Todos os cães precisam de atividade.
Alguns têm uma capacidade de trabalho enorme.
Me refiro tanto ao trabalho físico quanto ao mental.
Nossos companheiros raramente têm tarefas, atividades a cumprir. Seria ótimo se eles nos ajudassem a varrer a casa ou até mesmo recolher as fezes da calçada. Mas é difícil treiná-los para estas tarefas e eles acabam recebendo tudo “de graça”: comida, carinho, atenção e abrigo.
Antigamente, quando os cães viviam em matilhas selvagens, eles precisavam caçar, se defender e se abrigar para sobreviver. Trabalhavam duro.
Atualmente, os cães sofrem de tédio. E quando entediados, podem se tornar destrutivos. Às vezes, chegamos em casa e encontramos um sapato roído ou papel picado. É a maneira deles “improvisarem” uma brincadeira, uma atividade.
Existem brinquedos interativos que estimulam e desafiam os cães. Podem ser bolas extremamente duras com cavidades para rechearmos de petiscos ou até mesmo “quebra-cabeças” para cães. O cachorro fica ocupado e entretido um tempão até conseguir tirar e comer o último pedacinho.
Também é interessante fazer um rodízio. Evite deixar uma caixa com todos os brinquedos disponíveis no chão. Guarde alguns e troque de vez em quando.
Outra maneira de dar atividade para os cães é ensiná-los comandos básicos (como: senta, dá a pata, deita, fica) e só oferecer alimento, carinho e atenção se eles obedecerem.
Pode parecer estranho e desnecessário, mas melhora muito a vida deles. Nada como manter a mente e o corpo ocupados.
O mercado brasileiro oferece algumas opções de quebra-cabeças e brinquedos interativos nas pet shops e em sites de venda na internet.
Eu recomendo o BitCao, clique aqui.
Brinque com seu cão, promova desafios, diversifique a rotina dele!
É isso aí, Rita, o Wilson lá em casa fica super infeliz quando o Chicão sai pra trabalhar. Nem sempre alguém está em casa com disposição pra jogar uma bola na vila pra ele pegar. Por isso, quando chego, a qualquer hora, ele faz uma festa desproporcional e imediatamente aparece com a bola na boca. Fico com pena dele e acabo fazendo exatamente o que ele quer, como uma avó obediente. Bjo
me ajude tenho uma cachorra pastor suiço de tres anos e meio,ela não quer ficar sozinha quando saio para trabalhar ela pula o muro e vai na vizinha o que devo fazer?
Olá Inajara,
no primeiro momento, você deve adaptar sua casa para que ela não fuja.
A não ser que sua vizinha goste da visita.
Aos poucos, vá fazendo como recomendado no site (http://www.bichosaudavel.com/deixando-o-cao-sozinho-em-casa/)
O objetivo é ensinar o cão a ser independente, se acostumar a ficar sozinho e aprender que não acontece nada de ruim.
Os brinquedos interativos ajudam muito.
Você pode recehar um osso de canela com petiscos ou adquirir nas petshops.
Se preferir, tem 1 site interessante que vende http://www.bitcao.com.br/index.php?PUID=BSD
Boa sorte!
Mande noticias
Abraço
Rita Ericson
Olá,
Tenho uma Shitzu de 50 dias e gostaria de saber se ja posso oferecer esses ossinhos de canela bovino?Ou mesmo que tipo de ossinho p/ela roer, vendo que esta saindo os dentinhos e ela só sabe morder nosssos péis.
Olá Leila,
eu não recomendo ossos para filhotes e animais pequenos, eles podem quebrar o dente ou se machucar.
O site http://www.bitcao.com.br/index.php?PUID=BSD oferece várias opções de brinquedos bacanas e seguros para filhotes.
Abraço
Rita Ericson
Olá!
Parabéns ! Vocês passaram uma essência nessa matéria muito importante. Tomei a liberdade de tanto que gostei e divulguei no meu blog.
beijo e parabéns!
Elaine
Obrigada Elaine!
Divulgue o quanto você quiser e puder!
Eu criei o bichosaudavel com esta intenção, divulgar assuntos relacionados ao comportamento de cães e gatos.
Abraço
Rita Ericson