Gripe Canina ou Tosse dos Canis

Very much sick dog
  1. Renata says:

    Olá Dra Rita,resgatei uma cocker da rua e a levei p minha casa,ela está com uma tosse que parece um engasgo e com muita secreção ocular mal cheirosa,vivo dando banho nela mais o cheiro não sai.Estou passando soro fisiológico mais não está adiantando,o dono do Pet perto da minha casa disse que pode ser vermes no pulmão e passou um remédio de dose única,ela já tomou mais não adiantou.
    Obrigada desde já!

  2. Adriana says:

    Olá! Nossos filhotes de Poodle e Lulu da Pomerânia estão com 4 meses, estamos a 40 dias com eles e a pelo menos um mês tratando a tal “Tosse de Canis”. Os sintomas são a tosse que parece engasgo, algumas vezes com a secreção branca parecida com espuma. Eles já passaram por duas veterinárias e tomaram Alcort, Predsin, Amoxilina, xaropes para a tosse como Codein e Seki, fazem inalação com Bisolvon, tomaram Leucogen para aumentar a imunidade e nada da tosse ceder, melhora um pouco mas não cede. O que me deixa um pouco mais tranquila é que eles nunca ficaram prostrados, tem apetite normal e brincam bastante. Não sei mais o que fazer, pois todos dizem que em 15 dias era para não ter mais a tosse. Me dê uma luz, por favor!!

  3. douglas says:

    Ola dra. Tenho um pitbull com quase 3 anos de idade e ontem começou a fazer esse barulho como se estivesse engasgado, ate o momento n apresentou mudança no comportamento, e quando fica mais calmo a ponto de dormir as tosses cessam. Único sintoma é a tosse, q as vezes chega a ser tao forte q ele tenta voltar parece mas sai somente um pouco de saliva. Sou grato desde JA.

  4. Rita Ericson says:

    Olá Danielle,
    fico feliz com a melhora dela.
    Abraço
    Rita Ericson

  5. Rita Ericson says:

    Olá Renata,
    estes sintomas podem ser comuns a diferentes doenças.
    De uma simples verminose ou conjuntivite até uma virose mais grave.
    Impossivel opinar sem examinar seu animal.
    Leve-o para atendimento veterinario.
    Mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  6. Rita Ericson says:

    Olá Adriana,
    infelizmente, como ocorre com a gripe humana, existem variações da sintomatologia.
    Eu também tenho atendido animais com quadros mais persistentes da gripe.
    Se eles estão animados, fique tranquila.
    Mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  7. Ana Paula says:

    boa tarde! Estou muito preocupada com meu cachorro aqui onde moro é uma cidade peguena nao tem veterinario.Meu cachorro esta com uma ingua no pescoço prox a garganta notei que ela diminuiu de tamanho fiquei um pouco aliviada mas esta com os olhinhos vermelhos remelentos embora continue bem brincando correndo e comendo ração tenho medo que piore tadinho.me ajude….

  8. Mariana says:

    Olá!Eu tenho uma podlle de 5 meses e na terça a levei no veterinário, por que ela estava com olhinhos com muita secreção, ele diagnosticou como sendo conjutivite e passou um colírio para ser aplicado 2 vezes ao dia e um comprimido de arovit por dia, comecei o tratamento, mas ontem ela começou a ficar prostada, se negar a comer, hoje eu a levei novamente e ele falou que ela está com gripe também e receitou cefalexina 2 ml duas vezes ao dia e também 3 gotinhas de cewin uma vez ao dia, ela ja tomou o remédio. Ela está bem triste, dorme praticamente o tempo todo, está se negando a comer, tem apresentado febre e parece estar com dor na lateral do corpo, hoje ela vomitou e também apresenta uma secrção no nariz. Eu sei que talvez seja cedo para ela apresentar uma melhora significativa, mas gostaria de saber se esses sintomas são realmente referentes a gripe como dito pelo veterinário dela. Ele disse que poderia dar a ela 5 gotinhas de paracetamol no caso de febre, mas também já vi cometários de que poderia ser tóxico ao fígado, posso dar a ela ou não? Por favor, peço que me dê uma luz, pois estou realmente aflita com a situação da minha pequena.

  9. Rita Ericson says:

    Olá Douglas,
    pelo seu depoimento, parece um quadro de gripe canina.
    Se ele ficar prostrado, leve-o para atendimento veterinario.
    Abraço
    Rita Ericson

  10. Silvio says:

    Boa noite, hj é com muita dor que estamos entregando os pontos em tentar salvar nossa Pointer, após passar por mais de 5 veterinários e inumeros exames, todo o tipo de antibióticos possíveis e imaginaveis, inclusive com exame de cultura e antibiograma, ela não reage, ela fez nos últimos dias 20 ampolas de “ceftriaxona de sódio 1 g”, sem resultado, passamos para “Sulfato de amicacina”, esta última, medicamento hospitalar para graves infeções, também não estamos tendo resultado, é muito rémedio para o organismo dela, são bombas de medicamentos e o pior nenhum dos veterinários dão um diaguinostico correto, acho o fim do mundo isto, apelei para internet em desespero, tentando algo que pudesse nos ajudar, a baquitéria que ela tem é “Proteus mirabilis”, conforme o exame de cultura. Neste mês já gastamos em medicamentos para ela em torno de R$1.200,00, sem nenhum resultado, não é pelo valor, mas não sabemos mais o que fazer, tomamos uma decisão que sabemos que o resultado sera a morte dela, pois os rémedios não fazem efeito, vamos cancelar a medicação e deixar ela descançar em paz…

  11. Cristiane says:

    Boa tarde, tenho um filhotinho de shitzu,está com 2 meses , ele está bem, como , corre, pula,brinca mas o nairiz dele está saindo uma secreção esverdeada, , isto é gripe ou uma coisa pior?
    agradeço.

  12. Taynara(mogi guaçu) says:

    Ola ,
    Eu peguei um filhote e ela esta meio que parecendo que ela esta com o peito cheio de secreçao nao sei se ela ta com peneumonia pq ela esta animadinha e esta comendo só que ela nao consegue latir por causa do nariz que deve estar cheio e ela faz um barulho estranho pareceendo um porquinho …. estou preocupada oque devo fazer em casa para ela pois momento nao tenho dinheiro para levala a um veterinario e ela tbm esta espirrao ,agradeço desde ja .me ajudem porfavor pq è filhote ainda

  13. Rita Ericson says:

    Olá Ana Paula,

    em geral, o linfonodo aumentado (ingua) é sinal de alguma inflamação em algum local proximo a ele.
    Examine seu animal (ouvidos, boca, narinas) procurando alguma região inflamada e/ou dolorida – cuidado para não se machucar!
    Se estiver doendo muito ele pode te morder.
    Existem causas mais graves para o aumento do linfonodo, mas em geral são varios locais do corpo com esta manifestaçao.
    Se ele não estiver melhor, leve-o para atendimento veterinário.
    Mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  14. Rita Ericson says:

    Olá Mariana,
    em alguns animais os sintomas da gripe podem se agravar.
    Ela está melhor?
    Mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  15. Rita Ericson says:

    Olá Silvio,

    que triste esta situação.
    Existem varias patologias de diagnostio muito dificil, tanto na veterinária, quanto na medicina humana.
    As vezes é necessário realizar exames mais complexos como tomografia e/ou ressonancia magnetica para detectar um problema.
    E algum momento se pensou na possibilidade de haver fungos causando a infecção?
    Mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  16. Rita Ericson says:

    Olá Cristiane,

    impossível opinar sem examinar seu animal.
    Se ele está bem disposto, fique tranquila, mas a secreção esverdeada indica uma infecção.
    Leve-o atendimento veterinário.
    Abraço
    Rita Ericson

  17. Rita Ericson says:

    Olá Taynara,

    estes sintomas podem ser comuns a diversas doenças.
    Impossível opinar sem examinar seu animal.
    Leve-o para atendimento veterinário.
    Algumas universidades, instituições e prefeituras oferecem atendimento veterinário a preços populares e/ou gratuitos.

    Abraço
    Rita Ericson

  18. Vanessa says:

    Oi doutora !! Quero agradecer pela ajuda que vc me deu!! Muito obrigada mesmo!! Minha Ami ta otima hoje, quarta -feira de manha corri para o veterinário porque a noite inteira ela deitava no chão parecendo sem ar chegava a respirar de boca aberta fiquei a noite em claro ela se prostrava ! Entrei em pânico !! Eh muito triste ver isso ! Ela tomou uma vacina e me passarão remedio para 5 dias, e hoje graças a Deus ela esta otima ,dormi bem a noite junto comigo no quarto que esta ate mal acostumada… Rsrs!! Amo demais minha Ami !!! Obrigada doutora de coração !! Mesmo eu do outro lado do mundo fico feliz por ter pessoas para nos ajudar!! Que Deus abençoe vc!!

  19. Rita Ericson says:

    Que noticia boa, Vanessa!
    Abraço para você e para Ami!
    Rita Ericson

  20. Giseli Rosa Natale says:

    Oi,
    eu estava procurando as palavras GRIPE e CONVULSÃO e acabei achando o seu site, como vi a gentileza de responder aos questionamentos das pessoas resolvi também tentar conseguir sua opnião.
    Peguei uma rottweiler de 14 meses e pouco menos de 30 kg nos últimos dias do ano passado – ela vinha apresentando engasgos e tosses principalmente durante os passeios, quando ficava mto agitada, por vezes tomando água, mas em geral era só no passeio que ficava evidente.
    Ela vivia numa situação de obra onde respirava cal e cimento e assim ficou mto tempo e teve um quadro de obesidade com 6 meses, que a impedia de subir a escada sem parar pra descansar no meio do caminho, segundo relatos.
    As mamas dela parecem como cadela que já deu cria mas acredito que apesar dela ser baixinha e leve pra idade (ela é pequena, certo?) isso se deve ao quadro de obesidade, é possível?
    Na semana passada levei ela no veterinário pq achamos que ela piorou e eu fiquei alarmada ao encontrar um carrapato nela e o médico fez o exame clinico e disse que aparentemente estava td normal com ela no que tange ao coração e pulmões mas que estava com otite e micose na orelha.
    Viu que ao pressionar a garganta da cadela ela tossia, receitou prednisona 20 mg 2x/dia e otodem plus pra otite e dermodene max para a micose mas antes de ontem a encontrei com uma poça de espuma meio esbranquiçada, como saliva com bolhas bem em frente a ela e ontem a noite viram a cadela convulsionar – quadro leve que durou no maximo 15 segundos (convulsão tônica – juntar 4 patas, ficar mole, cair, estender a cabeça, virar os olhos, contrair por 2 vezes o torax como se sentisse mta dor e ficar desacordada por alguns instantes) a pessoa que viu isso acabou por chaqualhar e ela voltou.
    Hoje cheguei para vê-la e ela estava com algo no nariz, depois vi que ela estava espirrando e notei que aquilo na verdade era secreção.
    Ela convulsionou cerca de 1h dps de eu passar pela 1ª vez frontline spray sem superdosagem com toda a certeza
    O que pode ser que ela tem?
    Algum quadro de gripe ou parecido leva às convulsões?
    Muito obrigada
    PS: Vou leva-la no médico assim que ele chegar mas gostaria mto de uma segunda opnião pra me orientar

  21. Rita Ericson says:

    Olá Giseli,

    no texto sobre convulsões, você pode ver que há diferentes possíveis causas (http://www.bichosaudavel.com/convulsoes-em-caes/).
    Não acredito que se relacione com o quadro de gripe.
    Mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  22. gabriela says:

    olá minha cachorra parece estar com os sintomas do espirro reverso. Ela vive próxima a um pé de caqui e já vi ela comendo vários isso poderia ser causa de espirro reverso? Ela nao comeu nada de diferente nos últimos dias e só come ração. Qual seria o tratamento para ela? agradeço se puder me responde

  23. Rita Ericson says:

    Olá Gabriela,
    o epsirro reverso não oferece riscos nem tem tratamento.
    Você leu o texto?
    http://www.bichosaudavel.com/espirro-reverso-voce-sabe-o-que-e-isso/
    Mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  24. kauany moura says:

    olá doutora,tenho um rotivaly ele é novo cerca de 5 meses estou preocupada ontem ele apareceu com uma tosse estranha e não me deixou dormir a noite ele come tudo que ver pela frente comecei dar uns remédios ele e propolis o que a senhora acha que é. obrigada de kauany

  25. Rita Ericson says:

    Olá Kauany,
    é impossível opinar sem examinar seu animal.
    Se for um caso de gripe canina, ele deve melhorar dentro de alguns dias.
    Se ele ficar prostrado, leve-o para atendimento veterinário.
    Mande notícias.
    Abraço
    Rita Ericson

  26. maria neves says:

    A Sacha continua com a tosse, levei ao veterinário ela aplicou uma vacina não sei o nome, mas ela continua com uma tosse parecendo engasgo, ela que é gripe de canis, mas as vezes acho que ela ta engasgada mas ela come direitinho, ja dei ate melagrião. porfavor me dê uma dica. obrigado..

  27. marco antonio says:

    o meu cachrro esta com as patas enxadas o olho esta remelando o que fazer?

  28. F. Assis Lauritzen says:

    A minha cadelinha (Jade) tem 10 anos, ela é de porte pequeno;ainda é virgem, a bichinha está com uma tosse SECA, sem babar, não está com febre, pois o focinho dela está frio, não está triste ela é muito ativa, o único problema é a tosse. Se der xarope humano servirá. Obrigado pela atenção. Assis.

  29. Rita Ericson says:

    Olá Maria Neves,

    como descrito no texto, a tosse pode demorar alguns dias para passar…é necessario ter paciencia.
    Se ela ficar prostrada, leve-a para atendimento veterinário.
    Mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  30. Edson Palmeiras says:

    bom dia minha cadela teve cria a um mes e 9 dias 7 filhotes, infelizmente teve um alagamento uma semanha depois do nascimento dos filhotes e perdemos 4 afogados consegui salvar 3 porem um dos filhotes pouco se desenvolveu os outros dois estão saudaveis e o menor sempre que se alimenta (com alguma dificuldade pois a cadela já está desmamando os filhotes e os maiores empurram ele), ele fica como se tive-se gripado com uma especie de catarro saindo pelo nariz e espirrando pra tentar tirar o catarro do nariz.

    gostaria de saber se isto é uma gripe ou doença que atingiu os pulmões, ou se é algum tipo de desvio ou reação alergica do filhote ao alimento.
    pois só ocorre quando se alimenta e ele só bebe agua e leite devido ao atraso no crescimento ( ele tem 1/3 do tamanho dos irmãos)

    como temos dificuldades de ir ao veterinário estamos sem solução.
    abraços

  31. Rita Ericson says:

    Olá Marco Antonio,

    estes sintomas podem ser comuns a diversas doenças.
    Impossível opinar sem examinar seu animal.
    Leve-o para atendimento veterinário.
    Mande notícias.
    Abraço
    Rita Ericson

  32. Rita Ericson says:

    Olá F. Assis,

    este sintoma pode ser da gripe canina ( não costuma curar com xarope, mas pode amenizar os sintomas), mas também pode ser um sinal de doença cardíaca.
    Leve-a para atendimento veterinário.
    Mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  33. Rita Ericson says:

    Olá Edson,

    é impossível opinar sem examinar seu animal.
    Estes sintomas podem ser comuns a diversas doenças.
    Leve-o para atendimento veterinário.
    Mande notícias.
    Abraço
    Rita Ericson

  34. dalma regia says:

    oi,eu gostaria de saber o que meu cachorro tem,e que ele está tossindo e soltando uma espuma branca, o olho dele ta remelando muito ele naõ quer se alimentar,ele tem um ano e seis meses,raça pequena pit….obrigada

  35. Auxiiliadora says:

    Oi! Tenho uma pinscher com com 2 meses e 14 dias que tomou a primeira dose da vacina com 2 meses e 12 dias e no outro dia percebi que ela estava com uma tosse, não é constante e as vezes parece que ela está engasgada com algo. Ela está muito esperta e comendo bem. Devo me preocupar? Será alguma reação da vacina?

  36. Sueli says:

    O meu Maltês as vezes tem tipo um engasgo, parece que tem algo preso na garganta, depois passa. Ontem mesmo ele estava perto do ventilador e começou, tirei ele da sala e parou de fazer esse barulho estranho.
    Está esperto e se alimentando bem. Há uns 15 dias atrás fez um hemograma e está normal. Li uma matéria sobre Espirro Reverso. O que pode ser?

  37. Rita Ericson says:

    Olá Dalma,

    estes sintomas podem ser comuns a diversas doenças.
    Impossível opinar sem examinar seu animal.
    Leve-o para atendimento veterinário.
    Mande notícias.
    Abraço
    Rita Ericson

  38. Fernanda says:

    Drª, meu cão está como se estivesse engasgado, levei no medico ele tirou um raio x e não tem nd na garganta. POrém ele puxa a respiração com mta força, sua respiração esta rápida, e ao dormir percebi hoje, que ele está roncando.?
    O que será isso? A médica me receitou melagrião? Será que ele está gripado, ou tenho medo por ser um pincher, ser mais nervoso, ser problemas cardíacos??

  39. Rita Ericson says:

    Olá Auxiliadora,
    não me parece uma reação a vacinação, mas ela pode estar com a gripe canina.
    Se ela ficar prostrada leve-a para atendimento veterinario.
    Abraço
    Rita Ericson

  40. Rita Ericson says:

    Olá Sueli,
    veja o vídeo do espirro reverso:
    http://www.bichosaudavel.com/espirro-reverso-voce-sabe-o-que-e-isso/
    Se parece com o quadro do seu cão?

  41. poliana araujo says:

    ola,minha cachorinha vira lata esta com o fucinho seco e quente não quer comer e nem beber passa o dia deitada naum tem muitas forças,naum late e nem brinca mais parou totalmente …os olhos delas saem uma secreçao verde ,e ela tose cmo se fosse vomita mais não sai nada,naum faz côcô e nem xixi pelo amor de deus me ajuda por favor eu naum tenho condicões de leva-la aum veterinario estou DESEPERADA…:(

  42. Sueli says:

    Eu vi o vídeo do espirro reverso, é meio parecido, faz um barulho tipo róinc róinc. Mas depois do episódio de 20 de fevereiro, graças a DEUS ele não fez mais. Abraços…

  43. Rita Ericson says:

    Olá Fernanda,

    é sempre importante afastar a possibilidade da tosse ser cardíaca.
    Ela deve ser examinada por um cardiologista.
    Mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  44. Rita Ericson says:

    Olá Poliana,

    estes sintomas podem ser comuns a diversas doenças.
    Impossível opinar sem examinar seu animal.
    Leve-o para atendimento veterinário.
    Algumas universidades, instituições e prefeituras oferecem atendimento veterinário a preços populares e/ou gratuitos.
    Sua cadela é vacinada?
    Mande notícias.
    Abraço
    Rita Ericson

  45. paula canette says:

    Boa noite. estou desesperada,por favor pode me ajudar com
    uma orientação? A minha cadela está com uma tosse e cuspindo um gosma branca como se estivesse engasgada,achei também que
    fosse envenenamento não sei o que é,fiquei sabendo que a cão da vizinha está com o mesmo sintomas da minha e depois de 3
    a 4 dias a outra cadela minha começou a tossir ,mais bem pouco,estou dando leite para elas e comprimido de verme para uma delas. Por favor me de uma luz.

  46. Rita Ericson says:

    Olá Paula,
    pelo seu depoimento, parece um caso de tosse dos canis.
    Se os animais estiverem animados e se alimentando bem, fique tranquila.
    Se estiverem prostrados, leve-os para atendimento veterinario.
    Mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  47. Olá, por favor me poderia me dar uma orientação, minha cachorra sacha ela tem dez anos, é raça Poodle, há um mês teve a tosse canina mandei vacinar ficou boa, mas além da tosse o exame de sangue deu a doença do carrapado so que a veterinária so receitou remedio para tosse, agora ela apereceu com outro problma fica caindo não tem firmesa nas patas fica meio que tremendo com dificuldade para se locomover. Leveu novamente ao veterinário ela receitou uns remedios mas tou achando que não vai ficar boa. mande alguma opinião,
    Um abraço.

  48. meu cachorro esta com tosse ja faz 3 semanas esta tomanto xarope sera que ela vai melhorar?

  49. Rita Ericson says:

    Olá Maria das Neves,

    o tratamento da doença do carrapato deve ser realizado até o fim e se necessário, usar medicação de suporte durante o tratamento.
    É impossível opinar sem examinar seu animal.
    Mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  50. Boa noite Doutora, A minha cachorrinha continua muito debilitada acho que não vai sobriver, ja fiz de tudo, não levantou mais, até ontem ela até estava se alimentando mesmo eu axiliando, ontem ela passou o dia latindo ate de madrugada depois parou ficou quieta pençei at´que tinha morrido mas fui ver estava viva, so que hoje ela passou odia sem latir e quiz comer, dei soro e a medicação que a doutor a passou, mas aue não sobriver so não queria que ficasse sofrendo. muito obrigado pela sua atenção.

Faça sua pergunta!

A gripe canina, “Tosse dos Canis”  ou traqueobronquite infecciosa canina é uma infecção respiratória altamente contagiosa que acomete SOMENTE os cães.

Ela é causada pelo vírus da Parainfluenza e pela bactéria Bordetella bronchiseptica.

O sintoma mais comum é a tosse seca e persistente acompanhada de engasgos. Este sintoma se confunde frequentemente com ânsia de vômito e/ou corpos estranhos obstruindo as vias respiratórias.

Geralmente o animal é levado para clínica como se fosse uma emergência: o proprietário tem a impressão que ele engoliu algum objeto que ficou preso na garganta.

Nos casos brandos o animal se alimenta e se comporta normalmente, não apresenta febre e costuma melhorar sem tratamento em um período entre 7 a 12 dias. O maior incômodo é a força e a frequência da tosse, com um cão tossindo assim, nem ele nem ninguém consegue dormir!

Os casos mais graves costumam ser em filhotes e animais idosos.  A tosse passa a ser produtiva (com secreção) devido a contaminação bacteriana secundária (pneumonia). Nestes casos, o animal pode apresentar febre, secreção nasal e ocular, diminuição do apetite e prostração.

Para prevenir a infecção deve-se evitar o contato com animais doentes e locais com muitos cães (pet shops, hospedagens, canis etc). O vírus é transmitido através de aerossóis, isto é, gotas eliminadas na tosse e no espirro. Esta contaminação pode ocorrer pelo ar ou através de objetos e pessoas que entraram em contato com animais doentes.

Existem vacinas disponíveis, mas como toda vacina de gripe (inclusive a humana), a eficácia não é muito alta. Isto significa que mesmo vacinado o animal pode desenvolver a doença. O grande benefício é a diminuição dos sintomas e da duração da gripe, além de diminuir a contaminação para outros cães.

A vacinação é extremamente recomendada para animais que frequentam canis, hospedagens, aulas coletivas, parques e também para os cães idosos e/ou com problemas respiratórios.

Fique atento a outras possíveis causas de tosse nos cães.

Se ele já tiver mais de 7 anos, devemos suspeitar também de doenças cardíacas.

Converse com seu veterinário.


Carregando..
 
 
focinho do cachorro
rabo do gato