Por Que os Cães Babam (tanto)?

cachorro babando
  1. Tainá Lima says:

    Tenho um filhotinho de vira lata que acho que não gosta muito de carro. Ele é bem ativo, mastiga de tudo, adora correr, mas quando se trata de passeio de carro a situação vira um problema. Ele começa a babar compulsivamente e dependendo do movimento do carro, ele vomita muito. O que eu posso fazer pra tentar, pelo menos, diminuir isso? Tenho uma poodle de quatro anos que adora passear e não saio mais com ela com a mesma frequência que saia antes do filhote porque não acho justo deixá-lo sozinho em casa enquanto ela se diverte… Apesar de também não achar justo ela ficar em casa por causa do enjoo dele…

  2. Olá, minha cachorrinha é uma SRD de 1 ano e 2 meses. Ela teve a doença do carrapato faz uns 6 meses e a veterinária não permitiu que ela tomasse a vacina anti raiva até que ela completasse pelo menos 1 ano e 3 meses. Agora ela está salivando muito, e é uma saliva não tão constante nem abundante, mas está mais que o comun que ela saliva, e é meio viscosa, consistente e transparente. Ela esta comendo, mas ainda não vi ela beber água, dei leite, soro e fenergam com medo de ser algum tipo de intoxicação ou envenenamento. Ela está assim desde ontem de 23h mais ou menos, e eu moro num interior muito longe do centro, e no momento não tenho como levar ela no veterinário pois estou sem carro. Estou com muito medo de ser raiva, pois entrei em contato com a saliva dela, na emoção do momento em ver que ela estava babando, pois não me veio esta possibilidade. Mas ela não está agitada mais que o normal, não está agressiva e não notei que ela teve espasmos ou contrações involuntárias, ou dores. Ela está meio rouca. Gostaria muito de uma ajuda. Obrigada desde já!

  3. Rita Ericson says:

    Olá Fernanda,
    acho pouco provável que sua cadela esteja com raiva.
    Os cães com raiva babam porque não conseguem deglutir.
    Se ela está comendo, não há paralisia dos músculos da deglutição.
    Leve-a para atendimento veterinário, ela pode estar com alguma lesão na cavidade oral.
    Mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  4. Rita Ericson says:

    Olá Tainá,
    o nome técnico deste enjoo é cinetose.
    É muito comum em cães.
    Você pode experimentar deixá-la em jejum (pelo menos 4 horas) entes de passear de carro e colocar um ramo de salsa dentro do veículo.
    Se nada adiantar, converse com seu veterinário sobre a possibilidade de medicá-la antes de andar de carro.
    Os cães não se aborrecem assim como nós quando percebem que outro indivíduo desfruta de algo que ele não pode ter.
    Leve sua poodle para passear de carro! E se possível, leve ele também!
    Mande noticias
    Abraço
    Rita Ericson

  5. Lígia says:

    Farei um pequeno histórico afim de facilitar a sugestão ou apoio: rottweiler, 7 anos; em 02-2011 tomou a Imuno-vet (Biovet) e em 05-2011 a Anti-rábica (Labo-vet); este ano Ati-rábica 02-08-12 (os agentes da prefeitura ñ deram a etiqueta). Sempre vermifugado com o Canex, últimas em 20-07-12 e 04-08-12 (como observamos vômito e fezes pastosas mudamos o medicamento), 20-09-12,vermifugado com Basken. Nas primeiras semanas de setembro,observamos alterações no apetite (não comia de manhã, comia à tarde). Emagreceu. Dando banho, percebi um caroço (tamanho de um pequeno limão) na junção da pata traseira esquerda com o corpo/tronco,outro no pescoço (garganta). No corpo/tronco, pequenos caroços (tamanho feijão; 3 a 4), mas sem ferimentos,coceiras ou incômodo quando apalpados.Olhos com remela (esverdeada), pela manhã.Levei ao veterinário que realizou hemograma e teste sorológico hanseníase;receitou pentabiótico reforçado e diclofenaco sódico colírio (olhos já estão melhores).Hemograma normal.Sorológico ainda não tenho resultado.Ele continua emagrecendo, apesar de estar se alimentado (hoje vi fezes pastosas, esverdeadas com tons vermelho escuro), bebe mais água que o habitual, respira com dificuldade e está quietinho. Gostaria de vermifugá-lo novamente,porém com canex premium, já que a veterinária sugeriu que melhorássemos a qualidade deste medicamento, o que acha? Escrevi muito, porque moramos no interior da Bahia e a dificuldade para ter acesso a um especialista é enorme. Gostaria de uma outra opinião. Por favor, nos dê uma luz! Obrigada!

  6. Rita Ericson says:

    Olá Ligia,
    este nódulo parecido com um limão é um linfonodo?
    Não acredito que este quadro é causado por verminose.
    Existe a possibilidade de radiografar o torax?
    É possivel fazer uma citologia dos linfonodos aumentados?
    MAnde noticias
    Abraço
    Rita Ericson

  7. Lígia says:

    Olá Rita!

    A veterinária sugeriu que fizéssemos uma radiografia do tórax. Mas, ela não tem e não há esse recurso aqui perto. Estamos verificando a possibilidade de levá-lo para realizar o exame em outra cidade, devido a grande dificuldade de transporte.

    Há possibilidade desse quadro ter sido causado pela vacina do governo?

    P.S- O sorológico foi para leishmaniose, rs.

    Qualquer novidade, avisarei.

    Abraço!

  8. Rita Ericson says:

    Olá Ligia,
    não acredito que exista relação entre a vacinação e este quadro apresentado por ela.
    Mande noticias
    Abraço
    Rita Ericson

  9. Alan Pacheco says:

    Oi tenho um cão da raça akita com um ano e meio que fica correndo de um lado para outro vendo as crianças brincarem, até aí tudo bem, mas ele começou a lamber as grades e babar muito, tanto que enferrujou as mesmas, gostaria de saber se isto é sintoma de alguma doença.

  10. Rita Ericson says:

    Olá Alan,
    acho que não entendi sua pergunta…ele lambe a grade enquanto está preso?
    MAnde notícias
    Abraço
    Rita Ericson

  11. Alan Pacheco says:

    Oi Rita desculpa se eu não formulei a pegunta adequadamente, mas ele fica solto no pátio, olhando as crianças na rua

  12. Rita Ericson says:

    Olá Alan,

    se o único sintoma que ele apresenta é lamber a grade enquanto vê as crianças, acredito que ele não esteja doente.
    Ele come, brinca, corre, urina e defeca normalmente?
    Ele provavelmente está ansioso para sair e brincar (ou ele demonstra agressividade?) com as crianças.
    Mande noticias
    Abraço
    Rita Ericson

  13. juliana says:

    Bom dia Rita,

    Tenho uma Rott de 7 meses fiquei 3 dias fora ela ficou com uma cadela de uma amiga e vinha gente pra alimentar e passear. Quando eu cheguei observei que ela quando deitava e dormia babava muuuuuito de ficar toda molhada, fazer tipo uma poça de baba… mas ela está alegre brinca, come está evacuando e urinando normalmente. Levei ela ao vet ela fez exames ao olho nu, tirou temperatura olhou a boca e aparentemente ela está saudável. Ela pediu p ver se ela tinha comido alguma coisa estranha nesse tempo, deu uma olhada no quintal e achei um caramujo africano morto, mas não estava mastigado, parecia que estava faltando um pedaço dele sei lá… mas não tenho certesa se ela comeu. Estou muito preocupada com o que pode ser pois ela nunca babou na vida e a baba é muuuuuuuito intensa quando dorme somente, ela acorda toda molhada ensopada! Estou com medo de ser alguma doença estranha que a vet não soube verificar. O que fazer?

  14. Rita Ericson says:

    Olá Juliana,
    impossível opinar sem examiná-la.
    Se ela está bem disposta e se alimentando bem, fique tranquila.
    Observe-a por mais alguns dias e mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  15. daniel says:

    Lendo as perguntas e suas respostas, me senti na obrigação de parabeniza-lá por ajudar aqueles que buscaram a sua ajuda.

  16. Rita Ericson says:

    Obrigada, Daniel!
    Este é meu objetivo,

    abraço
    Rita Ericson

  17. victoria says:

    Ola,
    minha cachorrinha chuaua e meu cachorrinho chuaua foi tomar banho de remedio para carrapato,lambeu o corpo e comessou a vumitar depois dei banho e parou,depois comessou a babar nao sei o que fazer?…

  18. Rita Ericson says:

    Olá Victoria,
    seus cães devem ter se intoxicado com o produto.
    Os cães pequenos são muito mais sensíveis e devemos usar somente produtos que não causam intoxicação.
    Existem algumas opções disponíveis nas petshops.
    Se eles ainda estiverem se comportando de maneira diferente, leve-os para atendimento veterinário.
    Abraço
    Rita Ericson

  19. Juliana says:

    Olá, minha cachorrinha está com o linfonodo aumentado. Já fizemos vários exames e este “tumor” é benigno. O problema é que isso prejudicou as glândulas salivares e ela está babando muito, o que dificulta sua alimentação. Gostaria de saber se há algum medicamento que diminua a salivação.
    Muito obrigada pela atenção!

  20. Rita Ericson says:

    Olá Juliana,
    acredito que já respondi sua pergunta, infelizmente não há nenhum medicamento para este fim, que pode ser usado de maneira contínua.
    Abraço
    Rita Ericson

  21. Ariane says:

    Bom dia!!

    meu cachorro desde pequeninho vem apresentando um problema de como se estivesse afogado ele estica as quatro patinhas bem firmes no chão enche bem o peito e começa a fazer um barulho estranho tipo” rack rack” por faze 1 min. fica com o coração acelerado. Agora também fica mexendo a boquinha como se estivesse algo encomodando de repente ele faz coco e vomita em seguida, sem contar as quedas que ele tem do nada o que poderia ser?

  22. Rita Ericson says:

    Olá Ariane,
    estes sintomas podem ser comuns a diferentes causas.

    Veja o video: http://www.bichosaudavel.com/espirro-reverso-voce-sabe-o-que-e-isso/
    Leia o texto: http://www.bichosaudavel.com/convulsoes-em-caes/

    Leve-o para atendimento veterinario.

    Abraço
    Rita Ericson

  23. Uéslley Paganeli says:

    Eu tenho uma cocker de 6 meses que acabou de sair do primeiro cio. De uns dias pra cá tenho percebido que ela tem babado enquanto está dormindo e hoje depois de uma sonequinha tive que secá-la pois ficou com a orelha toda molhada de baba. Ela está se alimentando, tomando água e fazendo as necessidades normalmente. O que poderia ser? Obrigado desde já!

  24. Rita Ericson says:

    Olá Uéslley,

    este sintoma pode ser comum a diversas doenças.
    Impossível opinar sem examinar seu animal.
    Ela pode estar com alguma lesão na boca, ou até mesmo “suando” muito.
    Leve-a para atendimento veterinário.
    Mande notícias.
    Abraço
    Rita Ericson

  25. Natali says:

    Olá, acabei de adotar um cachorrinho, quando fui apresenta-lo ao cachorro do meu irmão que mora ao lado da minha casa, o cachorro dele começou a babar excessivamente em cima do meu, estava até espumando… e o cachorro nunca foi babão. Pode ser ciumes ou algo do tipo? pq o cachorro não foi agressivo, só ficou curioso.
    Obrigada pela ajuda !!
    Natali

  26. Rita Ericson says:

    Olá Natali,

    ele pode ter ficado nervoso…faça a aproximação de maneira cuidadosa.
    Leia o texto:
    http://www.bichosaudavel.com/introduzindo-um-novo-animal-na-casa/
    Se restarem duvidas entre em contato.
    Abraço
    Rita Ericson

  27. ubirajara says:

    olá, tenho uma pit bull, um tempo atrás ela estava mancando de uma perna traseira, ela nao estava ferida e nao tinha espinhos na pata, 1 semana depois ela parou de mancar do nada também. Agora tem um lado só da boca dela que está meio caido e ela ta babando muito por esse lado, quando ela pula para brincar, ao chegar ao chão ela desequilibra, oque nao acontecia antes, e as palpebras dela nao estao fechando direito,
    se puder responder eu agradeço , obg .

  28. Rita Ericson says:

    Olá Ubirajara,
    estes sintomas parecem compatíveis com uma alteração neurológica.
    Leve-a para atendimento veterinário.
    Mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  29. Amanda says:

    Olá, minha border collie mastigou, mas não comeu, um caramujo africano ontem, e hoje de manha, quando soltamos ela pra fazer as necessidades (deixamos ela na corrente somente quando está chovendo, porque ela adora se molhar) ela começou a mastigar outro. (continua)

  30. Rita Ericson says:

    Olá Amanda,

    não deixe que ela morda ou coma o caramujo.
    Ela pode apresentar disturbios gastrointestinais.
    Observe as fezes, apetite e comportamento dela e se necessário, leve-a para atendimento veterinário.
    Mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  31. Samara says:

    Olá, tenho uma cadela de aproximadamente 45 dias, vira lata. De um tempo pra cá ela ao dormir ela acorda com o rosto e pescoço molhados de baba.. Mas está fazendo todas as atividades normais, comendo, necessidades fisiológicas e brincando muito também, normalmente. Apenas ao dormir que acontece esse fato. Queria saber o que pode ser ?

  32. Rita Ericson says:

    Olá Samara,

    muito difícil opinar sem examiná-la.
    Pode ser que enquanto fica acordada, ela consiga engolir a saliva e quando dorme, não.
    Se ela está bem, fique tranquila.
    Mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  33. REGINA says:

    OLA, TENHO UMA PASTORA ALEMAO COM 8 ANOS, DE UNS DIAS PRA CÁ,APARECEU NODULOS DA GARGANTA, ELA NAO CONSEGUE AS VEZES ERGUER A CABEÇA, ELA CHORA, E BABA MUITO APOENAS DE UM LADO DA BOCA.JÁ LEVAMOS EM VETERINARIOS, ANTIFLAMATORIOS FIZEMOS EMOGRAMA,TUDO NORMAL, AGORA ESTAMOS DANDO PREDSIM (1X AO DIA), MAS ELA ESTA SE ALIMENTANDO NORMALMENTE. ISSO JA FAZ UNS 10 DIAS, E PERCEBO QUE ELA NAO ESTA MELHORANDO.O QUE PODERIA SER?
    OBRIGADA

  34. Rita Ericson says:

    Olá Regina,

    será que estes nodulos podem ser linfonodos (ingua)?
    Se forem, vale a pena fazer uma citologia aspirativa para definir o diagnóstico.
    Mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  35. Danessa says:

    Olá minha cachorrinha tem 1 ano e oito meses hoje ela jantou normalmente e fez as suas necessidades mas no meio da madrugada começou a soltar uma baba transparente junto com uma espuma branca… não tem cheiro nenhum e ela esta muito triste não quer contato com ninguém… quando chamamos ela se afasta…oque pode ser???

  36. Rita Ericson says:

    Olá Danessa,
    é muito dificil opinar sem examinar seu animal.
    O excesso de salivação costuma ser um sintoma de intoxicação ou alguma lesão na boca.
    Se os sintomas persistem, leve-a para atendimento veterinário.
    Mande noticias,
    abraço
    Rita Ericson

  37. Tayná says:

    Boa Noite,

    Tenho um labrador de 4 anos, o mesmo vomitou muito nos ultimos tres dias, hoje levei ele no veterinario ele tomou a vacina de raiva e a vacina que corta o vomito, também 2 remedios para a micose que esta na pata sendo assim passou o dia bem, agora a noite ele esta rosnando muito babando e nao deixa ninguem chegar perto, pode informar se pode ser a vacina, ou até mesmo fome por nao estar conseguindo comer direito. No aguardo.

  38. ubirajara says:

    oi, minha pit bull ta vomitando todo dia, ela come e depois de um tempo vomita a ração , um pouco digerida, eu li que esse vomito pode ser causado por dor, é verdade? ela esta mancando da pata traseira faz 1 mes, e os vomitos comecaram faz 3 semanas, agente levou no veterinario, ela disse q era infecção, deu antibiotico e ela melhorou ( antes ela vomitava com sangue) agora so vomita ração, mas ainda assim vomita todo dia,,, se tiver alguma informação, obg 🙂

  39. Rita Ericson says:

    Olá Tayná,
    é muito dificil opinar sem examinar seu animal.
    Ele está bem?
    Mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  40. Rita Ericson says:

    Olá Ubirajara,
    a dor pode causar vomitos, mas em geral, é uma dor muito intensa.
    Como alguns medicamentos, em alguns animais, podem causar disturbios digestivos, eu acredito que seja mais provável esta hipótese.
    Converse com o vet que está tratando dela.
    Mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  41. Daina says:

    Ola… encontrei minha dog de 20 kg… sem conseguir levantar e andar…. e sem comer… so toma mta agua….levei no vet,fez exame de cinomose deu negativo … fez hemograma deu td ok… a dra. disse q era coluna… fez raio x deu td ok, fez ultrassom e deu td ok… ela ficou internada… só. q n tinha mais como mante la. e trouxe para casa… a vet. disse q pode ser artrite ou artrose…passou tres remedios…. hj… ela anda com a minha ajuda… ate levanta para tomar água e so qr comer pao… porem hj q está chuvoso… reparei q no meu quintal eata cheio de caramujinho… e tbm lembrei q minha mae a um mes mandou colocar aquele veneno q seca o mato…. qria saber se ela pode estar assim pq comeu uma dessas coisas…. ????? Por favor responder por email tbm…. obrigada!!!!

  42. Rita Ericson says:

    Olá Daina,
    o quadro descrito não é típico de uma intoxicação (caramujo ou veneno).
    Existem quadros de dor articular e/ou lesões na coluna que não são diagnosticáveis atraves de rx, ex de sangue e ultrassonografia.
    Converse com o / a vet dela.
    Abraço
    Rita Ericson

Faça sua pergunta!

Babar pode ser normal, especialmente em algumas raças como o basset hound, o fila brasileiro e o dogue alemão.

O excesso pode acontecer por diversos motivos, em qualquer cão. É normal um cachorro babar quando sente algum cheiro de comida interessante, se estiver muito excitado ou em ambiente umido e quente. Mas há causas patológicas como o enjôo, um corpo estranho na boca ou até mesmo um problema na gengiva ou nos dentes.

A hipersalivação, ptialismo ou sialorreia ocorre fisiologicamente em algumas raças pela conformação da boca e dos lábios.

Devemos nos preocupar, se o animal começa a babar muito e de repente, sem uma causa aparente. Se persistir, pode ser sinal de alguma doença ou lesão, como por exemplo:

  • estomatite (inflamação na mucosa oral)
  • gengivite (inflamação das gengivas)
  • doenças odontológicas
  • produtos químicos, picada de insetos
  • intoxicações
  • lesões na cavidade oral ou na língua
  • corpos estranhos ou tumores na boca ou esôfago
  • enjôo, nausea
  • problemas neurológicos
  • determinadas alterações metabólicas

Inicialmente, inspecione a boca do seu cão para avaliar a presença de alguma causa aparente. Cuidado! Se o animal for agressivo ou demonstar desconforto, não se arrisque. Perceba se há alteração no odor da boca e se o  animal está se comportando normalmente.

Se não houver nenhuma alteração e o animal continuar salivando muito, leve-o para consulta veterinária.

Às vezes é necessário realizar exames para confirmar o diagnóstico (RX, hemograma, bioquímica, urinálise, endoscopia) e tratar a causa específica. Alguns animais precisam ser sedados para o exame da cavidade oral (e eventual retirada de corpo estranho) ser bem realizado.

O tratamento varia com a causa da sialorreia. Pode ser necessária a limpeza dos dentes (retirada de tártaro), cirurgia (no caso de tumores), fluidoterapia no caso de animais que apresentam vômitos, antibióticos, antinflamatórios e tratamento de doenças metabólicas (principalmente renais e hepáticas).

Alguns cães salivam por ansiedade. Tenho visto muitos shihtzus que salivam muito quando sentem medo ou ficam sozinhos em casa. A ansiedade de separação gera muito sofrimento para o animal e deve ser tratada (saiba mais em: http://www.bichosaudavel.com/deixando-o-cao-sozinho-em-casa/).

É possível prevenir doenças periodontais escovando os dentes dos cães desde filhotes, evite produtos tóxicos ao alcance dos animais, não ofereça brinquedos que podem soltar ou quebrar em pequenas partes que eventualmente machucam e/ou se prendem na boca do animal e leve seu cão para consulta veterinária de rotina e vacinação anti-rábica anualmente.

Um dos sintomas da raiva é a salivação intensa porque o vírus dificulta a deglutição (inclusive da saliva). Mas o animal também não se alimenta, não bebe água e demonstra comportamento estranho, às vezes, agressivo.


Carregando..
 
 
focinho do cachorro
rabo do gato