Sorriso Canino

sorriso
1-julho-2011
Rita Ericson
  1. Fátima says:

    A minha cadelinha Mel, sorri para mim e para a minha filha quando chegamos em casa. Pula na gente, quer atenção e carinho, fica toda feliz. Ela com certeza aprendeu a sorrir comigo, porque toda vez que chego até ela para fazer carinho ou brincar eu dou vários sorrisos para ela e ela, acreditem, fica olhando o movimento dos meus lábios. Eu amo quando ela faz isso.

  2. Rita Ericson says:

    Que máximo, Fatima!
    Envie uma foto para podermos ver sua cadela sorrindo!
    Abraço
    Rita Ericson

  3. Fátima says:

    Será que ela pára prá eu fotografar? Rss

  4. Rita Ericson says:

    Pois é…esta é a parte mais difícil, Fatima.

    Abraço
    Rita Ericson

  5. cristina says:

    tenho 2cachorros eacredito que eles percebem tudo que eu falo sao de uma inteligençia incrivel todosos dias me surpriendem.amacho tem 1ano ea femea tem 9meses.amo

  6. Rita Ericson says:

    Que maravilha, Cristina!

    Leia o texto:http://www.bichosaudavel.com/inteligencia-canina/

    Abraço
    Rita Ericson

Faça sua pergunta!

Conheço muitos animais que “sorriem”.

Mas será que este sorriso é como o nosso? Demonstra alegria, satisfação ou representa outras emoções?

Alguns cães submissos retraem os cantinhos da boca para demonstrar subordinação e não ameaçar a posição de liderança do outro (este outro pode ser um cão ou uma pessoa).

É muito difícil diferenciar se a posição labial do cão é realmente um sorriso ou não. Mas os donos destes animais sabem que em situações alegres e felizes o animal “sorri”. Mas será que este momento não é uma demonstração de submissão para seu dono?

Veja no vídeo como a postura corporal (orelhas, olhos) demonstra submissão:

FfgmngYqK4A

Os cães são ótimos observadores e craques em “ler” uma postura corporal (inclusive a nossa). E eles percebem que nós adoramos quando eles “sorriem” e além de sorrirmos de volta, também fazemos um carinho ou um elogio. É o suficiente para eles aprenderem que sorrir é uma ótima forma de receber carinho e atenção.

Mas não podemos confundir este tipo de sorriso com o momento no qual o cão levanta o lábio superior e mostra os dentes! Neste caso ele está fazendo uma ameaça e quem não se afastar ou não conseguir dominá-lo,  corre o risco de levar uma mordida.

Veja a diferença deste para o outro “sorriso”:

LA1yQjP2afc


Carregando..
 
 
focinho do cachorro
rabo do gato