Consulta Veterinária: aproveite ao máximo!

1-dezembro-2010
Rita Ericson
  1. lucilene disse:

    olá meu cochorro nao esta nada bem ele nao que comer nada e eu ja tendei dar a elea força mais ele nao que sinto que a cada hora ele fica mais fraco por nao esta se alimentando direito e come somente arroz com bife as vezes pego ele comendo mato mais sinto que ele esta emagreçendo me ajude por favor

  2. rtercsn451 disse:

    Olá Alexandre,

    se o seu cão está fraco e emagrecendo, leve-o para ser examinado por um veterinario.
    Ele pode estar doente.
    Abraço
    Rita Ericson

  3. rosilda disse:

    ola gostaria de saber se tem alguma coisa a ver da minha poodle as vezes ela faz coco normal e mais tarde no mesno dia ala faz mole e as vezes tem sangue .eu notei que ela tava com carapato mais ja to tratando tem, aver com o carapato ou nao? eu mandei tosar ela e percebi apos a tosa que ela emagreceu um pouco. posso dar dar alguma vitanina pra ela

  4. Rita Ericson disse:

    Olá Rosilda,

    existem vários motivos diferentes para as fezes amolecerem e apresentarem sangue. Pode ser verminose, colite, entre outros. A “doença do carrapato” apresenta diversos sintomas, mas o animal fica muito prostrado e precisa ser tratado o mais rápido possivel. A confirmação do diagnóstico é realizada atraves de exame de sangue.
    As rações de boa qualidade já possuem as vitaminas necessárias para a manutenção, só é necessario suplementar em casos específicos e com recomendação veterinaria.
    Abraço
    Rita Ericson

  5. Adauto Teles disse:

    Estou com um aninal de 3 meses e às vezes ele urina, pouco, quando começo a brincar com ele.
    O que pode ser?
    Ouvi dizer que pode ser felicidade, outros dizem que ele está querendo mostrar que ele é o dominante.
    Você pode esclarecer?
    Abs,

    Curto sempre que possível sua participação na hora do blush.

    Adauto Teles

  6. Givagno disse:

    eu levei minha cadela no veterinario…
    to muito preocupado com a baixa de peso dela.
    eu administrei remedio pra vermes, e mesmo assim nao ta querendo comer! comprei aquela racao pra paladar exigemte da ROYAL, mas mesmo assim ela num come direito! ai eu levei ao veterinario… de inicio ele axo que era a doenca do carrapato mais fizemos um hemograma e pesquisa de Erlichia canis, mas deu negativo! so que no dia da consuta ela tava com 40graus de febre… ele aplico uma medicacao e passo…no exame de sangue decorreu o seguinte resultado.

    hemacias….5,7
    hemoglobina..13,1
    hematocrito..36,4

    leucocitos…11,700
    bastonetes..00
    segmentados…68
    eusino….02
    linfocitos tipicos.. 25
    monocitos …05
    plaquetas…124.000

    obs. discreta hipocromia e moderada trombocitopenia

    mas o veterinario so me passo vitaminas pra ela, e mesmo assim ela nao come direito..! o que precisa na verdade, ela esta 3kg abaixo do peso, e ele nao me disse o porque da febre e eu nao sei mais o que fazer… socorro.?please

  7. Rita Ericson disse:

    Olá Givagno,
    sua cadela está prostrada ou animada?
    Sugiro que você repita o hemograma para avaliar se houve alguma modificação.
    As doenças transmitidas pelo carrapato podem demorar alguns dias para causar alterações no hemograma.
    Converse com seu veterinario
    Abraço
    Rita Ericson

  8. Givagno disse:

    A minha cadela nao esta prostrada! ela tem muita energia…
    brinca muito!ela bebe bastante agua e suas fezes estao duras e normais! … a crise de alimentacao ainda continua, e muita queda de pelo! estou dando pelo derm, ja tem huns 10 dias.. nao vi diferenca.

  9. Rita Ericson disse:

    Olá Givagno,
    se ela está bem disposta, relaxe.
    Os cães têm muitos motivos para comer menos (estímulos olfativos externos, como 1 cão na vizinhança, por ex.).
    Abraço
    Rita Ericson

  10. Marcos disse:

    Estou desesperado possuo uma beagle que está hoje com 2 anos. Há 1 ano ela vem apresentando uma alergia que a deixa com uma queda de pêlo terrivel. Já suspendemos todos os produtos de limpeza da casa bem como aromatizantes, perfumes… troquei a ração para a Golden Light, etc. Em Nov/10 efetuei a castração pois foi uma recomendação da veterinaria que também não sabia mais o q fazer. Está tomando medicamento p/ controlar a tx hormonal, além de polaramine e cefalexina. Há 20 dias fiz o teste alergico no CAD Tijuca (muuuito caro) e terei q aguardar 75 dias o resultado. O q vc aconselha pois não sei mais como lidar com isso…

  11. Rita Ericson disse:

    Olá Marcos,

    as alergias são realmente “chatas” para tratar…
    O tipo mais comum é alergia a picada de insetos (pulgas e carrapatos) e só obtemos sucesso usando um produto repelente (fipronil) spray no corpo todo do animal 1 vez ao mes.
    A segunda causa mais comum é alergia alimentar. A ração light não é hipoalergenica. Existem opções a venda no mercado ( a base de cordeiro, ovelha e peixe).
    A terceira opção são os animais atópicos, isto é, alergicos a poeira domestica, acaros, fungos etc. Neste caso é impossivel impedir o contato dele com os alérgenos e a imunoterapia (vacina) é a melhor opção.
    Converse com sua veterinaria sobre a prevenção de parasitos e a mudança da ração enquanto o resultado do exame não fica pronto.
    Abraço e boa sorte
    Rita Ericson

  12. Loiola disse:

    Olá, tenho um labrador filhote de 2 meses, estou dando a ração papita, mais acho que ele não está se dando, porque sempre faz sujeira mole(fezes);ele esteve doente e passou 24 horas sem comer nada, só tomava água e desde então ele não quer mais a ração, só come quando está com muita fome. O que pode ser? Qual a ração mais indicada?

  13. Rita Ericson disse:

    Olá Cassia,
    esta ração é de qualidade, voce deve checar se ele não está com algum parasito (verme, giardia etc) ou ainda não se recuperou completamente.
    Abraço
    Rita Ericson

  14. Solange Costa disse:

    Olá, tenho uma Akita de 6 meses, há algumas semanas ela começou a não comer direito, fiz um hemograma e deu plaquetas baixas em 111.000. A veterinária falou que é doença do carrapato bem comum aqui no nordeste. Ela tomou dioxifin e dermacorten por uns 8 dias, repeti o hemograma e deu plaquetas mais baixas ainda : 98.000. Hj ela ficou no hospital tomando soro e vitaminas. Agora a noite voltou para casa. Não sei mais o que fazer, ela está rejeitando todo o tipo de ração e comida. Que outras doença pode ser? Que outros exames posso fazer? Por favor, me ajude.

  15. Rita Ericson disse:

    Olá Solange,
    o tratamento da doença do carrapato deve ser de pelo 21 dias. Não é necessario repetir o hemograma antes deste prazo.
    Continue o tratamento e se necessário, ofereça uma ração de convalescença (latas, a venda em pet shops) ou uma sopa batida no liquidificador (peça para seu veterinário te dar os ingredientes) através de seringa na boca.
    Há muitas possibilidades de diferentes diagnósticos, mas seria necessário realizar outros exames (tempo de coagulação, biopsia de medula óssea, por ex). Antes de se preoucupar com doenças mais raras, continue o tratamento com a doxiciclina e observe se há melhora.
    Mande noticias
    Abraço
    Rita Ericson

  16. cristina disse:

    Ola tenho uma york de 9 meses e ela acabou de curar da doença do carrapato , e agora apareceu um dermatite perto da orelha , so que ela esta tendo febre constante e o local começou a ficar meio azulado? sera que é so dermatite mesmo?

  17. Rita Ericson disse:

    Olá Cristina,
    te recomendo refazer o exame de sangue. As “doenças do carrapato” podem recidivar (voltar).
    O que me preocupa é a febre e o hematoma. Leve-a ao veterinario.
    Abraço
    Rita Ericson

  18. gisele disse:

    Olá meu nome é Gisele,tenho uma gatinha é nãop sei quantos anos ela tem,ela não tem muitas pulgas,mais já vi duas nela,pretendo colocar a coleira anti-pulga e também quero algo que tira pulga do ambiente,pois nunca tive animal mais quero trata-la muito bem!
    moro em são joão/rj

  19. Rita Ericson disse:

    Olá Gisele,
    existem produtos mais seguros e eficazes do que a coleira anti pulgas.
    Se a sua gata não sair para passear, dificilmente ela pegará pulgas novamente.
    Se após usar o produto (gotinhas no pescoço,específico para gatos) ela apresentar pulgas, utilize o produto 1 vez por mes.
    Abraço
    Rita Ericson

  20. deivid disse:

    ola tenho um pit bull red nose de 5 meses,apos eu ter dado banho nele esses dias e pasado meu perfume nele ele começou a perder pelos e sair peqenas bolhas de agua e feridinhas em determinados locais do corpo,os locais mais prejudicados forão o rosto a pata esqerda e pequanas bolinhas na parte de tras,eu pensei que fose sarna ai dei banho 7 dias seguidos com mata cura e sabonete de enxofre,quando levei no veterinario ele dise q eu piorei as coisas dando tantos banhos nele assim,ele m mandou suspender os banhos por 2 semanas,as feridinhas agora viraram casquinhas e esta criando tipo uma caspa grosa em redor,oque posso faser para aselerar o melhoramento dele e para faser os pelos creserem rapido denovo?muito grato pela atenção

  21. Rita Ericson disse:

    Olá Deivid,
    não posso opinar sem examinar…na pele as lesões são muito semelhantes.
    Se ele já foi consultado, faça o que o veterinario recomendou.
    Pergunte sobre a possibilidade dele tomar 1 vitamina para a pele e pelos para acelerar a melhora.
    Abraço
    Rita Ericson

  22. soraia vasconcelos disse:

    Boa Tarde

    tenho um gatinho de 3 meses, e nestes ultimos tempos tenho reparado que ele anda com parasitas (pulgas), a minha mae ja pensou em colocar.lhe uma coleira anti-pulgas, mas ha uma coisa que nos tem impedido de o fazer, é o facto de nao saber.mos com quantos meses se pode colocar essa tal coleira…
    sera que nos pode ajudar?

  23. Rita Ericson disse:

    Olá Soraia,
    as coleiras anti pulgas costumam ser mais toxicas do que outras opções disponíveis no mercado.
    Procure por produtos que são recomendados para aplicação em gatos filhotes (deve estar especificado na bula ou rótulo).
    O fipronil spray é seguro e eficaz.
    Abraço
    Rita Ericson

  24. Susana disse:

    Olá, Dra.
    Tenho o Pablo que 15 anos e como já está na época das vacinas, queria saber se devo vaciná-lo? Pelo adiantado na idade adianta alguma coisa? Eu costumo vacinar contra raiva e a quádrupla.
    Bjs
    Susana

  25. Rita Ericson disse:

    Olá Susana,
    o Pablo é um gato, né?
    Se ele não sai de casa para passear e nenhum outro gato desconhecido entra na sua casa, não é necessário vaciná-lo.
    Abraço
    Rita Ericson

  26. Susana disse:

    Boa tarde,
    É, ele é um gato, mas na última semana, estou hospedando e cuidando de um gato do condomìnio que levou uma mordida de um bicho na base do rabinho e ele está morando no meu banheiro, mas ele não tem contato com os meus gstos. Felizmente a ferida, que estava infeccionada (tomou Duotril por uma semana), já está fechando, ele é vacinado contra raiva, não apresenta nenhum sintoma de nenhuma outra doença e logo o devolverei para a liberdade.
    Bjs
    Susana

  27. GEOVANIA disse:

    Minha Rottweiler tem 8 anos infelizmente não está conseguindo ficar de pé, suas fezes estão normais e urina tbm, o apetite está diminuindo. o que deve ser? tem tratamento?

  28. Rita Ericson disse:

    Olá Susana,
    acho mais prudente continuar vacinando o Pablo.
    Algumas doenças podem ser propagadas pelo ar.
    Abraço
    Rita Ericson

  29. Rita Ericson disse:

    Olá,
    é muito comum os rottweilers apresentarem dor articular nesta idade.
    A dor articular não costuma fazer com que o animal fica muito diferente, mas eles diminuem a atividade física e as vezes, têm dificuldade para se levantar ou locomotora.
    Abraço
    Rita Ericson

  30. Rafaela disse:

    Boa noite..

    Tenho uma cocker de 5 meses, tem uns quatro dias ela não come nada, troquei ração, dei leite e nada.

    Ela não tem febre(vi o fucinho) urina pouco acho pq nao bebe mt agua e fezes quase nao faz p,q faz um tempinho que nao come..

    Uma coisa que meu filho comentou foi, que viu ela brincando com um morcego..agora não sabemos que tipo é e se fez alguma coisa..

    Ah a gengiva esta vermelhinha, olhos sem secreção..

    me ajude..

  31. Rita Ericson disse:

    Olá Rafaela,
    impossível opinar sem examinar seu animal.
    Leve-a para consulta veterinaria. Nem sempre é possível avaliar se o animal está com febre através do focinho, ela está prostrada?
    A doença do carrapato pode apresentar poucos sintomas específicos, mas deve ser investigada, o quanto antes.
    Mande noticias
    Abraço
    Rita Ericson

  32. Nayara disse:

    Boa tarde, minha cachorra esta doente, com as plaquetas baixas demais, já esta tomando remédios, mais gostaria de saber o que posso dra para ela comer, para ajudar a saúde, me responda por e mail, me ajude, estou desesperada, obrigada!

  33. Rita Ericson disse:

    Olá Nayara,
    converse com o veterinario que está tratando dela.
    Se ela estiver inapetente (sem fome) você pode oferecer rações de lata para animais convalescentes (Hill`s a/d e Recovery da Royal Canin). Elas são extremamente palatáveis e calóricas.
    O inhame e o agrião são imunoestimulantes e podem ser misturados à dieta.
    Saúde!
    Mande Noticias
    Abraço
    Rita Ericson

  34. maria cecilia amorim disse:

    oi RITA!
    ouvi seu ultimo programa de 2011
    gostaria de detalhes sobre o colete para o cão se sentir
    aconchegado no fim de ano por causa do barulho dos foguetes
    beijos
    cecilia

  35. Rita Ericson disse:

    Olá Ma Cecilia,

    o colete é o Thundershirt, a venda no link http://www.bitcao.com.br/index.php?PUID=BSD

    Abraço
    Rita Ericson

  36. Iracema Correia Sant'Anna disse:

    Boa tarde
    Gostaria de saber se o duotrill pode ser dado a um cão que está com ferida na perna e cheio de carrapato?

  37. Rita Ericson disse:

    Olá Iracema,

    o duotril é um antibiotico. Ele pode ser usado se houver infecção, leve-o para consulta veterinária.
    Abraço
    Rita Ericson

  38. Iracema Correia Sant'Anna disse:

    Oi Rita
    Obrigada por ter me respondido, mas onde moro só tem dois veterinários que são irmãos.E a dificuldade que eles fazem para atenderem em casa é muito grande, principalmente se for um cãozinho de rua.Hoje pelmanhã estava andando com meu cachorro,quando encontrei um cãozinho, deitado no sol quente,com bicheira na perna,no lugar de uma feriada, magérrimo,pele e osso, que dá para contar as costelas, e os olhos com uma secreção. Ele não aguentava ficar em pé.As pessoas passava, olhavam, sentiam pena,mas seguiam o seu caminho.Não aguentei ver aquilo.Chamei uma amiga, arranjamos um rapaz com um carrinho de mão, e levamos para uma construção embaixo da minha casa.Não consegui de forma nenhuma que um dos veterinários fosse lá.Eu ia pagar a consulta.Mas alegaram que não tinham tempo.Amanhã eu vou tentar de novo.Mas tenho medo que o cãozinho não aguente.Ele fica,deitadinho, prostado,os olhinhos muito tristes,dá muita pena!!!! Eu e mais duas amigas, estamos dando soro na seringa,agua de coco, colocamos o spray Aerocid nas feridas e lavamos os olhos com soro fisiológico.Tudo isso com luvas é claro.Tenho receitas velhas de um outro que cuidei no início desse ano e terminou ficando comigo.Hoje ele está lindo! O veterinário da UFBA me disse que ele é 90% poodle.Levei ele e a minha cachrrinha que mora comigo dentro de casa,para fazer exames de sangue e urina.Queremos investigar a saúde de Pretinho,para termos liberdade de subir ele de vez em quando.Fiquei com medo de dar O duottril , ou a cefalexina,etc. Porque não sou veterinária e tenho medo de piorar a situação dele.Perguntei a você sobre o duotril por causa das feridas e dos carrapatos,não são muitos,mas tem, mas temos medo de dar e matar ele.Se não conseguirmos que atendam o nosso cãozinho, estaremos numa situação difícil.Ele está muito, muito magro!!! E com 3 feridas nas pernas,e os olhos remelando.No início do ano com o outro que encontrei,paguei um carreto e levei.Mas esse está pele e osso.Estamos com medo até de suspender ele,de tão magrinho e debilitado que está.Vamos tentar de novo o veterinário.mas se não quiserem atender ele, o que faço?

  39. Rita Ericson disse:

    Olá Iracema,

    se você não conseguir o atendimento veterinario, experimente usar o Duotril neste cão zinho que vocês resgataram. Ele provavelmente está com uma infecção. Continue oferecendo a agua de coco na seringa e se ele aceitar, oferece uma sopa com carne, inhame e agrião.
    Mande noticias
    Abraço
    Rita Ericson

  40. Cris disse:

    Boa tarde Rita.
    Maila é uma cadela e está comigo a sete meses,pois a achei ainda filhote nem dentes tinha.No dia 20/11/2011 ela começou a menstruar,quanto a raça acho que é vira lata com poodle.Gostaria de saber já que já teve o 1º cio com quantos meses ela está,se for possível saber.
    Gosta de comer tudo que é besteira que encontra mais a ração não quer,dava pedigree filhote e ela comia bem pouco, troquei para a Tutano Premium e continua sem querer comer: tenho que ameaçá-la que vou pegar a ração pra que ela coma um pouco,mais se der biscoito ou qualquer comida que nós comemos ela adora e não a criei assim.Quero que coma a ração.Estou muito preocupada pois está perdendo peso, ela é animada.Hoje faz três dias que estou vermifugando e quero dar uma vitamina é certo que eu faça isso? Agradeço desde já a atenção.
    Abraços.

  41. Rita Ericson disse:

    Olá Cris,

    a melhor maneira de avliar a idade do cão é através da troca de dentes, que ocorre em torno dos 4 meses.
    Ela já está com os dentes definitivos (maiores e mais brancos)?
    Leia o post http://www.bichosaudavel.com/meu-cao-nao-quer-comer/ para saber como acostumá-la com a ração.
    O cão que come uma ração de qualidade , para filhotes (até 1 ano), não precisa de suplementação vitamínica.
    Abraço
    Rita Ericson

  42. Erica disse:

    Tenho um York de 3 meses, ele sempre se alimentou bem, só dou ração. Mas agora ele nao tem se alimentado ha 3 dias. Não sei se foram algumas besterias que ele deve ter encontrado no quintal, ou se é ciúmes das minha calopsitas que chegaram de “viagem” há 3 dias atrás. Acho que ele andou comendo alpiste dos pássaros pois encontrei na casinha dele algo como vomito contendo alpistes. Ele sempre foi brincalhão e hoje ele não quer saber nem das brincadeiras preferidas dele. O que faço?

  43. Rita Ericson disse:

    Olá Erica,
    se ele continuar desanimado, leve-o para consulta veterinária.
    Se foi alguma intoxicação alimentar, deve melhorar em 2 dias.
    Abraço
    Rita Ericson

  44. Juliane disse:

    Oi, tenho uma filhote de labrador com 40 dias, ela ta pesando 1,700kg. Mesmo eu batendo a ração no liquidificador ela come pouco. Posso dar aquela Papita Dog Chow pra ela??
    Obrigada!

  45. Rita Ericson disse:

    Olá Juliane,

    você pode oferecer a Papita, existem muitas opções de ração de qualidade no mercado.
    O importante é costumá-la a comer sem muitas exigencias…leia o post: http://www.bichosaudavel.com/meu-cao-nao-quer-comer/
    abraço
    Rita Ericson

  46. jorge disse:

    Meu dobermann com 11 anos passou por cirurgia para retirada de tumor proximo ao mamilo (esse tumor era externo) e o vet achou melhor castra-lo, receitou o medicamento DUOTRIL.
    Estava analizando o duotril e parece-me ter a mesma eficacia da cefalexina, que sempre tenho em minha residencia, então minha pergunta, qual a diferenca entre o duotril e a cefalexina, qual deles seria melhor no meu caso.

  47. Rita Ericson disse:

    Olá Jorge,

    o Duotril é a base de enrofloxacina, uma quinolona.
    A cefalexina é um antibiotico β-lactâmico, cefalosporínico de primeira geração.
    São fármacos diferentes.
    Se o seu veterinario receitou o Duotril, faça como recomendado ou pergunte para ele se é possível fazer a substituição.
    Abraço
    Rita Ericson

  48. Luciane Germano disse:

    Boa tarde! O meu machinho de york morreu durante a noite, Eu tinha feito uma troca com uma criadora um meu por umdela na ultima semana de dezembro ele veio para minha casa e esta bem a principio, no dia 2 de janeiro ele tomou a segunda dose da vacina, e agora dia 2 de fevereiro ele ia tomar a terceira dose, no dia 1 de janeiro ele estava bem e dia 2 de manhã ele tava bem e derrepente de tarde eu olhei ele tava caidinho, e acabou morrendo. a pergunta é a seguinte , ele tinha as duas doses da vacina , tinha tomado o vermifugo, pode ter sido parvovirose e eu no caso posso exigir outro cachorro da criadora?

  49. Luciane Germano disse:

    me audem por favor?

  50. Rita Ericson disse:

    Olá Luciane,

    muito difícil avaliar sem conhecer e examinar o animal.
    Podem ser muitas causas diferentes. Desde viroses (parvo, corona, cinomose) até problemas congenitos.

    Abraço
    Rita Ericson

Faça sua pergunta!

É muito frequente sairmos do médico com a sensação de termos esquecido de fazer várias perguntas, na consulta veterinária acontece o mesmo.

Para aproveitar o máximo deste encontro, algumas dicas:

  • anote suas questões em casa (pergunte para a família toda)
  • faça uma lista dos medicamentos que seu animal toma ou tomou recentemente
  • se ele está doente, certifique-se dos detalhes (ex: vomito- aspecto, quantas vezes, quando iniciou, se tinha sangue etc)
  • se seu animal realizou exames, leve-os
  • leve a carteira de vacinação e mantenha- a em dia (de acordo com as necessidades do seu animal. Existem vacinas que nem todos animais precisam)
  • pese seu animal durante a consulta, peça orientação se ele estiver acima do peso (ração específica, exercícios) ou magro demais
  • alimentação- ração? quais opções? dieta caseira? como fazer?
  • exame dos dentes – está na hora de limpar ou basta escovar?
  • prevenção de parasitas- vermes (inclusive a dirofilariose, no coração), pulgas, carrapatos etc
  • está na hora de fazer um check up com exames de sangue?
  • está na hora de fazer um check up cardíaco?
  • frequencia de banhos (e tosa)
  • alterações comportamentais -ex: latir demais é normal? lamber as patas excessivamente pode ser só um problema dermatológico? agressividade com outros animais é característica de algumas raças?
  • o que fazer para oferecer uma vida melhor para seu animal
  • pergunte como agir numa emergência – algum telefone ou clínica recomendada para recorrer
  • seja sincero- se seu animal não tomou a medicação corretamente, se come besteiras, se entra em contato com substancias tóxicas etc, converse com seu (sua) veterinário (a) para oferecer o melhor para seu animal de estimação

Tenho certeza que tomando estes cuidados, todos saem ganhando: você, o veterinário e principalmente seu bicho!


Carregando..
 
 
focinho do cachorro
rabo do gato