Primeiros Socorros e Emergências

  1. Raianny disse:

    Tenho uma gatinha, de 2 anos e 6 meses, porem tive que mudar de cidade , antes ela era mais ativa , agora nessa nova residencia , me parece que ela ja acostumou mas ela so quer ficar no quarto ,na minha cama dormindo o dia e a noite inteira , ela acorda come bebe agua , evacua as vezes eu vejo ela andar pela casa mas e raro, ai fico aguniada e tiro ela do meu quarto , mas ela arruma outro lugar pra dormir ,rsrsr no sofa ….o que devo fazer a respeito ..

  2. Izabel Bruce disse:

    Olá doutora, tenho uma poodle de 4 anos e recentemente apareceu umas manchas vermelhas nela, além dela está um pouco febriu. Levei-a ao veterinário e marcaram um exame de sangue, mas estou com medo que seja algo grave. Tem como vc avaliar o estado dela por favor.

  3. Paulo disse:

    ola
    ontem o meu gato apareceu a casa com uma pequena ferida na barriga, deve ter sido atropelamento mas nao sei. Hoje fui ver como ele estava e parece estar bem, come, mia as vezes por sentir dor. Eu fui ver a ferida e notei que a barriga dele esta inchada. O que poderá ser?
    Ajude por favor.
    obrigado

  4. catia disse:

    Olá, tenho um cachorro que foi diagnosticado com doença do carrapato, ele está tomando os remédios já faz 10 dias, ele corre, brinca e come normalmente. Porém a barriga dele está muito inchada ( principalmente qdo come e toma água) e ele está fazendo pouco coco e quando faz e sempre pouquinho e ” duro” e também ele está dormindo com o olho aberto. Isto é normal?

  5. Eliza Gomes disse:

    Olá Dra. Rita,
    Minha cadelinha vou castrada a 10 dias e tomou antibiótico de uso infantil (liquido) durante 7 dias em 8 e 8 horas. O problema é que ela está vomitando tudo o que come desde que começou a tomar o remédio. No início achamos que poderia ser as fezes de gatos, que inevitavelmente, ela comia, e depois vomitava. Mas os sintomas se estenderam até então. Fizemos uma papinha de arroz branco com peito de frango, mas ainda não adiantou. Vamos começar a dar soro para ela, para que se hidrate. Será que poderias nos ajudar?
    Abraços

  6. Lisa disse:

    Olá doutora, queria umaaajuda antes de levála ao veterinário pois minha filha esá aparenemente bem. Tenho uma gatinha, catarina de 6 anos. Ela se alimenta muito bem é castrada mas solta muitos pelos então quando vomitas uma vez ou outra entendo como bola de pêlos dou uma colher de óleo mineral e ela melhora. Se vômito costumava ser seco e igual a um “tubo de ensaio” e eu molhava com um alimento molinho e ela melhorava. De um mês pra cá esse vômito pssou a ser mais molhado e frequente(dia sim, outro não), achando que poderia ser verme dei um remédio que ela costuma tomar_receitado pela veterinária_ Melhorou uns dias e agora ela voltou a vomitar molhado.

    Poderia me dar uma ajuda no que pode ser??

    Muito obrigada

  7. Monica disse:

    Boa noite, dra.
    Tenho um gato de 13 anos que tem câncer, fiz quimioterapia, mas ele não cedeu, ficamos então tratando os sintomas. A uma semana ele diminuiu radicalmente a alimentação, mesmo dando as rações preferidas, leite e frutas ele não comia.
    Leve-o sabado (16/03) ao veteriano e lá ele tomou soro subcutaneo e fez exame de sangue que estará pronto amanhã. A médica disse que ele estava, moderadamente desidratado, nauseado e como o sangue dele estava vermelho-amarronzado, ela supôs que o figado dele também estivesse icomodando. O mandou para casa, mas não fez medicação na veia. Pediu que desse plasil e hepatovet.
    Dei o plasil assim que cheguei, e a noite dei o hepatovet como indicado. No mesmo instante ele começou a vomitar muito e aparentemente fazendo muita força. começou a ficar agitado e ficava agachado para fazer xixi ou cocô, saindo apenas uma pequena quantidade de fezes. Então ele perdeu o controle dos movimentos, andando com a cabeça caída, quase pressa ao pescoço, anda torto, não consegue beber água e nem comer mais. Fiz papinha com patê de ração e dei na boca dele, uma colher de café pela manhã e uma a tarde. E ele não aceita mais nada. Não evacua, nem urina desde ontem. O que pode ter acontecido?

  8. Thamires disse:

    Olá! Eu estou extremamente arrasada! Meu cachorro de raça Rottwaller com labrador esta com carrapatos, eu nunca o vi assim ele já tem 4 anos e meio pelo menos e agora esta com carrapatos e ferido tô desesperada pois perguntei ao pet e me informaram aplicar um remedio vermelho oleoso para passar como uma listra da cabeça até a coluna, e depois lava-lo 4 vezes e enxaguar com sabão de coco e por ultimo ensaboar com um shampoo carrapaticida lavei bem o ambiente que ele fica com sabão e cloro e ao final percebi 2 feridas uma pequena na cabeça e uma maiorzinha nas costas…Só de falar choro… Ele deve estar sofrendo muito…Aqueles bichos filho da mão sugaram ele, o que faço?! Tenho pouca grana ele é do meu irmão mais casou e deixou ele na minha casa e tenho uma filha de 1 aninho pra completar… tô ficando doida pois trabalho e não tenho tempo de correr em veterinário mais se for necessário eu faço, so preciso de uma luz!

  9. celia maria disse:

    Bom dia Dra Rita, meu gato normalmente é quieto, meio rouco…mas sempre que chega alguem ele vem perto, fica passando entre as pertas e tem 2 dias que ele fica numa area que tenho ao lado de casa, não quer saber de comer, nem de brincar. O que pode ser?
    Ele ja deve ter uns 10 anos, pesa uns 9 kilos….

  10. Rita Ericson disse:

    Olá Carina,

    os quadros dermatológicos apresentam sintomatologia semelhante.
    É muito dificil opinar sem examinar o animal.
    Na maioria das vezes, é necessário realizar exames para confirmação diagnóstica.
    Leve-a para atendimento veterinario.
    Mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  11. Rita Ericson disse:

    Que bom Gloria.
    Quanto antes se inicia o tratamento, melhor!
    Abraço
    Rita Ericson

  12. Rita Ericson disse:

    Olá raianny,
    os gatos podem ter dificuldade de adpatação em novos ambientes.
    Ofereça locais agradáveis para ela observar a casa (leia o texto: http://www.bichosaudavel.com/enriquecimento-ambiental-gatos-mais-felizes/), brinque bastante com ela, escove-a com uma escova macia diariamente e observe se ela tem medo de lagum móvel ou pessoa que esteja nesta nova casa.
    Mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  13. Rita Ericson disse:

    Olá Izabel,

    somente um hemograma pode diagnosticar o que está acontecendo.
    As doenças transmitidas pelos carrapatos podem causar manchas na pele, assim como outras patologias.
    Faça o hemograma assim que possivel e mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  14. Mário disse:

    Gente tenho um gatinho pekenino pegei na rua por mal tratos..cuido dele e agora ta bonitinho..ontem deixei ele brincando com minha filha em casa e fui no quintal da casa com 2 minutos minha filha veio gritando dizendo q o gatinho
    tava morrendo..fiekei desesperado sem saber o que fazer..minha esposa olho na boca pq e disse q vio algo
    lá no fundo da garganta…logo em seguida ele pois o dedo mindinho..e ele ja tava desmaiado com falta de ar…minha
    solução foi tapar o nariz dele e assoprar na boca..logo em seguida ele tussiu e voltou a resperir..tava com os olhos pra
    saltar…hOJE Ele ja amanheçeu bozinho pela
    manhão não comeu nada agora atarde ja alimentou..Alguem pode me dizer que foi isso..e se fiz certo..acho q sim pq se demoro 2 minutos achava meu gatinho morto…não dormi essa noite de preocupação..Alguem me ajuda ai pra saber se foi engasgado…ou o q foi?

  15. Rita Ericson disse:

    Olá Paulo,

    é impossível opinar sem examinar seu animal.
    Leve-o para atendimento veterinário.
    Mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  16. Rita Ericson disse:

    Olá Catia,

    é difícil opinar sem examinar seu animal.
    Estes sintomas podem se relacionar com a doença ou não.
    Converse com o/a vet que está tratando dele.
    Mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  17. Rita Ericson disse:

    Olá Eliza,

    ela já tirou os pontos?
    Está de alta?
    Se ela ainda está precisando ser medicada, é possível trocar a medicação e/ou adicionar uma medicação anti-emética.
    Mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  18. Eliza Gomes disse:

    Olá Dra. Rita.

    Ela já tirou os pontos e parou com a medicação. Depois de mais ou menos 3 dias que paramos de dar o antibiótico ela parou de vomitar. Como ela estava muito magra, damos Gatorade, Leite Fermentado e “papinha” de arroz branco com frango, no primeiro dia ela ainda vomitou mas agora está melhor, não vomita mais. Já está comendo ração. Agradeço pela sua atenção.

  19. Rita Ericson disse:

    Olá Lisa,
    existem muitas causas para os vomitos.
    Pode ser bola de pelos, gastrite, insuficiencia renal, intoxicação, verminose…enfim, muitas opções.
    Leve-a para atendimento veterinário e mande noticias.
    Abraço
    Rite Ericson

  20. Rita Ericson disse:

    Olá Monica,

    pelo seu depoimento e pelo diagnostico dele (qual tipo de cancer ele tem?), me parece que o quadro dele está agravando.
    Infelizmente, este costuma ser a evolução das neplasias.
    Mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  21. Rita Ericson disse:

    Olá Thamires,

    acredito que todas as suas duvidas estão respondidas no texto:
    http://www.bichosaudavel.com/pulgas-e-carrapatos-pragas-infernais/

    Se restarem duvidas, entre em contato.
    Abraço
    Rita Ericson

  22. Rita Ericson disse:

    Olá Celia Maria,

    estes sintomas podem ser comuns a diversas doenças.
    Impossível opinar sem examinar seu animal.
    Leve-o para atendimento veterinário.
    Mande notícias.
    Abraço
    Rita Ericson

  23. celia maria disse:

    Obrigada Doutura, segui seu conselho, o veterinario ja esteve aqui e ficou constatado gengivite…..ainda bem que não foi pior…obrigada pelo conselho e retorno…
    abraços e parabéns pelo site.

  24. Rita Ericson disse:

    Olá Mario,
    pelo seu depoimento e pela melhora que o gatinho apresentou, me parece que ele estava engasgado.
    Quantos anos tem sua filha?
    Não seria possivel que ela tivesse oferecido algo para ele comer? As crianças pequenas costumam insistir e até forçar, colocando alguma coisa na boca dos bichos.
    Se não for este o caso, será que ele não caçou um inseto grande e se atraplahou para engolir? Também é uma possibilidade…
    Abraço
    Rita Ericson

  25. Rita Ericson disse:

    Que boa noticia, Eliza!
    Abraço
    Rita Ericson

  26. Monica disse:

    Olá dra. Rita
    O Lion tem sarcoma vacinal, operei e retirei os nódulos, fiz as sessões de quimio (4) e ele sofreu muito. Na ultima utra apareceu uma massa muito grande ao lado do rim, o figado foi afetado e estava muito mal e o rim com cristais resultado das agressões da quimio. Para o meu gato a quimio foi uma tortura. Quando decidimos não fazê-las mais foi em dezembro. De lá para cá ele estava ótimo, não parecia ter nada, estavamos preparados para fazer só tratameto dos sintomas, mas no primeiro sintoma ele já ficou derrubado, foi a primeira vez que ele fez soro subcutaneo e sentiu muito, passando muito mal. Hoje, ele está sem comer, bebe água e urina, mas vive deitado com a cabeça torta. Já fiz todo tipo de papinha que possa imaginar, ele não está chorando ou gemendo, não quero que ele sofra mais. Obrigada dra. pelas orientações e vou dando notícias.
    A quimioterapia tenta ajudar a prolongar os dias do animal, mas para o meu bichinho não foi legal.

  27. Gisela disse:

    Meu gatinho de 5 meses está vomitando uma agua amarela e só está tomando agua. o que pode ser? o que devo fazer? obrigada

  28. Rita Ericson disse:

    Que ótimo, Celia Maria!

    Obrigada pelo elogio, divulgue o bichosaudavel para seus amigos,

    abraço
    Rita Ericson

  29. Rita Ericson disse:

    Olá Monica,

    esta fase é realmente dificil.
    Receba meu carinho neste momento triste.
    Abraço
    Rita Ericson

  30. Mário disse:

    Olá Rita grato pela atenção…Olha minha filha tem 13 anos
    ela não da nada pra ele comer só eu..nunca crie animais
    esse pegei pq tavam judiando dele..quando vi o coitadinho
    machucado em minha porta resolvi pegar..me apego muito facil..por isso não gosto de pegar bichinhos de estimação pra criar por causa disso..e tem gente sem coração que da
    veneno pra eles…chumbinho…Ele tá bem agora…Fico pensando se foi convulção o épilepsia.pq pegei ele mortinho em minhas mãos..e o ultimo jeito foi fazer respeiração boca a boca nele..o desespero foi tanto…pq nunca ouvir falar q gatos tinho isso..agora fiquei preocupado tbm co medo se for epilepsia, como tive contato com ele me transmitir alguma doença…Tbm gostaria de saber o q dá pra ele pela manhã to dando leite pra ele.

    Abraço tudo de bom pra vc…

    (OBS) Minha esposa disse q ele tava roalando no chão virava de barriga para baixa mãos é pés batendo
    ..Quando pegei ele estava molinho sem respirar mais.

    Abraço Rita……..Mário.

  31. Gilbert Rodrigues Pereira disse:

    Tenho uma cachorrinha Fox Paulistinha a 9 meses, estou preocupado pois ela esta evitando de evacuar e quando evacua, ela grita de dor. Será que ela ingeriu alguma coisa e machocou ?

  32. luana maria disse:

    olá! nessa segunda-feira que passou o meu marido encontrou um cachorro,que atacou o gato com uma mordida na parte traseira dele.esse gato tava abandonado,estamos como eu amo os cats,resolvi trazer pra mim…
    na hora ela nem tava tão contente
    porque ainda tava assustada,+ comecei a perceber que naquela mordida,tinha deixado um inchassso na parte da barriguinha dela,e estou muito preoculpada com aquilo,o que devo fazer?

  33. marcos disse:

    minha cachorra nao pode meche a cabesinha dela e quando mexe ela chora muito o que eu fasso estou disiperado obrigado

  34. marcos disse:

    oi dr eu queria sabe o que que eu fasso pra ajuda minha cachorrinha ela nâo pode mecher o pescoço se ela mecher ela chora obrigado

  35. Débhora disse:

    Olá.
    O meu gato ontem vomitou 1 vez uma gosma incolor com 2 pedacinhos de “mato” e hoje ele vomitou 1 vez ração, será que tem algum problema sério ou é normal, o que devo fazer?

  36. Leandro R. disse:

    Olá Dra. Rita,

    Tenho uma gatinha de raça não definida de 3 anos, a lulu. ela há 1 semana não come e não bebe aguá. Levei ao veterinário e ele observou na boca dela internamente, nas bordas, amarelo e na orelha também. Ele disse que é uma doença que afeta o rins e fígado, acho que foi isso. Ele me disse que não tinha muito o que fazer porque já está num estado avançado. Porem ele receitou estes remédios para que eu desse a ela para tentar retardar ou algo parecido; Primociclin 50mg, Felinu’s GlicoPet e Hepatovet. Dei a ela usando uma seringa. Ele pediu para que eu desse a ela comida pela seringa se possível. Ela quando ouvi o barulho da ração dela ela corre em direção mas so faz cheirar e fica sentadinha. Será que estes medicamentos irão ajudar ela ??? Não sei também as vezes que terei que dar água a ela.

  37. Letícia Oliveira disse:

    Olá, tenho uma cachorrinha e a um tempo atras começou a aparecer uns caroços na cabeça dela e depois foi aparecendo feridas na ponta das orelhas e debaixo dos olhos e por ultimo o rabo dela ta caindo o pelo e parece coçar pq ela meche nele sem parar. O que pode ser? Como eu trato, estou sem condições financeiras de leva-la ao veterinário. Obrigada desde ja

  38. Andréa Neiva disse:

    Olá, Dra!
    Meu York (4 anos), 3 kgs, muito saudável, vomitou há poucos dias-coisa raríssima- e 2 dias depois fez coco mole com pouquinho de sangue-também raríssimo! Supuz Giardia. Ministrei Drontal 3 dias, na dosagem recomendada! A dúvida é: no 2ºe 3º dias (no 1º não) dei o remédio e pouco depois dei uma comidinha misturadinha com a ração seca,como (erradamente) acostumei-o!… Ele vomitou! Portanto 1 hora depois que dei o remédio ele vomitou. Fez efeito no organismo dele? Ou precisaria dar de novo?
    Gratíssima pela ajuda!
    Abraço

  39. Rita Ericson disse:

    Olá Gisela,

    este sintoma pode ser comum a diversas doenças.
    Impossível opinar sem examinar seu animal.
    Leve-o para atendimento veterinário.
    Mande notícias.
    Abraço
    Rita Ericson

  40. Rita Ericson disse:

    Olá Mario,

    os gatos precisam comer ração. Até 1 ano é recomendado que seja ração para filhotes.
    Não acredito que você precise se preocupar com o risco de contaminação, a convulsão não é transmissível.
    Abraço
    Rita Ericson

  41. Mário disse:

    Olá Rita muito obrigado mais uma vez…Olha o gatinho tá bem alimentando Normal e brincando pior do q criança rsrrs..abraço tudo de bom pra vc…qualqer coisa
    volto a postar comentarios aki pra vc..fica com
    DEUS.

  42. Rita Ericson disse:

    Olá Gilbert,

    existem algumas possíveis causas para dor no momento de evacuar…pode ser dor articular, pode ser alguma fissura ou assadura anal, pode ser que as fezes estejam ressequidas ou até mesmo a hipótese dela ter ingerido algo de tamanho inadequado.
    Se este sintoma persistir, leve-a para atendimento veterinario.
    Mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  43. Rita Ericson disse:

    Olá Luana,
    é impossível opinar sem examinar seu gato.
    Leve-o para atendimento veterinario.
    Mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  44. Rita Ericson disse:

    Olá Marcos,

    este sintoma pode ser comum a diversas doenças.
    Impossível opinar sem examinar seu animal.
    Leve-o para atendimento veterinário.
    Mande notícias.
    Abraço
    Rita Ericson

  45. Rita Ericson disse:

    Olá Marcos,

    ela deve estar com dor.
    Leve-a para atendimento veterinário assim que possível.
    Mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  46. Rita Ericson disse:

    Olá Débhora,
    observe-o e se os vomitos persistire, leve-o para atendimento veterinário.
    Mande noticias,
    abraço
    Rita Ericson

  47. Rita Ericson disse:

    Olá Leandro,
    foram realizados exames complementares?
    Existem muitas doenças que podem causar lesões na boca. É possível tratar e esperar melhora de algumas…você sabe o nome da doença que ele suspeitou?
    Você pode tentar oferecer agua com conta-gotas, é mais seguro.
    Com a seringa corre-se o risco de fazer um jato na garganta e a água pode acabar nos pulmões.
    Mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  48. Rita Ericson disse:

    Olá Leticia,
    os sintomas dermatológicos são muito paraecidos, mas o tratamento pode ser completamente diferente.
    É impossível opinar sem examiná-la.
    As vezes é necessário fazer exames complementares para determinar o diagnóstico.
    Leve-o para atendimento veterinário.
    Algumas universidades, instituições e prefeituras oferecem atendimento veterinário a preços populares e/ou gratuitos.
    Mande notícias.
    Abraço
    Rita Ericson

  49. Rita Ericson disse:

    Olá Andreia,
    existem muitas possíveis causas para vomito/diarreia, não necessariamente a giardíase.
    Se ele vomitou após a medicação, ela não deve ter sido absorvida.
    Mas se ele está bem, fique tranquila, não há necessidade de medicá-lo novamente.
    Mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  50. Andréa Neiva disse:

    Obrigada, Dra! Ele, na vdd anda meio desanimadinho!Mas está tudo bem!

Faça sua pergunta!

Emergências podem acontecer a qualquer hora (em geral, nos piores momentos) e devemos estar preparados.

Alguns casos podem ser tratados em casa, outros precisam de assistência veterinária.

O mais importante é não deixar o quadro agravar, o que pode levar até a morte.

Em primeiro lugar, tenha o telefone de seu veterinário (ou da clínica) de confiança sempre a mão. Na dúvida, peça orientação. Se não conseguir contato imediatamente, procure uma clínica de plantão e sempre telefone antes. Se você não tiver carro, tenha a mão o telefone de algum transporte animal ou companhia de táxi que transporte animais.

Alguns casos podem ser resolvidos em casa:

Vômitos e diarreia– dependendo da gravidade, podem ser resolvidos em casa. Se o animal não estiver prostrado, deixe-o de jejum por 12 horas e se o vomito cessar ofereça água. Se ele não vomitar em duas horas, tente uma alimentação leve. No caso de diarreia, faça jejum alimentar (pode oferecer água).

Se o animal for filhote (menor de 4 meses) ou idoso (maior de 10 anos), procure assitência veterinária – a desidratação pode se agravar rapidamente.

Pequenos cortes e ferimentos – se não houver muito sangramento e o animal continuar ativo, é possível tratar em casa. Lave bem a ferida com água e sabão e utilize uma solução antisséptica. Se houver o risco de miíase (bicheira) utilize um produto repelente de insetos.

Reações alérgicas – insetos, produtos químicos ou até mesmo medicamentos podem causar alergia. Se o prurido for leve (o animal nao estiver se ferindo de tanto se coçar) e somente as pálpebras e/ou os lábios estiverem levemente edemaciados, não precisa se preocupar. Mas a coceira pode ser muito desconfortável, converse com seu veterinário e peça orientação.

Outros quadros precisam de  ajuda veterinária:

Olhos – uma simples lesão ou um arranhão pode agravar rapidamente, principalmente se o animal estiver coçando ou esfregando os olhos no chão ou nos móveis. Se possível utilize o “colar elizabetano” (“abajur” no pescoço) até o momento da consulta veterinária.

Hemorragias – se houver perda de sangue (por alguma ferida, vômitos, fezes, pela vulva ou pelas narinas).

Desmaio – se o animal for cardíaco ou se estiver muito calor.

Convulsão – o animal pode apresentar um quadro de epilepsia, estar envenenado ou com algum quadro neurológico.

Envenenamento – qualquer suspeita deve ser levada IMEDIATAMENTE  para a clínica veterinária. É possível tratar e salvar a vida do animal, mas o quanto antes, melhor.

KIT de primeiros socorros – é interessante ter sempre a mão, na hora do nervosismo, nada como ter tudo separado.

Os ítens são comuns a qualquer kit de emergência- algodão, gaze, tesoura, esparadrapo, soro fisiológico, solução antisséptica, luvas, termômetro.

Se o seu animal eventualmente usa medicamentos para controle da dor, lesões na pele, problemas de ouvido ou ferimentos, tenha os sempre a mão e com a validade em dia.

Lembre-se que um animal machucado ou com dor pode morder para se defender. Cuidado para não se machucar – utilize mordaça (é possível improvisar com um cadarço, por poucos minutos) e no caso dos gatos, “embrulhe-os numa toalha” ou faça botinhas de esparadrapo para se proteger das unhas.


Carregando..