Conheço muitos animais que “sorriem”.
Mas será que este sorriso é como o nosso? Demonstra alegria, satisfação ou representa outras emoções?
Alguns cães submissos retraem os cantinhos da boca para demonstrar subordinação e não ameaçar a posição de liderança do outro (este outro pode ser um cão ou uma pessoa).
É muito difícil diferenciar se a posição labial do cão é realmente um sorriso ou não. Mas os donos destes animais sabem que em situações alegres e felizes o animal “sorri”. Mas será que este momento não é uma demonstração de submissão para seu dono?
Veja no vídeo como a postura corporal (orelhas, olhos) demonstra submissão:
Os cães são ótimos observadores e craques em “ler” uma postura corporal (inclusive a nossa). E eles percebem que nós adoramos quando eles “sorriem” e além de sorrirmos de volta, também fazemos um carinho ou um elogio. É o suficiente para eles aprenderem que sorrir é uma ótima forma de receber carinho e atenção.
Mas não podemos confundir este tipo de sorriso com o momento no qual o cão levanta o lábio superior e mostra os dentes! Neste caso ele está fazendo uma ameaça e quem não se afastar ou não conseguir dominá-lo, corre o risco de levar uma mordida.
Veja a diferença deste para o outro “sorriso”:
A minha cadelinha Mel, sorri para mim e para a minha filha quando chegamos em casa. Pula na gente, quer atenção e carinho, fica toda feliz. Ela com certeza aprendeu a sorrir comigo, porque toda vez que chego até ela para fazer carinho ou brincar eu dou vários sorrisos para ela e ela, acreditem, fica olhando o movimento dos meus lábios. Eu amo quando ela faz isso.
Que máximo, Fatima!
Envie uma foto para podermos ver sua cadela sorrindo!
Abraço
Rita Ericson
Será que ela pára prá eu fotografar? Rss
Pois é…esta é a parte mais difícil, Fatima.
Abraço
Rita Ericson
tenho 2cachorros eacredito que eles percebem tudo que eu falo sao de uma inteligençia incrivel todosos dias me surpriendem.amacho tem 1ano ea femea tem 9meses.amo
Que maravilha, Cristina!
Leia o texto:http://www.bichosaudavel.com/inteligencia-canina/
Abraço
Rita Ericson