Seu Gato Esconde Ração? Retira ela do Pote? Por que?

cat-playing-food

Sabemos que nossos gatos são descendentes de gatos selvagens e por este motivo, eles mantém alguns comportamentos primitivos.

Já escrevi sobre o comportamento caçador dos gatos, quando geralmente ganhamos uma baratinha ou lagartixa de presente! Argh! Para ler o post, clique aqui.

Mas porque será que alguns gatos apresentam comportamentos estranhos para se alimentar?

Alguns gatos retiram a ração do pote com as patas, carregam para comer em outro lugar, cavam (às vezes no chão do apartamento) para enterrar seu alimento e até saem pela casa brincando com o alimento, como se fosse uma bola ou um brinquedo.

Todos estes comportamentos se explicam quando pensamos que os ancestrais do nosso gato doméstico precisavam traçar um plano, perseguir e atacar sua presa para se alimentar.

Estes instintos caçadores permanecem muito fortes e presentes em alguns animais.

Mesmo se o seu gato vive sozinho, ele pode preferir se isolar para comer de forma protegida, sem o risco de ninguém roubar sua refeição.

Se você tiver muitos gatos e algum deles demonstrar este comportamento, considere alimentá-los separadamente para diminuir a tensão e o estresse.

Outra dica baseada na observação de gatos selvagens, é deixar os potes de água e comida separados. Eles preferem!

A explicação ancestral é que eles afastavam sua presa para não correr o risco de contaminar a água de beber com os restos de sangue, penas, pelos da caça. É impressionante como eles aprenderam depois de muitas (eu imagino) gerações que a água contaminada poderia levá-los a adoecer.

Pode ser que seu gato retire a ração do pote simplesmente por não gostar do pote!

É difícil ter certeza das razões para os gatos apresentarem estes comportamentos estranhos em relação à comida, então vale a pena testar: troque o pote, afaste-o do pote de água, alimente seu gato separadamente.

Se o seu gato é muito exigente para comer, clique aqui.

Se nada disto adiantar, não se aborreça!

Quando entendemos os motivos fica até interessante… eu recomendo que você e sua família observe e contemple os traços selvagens dos gatos!

 

 


Carregando..
 
 
focinho do cachorro
rabo do gato