,
    os cios podem ser diferentes, as vezes mais ou menos intensos.
    Se ela está agindo normalmente, bem disposta, fique tranquila.
    Se ela ficar prostrada, leve-a para atendimento veterinario.
    Saiba mais sobre cio em: http://www.bichosaudavel.com/cuidados-com-o-cio-gestacao-e-filhotes/

    Abraço
    Rita Ericson

  39. Pollyana says:

    Olá! queria tirar uma dúvida! Minha gata está com o anus super vermelho,como se estivesse na carne viva (acho qe está) e esta dolorido,quando ela acaba de defecar ela lambe para limpar e dá miados de dor muito alto,e ela está com diarréia e fede muito,levei ela num veterinario,ele falou que é infecção só não falou do que,ele passou o remedio Ibatrim,dei certinho pra ela,e não curou a infecção,vc poderia me dizer aonde é essa infecção dela ? e vc recomenda qe eu faça oq ? dê o remedio de novoo ? tem algum remedio qe vc me receita a usar ? … Obrigada!!

  40. Pollyana says:

    Olá! Minha gata está com o anus vermelho,parece qe está na pele viva (axo qe está) e ela ta com diarréia e fede muito,ja chegou a feder carniça,levei ela num veterinario qe tem numa casa de ração aki pérto ele disse qe ela está com infecção só não disse aonde é a infecção,e ele me passou o remedio Ibatrim.dei certinho pra ela e não resolveu,vc poderia me falar aonde é essa infecção?,e qe remedio eu devo dar pra ela ? Já faz um tempinho qe ela está com essa infecção..Um tempinho depois qe ela teve filhote qe apareceu isso nela,o cocozinho do filhote dela era durinho agora está mole , será a infecção qe esta passando pra ele? ,mais o anus dele não esta vermelho.
    Oq faço com minha gata ? .. Ela dorme encima dos movéis ou em cima da minha cama tem vez qe ela faz coco em cima das coisas,tipo deu vontade ai ela vai na caixinha dela fazer ai vai pingando a diarréia em tudo =( … Obrigada!

  41. Rita Ericson says:

    Olá Pollyana,
    é impossível opinar sem examinar sua gata.
    Converse com o vet que está tratando dela.
    O filhote já tomou vermífugo?
    Mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

Faça sua pergunta!

Pode parecer muito estranho, anti-higiênico e nojento para nós humanos. Para os cães, comer fezes não é tão raro nem anormal. Pode até trazer beneficios. A mãe, por exemplo, come as fezes dos filhotes para manter o “ninho” limpo.

Os filhotes que comem fezes, costumam fazê-lo por curiosidade. Assim como nossos bebês eles passam por uma fase oral, quando descobrem o mundo através da boca. Este hábito costuma desaparecer até o filhote completar 1 ano de idade. Até lá ele terá descoberto que o mundo oferece muitas opções mais palatáveis (gostosas) que fezes…

Se o hábito permance no adulto, aí sim podemos estar diante de alguns problemas:

  • alimentação pobre em nutrientes
  • horário da alimentação irregular
  • quantidade insuficiente de alimentação
  • tédio – comer fezes pode ser 1 passatempo!

Se a causa é alimentar, devemos corrigir o mais rápido possível. Converse com seu veterinário sobre a melhor rotina alimentar e qualidade da ração oferecida. A ração seca (principalmente com alto teor de fibras) costuma ser a melhor opção.

Existem algumas sugestões para transformar o gosto das fezes ainda mais desagradável como salpicar amaciante de carnes na ração ou medicar o animal com um produto semelhante, disponível nas pet shops. Estas técnicas nem sempre funcionam.

A melhor técnica é não dar ao cão a oportunidade de comer fezes, desde o princípio. O local destinado para “banheiro” deve ser imediatamente limpo e se isso não for possível, proiba  o acesso do cachorro enquanto as fezes estiverem no chão. Os cães costumam evacuar logo após se alimentarem, estabeleça uma rotina que o cão defecará como um relógio! Esta medida facilita muito a limpeza imediata.

Enriqueça o ambiente e a vida do seu cachorro. Promova passeios, brincadeiras interativas, agility, dê trabalho para seu cão. O comando “larga” também pode ser muito útil.

Cachorro ocupado é cachorro feliz!

Também é bastante frequente o interesse dos cães pelas fezes dos gatos! Quem tem cachorro e gato na mesma casa sabe disso…

As fezes dos gatos são mais ricas em proteínas que as fezes dos cães, consequentemente, o odor e sabor são mais atraentes para os cachorros.

Nestes casos, costuma ser mais fácil posicionar a caixa de areia do gato em um local inacessível para o cachorro, como o alto de uma bancada ou a utilização de uma caixa sanitária fechada, que o cão não caiba dentro. cat litter box

caixa sanitaria fechada

caixa sanitaria fechada

 

 

 

 

 

 

Se o tratamento (na maioria das vezes uma combinação de ações) não for eficaz, é provável que estejamos diante de um animal com desordem compulsiva. O tratamento deve ser realizado com o auxílio de medicação de uso controlado, prescrita pelo veterinário.


Carregando..
 
 
focinho do cachorro
rabo do gato