Meu Cão Não Quer Comer Ração!!

cachorro comendo
  1. Iris says:

    Olá Rita!
    Tenho um basset idoso de 14 anos que é bem ativo ainda, porém, chora demais a qualquer circustancia, olha pra minha cara e chora, come somente comida com muita vontade, porém, a ração de todos os tipos, mesmo a que ele mais gosta (Golden Light) está deixando de lado até ver a hora que chega a comida…e mesmo assim se eu nao der comida mesmo, fica bastante ração no pote dele. Ele teve prob na coluna há 2 anos atrás, foi medicado, supervisionado e acredito que não tenha mais nada. Infelizmente sobe e desce escada, mas não chora para isso, percebo que consegue muito bem, porém, sei que não posso deixar, mas o problema é que ele chora se quer subir ou descer! Eu estou enlouquecendo pois ele aprendeu essa forma de expressão (choro) e não pára mais!! Faz uns 3 meses pra cá que estou enlouquecendo!! Ele não pára quieto pra dormir, anda atras de mim chorando….não é fácil e eu surto!! Pior que eu trabalho em casa, atendo telefone, etc…
    Uma semana atrás, fui na minha sogra e a cadelinha dela estava no cio, e ele estava todo interessado, não parou de chorar 1 minuto atrás dela…como sempre eu estava surtando, pois ele anda teimoso, pedimos pra ficar em um lugar, ele não fica, parece que ele enouquece! Quanto mais pedimos pra ele parar mais ele aumenta o choro! E anda normal, só chora mesmo…O que pode ser? Será esquizofrenia canina? existe? Está caduco, impaciente? Obrigada!

  2. Roberta Omena says:

    Olá tenho uma vira lata e tem alguns dias que ela não quer comer a ração de jeito nenhum. Mesmo misturando com outras coisas ela ignora ou come só um pouco. Estou preocupada pq ela ta emagrecendo e além disso sua gengiva tá meio esbranquiçada. Você poderia me indicar alguma vitamina? Estou super preocupada com ela mas vou levá-la para o vet.

    Obrigada.

  3. Chris Tardelli says:

    Olá, Boa noite!
    Tenho um cachorro da raça cocker spaniel de 10 anos, de um mês pra cá, ele vem apresentando problemas, primeiro começamos a sentir um hálito horrível vindo dele, com cheiro de podre, como ele não come lixo, só ração e arroz, achamos que não era nada, durante a semana ele teve dificuldade em comer, levei ao vet que disse que era tártaro, infecção no ouvido, ele deu anestesia geral e eliminou o tártaro, deu alta e o levamos pra casa no mesmo dia, chegou em casa sem andar, ficou assim 2 dias, extremamente tonto, depois esse efeito foi passando e desde a cirurgia ele não come direito, está cada vez mais fraco e magro, sempre foi rechonchudinho, não come absolutamente nada, nem que agente bata carne moída com cenoura ou batata, ele não abre a boca, só bebe água, estou ficando preocupada, seria isso efeito da cirurgia ou dor? ele caminha uns metros e para, como se fosse fraqueza…ele receitou um antibiótico para a boca, um colírio pros olhos um shampoo pro pelo que estava com uma leve coceira e nada mais..Peço ajuda!

  4. wesley says:

    Ola tenho 2 filhotes de putbul mas um nao quer mais comer ta muito tristinho e fraco so fica se isolando se escondendo o que eu faço levei em uma veterinaria que me disse que ele esta com infecção para dar infectrin de 12 em 12 mas acho que nao esta resolvendo to com medo de perder ele ele nao quer beber leite na seringa nem agua o que eu faço? eles ja estao devidamente vacinados e ten cerca de 60 dias

  5. Rita Ericson says:

    Olá Iris,
    os cães idosos podem apresnetar um disturbio cognitivo, muito semelhante ao Alzheimer.
    Existem medicações para indicadas para melhorar o quadro, especialmente se iniciar precocemente.
    Converse com o vet dele e evite “atender” todos os pedidos dele.
    A tendencia é ele se acostumar cada vez mais e passar a exigir o que quiser para comer e “caronas” para subir e descer também.
    Mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  6. Rita Ericson says:

    Olá Roberta,
    se a gengiva está clarinha, ela pode estar anemica.
    Leve-a para atendimento veterinario assim que possivel.
    Mande noticias,
    abraço
    Rita Ericson

  7. Rita Ericson says:

    Olá Chris,
    é muito difícil opinar sem examinar seu animal.
    Além da infecção na boca, pode haver outros motivos para a inapetencia.
    Foram realizados exames complementares (hemograma e bioquimica, por ex.)?
    Alguns antibióticos podem causar enjoo o que pode explicar a falta de apetite.
    Converse com o/a vet que está tratando dele.
    Mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  8. Rita Ericson says:

    Olá Wesley,
    os filhotes desidratam muito rapido, se ele não estiver bem, leve-o para ser examinado novamente.
    Mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  9. adriane claudio says:

    minhas cahorrinha poodle tem 3 meses ela comia tõ bem.. mas depois começei a dar a raçao com complemento da latinha mas ela continuava a comer direitnho quando não tinha ela também comia so que de uns tempos p cá ela não come direito ah e tem mais um fator as vezes venho p casa da minha mãe e ela ver todos comendo e fica pedindo as vezs com pena damos… daí ela não quer comer mais raçao! o que faço ja comprei varias marcas e nada do na boca, nada boto dentro da boca dela nada ja estou preocupada achando que ela está doente/! responda-me por favor

  10. Chris says:

    Obrigada Dra Rita!
    Levei novamente ele ao vet, está internado, fez exames e apontou Babesia e leve insuficiência renal com altos níveis de uréia e .
    Está muito fraco e magro, fazendo soroterapia desde segunda-feira e tratamento contra a doença;
    Hoje liguei e o Dr me disse que ele vomitou com sangue e ainda está abatido.
    Tendo 10 anos e sendo Cocker, me diga com sinceridade, ele tem alguma chance de se recuperar?

  11. Rita Ericson says:

    Olá Adriane,
    se ela está saudável, bem disposta, urinando e defecando normalmente, fique tranquila.
    Siga as recomendações do texto.
    Leia alguns comentarios, você vai ver que muitas pessoas conseguiram mudar os habitos alimentares de seus animais.
    Vale a pena!
    Mande noticias,
    abraço
    Rita Ericson

  12. Rita Ericson says:

    Olá Chris,

    claro que tem chance!
    É impossível prever se ele vai se recuperar bem, mas enquanto for possível siga com o tratamento.
    Os animais se recuperam de forma surpreedente.
    Mande noticias,
    abraço
    Rita Ericson

  13. Angela Maria Orlando Gama says:

    OLÁ, TENHO UM FILHOTE DE YORKSHIRE COM 6 MESES, ELE ESTÁ BEM,BRINCA,E NÃO ESTÁ AMUADO. QUANDO ELE VEIO PRA MIM EU DAVA RAÇÃO PREMIUM PARA FILHOTE COM SABOR DE FRANGO COM SALMÃO, ELE COMIA, MAS COMEÇOU A ENJOAR, E DEI COMIDA HUMANA APENAS COZIDA NA ÁGUA, ELE ADORAVA, QUASE DEVORAVA O PRATINHO DELE, TROQUEI DE RAÇÃO PARA PODER TIRAR A COMIDA HUMANA DELE, E ELE NÃO QUER COMER MAIS. POR FAVOR O QUE POSSO FAZER? ELE ESTÁ COM AS VACINAS EM DIA E APARENTEMENTE ESTÁ BEM, ATÉ UM POUCO GORDINHO, ELE É UM CÃO DE TAMANHO ATÉ MAIOR QUE O NORMAL PARA A RAÇA, FICO COM PENA DELE NÃO COMER MAS QUERO TENTAR TIRAR A COMIDA HUMANA MISTURADA COM A RAÇÃO MAS NÃO CONSIGO PORQUE ELE NÃO COME…POR FAVOR ME AJUDEM!!!!

  14. norberto says:

    oi tenho um Chihuahua toy com 9 messessempre comeu royal canin puppy,,junior,adulto,e agora nao come tentei pedrigree tb nao come ,estou a dar comida cesar do mais caro no mercado e ele ja nao come anda triste sempre a dormir e por vezes ja vi ele a vomitar espuma e com fezes moles estive com ele no verternario a 2 messes atras e o meu amigo esta emagrecer muito.

  15. Rita Ericson says:

    Olá Angela,
    siga as recomendações do texto!
    Leia alguns comentários de pessoas que conseguiram modificar os habitos alimentares de seus cães,
    mande noticias.
    Abraço
    Rite Ericson

  16. Rita Ericson says:

    Olá Norberto,

    se ele estivesse saudável e bem disposto eu te recomendaria insistir mais um pouco seguindo as dicas do texto.
    Mas se ele está prostrado, vomitando e emagrecendo, leve-o para atendimento veterinário.
    Mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  17. Marcos Cesar says:

    Senhores, boa tarde!

    Solicito vossa ajuda, pois tenho uma cadelinha cocker com 12 anos de idade, que a cerca de dois meses não quer mais comer ração. Já levei no veterinário, fizemos exame de sangue e nada foi constatado no resultado; passou-se medicamento preventivo e vitaminas, mas até o presente momento nada mudou. Já comprei sache da pedigre, água de coco e soro veterinário para hidratar e tentei mudar ração e nada mudou.

    Tudo começou quando eu e minha esposa nos ausentamos por uns dias em detrimento de nossas férias, mas nossos filhos cuidaram direitinho; e por isso constatamos uma certa depressão, que culminou neste estágio e já dura cerca de dois meses.

    Outrossim, informo-vos que as vacinas estão todas elas em dia.

    No aguardo de sua preciosa resposta e orientação.

    Att.

    Marcos Cesar.

  18. Rita Ericson says:

    Olá Marcos Cesar,

    eu respondi seu email dizendo que se ele está saudável, vale a pena insistir com a ração.
    Se restarem duvidas, entre em contato.
    Abraço
    Rita Ericson

  19. Vanessa Finhana says:

    Olá estou com uma filhotinha de 3 meses vermifugada e vacinada ela é de raça maltês, estou com ela a 7 dias estou dando a ração indicada pelo canil, royal canin, ela tem comido bem pouquinho e a dois dias não come nda só toma agua, estou preocupada pq ela é muito quetinha só dorme e toma agua, só brincou no primeiro q chegou e agora só dorme.Será q está com algum problema o q devo fazer para ela comer. Desde já agradeço a atenção.
    Vanessa Finhana

  20. Rita Ericson says:

    Olá Vanessa,
    é importante você leva-la para atendimento veterinario.
    Pode ser que ela esteja saudável e seja extremamente calma ou que esteja doente.
    É impossível opinar sem examiná-la.
    MAnde noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  21. ROSINALDO FIRMO CHAVES says:

    Olá ,boa tarde

    Tenho uma cadelinha com pouco mais de 4 meses de idade da raça hottweiler, e de uns 4 dias pra cá ela não quer mais comer ração ,e tudo que ela acha ela quer comer, ela já tem as vacinas e está vermifugada, esta semana ela estava comendo pedras do quintal e vomitando muito, como não aguento ficar sem vê-la comer dou outros tipos de alimento ,como carne, biscoitos e papinhas ,agora estou dando também uma vitamina Gold B12, estou preocupado o que será que pode ser?

    Att

  22. Rita Ericson says:

    Olá Rosinaldo,

    os cães que recebem outras opções de alimento não costumam aceitar bem a ração.
    O hábito de comer pedras e bobagens deve ser corrigido.
    Dependendo do que for ingerido, pode causar problemas digestivos graves.
    Faça como descrito no texto, modifique os habitos alimentares dela.
    Mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  23. Jessica says:

    Olá,

    Tenho uma cachorrinha pequines de 2 meses e meio, ela é muito brincalhona, só que ela esta muito magrinha, ela come ração normal mais pouquinho…

    O que posso fazer pra el\a engordar um pouquinho?

  24. Euzely Dias says:

    Ola tenho um mathes de 6 meses e os dentes dele esta mudando,por isso q estou misturando a ração com arroz e mesmo assim ele ñ esta querndo mas. Estou pensando em mudar a ração mas pra molhada mas fico com medo dele ñ gosta.
    O que eu faço??

  25. Rita Ericson says:

    Olá Jessica,
    Alguns indivíduos têm a constituição física magra mesmo.
    O importante é ser saudável e se alimentar de maneira adequada. Os filhotes devem comer a quantidade indicada no pacote da ração (para filhotes), 3 a 4 vezes ao dia.
    Abraço
    Rita Ericson

  26. Rita Ericson says:

    Olá Euzely,
    não acredito que a troca de dentes impeça ele de ocmer a ração.
    Faça como indicado no texto, insista, costuma funcionar!
    MAnde noticias,
    abraço
    Rita Ericson

  27. MIRIAN says:

    Tenho poodle bebe, faz 1 semana que ela não está querendo comer ração, raramente vejo ela beber água, não sei se é por causa dos dentes que estão nascendo ou se é por causa que ela comeu na semana anterior “pasta em latinha” por alguns dias, e que também deixou ela sem defecar, ela anda urinando muito mesmo sem beber, as vezes parece não ser urina pois não tem cheiro e sim é um liquido… ela as vezes não consegue segurar e faz xixi andando… tenho dado leite e ela está tomando, porém ração pura ela não come… bati no liquidificador leite com ração e coloquei numa mamadeira e ela tomou… O que pode ser o fato de ela não comer ração, não fazer fezes, e urinar muito?

  28. Kelly says:

    Olá minha viralata nao quer comer…acabou um cio agora, foi vermifugada e está tomando EnergyPEt e nao vejo resultado ela está magra com costelas a mosta…mais está comendo qualquer coisa q não seja raçao, bebe normalmente..está bem ..mais muito magra e com sisma da ração …o q faço? (Ela eh adulta e a dois meses atras fez tratamento de TVT)

  29. Andrea says:

    Olá!
    Tenho um Pinscher de 15 anos que vem apresentando desmaios diariamente. O problema começou há 3 semanas. Já levei ele em 2 veterinários, que deram Revimax e Moduretic, mas apesar de estar tomando, os problemas persistem. Ele parece que fica indisposto antes e depois do desmaio. É sinal de que meu cão está partindo, e nada mais adianta no caso dele?

  30. Rita Ericson says:

    Olá Miriam,

    os filhotes urinam muitas vezes ao dia e a urina é bastante diluída, quase sem cheiro.
    Os cães que se alimentam, mas não comem ração, precisam se readaptar, como descrito no texto.
    O que me preocupa é a prisão de ventre.
    Se ela ainda não defecou, leve-a para atendimento veterinário.
    Mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  31. Rita Ericson says:

    Olá Kelly,
    inicialmente você precisa se certificar se ela apresenta alguma consequencia do TVT ou da quimioterapia.
    Se ela estiver saudável, siga as recomendações do texto.
    Seja persistente e paciente funciona!
    Mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  32. Rita Ericson says:

    Olá Andrea,
    os desmaios podem ser sintomas cardíacos.
    Pode ser necessário realizar exames complementares (RX, eletro, ecocradiograma).
    Converse com o/a vet que está cuidando dele, pode ser necessário ajustar as doses e/ou medicações.
    Mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  33. Andrea says:

    Oi, Rita!
    Quanto aos desmaios do meu cãozinho, ele já fez eletro e raio-X, mas nada foi diagnosticado. Então eu estou meio perdida.
    Abraços.

  34. eder says:

    bom dia tenho 3 cachorros Shih-Tzu 1 fámea e 2 machos e uma macho não esta comendo e a fámia diminuiu a quantidade támbem o outro come bem, e já tem dois dias que o macho não come e só chora, só que a fámea esta no CIO isso influência na comida dele ou não por ele não comer. obrigado

  35. Rita Ericson says:

    Olá Andrea,
    talvez seja necessário investigar um pouco mais.
    Converse com o/a vet que está atendendo ele.
    Mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  36. viviani Cardoso says:

    Boa noite!! estou com um filhote de chowchow de 1 mes em casa.. ele não tinha tomado remedio de verme ainda então fui no pet e dei. estava cheio de carrapatos tbm mandei dar um banho. algumas horas depois em casa ela fez coco e sai um verme junto.. ai depois fez de novo e sai também e logo em seguida vomito devo me preocupar ?? e também esta comendo pouco quase nada o dia todo esta duende?? me ajuda devo levar no medico ou comprar outra ração??

  37. Rita Ericson says:

    Olá Eder,
    se o seu cão macho está saudável, fique tranquilo.
    Quando há uma femea no cio por perto, ele ficam tão “focados” que não se interessam por comer, é bastante comum.
    Faça como recomendado no texto e mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  38. Rita Ericson says:

    Olá Viviani,
    se ele já está melhor, fique tranquila.
    Se continuar inapetente, leve-opara atendimento veterinário.
    ABraço
    Rita Ericson

  39. viviani Cardoso says:

    Hei boa noite doutora!! Como eu disse tenho um filhote de chowhow, o remedio de verme fez efeito parou de sair as vermes no coco..So que ela não ta comendo como deveria ela dorme muito e so come quando coloco a ração na boca mesmo assim muito pouco. a ração fica ate no outro dia na vazilha issu e normal? precizo correr com ela pro veterinrio ou posso ficar tranquilha?? Me ajudde to sem saber o que fazer.. Muito obrigada

  40. viviani Cardoso says:

    Esqueci de falar, Ela ta bem espertinha brinca anda corre um pouquinho so que não ta comendo bem.ela ta com 40 dias

  41. cleusa says:

    omeu pet tem 1ano raça pod com basser.ele tem 3dias nao comer raçao so quer comer arroz de cachorro com frango ou carne quero tira o que faço , ele nao quer raçao tenho medo dele adoecer,me oriente por favor.obrigada……

  42. Rita Ericson says:

    Olá Viviani,
    difícil opinar sem examiná-la.
    Se ela estiver ativa, saudável e somente seletiva para comer, faça como descrito no texto.
    Se você suspeitar que ela está doente, leve-a para atendimento veterinário.
    Abraço
    Rita Ericson

  43. Rita Ericson says:

    Olá Cleusa,
    se ele está saudável, faça como descrito no texto.
    Se você suspeitar que ele está doente, leve-o para atendimento veterinario.
    Abraço
    Rita Ericson

  44. Vanessa says:

    Olá! Meu cão é um shih tzu e tem 6 meses. Está rejeitando a ração.. E improvável que ele esteja doente, pois ele não está apático e sempre quer outros alimentos. Percebo que ele só rejeita a comida dele (ração). Errei tentando agradá-lo, acrescentando petiscos diversos. Ele comia dessa forma da primeira ou segunda vez, mas depois começava a rejeitar e eu tentava outro petisco diferente. Acho que, por isso, ele rejeita para ficar esperando outra “novidade” na comida! Às vezes ele coloca a ração na boca e cospe, então também penso que ele nao esteja conseguindo mastigar por causa da dentição (ele tem e meses). Então até já bati a ração no liquidificar para ficar mais fácil! Dessa forma ele comia um pouco, mas nao demonstrava muito interesse. Hoje fiz isso de novo e ele nao comeu nem um pouco. Já que ele nao está comendo essa ração que estou dando, e já que ela é tão cara, vou “unir o útil ao agradável” e tentar mudar para outra mais em conta $(mas também de qualidade) para ver se ele se agrada.. Mas fora isso nao sei mais o que fazer… O que você acha? Obrigada, desde já!

  45. Patrícia says:

    Oi tenho um Bichon Frisé o nome dele é Sony ele tem 12 anos eu não sei o que pode ser ele está fazendo cocô mais não está normal ele volta e quer fazer mais não sai nada. O que pode ser feito ele semana retrasada ele tomou remédio para giardia cinco dias.O coco não esta seco esta úmido. o que eu faço.
    Obrigada
    Patrícia

  46. rogerio says:

    ola tenho um filhote de Shih-Tzu ele esta com 40 dias ele estava cm a garganta irritada o veterinario aplicou antibiotico e vermifulgou ele mas ele nao esta querendo se alimentar ele brinca mas nao se alimenta oque fazer?

  47. Rita Ericson says:

    Olá Vanessa,

    faça como descrito no post.
    Vale a pena, seja persistente!
    Abraço
    Rita Ericson

  48. Rita Ericson says:

    Olá Patricia,
    este sintoma pode ser comum a diversas doenças.
    Impossível opinar sem examinar seu animal.
    Leve-o para atendimento veterinário.
    Mande notícias.
    Abraço
    Rita Ericson

  49. Rita Ericson says:

    Olá Rogerio,
    se ele está saudável e não apresenta dificuldades para ingerir alimento solido, faça como descrito no texto.
    Seja paciente e persistente!
    Abraço
    Rita Ericson

  50. Patrícia says:

    oi Rita
    O Sony foi no veterinário e ele estava com a glândula adanal inflamada.Graças a Deus ele melhorou o cocô não está com sangue mais.Ele está tomando a injeção de condroitin para a artrose na patinha da frente por causa da luxação na patela do lado direito.E sem falar que ele desmaiou de tanta dor.Pensei que ele ia morrer.
    Ele melhorou muito
    Graças a Deus
    Obrigada Patrícia

Faça sua pergunta!

Seu cão está doente? Caprichoso? Ou cansado da dieta do dia-dia ?

Vamos considerar que ele está saudável, mas não se anima para comer.

A situação mais frequente é o cachorro recusar a ração seca que oferecemos ou demorar horas para comer.

Neste momento, como você e sua família se comportam? Insistem, ignoram, consolam ou oferecem comida na mão?

Se ele estiver recebendo muita atenção quando se recusa a comer, ele pode continuar assim até receber toda atenção extra que deseja.

Se o seu cão está “mimado”, só come se alguém insistir, não transforme a hora da refeição numa barganha por atenção.

Simplesmente coloque a ração na vasilha e se afaste. Se ele não comer imediatamente, retire a vasilha do chão, guarde em local fresco e seco (dentro de 1 saco plástico, por ex) e só ofereça na refeição seguinte.

Não se assuste se ele não comer. Se o seu coração não aguentar, ao invés de só oferecer na refeição seguinte, experimente 1 h depois. Outra tentativa é retirar metade do conteúdo e colocar a vasilha no chão novamente. Se ele ainda não quiser, repita a operação e quando estiverem sobrando apenas alguns grãos, pode ser que o instinto de sobrevivência fale mais alto, e ele coma. Afinal, o alimento está sumindo! É melhor garantir.

É importante lembrar que os cães eram caçadores. Os caçadores nem sempre obtém alimento todos os dias. A capacidade de jejum deles é enorme. Um cão é capaz de ficar 3-4 dias sem comer, sem desmaiar como acontece com seres humanos, mas atenção: eles não podem ficar sem beber água.

Tendo a certeza que há alimento disponível, quando a fome apertar ele vai comer.

Evite adicionar carne ou outra proteína animal na ração. A quantidade ideal de proteína já está contida na ração, a maior vantagem de alimentar os animais com rações industrializadas de qualidade, é a garantia de uma nutrição completa, balanceada e equilibrada.

Mas, se você quiser adicionar sabor na ração, considere colocar um pouquinho de petisco, frutas outro tipo de alimento na ração. Alguns animais já ficam animados e comem melhor com um simples fio de azeite por cima. Saiba quais aliemntos não devem ser oferecidos, clicando aqui.

Uma outra alternativa é misturar a ração seca com ração umida, desta forma não quebramos o balanceamento da dieta e o cachorro fica mais animado com o cheiro e sabor da dieta umida.

Este pode se tornar um hábito difícil de retirar, pense bem e converse com o(a) veterinraio(a) que cuida do seu cachorro.

Também é possível trocar a marca da ração de vez em quando, mas faça isso de maneira gradual e sempre opte por rações de qualidade.

Se o seu animal precisa de uma dieta especial (há rações comerciais para diabéticos, insuficiente renais etc, não gosta de ração de jeito nenhum ou você está disposto a mudar, é possível oferecer alimentos feitos em casa, mas é fundamental o acompanhamento de um nutricionista veterinário. As necessidades nutricionais dos cães são muito diferentes das humanas.

Para saber mais sobre alimentação natural, clique aqui.

 


Carregando..
 
 
focinho do cachorro
rabo do gato