Meu Gato Faz Xixi Pela Casa!

Samba Susana Ericson
  1. Lucia Barros says:

    Na época em que tinha 5 gatos – eu era solteira – passei por esse problema e custei a descobrir o motivo. Nos dias em que eles estavam bem-humorados, partilhavam as caixas sanitárias numa boa. Nos dias “nebulosos” – sabe-se lá o por quê – brigavam demais e de quebra, urinavam em locais indesejáveis. Todos eram castrados. Eu, na época , não entendia o motivo e ficava com raiva. Quando uma das caixas sanitárias rachou devido a um tombo, providenciei outra mas, esqueci de retirar a rachada e durante quase duas semanas a mantive em uso, totalizando 4 caixas de areia. Pra minha surpresa o xixi fora de lugar deixou de existir! Então completei as caixas ao número correspondente de gatos e o problema acabou!
    Gatos são temperamentais e exigentes…

    Lucia Barros

  2. Rita Ericson says:

    Pois é…eles precisam de alguns detalhes que muitas pessoas desconhecem.
    Abraço
    Rita Ericson

  3. katara says:

    ola meu gato urina acasa toda só que ele ta no sio e ele urina na frente das visitas eu não sei o que fazer mais com ele

  4. Rita Ericson says:

    Olá Katara,
    o gato macho não tem cio, ele responde ao estímulo das gatas no cio (na vizinhança).
    Se ele for castrado cirurgicamente, este problema deve se resolver em poucos dias.
    Mande noticias
    Abraço
    Rita Ericson

  5. Patrícia says:

    Olá, estou enlouquecendo com meu gato, ele começou a fazer xixi pela casa toda, levei para castrá-lo já faz um mês e ele voltou pior faz xixi até em mim se deixar, na cama, guarda-roupa e em todo lugar. Não sei mais o que fazer, não é falta de atenção pois brinco com ele o tempo todo e nada foi modificado no ambiente. o QUE FAÇO????

  6. Rita Ericson says:

    Olá Patricia,

    investigue o por que do não uso da acixa sanitaria.
    Inicialmente, ofereça uma nova caixa, com uma areia que ele esteja acostumado, num local que ele frequenta bastante na casa.
    Se ele usar esta caixa, vá cvaminahndo com ela, aos poucos, para um local mais apropriado.
    Preste atenção se a caixa dele está limpa, se ele gosta da areia, se o local da casa que a caixa está é frequentado por ele, se tem algum eletrodomestico barulhento ao lado da caixa, se ele divide esta caixa com outro gato, enfim, são muitas variáveis.
    Mande noticias
    Abraço
    Rita Ericson

  7. Dori says:

    Olá, a minha gata tem 8 anos á 2 anos começou a fazer xixi na cama do meu filho e na roupa que esta para passar a ferro, ela usa a liteira , mas faz isso, o vet disse ser comportamental, mas sinceramente não sei o que fazer, ja estou a ficar saturada, ate o colchão da cama do menino tive de trocar por causa dela. Ja tentei tudo o que mandam os livros mas ela continua…Ja pensei em a levar para casa da minha irma pois ela tem uma quintinha, mas tive receio que ela não se adaptasse pois sempre viveu em apartamento. Acham que ela se adapta mesmo ja tendo essa idade? Obrigado

  8. Guilherme says:

    Olá, tenho um gatinho de 1 mês e uma semana de vida,,,Não vejo ele defecar, só urina,,,Já procurei os locais em que ele vai, mas não acho as fezes,,,Ele vai na caixa de areia e mia bastante,,,Não sei se ele tem algum probleminha de estômago, estamos sem dinheiro para leva-lo ao veterinário,,,Ha dois dias ele não faz cocõ, só urina, embaixo das coisas, atras da geladeira,,,Oque posso fazer???Desde que peguei ele a dois dias ele não defecou,,,Sei que é perigoso deixa-lo sem defecar, já massageei a sua barriga, suas partes genitais e anais com algodão é água mas nada,,,Não sei se ele defeca escondido,,,Ele chora quando vai na caixa de areia,,,Mas fora isso ele está bem, pula, brinca,,,Estou muito preocupado,,,Tem alguma fruta que eu possa dar pra ele???Disseram que mamão solta o estômago,,,Verdade???Grato,,,Fica com DEUS!!! =D

  9. Rita Ericson says:

    Olá Guilherme,
    seu gato está se alimentando?
    Ele pode estar sentindo dor na hora de defecar e quanto mais tempo presas, as fezes ficam cada vez mais ressequidas.
    Existem veterinárias que atendem a preços populares, qual a sua cidade?
    Os gatos gostam muito de evacuar em vasos de planta, aonde tiver terra.
    Mande noticias
    Abraço
    Rita Ericson

  10. katiane says:

    boa tarde.meu gato e castrado mas demarca a casa toda com urina a castraçao nao adiantou ,o que eu faço

  11. Rita Ericson says:

    Olá Katiane,
    siga as recomendações do texto.
    Mande noticias
    Abraço
    Rita Ericson

  12. Rita Ericson says:

    Olá Dori,

    você já avaliou quais são as possíveis causas dela não usar a caixa sanitária?
    Inicialmente, troque o lugar onde a caixa está e coloque no quarto do seu filho (provisoriamente).
    Se ela usar a caixa, já temos uma pista. Deve ser o local que a caixa está que sua gata não gosta (ou tem medo de chegar lá).
    Outra opção é oferecer outra caixa, com uma areia de marca diferente.
    Quanto à adaptação da gata a uma quinta, é possível, mas o risco dela sair para dar uma volta e nunca mais voltar é grande.
    O maior problemas são os perigos da rua, cães, carros, venenos para rato etc.
    Mande noticias
    Abraço
    Rita Ericson

  13. Dori says:

    Ola Rita obrigado por sua resposta. A gata sempre viveu nesta casa e a caixa sempre estece naquele sitio, desde á 8 anos. Ela continua a usar a caixa , apenas quando não fecho a porta do quarto do meu filho ou coloco a roupa dele na lavandaria , ela vai lá e faz…Estou sem coragem para a colocar na quinta da minha irma porque ela sempre viveu comigo em apartamento, mas esta a tornar-se insustentavel…:-(
    O veterinario diz ser comportamental e associado a eu ter estado doente muito tempo e os bombeiros terem vindo a casa de noite buscar-me, que ela tera destabilizado…mas não sei .

  14. Rita Ericson says:

    Olá Dori,
    é bastante possível, os gatos são sensíveis a estas mudanças de ambiente, pessoas que entram e saem do convívio deles.
    Experimente fazer como recomendei, pode ser que a questão se resolva!
    Mande noticias
    Abraço
    Rita Ericson

  15. Susana Cherullo says:

    Olá Dra. Rita!
    O Pablo faz pipi em áreas-chaves pela casa. Tenho 06 caixas de areia para 5 gatos e elas são limpas 2 vezes por dia. Acho que ele cismou em fazer nesses pontos, especialmente atrásda porta de entrada. Já coloquei uma caixa nesse lugar, mas ele fez no lado de fora da caixa. Acho que é mania de velho mesmo. Os outros fazem direitinho. Só ele é assim. O Quentin é outro problema: faz pipi levantando a bumbum e carimbando a parede com urina. Tipo marcando território, só que é castrado. O problema é que a urina escorria pra debaixo das caixas e sulcos das cerâmicas. Era um inferno. Era porque achei uma solução: coloquei pedaços de acetato nas caixas, de modos que, ao fazer o pipi voltado pra parede, a urina bate no acetato e escorre pra dentro da caixa. Acabou o suplício.

  16. Rita Ericson says:

    Ótima ideia, Susana!
    Experimente colocar potinho de comida aonde o Pablo está urinando.
    Eles detestam urinar e defecar no mesmo local que comem…
    Outra opção é colar fita dupla-face, assim que as patas grudarem, ele sai correndo!
    Abraço
    Rita Ericson

  17. Susana Cherullo says:

    O meu medo é ele “inventar” outros lugares pra fazer pipi ou tentar segurar a urina e ter problemas futuros, pois ele já teve cálculos na bexiga e sei que é temporário pois ele está com 16 anos e magérrimo. Não sei quanto tempo ainda ele tem, pois o danado ainda morde bem (tem todos os dentes), pula na pia e na máquina de costura e é muito curioso. Tenho que dar um desconto. Espalhar potinhos com ração não é boa ideia, pois os outros, brincando com bolinhas de durex ou papel alumínio, espalharia ração pra tudo quanto que é lado da casa.

  18. Rita Ericson says:

    Olá Susana,
    não sabia que ele tinha 16 anos…talvez seja melhor ter paciencia com ele e tentar minimizar a bagunça sem incomodá-lo.
    Abraço
    Rita Ericson

  19. Ligia says:

    Dra Rita,

    Em novembro de 2011 achei um gatinho, Noir, na rua e adotei-o. Já tinha 1 gato e 1 cachorro em casa. A gata, Cléo, sempre fez xixi na caixinha, e o cachorro, Castanha, sempre faz fora, saio com ele 2 vezes por dia. Antes de castrar o Noir ele fazia fora e achei que castrando fosse resolver o problema, mas ele começou a fazer xixi na mesa, no chão da sala, na lavanderia…não sei o que fazer! Tenho 2 caixas de areia, 1 para cada gato, e limpo religiosamente todo dia! Uso aquela silica, pois já experimentei várias e essa é a que eles mais gostem. Preciso de ajuda, não sei mais o que fazer!

  20. Rita Ericson says:

    Olá Ligia,
    experimente mudar o local da caixa, coloque-a próximo ao local que ele mais tem urinado.
    Proteja o local que ele está urinando com um plástico e se possível, impeça ou dificulte o acesso dele com um móvel, caixa ou objeto.
    As vezes, eles não gostam ou tem medo de ir ao local que a caixa está posicionada.
    Mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  21. Patricia C. says:

    Olá,
    tenho em minha casa 3 gatos, 2 machos(1 adulto e 1 adolescente) e 1 fêmea castrada. O macho adulto faz xixi por toda a casa e não deixa a gata em paz…vive investindo nela tentando ativar o cio, mas como ela já é castrada acabam brigando muito. Gostaria de saber se castrando ele mudaria o comportamento, deixaria minha gata em paz e deixaria de marcar território.
    obs. não uso caixa de areia, uma vez que eles ficam para fora de casa e fazem suas necessidades no quintal.

    Obrigada, espero ansiosa sua opinião.

  22. Rita Ericson says:

    Olá Patricia,
    acredito que a castração, o quanto antes for realizada, vai ajudar muito.
    Mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  23. Priscila Caló says:

    Olá eu tenho uma gata de um pouco mais de 2 anos ela já deu tres crias e em outubro eu castrei ela,desde de pequena(com 4 meses)ela fazia suas necessidades em um terreno que tem atras da minha casa,ela sempre dormiu comigo e todos os dias no mesmo horario ela me acordava pra por ela pra fora,pois ela so fazia as necessidades nesse terreno.Depois que eu castrei ela começou a fazer no banheiro,nos panos de chão,nos tapetes da porta e ontem ela fez no meu sofá.Eu não sei o que fazer,meu marido esta muito irritado e eu tambem fico nervosa pq agora que el esta castrada e pode ter uma vida tranquila dentro de casa ela começou aprontar essa.
    Me ajude,o q devo fazer?não quero que meu marido de ela pra alguem!!!!!!!

  24. Rita Ericson says:

    Olá Priscila,

    não acredito que haja uma relação direta deste comportamento com a castração.
    Certifique-se que ela está saudável, sem nenhuma alteração no tratao urinário – leve-a para atendiemnto veterinário.
    Se estiver tudo bem, considere a possibilidade dela estar precisando de mais atenção.
    Escove-a, brinque com ela, pelo menos 2 vezes ao dia, como se fosse remedio.
    Siga as recomendações do texto.
    Mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  25. Tainã says:

    Olá pessoal, estou com um problemão, eu ganhei uma gatinha da minha mãe depois de muuuuuito insistir consegui convence-la de deixar eu cria-la (tenho um longo histórico com felinos, quando a minha ultima sumiu entrei e depressão e desde então fui proibida de ter outros) mas enfim, ela não faz xixi em qualquer outro lugar que não seja em mim, se eu ficar o dia todo fora de casa ela fica o dia todo sem fazer xixi, estou desesperada, antes de eu adota-la ela sofria mals tratos ela fica perto de mim o tempo todo, enquanto estou em casa ela esta do meu lado, enquanto estou estudando ela esta do lado assistindo, ela é um baratinho, mas estou com problemas, é só eu me deitar e ela vem e faz xixi em mim e suja toda a cama, estou com medo de estragar o colchão e minha mãe obrigar eu doa-la por favor gente me ajudem eu não quero ficar sem a minha Lully.
    Grata desde já.
    Beijinhos.

  26. Rita Ericson says:

    Olá Tainã,

    inicialmente, se certifique que ela não tem nenhum problema urinario.
    Em seguida, ofereça outro tipo de areia, de caixa e mude o local onde a caixa fica.
    De preferencia para um local proximo de você, seu quarto, por ex.
    Evite este “grude”. Obrigue-a a ficar separada de você, nem que seja necessário fechar a porta, por 10 a 15 minutos.
    Não deixe ela subir em você e se posicionar para urinar. Neste momento, coloque-a na caixa.
    Mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  27. ganhei um gatinho siamês, ele tem 2 meses ,estou tentando fazer ele usar a caixa mas ele entra e fica brincando com a terra ,ele já fez cocô e xixi ,quantas vezes ao dia os gatos fazem suas necessidades? bjs obrigada

  28. klinzinha says:

    Olá, deixa eu contar o meu problema.
    Tenho um gato, qndo ele era bebezinho sempre fazia xixi no ralinho do banheiro, agora depois de grande faz em toda casa, ele não é castrado, queria saber se o custo é caro, enfim, ta dando muito prejuizo pra gente, ele fez xixi em cima do notebook do meu irmao, e nem sei se tem mais jeito, fora outros lugaras absurdos, meu pai ta uma fera e ta querendo da fim nele, abandonar por ai, claro que eu nao quero que isso aconteça, to desesperada. Queria saber se tem algum spray que eu possa espirrar nos lugares que eu não queira que ele pense se quer em fazer xixi. Nos so temos ele, e ele é bem mimado, damos carinho e tudo, não tem porque ele querer marcar territorio ou algo assim e aparentemente ele é bem saudável. Help-me

  29. Rita Ericson says:

    Olá Rosangela,
    os filhotes não controlam e acumulam fezes e urina como os adultos.
    Acredito que ele vá urinar e defecar aprox. 6 vezes por dia.
    Experimente outra caixa com outra marca de areia sanitaria.
    Nunca brigue com ele enquanto etsiver dentro da ciaxa, ele pode ficar com medo e parar de usá-la.
    Mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  30. Rita Ericson says:

    Olá Klinzinha,
    a cirurgia de castração do macho é simples e costuma ser barata.
    Algumas universidades, instituições e prefeituras oferecem a castração a preços populares e/ou gratuitos.
    Infelizmente não existe nenhum spray que resolva este problema.
    É importante oferecer uma caixa sanitaria para ele usar, os gatos gostam de cobrir suas fezes e urina.
    MAnde noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  31. Lhader says:

    Olá Rita!

    Meu gato tem 5 meses e faz aproximadamente 3 semanas que foi castrado, antes da castração ele nunca teve problemas com relação a fazer xixi, sempre foi exemplar e só fez na caixinha! Porém na última semana ele teve um problema e não urinava, levei ao veterinário e ele foi medicado e dois dias após foi necessário fazer sondagem para ele urinar e desde então ele faz xixi em tudo e normalmente quando está deitado ou “relaxado” digamos, ele senta na caixinha e não faz ou faz quase nada, é como se ele não estivesse se sentindo.
    Obrigado,
    Abraço.
    Lhader.

  32. Laís says:

    Bom dia!

    Tenho tido problemas com a minha gata nesse sentido, ela urina nos moveis, roupas que estejam pelo chão, ou não.
    nós temos 3 gatas e 3 caixas de areia, ela foi castrada e a casa é limpa com regularidade. Não sei mais o que fazer.

  33. Rita Ericson says:

    Olá Lhader,

    acredito que este sintoma se relaciona com o problema urinário e deve ser resolvido com o tratamento.
    Converse com o vet que está tratando dele.
    Mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  34. Lhader says:

    Olá Dra. Rita!

    Levamos ele na vet e fizemos uma Ultrassonografia e constatou “pedra” na bexiga e inflamação! Diante deste quadro foi indicado pela Vet. do Marley(felino) que fosse realizado uma cirurgia para retirada da “tal pedra etc”, procedimento este realizado na Quarta dia 17/04 e hoje dia 19/04 ele está em recuperação em casa, com 4 pontos na região da barriga e com sonda no penis para não causar problemas que interfiram no pós cirurgico! Foi feito um exame de urina para saber maiores informações sobre infecção urinária, porém não se sabe se a quantidade de urina retirada no momento da cirurgia será o suficiente ( falha da veterinária na minha opinião) e agora como o animal está sob medicação não adianta coletar o material pois estará “malucado” pelo efeito do remédio, enfim oremos e aguardemos! Se tiveres alguma “dica” qualquer é sempre bem vinda!
    Obrigado.
    Lhader.

  35. Rita Ericson says:

    Olá Lais,
    Sera que sua gata está com algum problema em relação ao psicionamento das caixas?
    Ficam todas no mesmo local?
    Ela tem medo de alguma gata ou pessoa da casa?
    Houve alguma mudança na areia sanitária utilizada ou na estrutura familiar (visitas, nascimento de bebe etc)?
    Experimente colocar uma caixa de areia ao lado de um local que ela esteja urinando e observe se ela utiliza.
    Mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  36. Rita Ericson says:

    Olá Lhader,
    Me parece que está tudo correndo bem, como o recomendado.
    Dependendo da composição da pedra, pode ser necessário mudar a ração, para evitar que noos urólitos (pedras) se formem.
    Mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  37. Priscila says:

    Ola! Gostei muitos das dicas e do site. Adotei uma gatinha de 1 mes e meioha 3 dias, eram 3 filhotes e estavam sem a mae. Minha casa tem 2 andares, por isso tenho 2 caixas de areia em cada andar. Eu e meu marido damos muito carinho e atencao a ela, e muito brincalhona e esta de alimentando bem. Mas no segundo dia dela conosco, ela ja urinou umas 6 vezes e defecou 1 vez na nossa cama, tive que lavar cobertor, lencol… E hoje ela fez mais uma vez. De manha ela defecou e urinou dentro da caixa, e umas horas depois fez xixi na cama. Sempre quando ela termina de fazer as necessidades eu retiro a sujeira, troquei a areia hoje cedo. Nao brigo com ela e dei recompensas de manha quando usou a caixa. O que pode ser? O que devo fazer?
    Obrigada

  38. Rita Ericson says:

    Olá Priscila,
    antes de definir como um problema comportamental, precisamos excluir a possibilidade de ser uma doença física.
    Leve-a para atendimento veterinário.
    Mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  39. Valeria says:

    Oi Rita, tenho um shihtzu e três gatos adotivos, sendo que só o macho é castrado. Uma das fêmeas, adotei tão pequena que ela insiste em sugar meus dedos ate hoje. Deita em cima de mim e me segue quase que sempre. Agora, no cio, faz xixi no lugar errado, ja fez duas vezes em mim, eliminando aquele jato. O que faço?
    E esse mamar psicológico?
    Abs.
    Valeria

  40. Theany Alves says:

    Olá Rita,

    Tenho 3 gatos, 2 machos e 1 femea, meus dois machos são castrados já vai fazer 1 ano, a gata pegamos de rua, pois ela estava escondida no motor do carro do meu vó, ficamos com ela pois ela é uma gracinha e nao tivemos coragem de larga-la na rua de novo. Meus dois gatos a receberam muito bem, porém, depois que ela chegou, um dos meus gatos está marcando território por tudo!! Em tudo mesmo, não tem um lugarzinho de casa que ele perdoe. E o mais estranho é que, mesmo castrado, ele vive atrás da gatinha, com aquele gesto característico de morder o pescoço e subir em cima dela. Ele não chega a fazer nada, mas vive cheirando ela por todo lugar que ela vai. Quando ele foi castrado, o veterinario me disse que uma das bolinhas não tinha descido, que só uma foi retirada. Passado uns meses, levei ao veterinario de novo, que repetiu que a bolinha não havia descido. Existe a chance dessa bolinha nunca descer?O que devo fazer? Amanhã levarei a gata para castrar, pra ver se surte algum efeito, mas estou com medo dele nunca parar com esse hábito!! Já tentei todas as técnicas possíveis, spray pra passar nos lugares, citronela, florais, já troquei de areia, minha casa chega a ter mais de 4 caixas de areia, mas nada disso adianta! Sei que a culpa não é dele e nem penso em me desfazer dos meus gatos por causa disso, pois os amo com todo meu coração, mas gostaria de saber se existe alguma solução ou se é só com o tempo mesmo!!! Abs

  41. Rita Ericson says:

    Olá Valeria,
    agende a esterilização dela assim que possível.
    Confirme com o vet que cuida deles se ela não está com nenhum problema urinário.
    Os estudos dizem que filhotes que mamam tecidos e pessoas foram desmamados cedo, mas eu conheço gatos que mamaram a beça e sugam também!
    Abraço
    Rita Ericson

  42. Rita Ericson says:

    Olá Theany,
    se um dos testiculos dele não desceu, é ele o “culpado”!
    Mesmo incluso, no abdomem, ele produz hormonios e gera este comportamento.
    O ideal é fazer uma ultrassonografia, identificá-lo e retirá-lo.
    Ele não é 100% castrado!
    Mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  43. Theany Alveá s says:

    Olá Rita!

    Mesmo antes de responder meu comentário resolvi manda-lo para cirurgia de retirada de testiculo! Estava mesmo no abdomem. Já vai fazer 3 dias, ele está se recuperando bem porém já achei alguns xixis fora do lugar de novo. Será efeito da cirurgia pois foi recente? Será que quando ele estiver totalmente recuperado ele perde esse hábito? Obrigada pela atenção, mando notícias!!! Abs

  44. Rita Ericson says:

    Olá Theany,
    alguns animais se habituam a urinar em determinados locais, mesmo após a retirada do estímulo hormonal.
    Leia o texto: http://www.bichosaudavel.com/xixi-no-tapete/
    Mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

Faça sua pergunta!

Até parece que os gatos vem com esta “função programada” – urinar e defecar na caixa sanitária.

É impressionante, desde muito filhotes eles já sabem e raramente erram. Mas de uma hora para outra, começamos a achar (e sentir o cheiro) pocinhas de urina no sofá, no tapete, na cama, na bolsa, no berço….aaahhhhh! SOCORRO!

Por que será? O que está acontecendo?

Inicialmente é fundamental levar o animal para consulta veterinária e afastar a possibilidade da causa ser um problema de saúde (cistite, nefrite, insuficiencia renal, diabetes etc).

Considerando que não há causa patológica, vamos as questões comportamentais:

  • seu gato (ou gata) é castrado (a)? – se não é, programe a cirurgia. Os felinos em idade reprodutiva tendem a marcar o teritório com urina
  • quantos gatos moram na sua casa? – o ideal é uma caixa sanitária para cada um
  • qual o tamanho da(s) caixa(s)? – o gato deve caber inteiro dentro dela
  • a caixa é aberta ou fechada? Rasa ou profunda? – o gato pode ter preferência por um tipo ou outro
  • a caixa deve ser limpa todos os dias
  • evite usar produtos de limpeza perfumados na higiene das caixas
  • aonde a caixa sanitária fica? – eles podem não gostar (ou ter medo) do local (maquina de lavar ao lado, por ex.) ou o caminho até a caixa pode ser ameaçador (passar por alguém ou animal)
  • o granulado sanitário é sempre o mesmo? – gatos são extremamente táteis e podem detestar pisar em certas superfícies
  • seu gato(a) costuma usar a caixa na frente das pessoas (ou outros animais)? – ele pode precisar de privacidade
  • dedicação – por mais amor que se tenha por um animal, podemos deixá-lo carente de atenção. Brinque muito com seu gato, escove-o (se ele não gostar, experimente uma escova bem macia – de roupa, por ex.), enriqueça o ambiente de estímulos ( http://www.bichosaudavel.com/enriquecimento-ambiental-gatos-mais-felizes/)

Considerando todos estes aspectos, experimente aumentar o número de caixas, variar o tipo, o local, a marca do granulado sanitário, os produtos utilizados e tente descobrir o que está motivando este comportamento.

Para evitar que seu gato(a) continue urinando em determinado local (sua cama, por ex.), limpe bem a área (http://www.bichosaudavel.com/xixi-no-tapete/),  coloque um comedouro com ração seca próximo ao local e disponibilize uma caixa sanitária neste cômodo da casa. Calma! Estas medidas são provisórias, somente até descobrirmos o que está acontecendo e adotar as medidas para evitar novos acidentes.

Tenha paciência, na maioria das vezes, as urinas pela casa são um pedido de atenção ou uma manifestação de que algo não está bem. Ao invés de ficar com raiva e achar que seu gato está se vingando de você, procure saber o que está acontecendo e melhore a vida dele.

Assim , todos ficarão mais felizes! Sua família e seu(s) gato(s)!


Carregando..
 
 
focinho do cachorro
rabo do gato