Como Escolher a Melhor Ração para seu Cachorro?

  1. Carmem disse:

    Olá, dra. o meu cão tem 02 anos e está com o pelo muito feio, o pelo dele é preto mas está esbranquiçado, por isso mudei a ração dele para Faro, mas ele está com as fezes muito moles e escuras. será que é a ração que é muito forte?

  2. Marina Araújo disse:

    Dra gostaria de saber se você conhece a ração para cães:
    Nature manipulação Premium.
    É que meu esposo comprou para a minha cachorrinha e gostaria de saber se é de boa qualidade.
    Por favor se for possível me responda por email.
    Desde já eu agradeço!

  3. Rita Ericson disse:

    Olá Carmem,
    as rações devem ter níveis de garantia estabelecidos, não existe ser “forte ou fraca”.
    A qualidade dos ingredientes é que varia bastante.
    Existem muitos motivos para os pelos ficarem feios e fracos.
    Leve-o para atendimento veterinário.
    Abraço
    Rita Ericson

  4. Rita Ericson disse:

    Olá Marina,
    o mercado atual oferece muitas opções de ração.
    Cheque com o fabricante, em qual categoria esta ração se encaixa.
    Abraço
    Rita Ericson

  5. Ana Raquel disse:

    Oi Rita! Meu gato tem insuficiência renal crônica e comia a renal mas enjoou totalmente…ja mudei de marca…enjoou ate da renal sache.. Agora tive que decidir por uma “normal”..,,estou dando a da Hills longevidade ativa…sera que fará mal a ele?

  6. Aparecida disse:

    Boa noite Dra.

    Meus cachorros comem a ração Herói para Adultos Carne e Vegetais, porém o menorzinho ganhou alguns quilinhos extras. Gostaria de saber se a ração tem alguma influência nisso, pois pelo que li no artigo por ser uma ração de baixo custo, o que a classifica como Combate, queria saber se influencia no peso dele. Ele é novinho ainda, tem 1 ano e meio.

    Att,
    Aparecida

  7. Oriene disse:

    Olá Dr,
    Meu cachorro é meio poodle meio yorkishire. A pouco tempo atrás ele esteve doente. Levei a veterinária e ela indicou um antibiótico que ele tomou por 10 dias sem interrupções. Quando terminou ele ficou com verme. E dei um vermífugo(descobri a pouco tempo que tem que dar vermífugo todos os dias, então ele está a um bom tempo sem tomar. Só que esses dias ele comeu as próprias fezes. Entra em questão também pq mudei a ração dele. Antigamente ele comia pedigree, agora tá comendo Naturalis. Acha que fiz certo trocar a ração? To preocupada disso tudo ter ocasionado devido a mudança da ração.
    Obrigada Pela atenção.

  8. Rita Ericson disse:

    Olá Ana Raquel,

    as rações terapeuticas tem função nutricional e de tratamento.
    Existem outras marcas e também há a possíbilidade de formular uma dieta caseira específica para as necessidades do seu animal.
    Abraço
    Rita Ericson

  9. Rita Ericson disse:

    Olá Aparecida,
    seu cão deve estar comendo mais alimentos que o necessário.
    Ele come somente a ração?
    Abraço
    Rita Ericson

  10. Rita Ericson disse:

    Olá Oriene,
    não entendi sua dúvida…nem a recomendação de vermífugo diariamente.
    Leia o texto: http://www.bichosaudavel.com/coprofagia-comer-fezes/
    Abraço
    Rita Ericson

  11. Priscila disse:

    Ola Dra como vai?
    Gostaria de saber qual ração é melhor a Hills ou a Royal Canin?
    Tenho 3 poodles e tenho dado a elas a Royal Canin Indoor Adult, mas fiquei sabendo que a Hills é melhor. Você aconselha mudar?
    Obrigada

  12. Rita Ericson disse:

    Olá Priscila,
    estas rações são equivalentes em qualidade.
    Você e seus animais podem escolher!
    Abraço
    Rita Ericson

Faça sua pergunta!

Já publiquei aqui um texto da Dra Paloma Dalloz, nutricionista veterinária, sobre as diferenças entre a dieta caseira e a ração industrializada (leia aqui).

Existem vantagens e desvantagens em qualquer escolha, mas o principal é oferecer uma nutrição de qualidade para nossos animais de estimação.

Recebo frequentemente emails e comentários com esta dúvida.

Como escolher a marca da ração?

Podemos dividir as rações em basicamente três tipos: combate, premium e super premium.

Existem também rações de tratamento que só devem ser prescritas por veterinários, em situações específicas (diabetes, insuficiência renal, doença cardíaca, obesidade etc)

A linha de combate foi a primeira a ser desenvolvida no Brasil, na década de 70. Sua característica é oferecer níveis nutricionais mínimos, fontes vegetais de proteína e gordura e ingredientes de baixo custo (consequentemente de menor qualidade) e sua formulação pode variar. Isto significa que na falta de um ingrediente, ele pode ser substituído por outro similar.

O custo desta linha de combate é bem menor e a encontramos facilmente em supermercados. Por serem alimentos de baixa densidade nutricional, o animal ingere uma quantidade maior de ração para se satisfazer nutricionalmente. A relação custo-benefício pode se tornar desvantajosa.

Os alimentos da linha Premium oferecem níveis nutricionais superiores, são mais saborosos e a qualidade e o controle dos ingredientes é mais rigoroso. Muitas vezes apresentam corantes e formatos variados para impressionar os proprietários dos animais (sabemos que eles não ligam a mínima para estes detalhes) e flavorizantes (para melhorar o sabor). Também podem apresentar variações nos ingredientes e muitos deles são de origem vegetal.

Os alimentos Super Premium apresentam avanços nutricionais e tecnologia moderna, ingredientes de alta qualidade além de suplementos nutricionais que a longo prazo oferecem maior qualidade de vida ao animal e conseqüentemente, maior longevidade. O objetivo é aumentar a performance dos animais nos diversos estágios de vida (filhote, adulto, idoso, light etc). São mais caros e só são vendidos em clínicas veterinárias, pet shops e casas de rações.

A relação custo-benefício é melhor pois oferecem alta qualidade nutricional e uma menor ingestão de alimento. Além disso, reduzem o risco do aparecimento de doenças nutricionais no decorrer da vida de cães e gatos.

Os níveis nutricionais atendem aos requerimentos nutricionais mínimos estabelecidos pelo Conselho de Nutrição Animal do NRC (National Research Council).

Esses níveis são determinados por pesquisas com animais vivos que buscam condições ótimas de pelagem, desenvolvimento de musculatura e fortalecimento do sistema imunológico.

A escolha da ração deve ser feita pelo veterinário, proprietário e é claro, pelo animal também. Existem muitas opções no mercado, muitas são semelhantes e o preço, a facilidade de encontrar, o prazer do animal ao comer devem ser considerados. Mas o objetivo principal é manter seu bicho saudável!

Para saber qual tipo da ração que o seu animal come é recomendado entrar em contato com a fabricante através do telefone de SAC (impresso nas embalagens).


Carregando..
 
 
focinho do cachorro
rabo do gato