Mitos sobre Cães e Gatos – parte II

gato branco olhos azuis
  1. KATIA says:

    GOSTARIA DE SABER COMO POSSO ENSINAR MEU GATO N FAZER COCÖ E XIXI DENTRO DE CASA, E ATE EM CIMA DO EDREDOM COMIGO E MEU MARIDO DORMINDO EM BAIXO.
    JA USEI SABAO EM PO, TALCO, CLORO P TENTAR REPELI-LO, E ELE SEMPRE VOLTA P O MESMO LUGAR.ESTA AGORA COM 5 MESES, TENHO TMB SUA IRMA 5,UMA OUTRA GATA DE 7 M JA CASTRADA E UMA CADELA DE 4 A, TODOS SE DAO SUPER BEM.MORAMOS EM UMA CASA COM UM QUINTAL ENORME DE TERRA,E OUTRA PARTE CIMENTADA, AS GATAS SEMPRE VAO P FAZER SUA HIGIENE NA TERRA, Q TMB SEMPRE TENHO LIMPO OS LOCAIS.COMO PODERIA ME AJUDAR POR FAVOR RSRSRS.

  2. Rita Ericson says:

    Olá Katia,
    os gatos podem defecar e urinar fora do local indicado por diversos motivos. Pode ser medo de ir até o local determinado, não gostar da terra ou areia oferecida, para chamar atenção, por estímulo sexual entre outros. Ele é castrado?
    Não use o edredom que ele “sujou” por um tempo e utilize um produto enzimatico para limpar os locais usados por ele(http://www.bitcao.com.br/index.php?PUID=BSD).
    Abraço
    Rita Ericson

  3. grazy says:

    esse comentario sobre gatos tricolores sempre femea, eu discordo, tive 2 gatos machinhos tricolores , nao sei se foi “erro” genetico sei lah , tive 2 gatos lindos irmaos tricolores

  4. grazy says:

    gente já tive 2 gatinhos irmãos qe eram tricolores e eram macho , pq será? será qe foi “erro” genético?

  5. Rita Ericson says:

    Olá Grazy,
    pode haver exceções genéticas…
    Abraço
    Rita Ericson

  6. gilvania says:

    meu gato tem mais de um ano e não fazia xixi nem coco em casa,a cerca de dois meses começou a fazer tudo em casa detalhe qualquer lugar da casa não sei o que fazer me ajudem.

  7. Rita Ericson says:

    Olá Gilvania,
    os gatos podem defecar e urinar fora da caixa sanitaria por diversos motivos.
    A caixa pode estar pequena para ele, ele pode não gostar da areia que está sendo utilizada, a caixa pode estar localizada próximo a algum eletrodomestico ou área da casa que ele tem medo… enfim, observe estas possibilidades e mande noticias.
    abraço
    Rita Ericson

  8. duda says:

    Amo gatos minha gata teve seis filhotes são lindos vou ficar com a mãe e outra gatinha filhote já começei a dalos falta só dois que são muito fofos

  9. Rita Ericson says:

    Olá Duda,
    os gatos são realmente encantadores…mas se a sua gata não for castrada, terá filhotes aproximadamente de 6 em 6 meses!
    Abraço
    Rita Ericson

  10. milena says:

    o cachorro que vou pegar tem 1 mês e 2 semanas…queria saber se há algum perigo ,se ele viajar 1 dia depois que comprá-lo …

  11. Rita Ericson says:

    Olá Milena,
    não entendi dierito…o filhote vai viajar? Seria de carro?
    É preciso ter cuidados com a temperatura do carro, alguns cães enjoam, é interessante que ele esteja em jejum.
    Para de vez em quando, mas ele ainda não pode andar na rua, só após o término do esquema de vacinação.
    Abraço
    Rita Ericson

  12. Amanda Carrão says:

    Tenho um persa Macho de um ano de idade.Notei q ele está no Cio mas está sangrando como se fosse fêmea. Isso é possível?? já levei no veterinário e ele é realmente macho, mas ele disse que isso é pouco provável, mesmo eu tendo mostrado as marquinhas de sangue q fotografei no chão e na minha cama. Me ajudemmmmm!!!!

  13. Rita Ericson says:

    Olá Amanda,
    os machos não apresentam cio.
    Eles demonstram interesse sexual e ficam muito alterados na presença (ou proximidade) de uma fêmea no cio.
    Acredito que ele esteja com alguma alteração urinária ou no pênis, para justificar o sangramento.
    Converse com a/o vet que atendeu ele.
    Abraço
    Rita Ericson

Faça sua pergunta!

Muitas lendas correm por aí sobre a saúde. Tanto dos humanos, quanto dos animais.

Alguns mitos devem ser esquecidos e devidamente esclarecidos:

1- Meu animal não está com dor porque não está chorando nem gemendo (miando ou uivando). Raramente os animais demonstram dor. Este é um mecanismo de sobrevivência – na vida selvagem, quem demonstrar que está machucado é uma presa mais fácil. Em geral, os animais ficam mais quietos, evitando gastar energia e se movimentar.

2- Vira-latas são mais saudáveis que animais de raça. Não é verdade. Tanto um quanto outro podem ser saudáveis ou não. Mas em geral, os vira-latas (sem raça definida) não apresentam muitas das doenças genéticas comuns em animais de raça pura.

3- Adestrar um cão é maldade, transforma-os em robôs. De maneira alguma. O cão educado respeita seu dono, não pula nas pessoas nem late indevidamente. Para ser um bom companheiro e poder passear, viajar e visitar amigos junto com a família, o cão deve ser treinado.

4- Filhotes não podem tomar banho. Podem sim, mas com cuidados. Eles não se adaptam às mudanças de temperatura, não devendo ser expostos ao frio nem ao calor excessivo antes dos 40/60 dias de vida. Se o filhote estiver muito sujo ou com alguma dermatite, podemos dar um banho rápido com água morna, sabonete/shampoo neutro (medicamentoso, se necessário) e secá-lo imediatamente.Também é possível higienizá-los com lenços umedecidos.

5- Gatos de vida livre são mais felizes e saudáveis. É claro que passear e receber estímulos é muito interessante, mas também oferece muitos riscos. Atropelamento, envenenamento, acidentes e até mesmo viroses felinas só são frequentes com os gatos que saem de casa. A expectativa de vida de um gato na rua é de aproximadamente 1 ano (!) enquanto que o gato de casa que sai para passear é de 3 a 6 anos e os gatos de vida extritamente caseira alcança de 13 a 15 anos.

6- Cães do mesmo sexo não se relacionam bem. Esta relação é individual. Conheço fêmeas que se dão bem com outras fêmeas e brigam com um determinado cão macho e vice-versa.

7- Cães e gatos não convivem bem. Depende muito dos animais e da maneira que eles foram “apresentados”. Conheço várias casas em que cães e gatos vivem harmonicamente, brincam e até dormem juntos, na maior paz.

8- O veterinário é 21 médicos em 1! Antigamente não tínhamos veterinários especializados,  o clínico exercia muitas especialidades  dermatologia, cardiologia, pediatria, nutrição, comportamento animal, ortopedia etc. Atualmente os veterinários se especializam e podemos nos consultar com o clínico e pedir uma indicação para um caso específico.

9- Todos os gatos brancos de olhos azuis são surdos. Não é totalmente verdade, aproximadamente 30% deles apresentam esta deficiência genética. 10- Gato preto dá azar. Não gosto nem de pensar nisso…muita bobagem e preconceito.

Agora vamos a algumas verdades…

1- Os gatos tricolores (branco, amarelo e preto) são sempre fêmeas.

Verdade! Esta pelagem é geneticamente determinada pelos cromossomos femininos.

2- Animais da mesma família não devem cruzar (reproduzir).

Verdade! Quando cruzamos animais da mesma família, corremos o risco de selecionar doenças genéticas.


Carregando..
 
 
focinho do cachorro
rabo do gato