Espirro Reverso – você sabe o que é isso?

cao mascara
  1. Janaína says:

    Cadê o vídeo?

  2. Rita Ericson says:

    Clique nas palavras “Espirro Reverso” em verde abaixo do texto.
    Abraço
    Rita Ericson

  3. gislaine says:

    Olá!
    Por favor, nos casos de espirro reverso o cão apresenta lingua roxa por ter fica do com falta de ar?
    o meu ta tendo isso

    abraços

  4. Rita Ericson says:

    Olá Gislaine,

    leve seu cão para consulta veterinaria.
    Não é comum, no cão saudável, a cianose (lingua roxa).

    Abraço
    Rita Ericson

  5. Gislaine says:

    Obrigada!ja estamos levando mas o vet nao dncontra o motivo. Fara endoscopia…sera q pode ser rwfluxo e engasga e fica com falta de ar??

  6. gislaine says:

    Oi tudobem?entao ele fica co. A lingua roxa devido a falta de ar mas onormal da lingua dele eh vermelhinha normal.obrigada

  7. Rita Ericson says:

    Oi Gislaine,

    é muito difícil opinar sem examinar o animal.
    Mande notícias!
    Abraço
    Rita Ericson

  8. Tatiane says:

    Boa noite Dr
    Eu tenho um filhote de pug, tem 2meses. Está com uma tossi há cerca de 25 dias, fiz rx relatou que ela está com pneumoniabroquio leve. Veterinário examinou e passou antibiotico amoxilina mais fluimucil e vitamina C. Passou este 21 dias e continua, agora além de tossir tbm sai uma cosma branca pela boca, as vezes. Voltei no veterinário passou amoxilina com clavulanato de potássio (clavulin). O que deve fazer?

  9. Rita Ericson says:

    Olá Tatiane,
    siga as recomendações do veterinário.
    Às vezes é necessário trocar de antibiótico para debelar a infecção.
    Mande noticias
    Abraço
    Rita Ericson

  10. Tatiane says:

    Boa tarde Dr

    Obrigada, pelo orientação.
    Fui novamente bater outro RX só agora da face, deu Síndrome do braquicefálico. Veterinário falou que isso é normal da raça Pug. Por isso que ela tossi como se estivesse engasgando. Isso vai ser pra vida toda. Isso está certo? Não tem cura? Pug sofre por isso? Como agir com isso? Porque dar um desespero da minha parte!!!!
    Obrigada pela atenção
    Tatiane

  11. Rita Ericson says:

    Olá Tatiane,
    os cães braquicefálicos costumam apresentar dificuldade respiratória.
    Se não há alongamento do palato nem bronquite, é uma questão anatomica.
    Não acredito que haja nenhuma medida curativa.
    Abraço
    Rita Ericson

  12. jaqueline says:

    Ola, tenho um golden que esta meio triste e fica puxando o nariz como se estivesse intupido, ele esta no interior e miha mae tinha deixado veneno de rato a posta sera que ele inalou? não esta babando nem vomitando só como se estivesse cansado e com dificuldade de respirar! Pelo amor de Deus me ajude, não deixe eu perder meu cão! Ja tentei procurar o unico veterinario que tem la mais nao o enconto a cidade, estou na capial a 500km com uma bb recer nascida nao tenho como ir buscar ele! to desesperada e um filhinho mais velho que tenho!

  13. Rita Ericson says:

    Olá Jaqueline,
    este sintoma não é característico de envenenamento.
    Se ele ficar prostrado, leve-o para atendimento veterinário.
    Retire todos os restos de veneno da área que ele circula.
    Saiba mais sobre gripe canina:http://www.bichosaudavel.com/gripe-canina-ou-tosse-dos-canis/
    Se restarem duvidas, entre em contato.
    Abraço
    Rita Ericson

  14. Jaqueline says:

    Obrigada pel atenção!Mais levei ele urgente na clinica e foi constatado que era coração, infelismente ele partiu! Muita saudades deixou!

  15. Simone Bertoni says:

    Boa tarde
    tenho uma poodle de 2anos e 7meses, e apresentou esse tipo de espirro com menos de um ano. as vezes ela apresenta esse tipo de espirro quando está ansiosa, euforica ou após os banhos. Mas dura apenas alguns minutos. Mas dessa vez está durando mais tempo, e quando isso ocorreu na primeira vez que durou 2dias, a veterinária disse q não tinha o que fazer a não ser tentar acalma-la. Estou com dó, pois eka está muito amuada. O que posso fazer, pois tentar acalma-la faço o tempo todo?

  16. Rita Ericson says:

    Olá Simone,

    será que a sua cadela não está com gripe canina?
    Saiba mais:http://www.bichosaudavel.com/gripe-canina-ou-tosse-dos-canis/
    O espirro reverso costuma ser um episódio isolado, ele pode até se repetir, mas não dura 2 dias.
    Mande noticias
    Abraço
    Rita Ericson

  17. Simone Bertoni says:

    Olá Dra. Acredito que voce tenha razão, pois meu marido tambem comentou sobre isso, ela teve febre dei dipirona ela ficou amuada mais 1 dia e agora está bem. Agradeço muito sua atenção e resposta, obrigada. Estou mais tranquila.

  18. oii meu nome é alessa tenho um labrador de 5 meses e ele esta com muita frebe e esta engasgado confeço que nem dormi direito de tento que chorei pensando que ele ia more mais graças a estas ajudas posso fica mais aliviada ja levei a uma veterinaria e a 1 coisa coisa que perguntou foi das feses e se tinha vomito respondi que estava normal mais ensi ele parece que esta bem brinca corre mais tenho medo ainda desta toce mais muito obridago por esta informacoes de coracao

  19. Rita Ericson says:

    Olá Alessa,
    espero que seu labrador esteja melhor.
    Se ele estiver prostrado e/ou com febre, converse com o(a) veterinário(a) que trata dele.
    Abraço
    Rita Ericson

  20. Patricia Farias says:

    Ola boa tarde, meu chamo Patricia, tenho um shih tzu, o xodo da minha vida. Ele tem espirro reverso quando esta muito euforico, comentei com a veterinaria e ela disse que era normal da raca. Mas ontem passou um episodio novo que me assustou muito, ele estava bem euforico ao me receber, pulando e feliz da vida, derrepente comecou com se estivesse engasgado, ficou todo rigido(duro) e sem respiracao, meu esposo puxou sua lingua e eu colocou o dedo na garganta pra ver se tinha algo engasgado, mas nao havia nada, sua ligua estava roxinha. Todo esse episodio durou como 2 minutos maximo, mas foi assustador, pensei que meu caozinho ia morrer =(. Estou aqui pesquisando e achei seu blog, gostaria que vc me orientasse em possiveis problemas que podem ocasionar esta reacao. So para esclarecer, ele nao comeu nada, nao estava intoxicado e nem foi picado por nenhum animal.

  21. Rita Ericson says:

    Olá Patricia,
    os cães braquicefálicos (focinho curto, cara achatada) costumam apresentar dificuldade respiratória.
    Alguns podem apresentar fatores que dificultam mais ainda a respiração, como alongamento do palato, bronquite, estenose de traqueia.
    Leve-o para atendimento veterinário.
    Abraço
    Rita Ericson

  22. Fernanda says:

    Oi Rita!! Tenho uma poodle de 11 anos, ela começou a ter crises de espirro reverso a 1 ano, logo em seguida começou com espirros normais… em seguida começou a espirrar sangue (somente pela narina esquerda) já levei em vários veterinários, fiz rx da traquéia e do nariz. A traquéia estava normal e no nariz apareceu como se tivesse alguma coisa obstruindo mas não sabiam o q podia ser. Exames de sange normais (inclusive pra doença do carrapato). Fiz uma rinoscopia e retiraram um fragmento da narina esquerda de 5mm por 7mm, biopsiaram e não era nada. Diagnosticaram como rinite alérgica. Já tirei tds os tipos de produtos que tenham cheiro de perto dela. Ela já tomou antibióticos, corticóides, anti-histaminicos, tem uma leve melhora mas volta. Teve vomitos amarelos com sangue após quase 15 dias de celestamine. Repetimos os exames de sangue e os leucócitos e do fígado estavam bem altos. Fiz um eco do coração (onde apareceu algumas alterações mas não que justifiquem) e um us abdominal. No us apareceu aumento do fígado e do baço, vários micro cálculos na vesicula, ducto biliar e fígado. Começamos a medicar com silimalon plasil e omeprazol. Foram dois vidrinhos de plasil daí ela parou de vomitar. Trocamos a ração p hepatic e tomou 3 caixas de silimalon. Repetimos os exames de sangue e o fígado normalizou. Os leucocitos diminuiram mas ainda estão acima do normal e os eritrocitos estão diminuidos. Nesse periodo todo ela continua com crises de espirro reverso e espirro normal (sem sangue). Começamos a medicar o olho esquerdo dela com colirio antibiotico pois ela apresenta mais remela no esquerdo (que é o lado da narina que sangra), vermelhidão e ela se esquiva e pisca bastante. Já tem principio de catarata tb. Foi feito exame pra lechimaniose e deu negativo. Começamos com cartilodog. E ela voltou a espirrar sangue… não sei mais o que fazer. Ela não apresentou febre em nem um momento. Se alimenta e defeca normal. Hj está tendo crises de espirro reverso umas 7x por dia. E espirrou sangue ontem 3x. Ela espirra sai sangue pela narina esquerda e logo para. Se ela continuar espirrando continua saindo. Estou pensando em fazer uma endoscopia. Tem alguma dica?? Obrigada.

  23. Rita Ericson says:

    Olá Fernanda,

    a endoscopia para o nariz, é a rinoscopia. Pelo que entendi, ela já fez e biopsiou uma lesão.
    É possível que um pólipo ou tumor esteja causando este quadro.
    O exame da boca é normal?
    As infecções dentárias podem causar sintomas nos olhos e narinas.
    Mande noticias,
    abraço
    Rita Ericson

Faça sua pergunta!

O espirro reverso é um fenômeno comum em cães.

No espirro normal, o ar é empurrado para fora do nariz, no reverso, o ar é puxado para dentro do nariz rapidamente produzindo um som de esforço respiratório.

Durante o espirro reverso, o cão faz várias inspirações rápidas, fica em pé com os braços abertos e com a cabeça estendida.

A sensação que os proprietários do animal  têm é que ele está com algo preso na garganta ou até mesmo sufocando. Este episódio costuma durar entre 1 e 2 minutos.

Não sabemos exatamente a causa do espirro reverso, mas pode estar relacionado com alergias, substâncias irritantes para o sistema respiratório ou inflamações no nariz.

Qualquer cão, de qualquer raça, idade ou sexo pode apresentar episódios de espirro reverso.

Não se apavore! Não há risco de sufocamento nem risco de vida. Entre os “ataques” o animal age normalmente.
Se o seu animal apresentar dificuldade respiratória ou episódios muito frequentes, procure sue veterinário para maior investigação.

Você pode ajudar seu cão durante um episódio de espirro reverso estimulando-o a engolir algo ou interrompendo rapidamente a respiração dele. É parecido como fazemos para parar com soluços – há quem diga que puxar a língua também ajuda.

Assista um vídeo, clicando abaixo:

Espirro reverso


Carregando..
 
 
focinho do cachorro
rabo do gato