Por Que os Cães Perseguem Carros (motos, bicicletas, skates…)?

dogchasingcar

É possível imaginarmos que os cães que correm atrás dos carros pensam assim: “Covardes! Basta eu perseguir um pouquinho que eles sempre fogem!”

Assim, os cães se sentem vitoriosos, conseguem expulsar um objeto enorme e barulhento!

Na verdade, os cachorros que perseguem objetos em movimento podem estar caçando ou brincando, ou até mesmo, brincando de caçar.

Os animais podem apresentar um maior ou menor instinto de caça.

Os cães que foram bem socializados e estão acostumados com crianças, skates, carrinhos de neném etc., costumam “brincar de caçar” com seus brinquedos.

As bolas, os frisbees e até mesmo outros cães são o “alvo” da caça.

Eles também brincam de “luta” como parte desta atividade de “caça”. Na maioria das vezes, o objetivo não é machucar ou matar a “presa”, mas envolver o outro animal neste jogo, na brincadeira.

É claro que pode ser perigoso, especialmente quando o cão persegue um animal menor que ele (um gato, uma galinha, ou até mesmo uma criança).

Se o animal apresentar um instinto de caça muito forte, como algumas raças de caça (hounds, terriers), ele pode até matar sua “presa”.

Geralmente eles começam a “caçada” procurando a presa, em seguida eles a perseguem, conseguem pegá-la e matam (ou machucam seriamente). Alguns animais podem até comer o outro animal.

Este comportamento extremamente perigoso é chamado de agressividade predatória (para saber mais, clique aqui).

Estes animais não estão com raiva, nem doentes, eles apresentam um instinto predatório muito exacerbado. O que desperta o interesse deles, é o movimento.

O maior perigo é que normalmente, eles não demonstram uma sequencia de sinais previsíveis, como rosnar, mostrar os dentes etc. Eles vigiam a presa em silencio e só partem para o ataque quando ela está ao seu alcance.

Estes cães precisam ser constantemente supervisionados para a segurança dele e dos outros.

O hábito de perseguir carros pode ser muito perigoso, muitos cães se machucam ou até mesmo morrem atropelados por automóveis.

Socialize seu cão desde filhote! ADESTRE-O!


Carregando..
 
 
focinho do cachorro
rabo do gato