Pretende reproduzir seu animal?
Tem certeza? Será que existe uma parceira disponível?
Vivenciar a gestação e o nascimento dos filhotes pode ser uma experiência incrível, mas a fêmea precisa de cuidados antes de acasalar, durante e depois da gestação.
Geralmente a gestante faz todo trabalho de parto sozinha, nem precisa de ajuda. Mas nem sempre tudo ocorre como planejado.
Pode ser necessário fazer uma cesariana de emergência ou estar presente na hora do parto para ajudar a cortar os cordões umbilicais, limpar os filhotes e “encaixá-los” nas mamas.
Se ocorrer algum problema na amamentação, como uma mastite por exemplo, precisamos alimentar os filhotes, com mamadeira de 3 em 3 horas.
Para saber mais sobre mastite, clique aqui.
Este é o principal motivo para as famílias das fêmeas não aceitarem os milhares de convites para acasalamento que recebem. A maior responsabilidade é delas.
E os filhotes, quando chegarem na idade do desmame (aproximadamente 2 meses)?
Vai vender todos? Dar? Pra quem? Será que existe um número suficiente de candidatos legais, responsáveis?
Os cães e gatos não idealizam um romance, com namoro, noivado e casamento, como nós.
A reprodução é destinada somente à perpetuação da espécie. Eles podem ter amigos, parceiros de vida e de brincadeiras na praça, mas não tem a necessidade do acasalamento.
Eles não precisam ser pais ou mães para se “realizarem”.
A esterilização cirúrgica é a melhor forma de evitar a reprodução e abandonos futuros.
Quando a cirurgia é realizada precocemente, previne problemas na próstata, tumores de mama, infecções uterinas (piometra – para saber mais, clique aqui) e ainda pode ajudar a controlar alguns comportamentos indesejáveis, como a marcação urinária e a monta (para saber mais, clique aqui).
Mas não espere que a esterilização, tanto do macho quanto da fêmea, seja uma solução ou tratamento para problemas comportamentais.
Não ocorre uma modificação comportamental, os animais não se transformam e nem sempre a cirurgia é indicada.
OS MACHOS NÃO FICAM BOBOS, NEM MUDAM DE PERSONALIDADE!!!
Alguns animais podem ganhar peso após a castração.
Mas como somos nós que alimentamos nossos animais, basta controlar a quantidade e qualidade do alimento e manter uma rotina de exercícios.
A comunidade científica ainda não sabe exatamente porque 50% dos animais tendem a engordar e outros 50% não.
A cirurgia de castração oferece riscos, como toda cirurgia/anestesia.
Mas normalmente ela é realizada com muita frequência e segurança.
Os cuidados pós-operatórios são comuns a quase toda cirurgia:
- repouso para preservar a sutura (evitar que “os pontos abram”) até a retirada dos pontos (aproximadamente 10 dias)
- acompanhar se a cicatriz está seca e limpa
- não permitir que o animal morda, coce ou lamba a cicatriz. Se precisar, use roupa cirúrgica (saiba mais clicando aqui) ou colar “Elizabetano” (aquele parecido com um abajur, saiba mais clicando aqui)
- siga as recomendações do(a) veterinário(a) e dê as medicações prescritas
Se o seu animal já está idoso, pode ser necessário realizar a cirurgia para tratar problemas de saúde (próstata, testículos, ovários, útero). Para saber mais sobre idosos, clique aqui.
NUNCA utilize drogas injetáveis para interromper ou evitar cios e gestações. O risco de efeitos colaterais graves é enorme.
Converse com seu veterinário.
Algumas Universidades, instituições e prefeituras oferecem o serviço de castração a preços populares e/ou gratuitamente.
QUE BOM QUE TEMOS PESSOAS, QUE SE PREOCUPAM COM OS ANIMAIS, QUE NÃO FAZEM MAL A NINGUÉM, MAS EXISTE PESSOAS SEM CORAÇÃO QUE FAZEM MAL A ELES. FICO ALIVIADA AO SABER QUE EXISTE PESSOAS PARA CUIDAR DELES. OBRIGADA !
Olá Simone,
vamos “contaminar” as pessoas com nossas atitudes!
Abraço
Rita Ericson
Boa Noite, tenho uma cadela Fox Paulistinha de 8 anos que nunca cruzou. Quando ela tinha 6 anos e meio teve um tipo de convulsão (acho que ela se engasgou com algo pois depois do ataque ela vomitou algo duro parecido com carne),devido a este caso o veterinário não quis que a colocassemos para cruzar e disse que os riscos da anestesia aumentam. Gostaria de saber se é arriscado castra-la, principalmente pela idade. Obrigada.
Olá Adriana,
a principio, não há problemas em anestesiar um cão saudável de 8 anos.
Faça os exames pre-operatorios necessarios e converse com o veterinario anetesista sobre os procedimentos.
Abraço
Rita Ericson
Bom dia, tenho um poodle que está com catarata, gostaria de saber qual hospital veterinário publico que faz essa cirurgia?
Desde já agradeço e se possível envie a resposta para o meu email.
Obrigado
Olá Rutilane,
em que cidade você mora?
Aqui no Rio de Jnaeiro, não há disponibilidade em nenhuma Universidade nem no Hospital Veterinario Municipal.
Nem todos os animais com catarata são encaminhados para cirurgia, principalmente se o animal for idoso.
O ideal é ele ser avaliado pelo oftalmologista.
Abraço
Rita Ericson
Operei recentemente minha cachorrinha no mini-centro de Jacarepaguá (Praça-Seca) e retiraram um rim erradamente da minha cadela. A mesma ficou internada por 12 dias e ainda corre risco de vida. Gastei atualmente, cerca de R$ 2.500,00 para tratá-la. Queridos amigos, procurem uma veterinária perto de vcs e tentem castrar por lá. Pois acredito que ninguém queira passar o que estou passando.
Olá Raquelle,
que situação delicada vocês estão atravessando.
Espero que sua cadela se recupere bem.
Abraço
Rita Ericson
Olá, boa tarde! Tenho 1 coelha e 2 porquinhos da india. Alguem sabe me dizer onde posso castra-los? não encontro nenhum pet que faça isso, mesmo cobrando. Alguem pode me ajudar?? Obrigada
Olá Giselle,
aonde você mora?
Posso indicar veterinarios especialistas em animais silvestres no Rio de Janeiro, para você conversar sobre o assunto.
Abraço
Rita Ericson
Olá, Rita bom dia!
Moro na zona leste em são paulo.
Obrigada
Olá Giselle,
infelizmente eu não conheço quem trabalhe com animais silvestres em São Paulo.
Procure na USP, quem sabe a faculdade de veterinaria oferece uma clinica para atendimento ao publico?
Abraço
Rita Ericson
boa noite espero que vcs polsa mim ajuda estou com um filhote viralata e ele esta ficando com uma pele muito vermelha nos dois olhos e ele esta sintindo dores muito forte de ele fica sem come e nei bebe aqua nao sei oque faser nesse caso vcs tei como mim ajuda aonde eu devo leva ele vcs tei como mim enforma desdeja eu agradeco pelo sua conprencao espero que possa mim ajuda estou com muita pena dele estou esperando sua resposta com uma certa urgencia
Olá Maria Joseane,
leve seu filhote para consulta veterinaria.
Impossivel opinar sem examinar seu animal.
Abraço
Rita Ericson
Olá, bom dia!!!Meu gato está com 5 meses e eu moro em Realengo, vi na internet q a marcação é agendada a partir das 8:00hs, gostaria de saber se pra pegar a senha é necessário chegar de madrugada ou se chegando por volta das 6:00hs consigo pegar a senha??Desde já obrigada!!!
Olá Ediani,
eu não trabalho lá, portanto não sei precisar o horário ideal.
Mas acredito que chegando as 6h você vai conseguir!
Mande noticias
Abraço
Rita Ericson
Olá Rita, obrigada pela atenção, fui lá ontem, cheguei umas 5:45 e consegui o n° pra castrar meu gatinho, tá marcado pra 4ª feira dia 06, na próxima 6ª vou pegar senha pras minhas cadelas. Muito obrigada mesmo!!!
Que otimo, Ediani!
Saude para a turma peluda toda!
Parabens pela iniciativa de esterilizar seus animais, é uma atitude preventiva.
Abraço
Rita Ericson
Vou castrar minha fêmea em um posto da prefeitura , semana que vem , mas não á levei em um veterinário antes para saber se ela deve ou não ser castrada mesmo . Ela corre algum risco ? Pelo amor de Deus , tire essa minha dúvida :\
Olá Stephanie,
toda anestesia e cirurgia oferecem riscos.
Quando o animal está saudável, este risco é minimizado.
Dependendo da idade e do estado geral do animal, é recomendado fazer exames pré-operatorio.
Abraço
Rita Ericson
ola dr. tenho um lhasa apso de 3 anos e estou pensando em castra-lo…ja que nunca cruzou…e tbm quero castra-lo pq ele levanta a pata para fazer xixi na minha parede(esta toooooda manchada) você acha que se eu castrar ele NÃO vai mais levantar a pata??????
obrigada
Olá Ana Paula,
na maioria das vezes, os machos castrados após a puberdade (em torno de 1 ano), continuam levantando a pata para urinar.
A diferença é que eles urinam um volume maior, menos vezes.
Procure limpar as áreas que ele já urinou com um produto enzimático, para reduzir a chance dele continuar urinando nos mesmos locais.
Mande noticias
abraço
Rita Ericson
ola dr.mutio obrigada pela dica =D…costumo limpar o xixi dele com desinfetante e candida…vc tem lguma sugestão de algum produto enzimatico???pensei em compra tbm aquele postinho sabe??? pra ver se ele para hihihihihi…bjs obrigada
Olá Ana Paula,
eu conheço 2 produtos, o Enzimac e o Enzilimp, ambos a venda no site: http://www.bitcao.com.br/index.php?PUID=BSD
Abraço
Rita Ericson
Olá,
Gostaria de saber se é verdade que a castração pode ajudar a combater a infestação de pulgas?
E nao consigo falar em nenhum dos telefones do post. Queria confirmar se no Lgo do Machado é as 6as feiras mesmo e nesse horario.
Obrigado,
Olá Marcelo,
a unica relação que faço entre a castração e a infestação de pulgas, é no caso dos gatos.
Em geral, os gatos castrados não saem para passear dimunuindo muito a chance de pegar pulgas.
Eu não trabalho na SEPDA, mas você pode acessar o site deles, para mais informações: http://www.rio.rj.gov.br/web/sepda/
Abraço
Rita Ericson
Gente me ajuda quero muito castra meu gato e não tenho condiçoes ligo direto pra esses numeros da suipa mais são muito longe da minha casa e esses SEPDA eles nem atende me ajudem a um lugar mais barato pois moro em são joão de meriti, rj
Olá Carol,
o UJV, hospital veterinario da Prefeitura do RJ (25677699 e 22542108) também oferece este serviço, mas é necessário levar um comprovante de residencia para provar que mora no Municipio do RJ.
Na UFF em Niteroi, também pode ser possível: 26299505 e 26299509
Abraço
Rita Ericson
Cara Rita,
Parabéns pelo site e dedicação ao tema e obrigado por toda a sua disponibilidade e ajuda!
Tenho um poodle, macho, de 12 anos de idade. Recentemente ele esporadicamente deixava um “filete” de sangue escorrer do genital (no chão, medindo de 2cm à 3cm). Após consultas e pressuposições no veterinário (foi feito inclusive uma ultrasonografia e nada foi encontrado), foi constatado uma “infecção” na bexiga, que foi tratado e medicado corretamente. Porém, após esse “caso” o veterinário sugeriu que ele fosse castrado.
A essa altura da idade não seria arriscado? E por qual motivo eu deveria fazer isso agora?
Desde já agradeço!
Olá André,
converse com o vet que trata dele, mas acredito que seja para prevenir ou tratar alguma alteração prostática (muito frequente nesta idade).
Quanto à segurança, depende da saude dele (vale fazer exame pre-operatorio e check up cardiaco) e da anestesia a ser utilizada.
Mande noticias.
ps- obrigada pelos elogios! Divulgue para sues amigos!
Abraço
Rita Ericson
Boa tarde a todos.
Castrei minha gata antes do primeiro cio. Correu tudo bem. Ela não teve intercorrências na recuperação, não engordou e continua super ativa e bem serelepe.
Sou a favor da Posse Responsável.È um ato de amor.
Obrigada pelo seu depoimento, Lilian!
As pessoas ainda têm muitos preconceitos e duvidas a este respeito.
Abraço
Rita Ericson
boa Tarde!!tenho um cãozinho por nome de hukinho de 4 anos,e acabei pegando para criar um casal de irmãos por nome de blek e a feméa zafira, a zafira esta com 9 meses, estou preocupada dela entrar no cío e ficar prenha, pois não tenho condições financeiras de criar mais de tres cães e tbm não teria coragem de dar meus bichinhos para ninguém, a solu~ção é operar e ligar as trompas da zafira, por favor me indique um lugar onde eu possa realizar esta cirurgia gratuita? obrigada pela a atenção Edna Maria.
Olá Edna,
aqui no RJ a prefeitura oferece este serviço no Hospital Municipal e nos postos da SEPDA.
http://www0.rio.rj.gov.br/ijv/index.shtm
Abraço
Rita Ericson