Cortando as Unhas

unha
25-janeiro-2010
bichosaudavel
  1. Patricia Almeida says:

    Adorei o site !!!
    Vcs estão de parabéns !!!
    Gostaria de saber se existe algum luga no Rio de Janeiro que faça cirurgia de catarata. Meu cãozinho desde os 4 anos apresentou catarata em um dos olhos e não tenho a menor condição de operá-lo. Hoje com 6 anos ainda não consegui fazer nada.
    Desde já agradeço
    Patricia

  2. rtercsn451 says:

    Te enviei sugestões por email

    Abraço
    Rita Ericson

  3. rosilane macena says:

    amei o seu site…ouvi na radio paradiso…estou tratando a esporotricose no meu gato, ja vai fazer 3 meses! quanto tempo mais ainda vou levar para curá-la de vez ? o remedio q uso é muito caro, mais estou fazendo tudo q o médico mandou..mais gostaria de saber sua opinião sobre o tempo de tratamento. quando minha gata vai poder voltar a vida social? obrigado desde ja ..deus te abençoe…

  4. Luiz says:

    tenho uma cadela Maltes de 3 anos , ela tem o cotume de roer as unhas , faz um barulho danado mas nunca se machucou , que pode ser?

  5. rtercsn451 says:

    Oi Luiz

    se ela não tem nenhuma patologia dermatologica (micose, alergia) nas unhas, pode ser mania, habito ou descarga de ansiedade.
    É comum os animais se lamberem ou morderem quando a pele está coçando. Se neste momento o dono do animal chama atenção dele, manda parar ele pode perpetuar esta ação para chamar a atenção.
    Certifique-se que não há problema dermatologico e passe a ignora-la quando estiver se coçando. Mude de ambiente, nem olhe para ela.
    Outra opção é fazer um barulho estranho, como sacudir um cofrinho quando ela estiver roendo as unhas. Mas faça escondido! Ela não pode perceber que foi você que fez.
    Mande noticias!
    Abraço
    Rita Ericson

  6. rtercsn451 says:

    Oi Rosilane,

    que bom que você gostou do site!
    Te recomendo o site da prefeitura:
    http://www0.rio.rj.gov.br/ijv/esporotricose.shtm
    Não interrompa o tratamento! É longo mesmo!
    Abraço e saúde
    Rita Ericson

  7. evaldo costa says:

    MEUS DIGNÍSSIMOS PARABÉNS!
    MARVILHA O SITE! OLHA, APRENDI MUIIIIIIIIIIIIIIITA COISA….
    E, MAIS UMA VEZ, PARABÉNSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS!

  8. rtercsn451 says:

    Obrigada, Evaldo!
    Fico muito feiz, meu objetivo é este!

    Abraço
    Rita Ericson

  9. Susana Cherullo says:

    Oie!
    Pra cortar as unhas, tenho um alicate próprio pra animais e mesmo assim eles não gostam muito quando apareço com ele. É rápido e rasteiro!
    Bjs

  10. SIMONE says:

    Bom dia! ontem ouvi um pouco do seu programa e adorei!! pena que estava no trabalho e não consegui ouvir direito!Mas, você falou sobre seu site, então aqui estou eu,ADOREI!!!!!!!!!! Aqui tem tudo que eu precisava saber, até como cortar unha. Eu tenho um basset, para cortar as unhas dele é uma luta, ele não deixa eu segurar a patinha dele. Mas, seguirei suas dicas e sei que conseguirei! Bjs e parabéns pelo sucesso tudo de bom!! SIMONE

  11. Rita Ericson says:

    Obrigada, Simone!

    Abraço
    Rita Ericson

  12. Fabíola says:

    adorei o site, virei fã.
    estou aprendendo muito.
    esta matéria mesmo estava louca pra cortar a unha do meu cãozinho agora é só comprar o cortador.
    no petshop eles sempre esquecem.
    obrigada

  13. Rita Ericson says:

    Obrigada, Fabíola!
    Divulgue para seus amigos amantes dos animais.
    Abraço
    Rita Ericson

  14. ellen says:

    porque fizeram isto o cachorro pode se dizer que ele também e um ser humano essa pessoa que fez isso um dia vai sofrer

  15. ellen says:

    isso é muito errado essas pessoas tem que pagar por isto

  16. Adorei as dicas já estava desistindo de cortar as unhas da minha gata Safhirah que já tem dois anos,acostumei desde bebe mas de um tempo pra cá ela não deixa mais valeuuuuu

  17. Rita Ericson says:

    Obrigada, Deborah!
    recomende para seus amigos,
    abraço
    Rita Ericson

  18. Roberta says:

    Tenha uma cachorrinha da raça York que há uns 3 ou 4 meses começou a lamber muito a patinha, ela chega a deixar a pata molhada, levei na veterinária e ela disse que não era nada… há cerca de uns 2 meses em um dia do nada começou a sangrar bastante. Levei ao veterinário e ele disse que a unha havia quebrado na base , passou um antibiótico, pomada para estancar o sangramento e um remédio spray para aplicar 3 vezes por dia…
    Ao final do tratamento ela continuava lambendo a unha, mas não sangrava mais, levei novamente no veterinário que passou outro remédio e antibiotico, porém mais 20 dias se passaram e nada… Hoje a unha dela voltou a sangrar. Você teria alguma idéia para me ajudar por favor ?

  19. Rita Ericson says:

    Olá Roberta,

    independente da sua cadela apresentar uma causa inicial para morder as patas, ela só deve ficar boa quando parar com este hábito.
    Certifique-se que ela não está precisando de tratamento dermatológico (antibiotico, antialergico) e comece a mudar sua atitude quando ela estiver se coçando.
    -Não chame a atenção dela, nem olhe para ela quando ela estiver se coçando.
    -Faça 1 barulho estranho (chocalho, cofrinho, apito, assobio) de maneira que ela não perceba que foi você que fez
    -Se você não tiver nada a mão para fazer barulho, saia do ambiente. Não deixe ela perceber que sua saída se relaciona com ela – disfarce!

    Uma opção que funciona bem, é o uso do Colar Elizabetano (parece 1 abajur no pescoço), mas as vezes o animal fica muito incomodado, principalmente se estiver realmente coçando e com o colar ela não vai alcançar as patas.

    Mande notícias
    Abraço
    Rita Ericson

  20. Rafael says:

    Olá
    Tenho uma poodle de 2 meses e as unhas dela são grandes, e ficam grudando nos tapetes.
    Com quantos meses eu posso cortar as unhas dela?
    Aguardo resposta

  21. Rita Ericson says:

    Olá Rafael,
    as unhas podem ser cortadas a qualquer momento, tomando cuidado com a área de corte.
    Abraço
    Rita Ericson

  22. vanuzia says:

    mais meu gato adora morde
    dai ele usa os dentes para não deixa eu corta
    vc tem alguma sugestão como

  23. Rita Ericson says:

    Olá Vanuzia,
    você pode precisar de alguém para te ajudar.
    “Embrulhar” o gato com uma toalha grossa pode ajudar bastante.
    Deixe somente a pata que você vai cortar “para fora” da toalha.
    Abraço
    Rita Ericson

Faça sua pergunta!

Será que dói? Vai sangrar?

Realmente não é fácil cortar as unhas de cães e gatos sem tomar algumas precauções.

A maioria dos cães detesta manipulações nas patas, é um ato de muita “entrega”. É preciso que o animal tenha uma relação de muita confiança com quem o manipula ou estar totalmente dominado, contido.

Na clínica ou na petshop, além da experiência de quem corta, o animal fica em cima de uma mesa, se for necessário utilizamos uma mordaça (gatos também usam!!) e o trabalho é realizado com mais segurança.

O problema é o estresse. Os gatos detestam sair de casa.  Os cães gostam, mas preferem ir passear…passeio para ir à clínica…nem sempre.

O que fazer?

O ideal é desde filhote acostumar seu animal às manipulações. Associe sensações prazerosas, como brincadeiras e petiscos e ao mesmo tempo mexa na boca, nas patas, orelhas e elogie enquanto ele permitir. Quando ele começar a reclamar, pare a manipulação e “mude de assunto”.

É preciso ser persistente e ter paciência. Apresente o cortador de unhas, deixe-o cheirar, lamber e lembre-se de oferecer 1 petisco. Depois de algumas repetições, comece a cortar, só a pontinha sem atingir o vaso sanguíneo que pode sangrar bastante se for cortado. Se a unha for preta não dá para visualizar a área ideal de corte. Neste caso, aprenda com um profissional aonde é o limite.

Tenha sempre um produto para estancar o sangramento, como um pó hemostático e use se necessário. Eles estão disponíveis nas pet shops . Em caso de emergência, experimente colocar farinha, “emassar” o local com sabonete ou até mesmo uma gota de cola rápida, mas CUIDADO!


Carregando..
 
 
focinho do cachorro
rabo do gato