Este comportamento é natural nos gatos.

Mas ninguém gosta de poltrona nova arranhada, das capas nos sofás…

Quando entendemos os motivos de alguns comportamentos, nos aborrecemos menos e ainda podemos melhorar a vida dos gatos.

O ato de arranhar tem algumas funções como:

  • renovar as unhas (elas “desfolham”, saem em camadas)
  • para marcar território com odores e marcas visuais (existem glândulas entre as almofadinhas das patas que deixam um cheiro no local que é percebido por outros gatos)
  • e para se alongar!

Gatos adoram arranhar!

Você já deve ter percebido que as unhas dos gatos são retráteis, elas podem ser expostas ou ficar “embutidas”.

Elas servem para defesa/ataque e permitem que os gatos se pendurem, como se elas fossem ganchos.

Os gatos que têm acesso ao ar livre, tem a oportunidade de escalar e arranhar troncos de árvores, telhados etc.

Os gatos de apartamento, que vivem confinados, precisam arranhar algum lugar! Se eles não têm outra alternativa, acabam arranhando os sofás, poltronas, colchas, cortinas…e arranhadores.

Se o seu gato arranha seu sofá e/ou machuca alguém com seus arranhões, existem várias alternativas para minimizar este problema:

  • adquira um arranhador para gatos – disponível em pet shops – e coloque-o em frente ao móvel “arranhado”. Brinque com seu gato junto ao arranhador, elogie-o quando usar, esfregue catnip (saiba mais, clicando aqui) até ele gostar muito do arranhador. Aos poucos, se quiser, mova o arranhador para outro local da casa, mas escolha um cômodo que seu gato goste de ficar. O ideal é que ele consiga alongar o corpo todo. Existem vários modelos disponíveis.
  • cubra temporariamente o móvel que seu gato arranha com um plástico ou com uma fita dupla-face. Ele vai detestar o contato com o plástico ou grudar as patinhas
  • mantenha as unhas do seu gato cortadas, mas não muito! – ele não vai se prender nos tecidos e diminui o estrago nos móveis.

CUIDADO PARA NÃO MACHUCAR SEU GATO ! Saiba mais em: www.bichosaudavel.com/cortando-as-unhas/

  • “capa para unhas” – ainda pouco conhecida, esta cobertura plástica é colada nas unhas, permitindo que o gato use-as, mas sem arranhar os móveis ou a pele. Nem todo gato aceita bem a colocação destas unhas, observe a reação dele antes de obrigá-lo a usá-las. Se necessário, peça ajuda a um profissional experiente para aplicá-las corretamente. Estas unhas são mais indicadas para evitar acidentes com arranhões, especialmente em idosos. Os gatos podem arranhar sem agressividade, quando se assustam nos nossos colos e saem correndo, por ex.softclaws

Eu sou completamente contra a cirurgia de remoção de unhas, muito realizada pelos americanos, o declawing. Saiba mais em: www.bichosaudavel.com/remocao-de-unhas-e-cordas-vocais-nao/

As unhas são fundamentais para os gatos de vida livre. Eles precisam delas para sobreviver! Se equilibram num muro, escalam paredes, principalmente na hora da fuga. Em caso de briga com outro gato ele precisará delas para atacar e/ou se defender.

Se seu gato vive num apartamento, não se esqueça que ele precisa se exercitar e se divertir!

As unhas são fundamentais para escalar arranhadores, se equilibrar nas prateleiras e realizar manobras acrobáticas

Existem várias ideias para enriquecer o ambiente e melhorar a qualidade de vida dos gatos.

Clique aqui para saber mais.

Também é possível fazer arranhadores em casa, com uma pilha de revistas, papelões etc.

Existem várias opções na internet.

Ainda há quem defenda que as marcas deixadas nos móveis são uma forma de arte…(Why Cats Paint: A Theory of Feline Aesthetics por Heather Busch e Burton Silver)

gatospintores2


Carregando..
 
 
focinho do cachorro
rabo do gato