Orientação Pediátrica – como cuidar do filhote

  1. Rita Ericson disse:

    Olá Luci,

    os filhotes de cães não devem tomar leite de vaca nem formulas para humanos.
    Existem opções de substitutos do leite canino disponíveis nas petshops.
    Os filhotes desta idade precisam ser estimulados para urinar e defecar.
    Friccione um algodão ou paninho umido no anus e na vulva.
    Mande noticias
    Abraço
    Rita Ericson

  2. Rita Ericson disse:

    Olá Ivvone,

    leia o texto: http://www.bichosaudavel.com/frequencia-de-banhos-nos-caes/
    Se restarem duvidas, entre em contato.
    Abraço
    Rita Ericson

  3. André Luiz disse:

    Dra. bom dia,

    compramos um shitzu com 2 meses de vida num pet shop de qualidade aqui na minha cidade, seguimos todas as instruções quanto a ração (no caso compramos a mesma que ele estava comendo no Pet, que é a Proplan), demos Giardicid (12/12 hs durante 5 dias) e Glutamax até o fim da vacinação. Tudo isso foi orientação das veterinárias do Pet. Porém, no quinto dia (terça-feira – 11/12) que ele estava em nosso apartamento, teve diarréia pela manhã. Levei imediatamente ao veterinário do Pet e o mesmo se encontra internado até hoje (praticamente 3 dias já) e ele agora não quer comer nada. Está sob soro e glicose na veia. Os exames de sangue e fezes não deram nenhuma alteração. Hoje fui ao pet e ele fez coco novamente um pouco mole (desde terça após internar que ele não fazia nada), também vomitou uma vez e está a 2 dias sem comer. O que eu faço ? Estamos extremamente tristes com a situação.

  4. André Luiz disse:

    Dra. bom dia,

    compramos um shitzu com 2 meses de vida num pet shop de qualidade aqui na minha cidade, seguimos todas as instruções quanto a ração (no caso compramos a mesma que ele estava comendo no Pet, que é a Proplan), demos Giardicid (12/12 hs durante 5 dias) e Glutamax até o fim da vacinação. Tudo isso foi orientação das veterinárias do Pet. Porém, no quinto dia (terça-feira – 11/12) que ele estava em nosso apartamento, teve diarreia pela manhã. Levei imediatamente ao veterinário do Pet e o mesmo se encontra internado até hoje (praticamente 3 dias já) e ele agora não quer comer nada. Está sob soro e glicose na veia. Os exames de sangue e fezes não deram nenhuma alteração. Hoje fui ao pet e ele fez coco novamente um pouco mole (desde terça após internar que ele não fazia nada), também vomitou uma vez e está a 2 dias sem comer. O que eu faço ? Estamos extremamente tristes com a situação.

  5. joice disse:

    Olá tenho um filhote shi tzu com 38 dias e ainda não nasceu os seus dentinhos é normal?

  6. Rita Ericson disse:

    Olá André Luiz,

    estes sintomas podem ser comuns a diversas doenças ou até mesmo uma intoxicação.
    É impossível opinar sem examiná-lo.
    Mantenha o tratamento.

    MAnde noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  7. Rita Ericson disse:

    Olá Joice,

    os dentes do shih-tzu são tão pequeninos que podem demorar para aparecer…
    Mande noticias.

    Abraço
    Rita Ericson

  8. wesley disse:

    Oi,
    preciso de ajuda, tenho uma filhote de labrador com vira-lata de 2 meses, ja vacinei e dei remedio pra vermes, agora ela esta com as fezes mole, da cor da ração (hotdog filhotes 15 kg), isto e normal?

  9. Rita Ericson disse:

    Olá Wesley,
    as fezes moles podem ser causadas por diferentes motivos.
    Ela já estava comendo esta mesma ração?
    Quando mudamos a marca da ração, a transição deve ser feita aos poucos.
    Ela está bem disposta, brincando?
    Se não melhora em poucos dias, leve-a para atendimento veterinário.
    Abraço
    Rita Ericson

  10. wesley disse:

    oi
    obrigado pela resposta Dr.
    ela esta bem disposta, brinca, corre e come bem. a ração e a mesma. eu tenho outra de 2 anos pode ser contagioso?, devo deixar elas separadas?

  11. Ivone disse:

    Bom dia dra, minha Bombom, uma shih-tzu de 5 meses, agora resolveu parar de comer, ja li o texto sobre alimentação, tento não supervalorizar o fato, pois ela está alegre e brincalhona, mas me dói o coração ver os dias passarem e ela rejeitar o ração de ofereço. Ela cheira, mas não come; fica procurando algo no chão que possa comer, tudo ela morde. Eu compro a premier mini bits, ela tb gosta (gostava) da ambientes internos. Já umedeci tb, mas ela comeu apenas alguns grãos. Ela já perdeu peso. Que faço? Levo de novo a vet? Troco de ração?

  12. Elias disse:

    Olá,
    compramos um filhote de maltês mini fêmea. Hoje ela está com 52 dias de vida. Tem dois dias que ela está em nossa casa. Estamos dando para ela a mesma ração do canil (royal canin júnior maltês).Ela tem picos curtos de atividade e depois… cama! Ela não esta comendo quase nada (Durante o dia, o total alimentado deve se equivaler a uma falange do dedo mindinho). Mesmo assim ela não está comendo a ração seca (estamos acrescentando um pouco de água quente e fazendo uma papinha) Ela bebe muito pouca água. Estamos dando água de coco para ela não desidratar. Isto é normal? Me disseram que já era para ela estar comendo a ração seca, como faço para estimular isso? Sou pai de primeira viagem e estou ficando preocupado com ela. Me ajude…

  13. dayanny disse:

    Oi doutora estou comprando um filhote de shihtzu e gostaria de saber seela pode tomar seu primeiro banho, mas ela está com 30 dias….. obrigada desde já!

  14. Denilson Francisco disse:

    Dr. Rita queria saber se posso dar banho e tosa meu chow chow ele tem somente 3 mesese e só e vaii toma a 2 dose da vacina ainda ele ja pode ser tosadoo?

  15. Ingridy Paiva disse:

    Oii , comprei uma filhota de pit bull legitima ela ta com 46 dias e ela tem soluçado muito , toda hora ela fica soluçando o que eu posso dar pra ela ? isso é normal ?

  16. PAULO CESAR disse:

    A MINHA CACHORRA NÃO QUER COMER E ELA DEU DE UM DIA PARA OUTRO MUITO CARRAPATO.
    E TAMBÉM A BOQUINHA DELA TA ESVAÍDA, QUE FAZER PARA ESSA CACHORRINHA COMER E ELA TEM 5 MESES E MEIO BASSET, MAIS OU MENOS ESTA UNS 2,5 SEM COMER SO BEBE ÁGUA…..

    ME UMA SOLUÇÃO NESSE PERÍODO DE NATAL PARA O ANO NOVO NINGUÉM QUER ATENDER NAS CLINICAS.

    AGRADEÇO DEZ DE JÁ.

  17. Rita Ericson disse:

    Olá Wesley,

    como falei, as fezes moles podem ser causadas por difrentes motivos, inclusive viroses contagiosas.
    Mas não acredito que seja necessário separá-las, porquese já estiveram juntas, o risco de contaminação já existe.
    Ela está melhor?
    Mande noticias,
    abraço
    Rita Ericson

  18. Rita Ericson disse:

    Olá Ivone,
    se ela está saudável, o mlehor a fzer é seguir as oreintações do texto.
    Evite oferecer alimentos diferentes e modificar a ração (umedecer, adicionar alimento etc), a tendencia é agravar o processo.
    Fique tranquila.
    Abraço
    Rita Ericson

  19. Rita Ericson disse:

    Olá Elias,
    os filhotes desta idade bebem pouca água.
    Ofereça a agua de coco, gelo para ela lamber e ensine-a a beber do pote – pingue da sua mão para a boca da filhote e aos poucos se aproxime do pote.
    Tente brincar com a ração para ela correr e pegar com a boca. Aos poucos ela vai comer melhor.
    Enquanto for necessário, umedeça a ração, mas não deixe disponível.
    Se ela nao comer, retire.
    Mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  20. Rita Ericson disse:

    Olá Dayanny,

    este filhote está muito novinho para ser separado da mãe e irmãos.
    Ele é orfão?
    Seria melhor ele ficar com a ninhada até pelo menos 45 dias de vida.
    É possível dar banho, se necessário, nos filhotes desta idade, mas a agua deve estar morna, o banho ser rapido e somente com produtos neutros e sem perfume.
    Seque bem o pelo e cuidado com os olhos e ouvidos.
    Abraço
    Rita Ericson

  21. Rita Ericson disse:

    Olá Denilson,

    seu filhote pode ser tosado e tomar banho, mas antes de compeltar o esquema de vacinação, evite levá-lo a petshop.
    Estes serviços podem ser realizados em casa.
    Leia o texto: http://www.bichosaudavel.com/frequencia-de-banhos-nos-caes/
    Se restarem duvidas, entre em contato.
    Abraço
    Rita Ericson

  22. Juliana disse:

    Estou com uma filhote cinza de pinscher de 1 mês. A abertura dos olhos dela não foi suficiente, a metade de baixo do olho não aparece. Ela é cabeçudinha. Ontem ela chorou o dia todo, o veterinário daqui tem certeza que é na gengiva por causa do dente de trás que está nascendo, dei uma gota de novalgina de 4 em 4 horas, e passei “nenê dent” e só parou de chorar hoje. Agora ela está molinha, acho que é por causa da novalgina e da injeção que o vet aplicou ontem (diazepam+anti-inflamatorio+analgésico). Estou dando leite (meio ml) mais ou menos de hora em hora (leite de cachorro = estou tirando da mãe). De hora em hora ela dá uma choradinha, eu coloco ela para mamar na mãe, mas ela só morde com gana. Ela fez cocô hoje e no final saiu uma secreção gelatinosa com rajas de sangue, não está com diarréia, parece normal, pastoso, como de filhote mesmo. Não quero perder ela, ela é lindinha, já tenho amor por ela, é muito ruim ver ela sofrer assim.

  23. Juliana disse:

    Estou com uma filhote cinza de pinscher de 1 mês. A abertura dos olhos dela não foi suficiente, a metade de baixo do olho não aparece. Ela é cabeçudinha. Ontem ela chorou o dia todo, o veterinário daqui tem certeza que é na gengiva por causa do dente de trás que está nascendo, dei uma gota de novalgina de 4 em 4 horas, e passei “nenê dent” e só parou de chorar hoje. Agora ela está molinha, acho que é por causa da novalgina e da injeção que o vet aplicou ontem (diazepam+anti-inflamatorio+analgésico). Estou dando leite (meio ml) mais ou menos de hora em hora (leite de cachorro = estou tirando da mãe). De hora em hora ela dá uma choradinha, eu coloco ela para mamar na mãe, mas ela só morde com gana. Ela fez cocô hoje e no final saiu uma secreção gelatinosa com rajas de sangue, não está com diarréia, parece normal. Não quero perder ela, ela é lindinha, já tenho amor por ela, é muito ruim ver ela sofrer assim.

  24. Priscila disse:

    Bom dia!!
    Tenho um cãozinho viralata com Pit bull de 3 meses com 2 vacinas tomadas esta com parvovirose, internado a 3 dias. Descobrimos algumas horas antes de começar com diarreia…
    O veterinario não nos da esperanças e nem diz q que ela vai morrer… Gostaria de saber se ele tem chances de sobreviver? hoje o quadro dele piorou, os vomitos e diarreias aumentaram… O que eu faço? Não aguento mais ve-lo sofrer! Não quero perde-lo.. Por favor me ajude!!

  25. Rita Ericson disse:

    Olá Ingridy,
    os filhotes soluçam MUITO!
    É normal, não há necesidade de tratar.
    Se ela apresentar algum outro sintoma como prostração, secreção nasal e/ou diarreia, leve-a para atendeimento veterinário.
    Abraço
    Rita Ericson

  26. Rita Ericson disse:

    Olá Paulo,
    você quis dizer com “boquinha esvaida”que ela está com a mucosa palida?
    As doenças transmitidas pelo carrapato podem causar anemia e precisam ser diagnosticadas e tratadas o mais rapido possível.
    O tratamento pode ser simples, se iniciado precocemente.
    O quadro pode agravar bastante se o animal já estiver muito anemico e/ou com as plaquetas muito baixas.
    Leve-a para atendiemnto veterinário.
    Mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  27. Maice disse:

    Ola dra.
    Tenho um filhote de west terrier com 2 meses e meio de idade.
    Somente hj, no final da tarde, ele fez diarreia com uma mucosa com um pouco de sangue. Estou com ele ha uma semana, vacinou no dia 26/12. Notei q desde q ele chegou ele bebe muita agua. Ele esta brincando e comendo normal, mas notei o nariz um pouco quentinho e dando ancia. O q poderia ser???

  28. Patricia Barros disse:

    Boa noite! Rita tenho um shitzu com 7 meses tomou remédio de verme com seis meses quando seria a próximo dose , outra coisa percebi que tem uns dentinhos com marcas amareladas com se fosse tártaro é normal o que faço?

  29. Rita Ericson disse:

    Olá Juliana,

    converse com o vet que está tratando dela sobre a possibilidade de oferecer uma papinha para filhotes ou ração umedecida e batida.
    O muco e o sangue nas fezes, pode ser um sinal de verminose.
    Ela já foi vermifugada?
    Mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  30. Rita Ericson disse:

    Olá Priscila,

    muitos animais se recuperam da gastroeneterite.
    Depende da capacidade imunológica dele e da virulencia do vírus.
    O importante é mantê-lo hidratado e medicado.
    Mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  31. Rita Ericson disse:

    Olá Maice,
    este muco com sangue nas fezes pode ser um sinal de verminose.
    Ele já foi vermifugado?
    Converse com o(a) vet dele.
    Abraço
    Rita Ericson

  32. Priscila disse:

    Ola Dra.! Então… O Zakk conseguiu, o virus ja foi eliminado.. Não está mais com diarreias e o medico já deu alta ontem… Mais ele esta muito fraco, totalmente diferente do Zakk gordinho e cheio de disposição q tinhamos a 1 semana atras.. =/ .. O veterinario disse p dar papinha p ele até fortalecer o estomago dele… Mais comecei a dar comida e ele passou a vomitar.. mais nao vomita a comida e sim a agua q esta bebendo… Ainda estou preocupada, pois esta muito debilitado… Estou dando papinha de arroz com batata, cenoura, frango(tudo cozido e batido no liquidificador) e estou dando tbm suco de quiabo …a cada 3 hras dou uma refeição a ele.. Terias alguma coisa a acrescentar na comidinha dele?? Estou fazendo certo? Bom, espero poder dar ótimas noticias aqui em breve do meu garoto! Obrigada pela atenção Dra.!
    Abraço!

    Priscila

  33. Maice disse:

    Oi dra. Ele foi vermifugado sim.
    Esse sintoma de muco com sangue aconteceu so uma vez. No dia seguinte ele ja estava bem e o coco normal. No dia em que passou mal, ele tinha comido uma batata que pegou da fruteira sem q ninguém visse. Quando olhei, a batata ja estava comida pela metade. Algumas hrs depois ele passou mal. Achamos que poderia ter sido isso. Conversei com o vet pelo tel e segundo ele, se os sintomas persistissem, seria o caso de um exame mais complexo.
    Como não aconteceu mais, não levei ao vet.
    Fiz certo?

    Obrigada dra Rita.

  34. Juliana disse:

    Oi, Minha pinscher tem 40 dias. Porque será que a abertura dos olhos não é suficiente para o tamanho? éla é cabeçudinha e não equilibra para andar direito ela tá com 40 dias e está custando a andar. Os olhinhos dela estão com remela e limpo todo dia com soro fisiologico. Sera que ela tem algum problema?

  35. Juliana disse:

    Minha cachorra, faz 40 dias que deu a cria de 2 filhotes, e ela está com corrimento, transparente com rajas de sangue. Será que teria que tomar algum antibiótico? Primeiro estava saindo uma secreção transparente, mas agora, tem sangue no meio. Ela está muito alegre, brincando com as filhas e alimenta muito bem, toda hora ela quer comer. Obrigada.

  36. Lidiane disse:

    Oi Dra! Me ajude!

    Minha irmã ganhou um poodle ele tem 30 dias, a mamãe dele não tinha muito leitinho, os outros filhotes infelizmente não resistiram. Ontem ele tomou a 1° dose do vermifugo, nas fezes saíram algumas verminoses, mas hoje ele não quer comer e nem tomar nada, tá todo tristinho. Dei um pouquinho de soro na mamadeira ele tomou, mas em sequência refugou como se quisesse vomitar (não vomitou). Minha mãe passou um pouquinho de ração com água no liquidificador pra ficar molinho pra ele comer, só provou. Não sei o que fazer, e estou preocupada a pouco tempo perdemos o xodó da casa (poodle pretinho de 3 meses =/ ) E estamos com medo de acontecer algo. Me ajude!

  37. Rita Ericson disse:

    Olá Patricia,
    a frequencia de vermifugação depende muito do “estilo de vida” do seu cão.
    Os animais que entram em contato com terra e outros animais precisam ser vermifugados com mais frequencia.
    Alguns medicamentos para controle de pulga também são vermífugos.
    Quanto aos dentes, depende muito do tipo de mancha, só examinando.
    Leve-o para atendimento veterinário.
    ABraço
    Rita Ericson

  38. Rita Ericson disse:

    Que otima noticia, Priscila!
    Acredito que ofercer pequenas porções, várias vezes ao dia, é a melhor maneira de alimentá-lo.
    Se ele continua vomitando a água, considere deixá-lo somente com o liquido da “papinha” e ofereça gelo para ele lamber.
    Mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  39. Rita Ericson disse:

    Olá Maice,
    se ele está bem, fique tranquila!
    Abraço
    Rita Ericson

  40. Nadia disse:

    Boa tarde, meu filhote depois do primeiro banho começou a se coçar e percebi uns caroçinhos na pele dele, será que pode ser alergia ao shampoo? desde já agradeço!

  41. thalyta disse:

    pode ou não pode da bolo pro cão

  42. Rita Ericson disse:

    Olá Juliana,
    alguns cães de raça pequena tendem a apresentar algumas más formações, como a hidrocefalia (a cabeça fica grande).
    Leve-a para atendimento veterinário.
    Mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  43. Rita Ericson disse:

    Olá Juliana,
    difícil opinar sem examiná-la.
    É possível que este corrimento ainda seja de restos placentários.
    Se ela ficar prostrada, leve-a para atendimento veterinário.
    Abraço
    Rita Ericson

  44. selma disse:

    Olá,faz uma semana que percebo que a minha chow não está bebendo água e o xixi está escuro e também uma das unhas dela está quase caindo. O que devo fazer?

  45. Lidiane disse:

    Oi Dra.? Help!

    Tenho um cachorrinho Poodle de 40 dias o nome dele é kadu, eu havia notado ele todo tristinho sem Ânimo, não queria comer e nem beber… tão molinho que as vezes parecia estar morto. Me desesperei e levei no vet, lá ele tomou soro e tomou umas medicações. Fez exame de sangue e o resultado foi terrível, todas as taxas baixíssimas . o vet disse que não sabe como ele tá vivo, queria interná-lo, dar bolsa de sangue e a medicação, mas iria sair muitissimo caro. Quase 2.000,00 reais e não tenho esse dinheiro. O vet disse que eu desse aquelas papinhas de potinho pra ele comer, ele comeu e bebeu agua, ficou até mais espertinho, mas novamente voltou a amolecer… Não sei o q fazer. Teria algo que ele podesse tomar, receita que ele possa comer com bastante ferro, pra que ele volte a produzir sangue normalmente? Estou com medo dele não conseguir aguentar.

  46. Denilson Francisco disse:

    dra. meu chow chow tah lagrimejandos oq esta acontecendo?

  47. Priscila disse:

    Ola Dra. Rita! Quero deixar meu depoimento aqui sobre meu cãozinho Zakk que estava com essa doença horrível que é a Parvovirose… Quero deixar um apelo aqui, pois essa doença é muto séria e leva mesmo o filhote a óbito se não for consultado com um veterinário competente e medicado imediatamente.. Na véspera do natal meu filhote apresentou falta de apetite e vomito.. Mais ainda não estava com a diarreia, nos apavoramos no dia seguinte quando o Zakk estava muito magrinho e corremos com ele em um veterinário de plantão, pois era feriado e esse medico foi o unico que encontramos disponível..
    Pois bem, nosso dog ficou internado por 7 dias na clinica e todos os dias íamos visita-lo… no dia 1 de janeiro de 2013, esse “veterinario” deu alta para o Zakk.. Estranhamos quando buscamos ele, pois estava muito magro e mto machucado.. nas patas, no cotovelo, no bumbum, no pescoço… etc.. O medico disse q isso era normal, pois essa doença acaba com o animal.. Mas na verdade ele estava daquela forma pq estava em uma gaiola sem proteção alguma e o cão por estar muito magro devido a doença se machucou todo.. Ele voltou outro cachorro p casa, não conseguia andar, mal levantava a cabecinha.. ligamos todos os dias p esse medico e ele dizia q era assim mesmo.. o cachorro continuou vomitando em casa e nao comia… ele receitou alguns remedios para dar em casa, mas mesmo assim o Zakk nao reagia…ontem dia 6 de janeiro, levamos novamente o zakk em outro veterinario… Um hospital que tem aqui na cidade… Quando a veterinaria o viu naquele estado logo colocou ele no soro novamente.. o zakk ia morrer, pois alem de debilitado ele estava com zero musculatura, zero calcio, zero vitamina, zero tudo!! e ainda muito ferido e machucado… Graças a Deus conseguimos essa medica q conseguiu dar os medicamentos necessarios para o animal.. Sem contar o conforto do local q ele ficou que nao se comprara ao dessa clinica (onde nos arrependemos até o ultimo em ter confiado)…
    Se vc tem um filhote ou um cão adulto, um gato, um animalzinho doente em casa leve-o em um medico de confiança, pois infelizmente muitos estão visando dinheiro e nao a saude do animal… Eu poderia ter perdido meu Zakk por irresponsabilidade medica… Se vc não é veterinario, não pode tentar salvar ele dentro de casa com uma doença como essa ou a cinomose.. etc.. pq vc não vai saber como ajudar seu bichinho, ele precisa de um profissional entendido do assunto e que ame realmente animais para cuidar bem do seu dog… Além de tudo isso q passei com o Zakk, ainda tive que ouvir pessoas q nao tem amor nenhum querer sacrificar o bicho… Procure um veterinario de confiança e leve seu caozinho pelo menos 2 vezes ao ano no vet para impedir que situações como essa aconteça! Ainda não sabemos se nosso garoto irá aguentar, pois já aguentou muito e é um milagre estar vivo ainda! Mas estamos confiantes q receberemos ótimas noticias dele essa semana e logo voltará para casa… Quero agradecer o espaço Dra. e logo estarei dando boas noticias do Zakk. Abraço!! Priscila.

  48. Rita Ericson disse:

    Olá Lidiane,
    se ele ainda etsiver prostrado, leve-o para atendimento veterinário.
    Esta prostração após o vermífugo é frequente, mas deve passar rapidamente, em aproximadamente 1 dia.
    Mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  49. Rita Ericson disse:

    Olá Nadia,
    na verdade, pode ser alergia a muitas coisas…
    Pode ser ao shampoo ou ter sido uma coincidencia.
    Se as lesões persistirem, leve-o para atendimento veterinário.
    Mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  50. Rita Ericson disse:

    Olá Thalyta,

    não é recomendado ofercer nada além da ração.
    Além de interferir na nutrição, é um péssimo hábito, acostumar os cães a comerem ( e depois pedirem) comida de gente.
    Leia o texto: http://www.bichosaudavel.com/comida-de-gente-a-beira-da-mesa/
    Abraço
    Rita Ericson

Faça sua pergunta!

A decisão já foi tomada, você e sua família se planejaram, a espécie e a raça foram escolhidas e chegou um novo integrante para a família.

E agora? Como cuidar do filhote?

Inicialmente, peça orientação para a pessoa que lhe vendeu ou doou o animal. É importante saber se o filhote já foi vermifugado, se tomou alguma dose de vacina e qual alimentação ele está recebendo.

Alimentação

Considerando que o filhote já está desmamado, em geral por volta dos 45-60 dias, podemos começar a oferecer alimento.

Às vezes a mãe não é capaz de amamentar até esta fase (especialmente se a ninhada é muito grande) e precisamos usar uma papinha de desmame antes dos 45 dias.

Para oferecer uma boa dieta, equilibrada e balanceada, o mais prático é  alimentar o filhote com ração seca. Existem opções de dieta caseira, mas ela deve ser formulada por um médico veterinário. Se você quiser trocar a marca da ração oferecida anteriormente, faça uma mudança gradual. Misture a ração antiga com a nova aos poucos até a substituição completa (aproximadamente 5 dias).

Se o filhote ainda não conseguir comer os grãos da ração, procure uma fórmula de desmame nas pet shops (alimento em pó para misturar com água e fazer uma “papinha”).

Não ofereça leite de vaca. A maioria dos filhotes de cão e gato apresentam fezes moles e até diarreia (para saber mais, clique aqui).

A água deve ser oferecida à vontade. No começo os filhotes quase não bebem água e fazem uma bagunça danada.

Se quando ele crescer continuar derramando água do pote, considere usar um bebedouro para cães. Existem diferentes tipos, que se adaptam às torneiras ou de bilha para o animal lamber a água. É necessário ensinar o cão a usar estes bebedouros! Para saber mais sobre bebedouros, clique aqui.

Eles devem comer ração de boa qualidade para filhotes e não precisam de suplementação vitamínica (Cálcio, Ferro etc). A idade para mudar a ração “de filhotes” para “adultos” varia de acordo com o porte do animal. Os cães de raça grande, em média, aos 18 meses. Os de raça pequena, aos 12 meses.

Os gatos podem ter que mudar a ração para “adultos” logo após a castração, especialmente em animais com tendência para obesidade.

Não devemos oferecer alimento humano para cães e gatos por 2 motivos: nem todos são seguros para os animais e também para não criar um mau hábito. Em geral, nossa comida é mais saborosa e cheirosa. Os animais já demonstram interesse só de sentir o aroma. Se eles provam…ferrou! Vão sempre querer ganhar um pedacinho. Se o alimento em questão for seguro, não teria problema, mas a tendência é seu animal insistir muito e até te chatear para ganhar um pouquinho. Neste caso, se você quiser oferecer um pedaço de fruta ou legume, por exemplo, coloque no prato do seu cão ou gato. Assim, ele não vai achar que basta implorar e olhar para cima que ele ganha um petisco!

O filhotes de cães devem comer, inicialmente, 4 vezes ao dia. Em seguida (aproximadamente aos 4 meses), 3 vezes e a partir de 5-6 meses, 2 vezes ao dia. Cães não devem comer somente uma vez ao dia, em nenhuma fase da vida.

Gatos beliscam o dia todo, precisam ter alimento disponível, mas com a quantidade controlada.

A quantidade de alimento diária está impressa em tabelas nas embalagens das rações. Esta quantidade varia de acordo com a marca da ração e o peso do animal.

A obesidade deve ser evitada. É muito mais fácil não deixar um animal engordar do que emagrecê-lo depois.

Saiba mais sobre obesidade, clicando aqui.

Os animais adoram atenção e o ser humano adora alimentar, esta combinação é perigosa! A cada vez que o animal pede atenção, nós interpretamos como fome e oferecemos algum alimento. Desta forma, ele aprende que toda vez que ele pede, ganha. Isto vira um ciclo vicioso. Experimente brincar, escová-lo ou fazer carinho neste momento, ao invés de alimentá-lo.

Vermifugação

Todo filhote deve ser vermifugado, em geral a partir de 15 dias, mas depende muito da droga a ser utilizada. Converse com o veterinário e com a pessoa que te deu ou vendeu o animal. Na dúvida, vermifugue novamente, de acordo com o peso do seu filhote.

Se o seu filhote estiver com as fezes moles ou com diarreia, leve-o para atendimento veterinário.

Vacinação

O programa inicia aproximadamente aos 45 dias, tanto em gatos como em cães. As doses seguintes devem ser aplicadas com intervalo de 3 a 4 semanas. A anti-rábica deve ser aplicada junto com a última dose da vacina, aproximadamente aos 4 meses de vida do filhote.

Os cães são vacinados contra: hepatite, adenovirose, cinomose, parvovirose, parainfluenza, coronavirose e leptospirose.

Os gatos recebem vacina contra: panleucopenia, rinotraqueíte e calicivirose.

Existem outras vacinas, tanto para cães quanto gatos que devem ser aplicadas de acordo com a necessidade de cada animal. Alguns exemplos:

Cães- gripe canina, giardíase, leishmaniose

Gatos- leucemia felina, clamidiose

Os filhotes só devem entrar em contato com animais desconhecidos ( não sabemos se foram vacinados ou não, se estão saudáveis ou não) e com um ambiente possivelmente contaminado (chão com fezes,urina e secreções de animais doentes – rua) após tomarem a última dose da vacina específica para cada espécie.

A revacinação é anual. Os gatos estritamente domiciliados podem ter o intervalo entre as vacinas aumentado, converse com seu veterinário.

Para saber mais sobre vacinação, clique aqui.

Banhos

Não é verdade que filhotes não podem tomar banho. Eles não podem é sentir frio. Até aproximadamente 4 meses, os filhotes não são capazes de regular a temperatura do próprio corpo (endotermia).

Os gatos podem passar a vida inteira sem tomar nenhum banho, mas é fundamental escová-los. Acostume-o desde filhote. Use uma escova bem macia (para neném ou até mesmo escova de roupa) e se necessário, troque por outra quando ele já estiver acostumado. Comece escovando poucos minutos (ou até segundos), ofereça alimentos gostosos e vá aumentando o tempo. Assim retiramos pelos soltos (caem menos pela casa e eles engolem menos pelos quando se lambem), sujeira e inspecionamos a pele do nosso gato.

Os filhotes de cão podem tomar banho, se necessário, mas a água deve estar morna, o ambiente quente e o banho deve ser rápido. Seque-o bem com toalhas e se precisar, use o secador de cabelo. Cuidado para não queimá-lo! Coloque sempre sua mão embaixo do secador para sentir a temperatura. Se estiver te incomodando, afaste ou diminua a temperatura.

Prefira sempre xampus e sabonetes específicos para animais e evite os inseticidas. Existem várias opções seguras de produtos contra parasitos (pulgas e carrapatos), não precisamos correr o risco de intoxicá-los com talcos, xampus e loções.

A ideia é que o cão tome o menor número de banhos possível! Você pode escová-lo e usar lenços umedecidos para aumentar o intervalo entre os banhos e mantê-lo limpo e cheiroso.

Saiba mais sobre banhos aqui.

Evite usar perfume. Além do risco de alergias, o cão fica com o olfato prejudicado se estiver com um cheiro forte no próprio corpo.

Dentes

Escovar os dentes é fácil, se o seu filhote for acostumado desde cedo. Comece com uma escova bem macia, por alguns segundos e premie seu animal com um petisco ao final de cada escovação. Aos poucos vá aumentando o tempo até conseguir escovar todos os dentes. Todos os filhotes de cães e gatos trocam os dentes, assim como as crianças! Aproximadamente aos 4 meses, ocorre esta substituição. Nem sempre percebemos o dente mole e a “janelinha” porque o dente definitivo substitui o dente de leite somente quando este está pronto para cair. As vezes o dente cai no chão, as vezes é engolido…sem problemas. Mesmo sabendo que eles vão trocar a dentição de leite pela definitiva, vale a pena iniciar cedo, para eles acostumarem. Se possível, escove os dentes do seu animal, diariamente.

Pulgas,  Carrapatos e Filariose

Converse com seu veterinário.

Existem produtos seguros (que não são tóxicos) que devem ser aplicados de forma preventiva, mensalmente.

Antes de levar seu animal para passear pela primeira vez, use um produto para evitar que ele leve parasitos para sua casa.

A filariose é uma verminose transmitida por mosquito, que se instala no coração de cães (nos gatos é raro, mas possível). Existem áreas endêmicas (aqui no RJ, a região dos lagos, por ex.) e outras com menor incidência – converse com seu veterinário.

A filariose também deve ser prevenida mensalmente.

Obediência

Os filhotes são completamente capazes de aprender, mas precisamos ter paciência e persistência.

Quanto antes eles souberem o que nós esperamos deles, melhor.

É muito comum as pessoas deixarem o filhote fofo e limpinho subir na cama, no sofá etc. Assim que ele cresce um pouquinho, mudam de ideia. Assim ele fica confuso!

Mostre o que pode e o que não pode, desde cedo. Quantas vezes ele subir no sofá proibido, mande-o descer.  Se for necessário interferir para interromper a ação, saia do ambiente ( a tendência é ele sair atrás de você) ou retire-o do ambiente. Assim ele vai perceber de forma clara que sempre que ele age de forma inadequada, ele perde sua companhia.

Para evitar que os gatos subam nas bancadas da cozinha, na mesa de jantar etc, devemos retirá-los imediatamente. Saiba que este é um comportamento natural dos gatos e esperar que ele não suba pode ser frustrante!

Não devemos nunca causar medo num filhote para ensiná-lo.

Para ensinar os filhotes de cães a usarem uma área específica pra urinar e defecar, clique aqui e leia o texto.

Os gatos costumam usar a caixa sanitária, espontaneamente. Mas ajuda muito posicioná-la em um local tranquilo (longe da maquina de lavar ou de uma área com muita circulação de pessoas ou animais) e mantenha-a limpa. A conta básica é uma caixa para cada gato da casa, mais um. Ela deve ter um tamanho mínimo para caber o gato inteiro dentro dela.

Acostume seu cachorrinho a usar a coleira e a guia em casa, antes mesmo de poder passear na rua. É muito frequente o primeiro passeio na rua ser quase um quadro de humor…o filhote empaca, se embola nas nossas pernas, enfim, não custa nada treinar um pouquinho em casa antes de sair para rua.

SEMPRE LEVE SACOS PARA RECOLHER AS FEZES DO SEU CACHORRO DA RUA.

Considere adestrar seu cachorro. A obediência básica se conquista em pouco tempo e transforma a relação do cão com sua família. Um cão educado pode acompanhá-lo a passeios, festas e casas de amigos. Não temos o direito de incomodar quem não gosta ou quem tem medo de animais. É responsabilidade da família ensinar seu animal a não pular e não latir exageradamente.

Você pode adestrar seu cão sozinho ou com ajuda de um profissional (fica bem mais fácil!).

Esterilização

É recomendável castrar as fêmeas de cães e gatos antes do primeiro cio para evitar o surgimento de tumores de mama no futuro. Em geral, o primeiro cio ocorre em torno dos 6 meses de vida.

Os machos de gato, costumam urinar na casa para marcar território e procurar qualquer alternativa para fugir e sair para cruzar, considere castrá-lo precocemente.

Saiba mais sobre esterilização clicando aqui.

Enriquecimento Ambiental e Diversão

Os filhotes precisam de muita atenção e brincadeira. Se você não tem tempo ou disposição, desista de adotar ou comprar um.

Existem brinquedos de todos os tipos e tamanhos. Cuidado com aqueles que soltam pedaços que podem ser engolidos. O ideal é que a brincadeira seja sempre iniciada por nós, humanos. Deixar uma cesta de brinquedos, parados num canto não é brincar. Chame seu animal e comece a jogar uma bolinha ou puxe uma cordinha para seu gato “caçar”. O momento de encerrar a brincadeira também deve ser determinado por nós, a não ser que seu filhote esteja precisando de uma pausa para descansar.

Os gatos gostam muito de “postos de observação”. Você pode deixar uma prateleira vazia ou até mesmo instalar algumas para ele ficar olhando o mundo lá do alto. Veja alguns exemplos, clicando aqui .

Ofereça um arranhador para ele renovar suas unhas, deixar suas marcas e evitar arranhar seus estofados. Se ele não estiver usando o arranhador, posicione-o próximo ao móvel preferido e corrija-o sempre que ele arranhar o móvel. Aplicar um pouco de catnip (erva do gato, saiba mais aqui) no arranhador também ajuda (para saber mais sobre arranhadores, clique aqui).

Os cães precisam passear. Por mais que seu animal seja pequeno ou sua casa muito grande, os passeios são fundamentais. Na rua, os cães são estimulados (percebem e deixam odores, escutam sons diferentes), socializam com outros animais e pessoas, além de fortalecer os laços com seu tutor. Saiba mais sobre passeios, aqui.

Estas orientações são uma base para uma parceria harmônica e para seu animal crescer de forma saudável.

Converse com um/uma veterinário/a e tire todas as suas dúvidas!


Carregando..