É muito frequente sairmos do médico com a sensação de termos esquecido de fazer várias perguntas, na consulta veterinária acontece o mesmo.
Para aproveitar o máximo deste encontro, algumas dicas:
- anote suas questões em casa (pergunte para a família toda)
- faça uma lista dos medicamentos que seu animal toma ou tomou recentemente
- se ele está doente, certifique-se dos detalhes (ex: vomito- aspecto, quantas vezes, quando iniciou, se tinha sangue etc)
- se seu animal realizou exames, leve-os
- leve a carteira de vacinação e mantenha- a em dia (de acordo com as necessidades do seu animal. Existem vacinas que nem todos animais precisam)
- pese seu animal durante a consulta, peça orientação se ele estiver acima do peso (ração específica, exercícios) ou magro demais
- alimentação- ração? quais opções? dieta caseira? como fazer?
- exame dos dentes – está na hora de limpar ou basta escovar?
- prevenção de parasitas- vermes (inclusive a dirofilariose, no coração), pulgas, carrapatos etc
- está na hora de fazer um check up com exames de sangue?
- está na hora de fazer um check up cardíaco?
- frequencia de banhos (e tosa)
- alterações comportamentais -ex: latir demais é normal? lamber as patas excessivamente pode ser só um problema dermatológico? agressividade com outros animais é característica de algumas raças?
- o que fazer para oferecer uma vida melhor para seu animal
- pergunte como agir numa emergência – algum telefone ou clínica recomendada para recorrer
- seja sincero- se seu animal não tomou a medicação corretamente, se come besteiras, se entra em contato com substancias tóxicas etc, converse com seu (sua) veterinário (a) para oferecer o melhor para seu animal de estimação
Tenho certeza que tomando estes cuidados, todos saem ganhando: você, o veterinário e principalmente seu bicho!
Olá Renata,
infelizmente existem casos de cancer em animais jovens.
Leia o texto: http://www.bichosaudavel.com/animais-tem-cancer/
Receba meu carinho, neste momento triste.
Abraço
Rita Ericson
Olá Lericia,
o metronidazol foi receitado por um(a) veterinário(a)?
Esta droga, na dosagem inadequada, pode causar intoxicação e até convulsão em gatos.
Leve-os para atendimetno veterinario.
Abraço
Rita Ericson
mim ajuda por favor o meu cachorrinho estar sem defecar e ele so tem 5 dias ele estar todu doro eu nao sei o que fazer.ja dei lufital e ate plam 30 dias para ele defecar o que eu fassu?
Bom dia !!
Tenho uma gatinha que tem + – um ano ela entrou no cio pela 2 ª vez durou uns 5 dias depois parou agora ela não quer mais comer , e está saindo uma secreção de pus da vagina dela !
O que poderia ser ?
minha cachorra nao esta comendo nada
foi recém-diagnosticada que esta com a doença do carrapato
que eu tenho que fazer para ela comer?
Olá,
Sinto por lhe incomodar seguidamente, mas não sei mais o que fazer. O Luke (meu cachorro) teve uma infecção urinária há um tempo atrás, como eu já havia contado. Tratei com Enrofloxacina e ele melhorou. Porém, após isso, começou a perder pingos de urina enquanto andava ou se levantava.
Conversei com o veterinário dele sobre isso e ele disse que a tendência era dos pingos sumirem com o tempo. Os pingos não sumiram e se tornaram pingos de uma cor escura, tipo cor de chá. Pensei que fosse infecção urinária novamente e tratei com Enrofloxacina mais uma vez.
O engraçado é que o Luke não apresentou dor ou qualquer outro sintoma que ele geralmente tem quando está com a doença. Os pingos escuros não sumiram com o tratamento e viraram pingos de sangue.
Me desesperei e chamei o vet. Um dia antes da consulta, os pingos desapareceram e voltaram a ter cor de água/urina. O veterinário examinou o Luke com a ajuda de um calmante (acepran)e me assegurou que não havia nenhum tumor. O diagnóstico foi mesmo infecção urinária. Pedi um exame de sangue, mas o vet disse que com o calmente não adiantava fazer, pois interferia no resultado do exame.
Meu cachorro tomou meio comprimido de Cefalexina 600 mg, durante 10 dias.
Tudo parecia ter voltado ao normal, excento pelos pingos incolor. Porém, hoje, os pingos escuros recomeçaram.
Você tem alguma ideia do que pode ser? Ele não sente dor, brinca e come normalmente e não apresenta nenhum outro sintoma. Já que não posso fazer um hemograma, você acha que um exame de urina pode dar um diagnóstico?
Desculpe pelo comentário enorme e muito obrigada por sempre ajudar.
boa noite DRa ,peguei um filhote de viralata na rua pra cuidar porem este ultimos dias ele ficou doente com nivel baixo plaquetas 29000 deixei no veterinario internado no soro hj faz 3 dias porem sendo sincero eu amo o filhotinho mais tenho familia e nao consigo deixar por mais tempo no veterinario pois a diaria 150 reais fora remedios , gostaria de saber se tem como eu cuidar dele em casa com remedios certos , e dou raçao super premiun da proplam filhotes me ajude qual alimneto eu posso dar pra mlehorar nivel plaquetas forte abraço
Olá Rita, tenho 3 shih tzu e ambos foram diagnosticados com erlichia(ja nao eh a primeira vez) fiz o exame e deu as plaquetas baixissimas,o vet me aconselhou em ao invés de fazer a doxiciclina via oral fazer injetavel,pois bem fiz injetavel sub cutanea por 2 dias,no terceiro começei a perceber uma ferida no local da aplicaçao e em volta o pelo caindo, ai parei com a aplicaçao e começei com a doxi via oral, mas estou percebendo q essa ferida no local da aplicaçao nao melhora,existe tratamento para issu?os pelos deles vao cair todos? Obrigado desde ja!
Olá,
Eu sou a Maria, de Porto Alegre/RS, dona da Pantera uma mistura de Pinscher com Chihuahua, que está com 10 anos.
Ela teve 3 episódios assustadores (tossiu bastante, ficou mole, caiu, esticou o pescoço, emitiu um som semelhante a um choro, ficou imóvel e se urinou), o último foi hoje, meu marido e eu ficamos super assustados, apavorados mesmo, ela é tudo para nós.
Sabes me dizer se tem algum tratamento ou medicamento para este quadro?
Agradeço a atenção e se puder me auxiliar.
Um abraço.
estou super preocupada!meu gato foi mordido nao sei se foi por outro gato ou os galos que meu pai cria botou muito sangue ai formos ao vetrinario e ele passou uma injecao cicatrizante aplicamos na carne!deu tudo certo so que ele anda triste nao come e nao brinca nao sei se e efeito da injecao ou e grave por favor me ajuda acho que sou eu estou tao desesperada responda rapido alguem???????????????/
Boa noite, minha cachorrinha pincher de 8 anos de idade passou por uma cirurgia as pressas pois o seu útero infeccionou e se partiu, o mesmo precisou ser retirado e os outros orgãos passaram por uma limpeza ou lavagem ela ficou um dia desacordada e contrariando as espectativas do veterinário acordou e foi se recuperando, veio para casa e aqui melhorou e muito, após uns 5 dias voltou a andar desgovernada e não consegue controlar 100% os movimentos do pescoço, até ai tranquilo, o problema é que ela não consegue comer, ela come e vomita quase que imediatamente e junto sai muitaaaa saliva, alguem pode ajudar-me o veterinário não sabe oque é e ela está cada dia mais magrinha, por favor se alguem souber oque pode estar acontecendo ou onde devo leva-lá por favor entre em contato. Obrigado.
Olá Rute,
seu gatinho precisa ser ensinado, educado.
Você pode fazer este trabalho sozinha.
Eles não sabem o que podem ou não fazer, precisamos indicar.
Sempre que ele subir num móvel “proibido” diga NÂO e/ou de um “tiro d`água com um borrifador de plantas.
Outra opção é fazer um barulho estranho, como por exemplo um chiado alto com a boca.
Elogie-o e faça carinho quando estiver calmo, tranquilo.
Os filhotes precisam brincar! Brinque bastante com ele!
Leia o post: http://www.bichosaudavel.com/sugestoes-de-brinquedos-para-gatos-entediados-gordos-etc/
Abraço
Rita Ericson
Olá Vilma,
não sei se entendi direito, ele tem 5 dias de vida?
Ele é orfão?
A mãe costuma lamber o anus e a vulva ou penis do filhote para estimular a defecaçã e a urina.
Você pode usar um paninho umido ou algodão para estimular.
Se ele não defecar, leve-o para atendimento veterinário.
Mande noticias.
Abraço
Rita Ericson
Olá Raquel,
leve-a para atendimento veterinário.
Apesar de não estar na idade mais frequente, ela pode ter desenvolvido uma infecção uterina.
Mande noticias.
Abraço
Rita Ericson
Olá Jessica,
existem outras causas para a hematuria (sangue na urina).
O ideal é realizar uma ultrassonografia para afstar (ou confirmar) a hipótese de uróito (pedra), tumor, verminose (existe um verme renal!) ou outra causa física.
O exame de urina pode ajudar a definir se ainda há infecção.
Existem infecções urinarias muito dificeis de controlar, o tratamento pode ser bastante longo.
Mande noticias.
Abraço
Rita Ericson
Olá Beatriz,
existem rações pastosas extremamente saborosas e calóricas, indicadas para animais convalescentes.
Abraço
Rita Ericson
Olá Adriano,
não tenho como opinar sem saber o estado geral do seu animal.
Converse com o(a) veterinário (a) que está tratando dele.
O tratamento com a medicação específica é que vai fazer com que a taxa de plaquetas aumente.
Mande noticias
Abraço
Rita Ericson
Olá Dra, eu tenho um labrador de 6 anos e que tem dermatite de um tempo pra cá ele começou a ter muita ferida na pele e algumas beem grandes, além de falha no pêlo e ele tem emagrecido muito e rápido.
ele sempre tem carrapato, damos banho nele umas 2 vezes por semana passamos remédio para carrapato mas não adianta. Ele é muito bravo e por isso é praticamente impossível levar ao veterinário.
gostaria de saber o que pode ser que ele tenha, se vc pode indicar alguma coisa para os carrapatos e se tem como eu dar um calmante/tranquilizante no meu cachorro para poder levá-lo ao veterinário?
Desde já agradeço muito.
Dra, obrigada pela atenção. Providenciei hoje o exame de urina do Luke. O resultado sai quinta-feira e conforme for providencio a ultrassonografia.
Aproveitando o espaço, gostaria de saber se as rações podem influenciar nesses problemas urinários. Dou uma ração “normal” para o Luke, a Herói. Você acha que eu deveria trocar? Andei pesquisando aquela Royal Canin, mas meu cachorro é grande e come muito, a ração ficaria caríssima para o meu bolso. Não há uma opção mais em conta?
Boa tarde dra. Rita. Tenho um filhote poodle de 3 meses que tomou a vacina pnemodog na sexta passada. Ele está amoadinho, brinca pouco e não quer comer. Hj coloquei ração em pasta e ele comeu um pouco. Estou dando hemolitan também devido a ele ter chegado em minha casa anemico. Urina normalmente meio amarelado e faz muito pouco coco. O que devo fazer? Já liguei pra veterinária e ela disse que pode reação. Será?
Olá Ellen,
é possível que ocorra esta reação à aplicação sub-cutanea.
Acredito que vá cicatrizar bem.
O que pode acontecer é ficar uma cicatriz local.
Mande noticias.
Abraço
Rita Ericson
Olá Maria,
é difícil opinar sem examinar seu animal.
Este quadro pode ser sintoma de alguma doença cardíaca, respiratória ou até mesmo uma convulsão.
Leia o texto: http://www.bichosaudavel.com/convulsoes-em-caes/
Leve-a para atendimento veterinário e mande notícias.
Abraço
Rita ericson
Olá Aline,
você sabe se ele está tomando antibiótico?
Em geral, após este tipo de acidente, precisamos evitar infecção local.
Converse com o vet que está tratando dele.
Se a briga foi com outro gato, é importante checar se ele não contraiu nenhuma virose.
Mande noticias
Abraço
Rita Ericson
Olá Leandro,
será que a sua cadela não está enjoada?
Talvez ela tenha tomado muitos medicamentos e esteja sem apetite.
Converse com o(a) veterinário(a) que trata dela.
Mande noticias
Abraço
Rita Ericson
Minha cadela Poodle há algum tempo vem sem firmeza nas patas traseiras, de vez em quando escorrega com as mesmas. Hoje ela não conseguia levantar, uivava de dor, aos poucos foi melhorando, mas está abatida e segundo minha mãe passou o dia todo deitada. Ela come, faz as necessidades mas está muito triste, anda devagar. Já levei ao veterinário e me pediu vários exames, propôs até cirurgia, pois ela tem caroças mamários, mas além de não ter hoje dinheiro disponível eu não vou opera-la, pois acho judiação, ela já tem 12 anos. Alguém pode me indicar um vitamina para fortalecimento, ou algum veterinário no RJ que não cobre caro, mas que eu não precise passar o dia todo, pois trabalho e não tenho ninguém para dividir minhas tarefas, obrigada.
Dra. Boa tarde,
Minha cachorrinha foi diagnosticada com erliquia, pois suas plaquetas deram baixissimas, desde então venho tratando dela com antibiotico, o problema é que devido a sair cedo para o trabalho e chegar tarde eu não consigo da o remedio no horario certo por exemplo dou 7h da manhã e a noite 10h(deixo uma distancia da racao/vitaminas para o remedio) é que chego 8h mas tenho que dá a comida dela, pois ela so come se tiver alguém em casa e ela sempre fica sozinha.
O quero saber é se por NÃO esta dando o remedio no horario certinho porém nunca deixei de dá isso poderá interfer na cura/tratamento.
Obrigada.
Olá, meu cachorro tem 3 meses e na última sexta ele tomou a pnemodog. Ele está bem amoadinho, quase não brinca, come bem pouco só a pastinha da pedigree e urina bem as vezes saindo meio amarelada.
Vale ressaltar que desde que ele chegou aqui em casa por volta dos 2 meses, ele dorme bastante, brinca pouco e quase não late, não faz travessuras de filhote, não roi nada.
Oi, boa tarde
Por favor, minha cadelinha esta sendo medicada pois teve a doença do carrapato, queria saber se atrapalha eu aplicar forntiline nela, pq já fez um mes da ultima aplicação.
Obrigada
Boa tarde!
Acabei de adotar um cachorrinho num canil aqui na inha cidade, a moça disse que ele tem mais ou menos uns 40 dias, antes de sair de la ela deu meio comprimido pra vermes, e me disse pra dar a outra metade daqui a 15 dias, gostaria de saber se após essas doses tenho que dar mais?
Desde já obrigado…
Att Silmara
Olá. Tenho uma cachorrinha que é uma mescla de Maltez (ou Maltês) com vira-lata. Ela tem 8 anos, castrada, vacinada, se alimenta desde sempre com carne fresca e ração. É bem disposta, mas de um ano para cá apresenta uma respiração ofegante mesmo em repouso ou dormindo, chegando a 60 respirações por minuto. Consultei um veterinário da Secretaria da Agricultura, formado na UNESP e ele ministrou-lhe Ivermectina. Ela ficou boa, mas depois de 6 meses o problema voltou. Agradeço imensamente a ajuda que puderem dar-me. Fora esse problema citado ela não apresenta absolutamente nada.
tenho duas cachorras e ela estão pegando muito carrapatos e n sei mais co q fazer ja comprei coleira ja passei veneno na casa e esses carrapatos continua a surgir e a cachorra mais nova dever ter alergia porq forma um carosinho onde os carrapatos morde n sei mais o q fazer o q da pra fazer?
a minha cachorrinha pincher quebrou seu ossinho da perna mais fino e nao consegue se levantar so da pra pegar ela pelo bracinho pra nao doer nao sei oque posso dar pra ela me ajudem!!
Olá Anne,
os sintomas dermatológicos são muito semelhantes.
Na maioria das vezes precisamos fazer exames para confirmação diagnóstica.
É impossível opinar sem examiná-lo.
Se ele está emagrecendo e tem/teve carrapatos, sou obrigada a considerar a “doença do carrapato”.
Leve-o para atendimento veterinário e faça o exame para confirmar.
Quanto ao tranquilizante, é melhor você conversar com o veterinário que vai atendê-lo.
Mesmo quando o cão é agressivo, é possível colher sangue para exame, basta colocar uma mordaça.
Mande noticias
Abraço
Rita Ericson
Olá Jessica,
existem rações indicadas para tratar determinados problemas urinários, mas as rações “normais” não causam os problemas.
Existem opções intermediárias entre a Heroi e a Royal Canin.
Leia o texto: http://www.bichosaudavel.com/qual-e-a-melhor-racao/
Abraço
Rita Ericson
Olá Isabelle,
é possível que haja reação pós-vacinal, mas em geral dura aproximadamente 24-48h.
Se ele continuar prostrado, leve-o para ser examinado.
Mande noticias.
Abraço
Rita Ericson
Olá Ines,
é muito comum os cães idosos apresentarem dores articulares.
Em geral, eles não choram nem reclamam, mas diminuem as atividades e movimentos.
Aqui no RJ, a UFF (Niteroi) e o Hospital Veterinario da Prefeitura (UJV) realizam atendimentos a preços populares.
UFF- 26299505
UJV- 25677699 e 22542100
Leve-a para atendimento veterinário.
Mande noticias.
Abraço
Rita Ericson
Olá Paloma,
não acredito que esta diferença de 3 horas vá prejudicar o tratamento.
Abraço
Rita Ericson
Olá Isabelle,
acho masi seguro checar se não há outro motivo causando esta prostração.
A reação pós-vacinal não costuma durar mais de 24-48h.
Leve-o para atendimento veterinário.
Mande noticias
Abraço
Rita Ericson
Oi Paloma,
pode aplicar, sem problemas.
Abraço
Rita Ericson
Olá Silmara,
depois desta segunda dose, ele estará na idade para ser vacinado.
Leve-o para atendimento veterinário e se for necessário, você será orientada a vermifugá-lo novamente.
Abraço
Rita Ericson
Olá Cairbar,
a ivermectina é um anti-parasitário.
A princípio não vejo motivo para a respiração mudar após esta medicação.
Será que ela está acima do peso?
Após 8 anos, consideramos o cão na terceira idade, alguns animais precisam de exame cardiológico.
Leve-a para atendimento veterinário.
Mande noticias.
Abraço
Rita Ericson
Boa tarde, Rita Ericson. Creio que não me expliquei bem. A Ivermectina que meu amigo me receitou foi exatamente por causa da respiração ofegante. Ele achou que ela poderia ter algum parasita agindo no sistema. cardiovascular. Depois da Ivermectina ela melhorou e voltou a apresentar o problema somente após 6 meses. Ela não está com sobrepeso e nem apresenta outro problema que a impeça de correr ou brincar. Como sou de São José do Rio Preto vou consultar um bom veterinário, Agradeço imensamente pela ajuda. Volto a falar com você oportunamente e desejo excelentes festas de final de ano.
OI RITA, GANHEI UM ROTWAILLER ELE ESTÁ COM 40 DIAS O PESO DELE 1,670 KG, O PESO DELE TÁ NORMAL? ACHO ELE MEIO MAGRINHO…
Ola! Tenho uma gata de 2anos que esta sendo tratada de espirotricose e se recupera bem, mas infelismente ao levala para a revisao descobrimos que ela estava com infeccao da pulga. Estou tratando mas tendo dificuldades em dar o doxy suspensao pois ela baba muito. Parecia que melhorara mas voltou a nao comer e estou muito preocupada com ela. Pois so poderei leva la ao veterinario na segunda. O que posso fazer para ajuda la a comer. Estou desesperada pois me encontro sozinha para dar remedio e ela ja esta ficando estressada por estaar isolada e de tomar tanto remedio pois afinal esta tomando itracinazol a quase 2 meses. Meu marido contraiu a esporotricose o que fez com que eu cuide dela sozinha.nao sei o que fazer me ajude pois estou com meus recursos financeiros acabando ja que usei uns 450,00 com ela e me preocupo em nao conseguir manter o tratamento. Se souber alguma instituicao que possa me ajudar aqui no rio lhe agradeco muito.obrigada .
olá! Preciso MUITO DE um socorro URGENTE.!!!!
Tenho uma gata siamesa de +- 1.5 idade que começou a 1 mês a caminhar torto, depois a emagrecer aos poucos. A 5 dias parou de comer e beber agua. Está com as patas dianteiras esticadas e duras, bem rigidas. As trazeiras tb, mas pouco. Ela aceita água quando dou, mas comida nao.
O intrigante e que ela fica doida para cossar a orelha direita.Limpei esta orelha e saiu pedaços estranhos e escuros, nada parecido com serum.
Enfim, o veterinario que pude levar nem fez exame e disse ser desidratação. Estou em desespero .O olhar dela me agonia.Eu amo bichos, cuido de varios gatos,e estou habituada com doenças, mas desse jeito eu nunca vi.
Se puderem me ajudar eu agradeço por Deus e São Francisco. Nao sei + o que fazer.
Aguardo qualquer retorno.
Grata;
Abraços
Cristy M.
Olá dra. levei o meu filhote ontem ao vet depois que saiu uma pustula em sua barriga do tamanho de uma moeda de 10 centavos. Ela disse que era de vermes, mas não entendi pois administrei endogard. Ele não está mais tão amoadinho, já come e brinca…. sinto que ele sente saudades da mãe, pois ele chegou muito novo aqui, nem dentes tinha. Obg pela atenção!
Olá, Dra. Rita.
O exame de urina do Luke ficou pronto. O veterinário disse que está tudo normal. Mas fiquei meio na dúvida e gostaria de uma segunda opinião.
Resultado:
Exame físico-químico
Densidade: 1.015
pH: 7,2
Proteínas: +++
Glicose: Negativo
Corpos cetônicos: Negativo
Urobilinogênio: Normal
Bilirrubinas: +
Hemogloblina: Negativo
Microscopia do sedimento
Células epiteliais: Algumas p/ campo
Filamentos de muco: Alguns p/campo
Hemácias: 1-2 p/ campo
Leucócitos: 3-5 p/ campo
Bacteriúria: Discreta
Obrigada desde já!
Cara Dra.
Tenho um gato com cerca de seis anos e mais de seis quilos SRD. Ele foi castrado jovem e engordou muito. Como ele é barrigudo, só notei agora que está se lambendo muito, que tem uma mancha rosa e dura no abdomen, pouco extensa, bem no centro da barriga. Parece com desconforto e acorda toda a hora para lamber as patas e barriga. Calculo que esteja com alguma dor. Suas fezes sempre foram muito secas. Está bebendo bastante água. O que pode ser? Gostaria muito de conhecer sua opinião. Grata, Gislene
Oi meu cachorro e um apso ele teve carrapatos , e agora eta com o corpo cheio de polinhas depois vira ferida e ele fica se cosando, mais outro dia dei um banho nele e deixei ele se secar no sol e o sol estava muito quente.. nao sei o que pode ser alguem me ajudem..
gotaria de saber porque na cirurgia da minha gata esta vermelho em volta sendo que a cicatriz ja esta bem sequinha a algo que eu deva me preocupar?Pode ser infeccao interna?