Semana passada eu tive a fantástica oportunidade de conhecer esta fundação na França.
Ela é primeira escola de cães-guia da Europa especificamente educados para trabalharem com crianças cegas, com dificuldades motoras e transtornos do espectro autista, a partir de 12 anos.
O objetivo é ajudar através da parceria com cães criados e treinados para as necessidades individuais de cada criança, sem nenhum custo para suas famílias.
Os cães-guia favorecem a autonomia, a liberdade, a segurança e facilitam a inserção social.
A fundação se localiza na Isle-sur -la-Sorgue e recebe as crianças que precisam deste serviço tão especial no seu alojamento para também serem preparadas, por períodos de aproximadamente um mês.
Os cães são criteriosamente selecionados para apresentar as melhores condições físicas e comportamentais.
As raças escolhidas foram o Labrador e o Bernese Mountain Dog e o cruzamento delas duas, resultando num cão excelente e lindo demais, o Labernese!
Por ano, nascem aproximadamente 300 filhotes na Fundação, aonde eles recebem toda assistência e cuidados veterinários.
Os filhotes ficam com sua mãe e irmãos até aproximadamente 9 semanas e em seguida são encaminhados para uma família adotiva. A missão desta família é socializar o filhote e não treiná-lo para ser um cão guia ou de assistência.
Socializar um filhote significa educá-lo para um bom comportamento em casa e garantir que ele seja exposto a diferentes e variados ambientes regularmente.
Com a idade de aproximadamente dois anos, os cães voltam à Fundação MIRA para serem preparados e treinados.
Nem todos os cães são qualificados para se tornarem guias ou cães de assitência, aproximadamente 40% são desqualificados.
Um cão considerado inadequado para trabalho por ser medroso, por exemplo, pode ser maravilhoso para viver com uma familia, como companhia.
O valor estimado de cada filhote, até um ano de idade é de aproximadamente 4500 dólares! Isto inclui os custos da criação, veterinários, alimentação, saúde e manutenção. A Fundação MIRA – Frédéric Gaillanne assume todo o custo e se o cão for desqualificado, será combinado um valor, com a família adotiva para ela adotar o animal, definitivamente.
O treinamento específico do cão-guia dura aproximadamente um ano e quando ele estiver pronto, conhecerá a pessoa que irá viver com ele e após o período de adaptação dos dois, ele irá viver com sua nova família, transformando a vida dela para melhor e para sempre.