Por Que os Cães Rolam em Coisas Nojentas?

dog rolling

Se você está acostumado com cães já deve ter passado por esta situação…

Vocês estão passeando na praça, num sítio ou até mesmo numa praia e de repente, seu cachorro deita no chão de barriga para cima e começa a rolar freneticamente!

Nada de anormal até você perceber que ele estava rolando em cima de um bicho morto! Também poderia ser em cima de fezes ou de um peixe podre!

Que nojo! Que loucura!

Por que ele faz isso?

A resposta é simples, ele faz isso por instinto!

O objetivo do cão é disfarçar seu próprio cheiro!

Quando eles eram caçadores (assim como seus ancestrais lobos), não podiam bobear e deixar que suas presas percebessem que eles estavam por perto, prontos para devorá-las.

Outra teoria explica que o cachorro rola nestes “cheiros” para carregar esta informação no próprio corpo, para comunicar aos outros cães da matilha que ele encontrou algo interessante no caminho.

O autor do livro The Truth About Dogs, Stephen Budiansky, defende que o objetivo é marcar o objeto (carniça, fezes etc) com o cheiro do cão, e não o contrário. Assim como eles marcam as árvores, postes etc com sua própria urina.

É uma teoria possível, faz sentido.

Nós, humanos,  sempre nos preocupamos com higiene e limpeza, mas precisamos pensar que no mundo dos animais, o que parece nojento para nós, pode ser muito natural para eles.

É claro que ninguém fica feliz em ver seu cachorro que acabou de tomar banho rolando num peixe morto, mas ele está se comportando como um cachorro!

Eles precisam expressar seus comportamentos naturais para serem felizes!

 


Carregando..
 
 
focinho do cachorro
rabo do gato