Pulgas e Carrapatos – “pragas infernais”!

  1. Max disse:

    OLÁ NO MEU FILHOTE DE PIT BULL DE 33 DIAS GRAÇAS A DEUS AGORA ESTÁ TUDO OK DEI UM BANHO NELE COM SHAMPOO ANTI-PUGAS E O DEIXEI NA CASA DA MINHA NAMORADA ENQUANTO PROVIDENCIEI A LIMPEZA NO MEU QUINTAL E NO MEU OUTRO CÃO COM O FRONT LINE COMO FOI RECOMENDADO HOJE ESTÁ TUDO BEM SUMIRAM AS PRAGAS E MEU FILHOTE ESTA ÓTIMO E APRONTANDO MUITO POR SINAL RS
    MAIS UMA VEZ OBRIGADO

  2. fabiana oliveira disse:

    olá dr.tudo bem!!! tenho uma bonequinha de 35 dias a raça dela é lhasa apso,mais infelismente ela chegou na minha casa com pulga e carrapato e não sei o que fazer por ela ser muito nova.o que eu posso fazer…me ajudaaaaa…beijosss 🙂

  3. alesandro disse:

    Ola tenho uma boxer de seis anos pecebi agora que elA ESTA COM MUITOS CARRAPATOS tem algum remedio que eu possa pasar nela e no ambiente??

  4. Rita Ericson disse:

    Que maravilha, Max!

    Obrigada pelo seu depoimento!

    Abraço
    Rita Ericson

  5. Rita Ericson disse:

    Olá Fabiana,
    a maioria dos produtos para controle de pulgas e carrapatos pode ser toxico, especialmente para os filhotes.
    O Front Line spray é um produto seguro.
    abraço
    Rita Ericson

  6. Rita Ericson disse:

    Olá Alessandro,
    existem muitas opções de produtos no mercado.
    Tome cuidado para não intoxicar seu animal.
    Os produtos para o ambiente devem ser aplicados sem o animal estar presente e somente depois de remover os residuos eles podem voltar a circular.
    Para aplicar no animal também existem muitas opções nas petshops.
    Alguns produtos são menos e outros mais seguros.
    Abraço
    Rita Ericson

  7. neide disse:

    meu cachorro esta com muito carrapatos já usei varias coisa mais nada adiantou gostaria de saber ser areia prejudica espero resposta socorro socorro

  8. Rita Ericson disse:

    Olá Neide,
    Acho que nao entendi sua questão…a areia é o material do chão que ele fica?
    Se for, não é prejudicial, mas também não é a “prova de carrapatos”.
    Os carrapatos são realmente difíceis de controlar. Muitas vezes é necesário fazer uma “operação de guerra”, tratando o animal e o ambiente.
    Mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  9. vandiluzia disse:

    Obrigada…fiquei muito preocupada com meus felinos e os levei em um veterinário eles administraram comprimido específico para os verme e um outro para usarmos no apartamento.As vermes param de sair,repetiremos a dosagem do remédio com sete dias e as vacinas estão em dia.Obrigada de coração,e parabéns pelo trabalho é evidente quando se amam o que faz e notei isso desde o princípio. Jesus os abençoe.

  10. Rita Ericson disse:

    Olá Vandiluzia,
    eu adoro meu trabalho!
    Fico feliz quando posso ajudar os animais e seus “tutores”.
    Abraço
    Rita Ericson

  11. Jose Antonio disse:

    Meu cachorro quando faz muito esforço fisico (correr) fiza saindo uma baba isso é normal.

  12. Jose Antonio disse:

    Meu cachorro de vez em quando tosse, uma tosse seca sem secreçao o que pode ser?

  13. Rita Ericson disse:

    Olá Jose Antonio,

    leia o texto: http://www.bichosaudavel.com/por-que-os-caes-babam-tanto/

    Abraço
    Rita Ericson

  14. Rita Ericson disse:

    Olá Jose Antonio,

    este sintoma pode ser comum a diversas doenças.
    Impossível opinar sem examinar seu animal.
    Leve-o para atendimento veterinário.
    Mande notícias.
    Abraço
    Rita Ericson

  15. Tatiana Lopes disse:

    Meu cão esta infestado de pulgas e carrapatos, já tratei mais os indesejáveis voltaram pois o ambiente que o cão fica também esta infestado. O que devo fazer, pois essas praguinha já entraram em casa.

  16. Rita Ericson disse:

    Olá Tatiana,
    você deve tratar do ambiente, do animal e fazer uma manutenção com produtos seguros, mensalmente.
    Abraço
    Rita Ericson

Faça sua pergunta!

Há pouco tempo atrás, precisávamos nos preocupar com as pulgas no verão e com os carrapatos no inverno.

Agora, temos estas duas “pragas” presentes o ano inteiro! Os carrapatos também invadiram a cidade grande, os animais não precisam mais ir a um sítio ou fazenda para ficar infestados. Basta passear na rua, em qualquer lugar.

Estes parasitos não só chateiam como podem causar diversas doenças. Algumas realmente graves, podem até matar.

Por isso este assunto é tão importante.

PULGAS

O maior problema das pulgas é a velocidade que se multiplicam. Uma única pulga pode gerar até 3 milhões de descendentes em 2 meses!

As pulgas sugam sangue e uma só é capaz  de picar um cão ou gato muitas vezes em um dia. Além do risco de anemia e do incômodo das picadas, se o seu animal for alérgico (à saliva da pulga) pode desenvolver uma dermatite que coça muito. A coceira permanente leva a infecções na pele e perda de pelos.

O Dipilydium caninum é um verme transmitido pela pulga. Quando o animal se coça com a boca, acaba ingerindo a pulga e desenvolvendo a verminose. Esse verme pode ser comprido (20 a 60 cm) e seu corpo é dividido em proglotes (pedacinhos parecidos com um grão de arroz) que podem sair ativamente pelo ânus e ser encontrados nos pelos do animal.

dipilydium caninum


 

 

Para controlar a infestação devemos usar um produto no animal antes dele contrair as pulgas. Se ele já está apresentando pulgas, trate o animal e o ambiente. Não adianta só eliminar as pulgas do corpo do seu cão ou gato. As formas jovens da pulga (ovos, larvas e pupas) ficam no chão, nos tapetes, nas caminhas…

Existem muitos produtos seguros no mercado para aplicar no animal e para o ambiente. Se o problema ainda estiver no começo, é possível controlar a infestação aspirando a casa, fechando as frestas do chão (principalmente de tacos de madeira) e tratando o animal.

Quando a infestação é severa, é necessário contratar serviço profissional para desinsetizar o ambiente. Não se esqueça de programar a retirada dos animais da casa. Eles só devem retornar quando o veneno tiver sido completamente removido.

Cuidado com produtos tóxicos! Os talcos, xampus e coleiras a base de venenos devem ser usados com cautela. Dependendo da idade e da sensibilidade do seu animal, ele pode se intoxicar gravemente.

Quando nós escovamos, fazemos um carinho ou se durante o banho procuramos e não encontramos nenhuma pulga, não significa que seu animal está livre delas. As pulgas são rápidas, enquanto mexemos numa parte do corpo aqui, elas correm para o lado de lá…mas se você encontrar uns grãozinhos pretos, parecidos com pó de café principalmente na região próxima da cauda: seu animal tem pulgas!

Estas são as fezes delas (ECA!) que se molhadas parecem ferrugem ou até mesmo sangue.

CARRAPATOS

Assim como as pulgas, eles também são hematófagos, isto é, se alimentam de sangue (inclusive dos humanos). Além da reação no local da picada, podem transmitir doenças.

Nos animais, as mais comuns aqui no Brasil são a erlichiose e a babesiose, causadas por hematozoários (parasitos do sangue). No ser humano as doenças transmitidas pelo carrapato são a Febre Maculosa  e a Doença de Lyme.  Todas estas doenças podem levar a um quadro grave e até matar se não tratadas a tempo. Elas não são transmitidas de pessoas para animais e vice versa. A transmissão ocorre exclusivamente pela picada do carrapato (no homem, ele precisa ficar pelo menos 4 horas preso à pele).

Por isso a prevenção é tão importante.

Existem vários produtos no mercado para controlar a infestação por carrapatos, converse com seu veterinário.

É importante lembrar que os medicamentos para grandes animais (gado, cavalo) não devem ser usados em cães e gatos pelo alto risco de intoxicação. Também não existe injeção ou “vacina” para carrapato. Existem drogas injetáveis de uso em grandes animais que não devem ser usadas em cães e gatos.

Controle o ambiente e observe se há carrapatos nos muros, frestas de portas, portões e quinas de paredes. As vezes é necessário desinsetizar de 15 em 15 dias até não encontrar mais carrapatos no ambiente.

Inspecione a pele do seu animal e se encontrar um carrapato retire-o com o cuidado para não deixar o aparelho bucal aderido à pele (se precisar, peça ajuda ao seu veterinário).

As “doenças do carrapato” podem demorar muito tempo para se manifestar. Se o seu animal já teve carrapato e está desanimado, inapetente e com febre, procure seu veterinário e comente sobre o assunto. Um simples hemograma pode ajudar a diagnosticar precocemente e neste caso o tratamento é muito simples.

Os gatos raramente apresentam carrapatos pela sua habilidade de se limpar e retirá-los o quanto antes.

Mantenha seu animal livre de pulgas e carrapatos, assim ele ficará mais saudável!



Carregando..