Algumas raças (ou alguns cães, mesmo sem raça definida) precisam ser tosados.

Especialmente aqueles de pelo muito longo, que crescem sem limite (poodle, maltês, shih tzu) e que formam nós, verdadeiros bolos de pelos.

A tosa é uma maneira de cuidar da pele e dos pelos do cão.

É claro que também existe um exagero, alguns cães têm até os pelos tingidos e tatuados (!).poodle rosa

Se o seu cão tem o pelo longo, ele deve ser tosado com alguma frequência.

O intervalo entre as tosas pode ser variável, depende da velocidade que os pelos crescem, da facilidade e rotina de escovação e da temperatura do local que vocês vivem.

Eu moro no RJ e nosso verão é quentíssimo! Tive uma chow chow por 15 anos e tosávamos ela todo verão, mesmo sendo uma raça que não exige a tosa.

O “estilo” da tosa também pode variar.

Quem não consegue manter uma rotina de escovar o cão diariamente (ou pelo menos 3 vezes por semana) e mora numa cidade quente, deve tosar a pelagem toda, bem curtinha, para evitar nós e que o animal fique com a pele “abafada”.

Algumas raças têm um padrão recomendado de tosa, como o schnauzer que tem “barba, bigode e sobrancelhas” bem definidos.

A tosa higiênica é aquela que raspa os pelos da região da barriga e ao redor do ânus e vulva. Alguns animais fazem só este tipo, pois não precisam cortar os pelos do resto do corpo.

Há quem goste de raspar os pelos das patas também, muito comum nos poodles. Esta é uma maneira de manter a higiene, sem precisar dar muitos banhos nem lavar as patas do cachorro toda vez que sai para passear.

Outra questão importante é aonde tosar seu cachorro.

Este serviço costuma ser oferecido na maioria das petshops. Peça uma indicação para seu veterinário(a). Se ele não souber indicar, pergunte para seus amigos e/ou vizinhos.

A escolha do tosador(a) é muito pessoal. Converse com ele(a) antes, pergunte sobre sua experiência, observe a maneira que ele lida com os animais e faça sua escolha.

Eu gosto muito de profissionais que vão em casa. Especialmente para os cães medrosos e que detestam entrar na petshop.

O ambiente da tosa deve ser calmo, iluminado, fresco e é importante ter uma bancada para o profissional trabalhar com conforto.

Se o cachorro reagir agressivamente, é importante proteger o profissional e usar uma mordaça, mas ela deve permitir que o animal abra a boca e respire com a língua para fora, como este modelo da foto.mordaça

Alguns tosadores, além de tratar dos pelos, também cortam as unhas e limpam os ouvidos dos cães. Converse sobre suas preferências e se houver dúvidas, pergunte para o/a vet dos seus animais.

Eu não recomendo que se “esvazie” os sacos das glândulas adanais. Este procedimento deve ser realizado somente quando necessário e pelo veterinário(a) responsável.

Outra questão frequente é quando tosar o filhote pela primeira vez. Por uma questão de saúde, não devemos levar os filhotes para uma petshop antes do término do programa de vacinação (aprox. aos 4 meses). Logo, esta é uma decisão da família, se o animal está com o pelo desembaraçado e não estiver muito calor, não tem pressa.

Algumas raças como o poodle e o bichon frisé podem ter a estrutura da pelagem modificada, eles deixam de ser tão lisos e passam a ter mais cachinhos.

Independente da tosa, todos os cachorros devem ser escovados. Mesmo aqueles de pelo curto. A escovação é muito útil para massagear, inspecionar e estimular a circulação da pele do cão. Também é uma ótima maneira de evitar que os pelos caiam pela casa. Basta observar o bolo de pelos que retiramos com a escova.

Alguns gatos também se beneficiam da tosa, os muito peludos podem formar nós e nem sempre é fácil removê-los. Escove seu gato diariamente! Se precisar tosá-lo, procure um profissional com experiência e dê preferência para aqueles que vem em casa. A maioria dos gatos fica muito estressada em ambientes diferentes.

Assim como os cortes de cabelo, existem muitos estilos e opções de tosa. Cabe à família escolher e observar como seu animal fica mais confortável e feliz.

 


Carregando..
 
 
focinho do cachorro
rabo do gato