Cuidados com o Cio e Reprodução

  1. Rita Ericson disse:

    Olá Nercia,

    quantos anos tem a sua poodle?
    Os cios podem variar muito entre eles.
    Se ele estiver prostrada e a secreção for purulenta, pode ser um caso de infecção uterina e ela deve ser examinada por um/a vet assim que possivel.
    Se ela está bem e a secreção é sanguinolenta, como normalmente é nos cios, fique tranquila.
    Mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  2. Rita Ericson disse:

    Olá Filipa,

    infelizmente, não há grandes modificações nesta fase.
    A unica maneira segura de diagnosticar é através de ultrassonografia.
    Mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  3. Ana Dias disse:

    Bom dia doutora,

    Novamente Ana de Portugal, não dei notícias até agora sobre a gata porque a veterinária disse para passar 3 semanas para sabermos se ela realmente estava prenha, supostamente passaram 49 dias e por apalpação ela não sentiu nada então tiramos Raio-X e confirmamos que não estava prenha, ela acha que Piometra também não deve ser porque não detectou nenhum volume significativo. No entanto nem eu nem ela sabemos o que tem, continua a comer muito, desde o dia 16 de Janeiro até hoje aumentou de peso e tá agora com 5,100kg, não está nada prostrada, salta e anda normalmente, não tem diarreias nem vómitos, nenhum corrrimento, a veterinária disse para continuar a ver se ela não tem mais nenhuma mudança e aponta para uma gravidez psicológica. Acha que poderá ser isso?
    Obrigada

  4. Ana Dias disse:

    É verdade entretanto castramos o gato que podia ser o causador da dita gravidez. E correu tudo bem, o receio que tinha que muda-se de personalidade é mito, ele nem parece que sofreu uma castração, corre e brinca como sempre fez.

  5. Nércia santos disse:

    Muito obrigada,Rita Ericson, estou bem mais tranquila. Milly tem 5 anos, ela está bem e a secreção é sanguinolenta, como é nos cios, ela esta brincando, se alimentando e a secreção ja diminuiu bastante. Muito Obrigada.
    Abraços

  6. Rita Ericson disse:

    Olá Flavia,
    quando a femea prenhe não se alimenta adequademente, é necessário fazer suplementação vitamínica.
    Converse com o vet dela sobre a melhor opção.
    Mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  7. Amanda disse:

    Bom dia Dr(a),

    Recolhi faz poucos meses dois gatinhos na rua, um macho é uma fêmea, nunca tive gatos antes. O veterinário que esta aplicando as vacinas necessárias, me passou na época que eles tinham entre 1 mês a 2 meses, agora eles estão com 5 para 6 meses, pedi para ele para castrar a fêmea, pois como eu encontrei em muitos sites, ela pode vir a entrar no cio a qualquer momento, mas o veterinário disse que ainda é cedo demais, principalmente ela que ao contrario do macho, não cresceu tanto assim, ela ainda parece um filhotinho de 3 meses, estou com medo que ela entre no cio e o machinho também, e eu acabe me estrepando.
    O que devo fazer?

  8. Rita Ericson disse:

    Olá Leila,
    é possível fazer um exame para saber exatamente o momento fertil da femea.
    Em geral, ele ocorre após o termino do sangramento.
    Os cães braquicefalicos (“cara achatada”) costumam ter dificuldade para cruzar, especialmente se estiverem acima do peso e o clima quente.
    Mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  9. Rita Ericson disse:

    Olá Ana,

    se ela está bem, fique tranquila.
    Cuidado com a obesidade! Avalie outras possíveis causas para ganho de peso.
    A pseudociese é rara nas gatas, mas pode ocorrer.
    Leia o texto: http://www.bichosaudavel.com/pseudociese-gravidez-psicologica/
    Mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  10. Rita Ericson disse:

    Obrigada pelo seu depoimento, Ana Dias,
    ainda há muito preconceito em relação à castração.
    Abraço
    Rita Ericson

  11. Flavia disse:

    Dr.
    Como o prometido vim dizer que os filhotes da minha poodle nasceram essa madrugada.
    Nasceram lindos e perfeitos.
    # nasceram com ajuda de uma amiga que já está acostumada com partos de cadela e ajuda muita gente aqui onde moro. E nasceram mais depois que ela foi embora, pois demorou muito p ter outros. Foram 4 ou 5…pq ela n deixa eu chegar perto e fica rosnando.
    Foi um sucesso Dr.
    Obg pelas respostas q sempre precisei da Sr.
    Tenha um bom dia! Abraços!

  12. Rita Ericson disse:

    Olá Amanda,
    não há nenhum problema em castrar uma femea pequena, que ainda não cresceu.
    O recomendado é que a castração ocorra antes do 1º cio.
    Abraço
    Rita Ericson

  13. Rita Ericson disse:

    Que noticia boa, Flavia!
    Saude para a mamae e seus filhotes!
    Abraço
    Rita Ericson

  14. Júnior disse:

    Boa tarde!!

    Drª tenho uma PUG que deu a luz em 11/12/12, quando ela entrará no cio novamente? Eu devo contar 6 meses após o parto ou 6 meses após o cio? Minha dúvida é pq eu tenho um cachorro PUG Macho mas como são irmãos eu não deixo eles cruzarem, da outra vez no cio concidiu que eu estava de férias e vi, mas agora eu estou trabalhando o dia todo, então de acordo com a sua resposta ficarei mais atento. Aguardo…

  15. Liliane disse:

    Bom dia doutora!
    Estou preocupada com minha cadelinha que é uma poodle de 1 ano e 7 mese, e está no terceiro cio, no nono dia percebi que o sangramento tinha cessado, coloquei ela com o macho no decimo dia,a dona do macho disse que eles ficaram juntos tres vezes, busquei ela a tarde e no dia seguinte percebi um sangramento, isso é normal? será que ela podera ficar prenha mesmo com esse sangramento apos o cruzamento? posso coloca-la novamente com o macho?Só vou coloca-la para ficar prenha essa vez pois eu e o dono do macho entramos em acordo em cruzalos para que eu fique com um e ele com outro para fazer companinha aos nossos bichinho, além de que aonde moro só tem dois poodle toy o meu e o dele e eu quero mais uma pra fazer companinha pra a minha Melzinha.

    Grata desde já pela atenção.

  16. nara disse:

    desde q minha cadela raciada com labrador entrou no cio o meu cao pastor belga esta extremamente agressivo mordeu meu pai q precisou ser medicado e se recusa a deixar alguem chegar proximo ao local onde minha cachorro estar pressa pra q ele nao venha cruzar com ela.Parece q ele encara agente como algum tipo de ameça, vou castrar ele pra ver se ele melhora, antes era uma cachorro companheiro docil e muito carinhoso desde o dia q a femea entrou no cio ele quer cruzar com ela nao deixamos e agora ele esta manifestanto agressividade extrema o que eu facoo…. ME AJUDEE POR FAVOOOR!!!

  17. carlars disse:

    Ola boa noite… tenho uma duvida, dei a pilula injectavel a minha cadela na sexta feira, mas a pouco dei conta que os meus caes estavam colados. Ela nao deu sinal de estar com o cio ate porque era so para aparecer no mes que vem. Agora nao sei o que pensar isso é normal??? obrigado

  18. Rita Ericson disse:

    Olá Junior,

    em geral os cio ocorrem de 6/6 meses, conte a partir do ultimo cio.
    Mas nem toda femea é um reloginho…os intervalos podem ser irregulares e variáveis.
    A unica maneira segura de evitar cios e gestações indesejadas é através da esterilzação cirurgica.
    Abraço
    Rita Ericson

  19. Tania Dupre disse:

    Ola Dra. Tenho 2 cadelas: Mell, uma SRD de 7 anos e Ninna, uma mestiça de labrador com 4 anos. Nos ultimos 15 dias estou tomando conta do daschund macho de 4 anos do meu filho q esta viajando. Acontece q 1 semana apos a chegada do macho minhas cadelas ficaram no cio primeiro a labrador e em seguida a srd. Acontece q depois q a Mell entrou no cio o macho não sai de perto dela nem qdo a gente chama ele, não deixa ela vir pra perto da gente e nem deixa a gente chegar perto dela, ele não rosna nem nada mas deu uma avançada na minha filha qdo ela foi abaixar para fazer carinho na Mell (chegou a machuca-la no peito com a pancada do focinho). Outra coisa estranha foi o fato dele lamber a urina das femeas. A labrador que é a dominante, não deixou o macho montar, e agora ele nem tenta mais, já a srd por sua vez é um doce, muito apegada a gente e bem tranquila ja percebi q ela não deixa o macho montar mas ela ainda esta sangrando não esta no momento certo.
    Estou então com duas preocupações: 1º o macho pode se tornar agressivo e atacar a gente por causa da cadela?; 2º como impedir o acasalamento pois nunca foi nossa intenção deixa-las cruzar mas como so tinhamos femeas não achamos necessário castrar. A casa do meu filho é vizinha à nossa seria interessante levar o cachorrinho de volta e ir la alimenta-lo ate passar esse periodo do cio?

  20. WILLIAN disse:

    OLA TENHO UM CACHORRa E ELA ESTA EM PERIODO CIO,ELA ELA NAO ESTA COMENDO TA MEIA TRISTE,O QUE FAZER

  21. andrei disse:

    ola preciso de ajuda urgente!!1
    minha cadela pitbull pariu 4 filhotinhos ontem a noite e hoje pela manha ela começou a ficar canssada novanmente como se fosse pari mais sera que isso e possivel ou ela pode esta enfrentando algum tipo de problema resposta urgente por favor

  22. gildemir disse:

    minha cadela pariu dia 01/02/13 , quando os filhotes foram desmamados aproximadamente 40 dias ela entrou no cio novamente ssngrando pela vulva é normal ? por favor meu imail é gildemirkeliane@hotmail.com por favor mim respondam . abraço gildemir.

  23. Rita Ericson disse:

    Olá Liliane,
    este sangramento após a cruza é frequente, fique tranquila.
    Se eles de fato cruzaram, não é necessário nem recomendado juntá-los novamente.
    Corre-se o risco dela engravidar em 2 momentos diferentes e os filhotes podem nascer com idades (dias) diferentes.
    Mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  24. Rita Ericson disse:

    Olá Nara,

    esta situação é complicada. É comum os machos ficarem muito alterados durante o cio de uma femea proxima.
    Pode ser que mesmo após a castração dele, o comportamento se manifeste.
    Acho interessante esterilzar a femea também.
    Leia o texto e escute o programa para saber mais sobre agressividade:
    http://www.bichosaudavel.com/agressividade-caes-e-gatos/
    http://www.bichosaudavel.com/programa-hora-do-blush-agressividade-29092010/
    Mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  25. Alex disse:

    Minha cadela(lhasa) tem um ano e meio e teve filhotes no ultimo cio a 6meses atras, o problema eh que tenho um macho e nao tenho como separa los e ele cruzaram denovo. Gostaria de saber dos riscos que ela corre tendo 2gestaçoes seguidas e o que posso fazer para q ela corra o menor risco possivel.

  26. Rita Ericson disse:

    Olá Tania,
    é extremamente comum esta mudança de coportamento do macho, frente a uma femea no cio.
    Acho mais seguro separá-los fisicamente.
    Quando elas entrarem no periodo fertil, é praticamente impossivel controlar e garantir que eles não vão acasalar.
    Mas se ele ficar na casa do seu filho, é importante que ele brinque e passeie, e não seja somente alimentado.
    Abraço
    Rita Ericson

  27. Rita Ericson disse:

    Olá William,

    normalmente as femeas não modificam seu estado geral durante o cio.
    Pode ser que ela esteja doente.
    Leve-a para atendimento veterinario, é impossivel opinar sem examina-la.
    Mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  28. Maria Nogueira Rocha Alves disse:

    Olá Dra. Rita . Gostei muito de suas orientações, poi tenho uma lhasa apso que amo de montão eu gostaria muito que ela engravidasse, mas diante de todas as explicaç~es, comentários dos internautas, acho qu vou desistir, minha giulinha é alérgica, tenho que trocar a alimentação dela sempre porque ela enjoa, imagina grávida…fico muito preocupada, acho que vou castrá-la assim que passar o cio.Desde que ganhei ela nunca engordou sempre matem o peso, mas caminho com ela todos os dias. Mesmo caminhando ela castrada não correrá o risco de ficar gorda?… Abraços Obrigada…

  29. Rita Ericson disse:

    Olá Andrei,
    as duas situações são possíveis.
    É impossivel opinar sem examina-la.
    Mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  30. Rita Ericson disse:

    Olá Gildemir,

    o intervalo de cios costuma ser de aproximadamente 6 meses, mas nem sempre é regular assim.
    A gestação dura 2 meses, somando os 40 dias da amamentação chegamos a 3 meses e meio.
    Se ela estiver bem, fique tranquilo.
    Se estiver prostrada, leve-a para atendimento veterinário, este sangramento não necessariamaente é cio.
    Mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  31. Rita Ericson disse:

    Olá Alex,
    na verdade não acredito que exista um grande risco.
    O problema é o esforço da gestação e amamentação.
    As cadelas costumam ficar magras e com os pelos fracos após a gestação.
    Ofereça uma ração de filhotes, de alta qualidade desde a gestação até o termino da amamentação.
    Programe a esterilização após desmamar esta ninhada.
    Mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  32. Caio Padilha disse:

    Boa noite,
    Tenho uma schnauzer de 8 meses e ela está no seu primeiro cio, ela tem se mostrado incomodada ao andar…está andando com a parte traseira abaixada, da uns passos e se senta pra se lamber…passa o dia inteiro se lambendo e mostra realmente um certo incomodo, como se ela tivesse sentindo alguma coisa estranha por la. Um amigo diz que é porque ela não esta acostumada com o cio e tal…gostaria de saber se é normal isso aí. Obrigado, Caio

  33. Rita Ericson disse:

    Olá Maria,
    quando a cadela tem tendencia para engordar, o importante é prevenir.
    Acompanhe o peso dela após a castração e se necessário, troque a ração por uma menos calorica.
    Abraço
    Rita Ericson

  34. Ana Dias disse:

    Olá Dra., Ana de Portugal mais uma vez, a gata piorou, começou ontem a isolar-se e a queixar-se quando anda, está com um corrimento marron clarinho, por apalpação continua a achar que se tem uma piometra é muito pequena, no entanto não deixa de comer o que intriga a mim e à veterinária!!! A solução que ela achou melhor é castrar e vou com ela na segunda, a Vet. não quis dizer que não à riscos porque naturalmente sei que pode correr sempre alguma complicação imprevista. A Dra. Rita também tem experiencia em castrações em gatas adultas(10 anos), e correram bem? Estou muito preocupada e gostava de ter também a sua opinião, mais para me sentir um pouco mais sossegada.
    Obrigada

  35. Rita Ericson disse:

    Olá Caio,
    é bastante frequente as femeas estranharem o primeiro cio.
    Se ela ficar prostrada, leve-a para atendimento veterinario.
    Mande noticias.
    Abarço
    Rita Ericson

  36. Rita Ericson disse:

    Olá Ana,
    sempre há risco cirurgico, mas não acredito que você precise se preocupar.
    Hoje em dia, as antestesias costumam ser aplicadas por especialistas, com o animal entubado, o que oferece mais segurança.
    Eu já realizei muitas cirurgias em gatas idosas, sem problemas.
    Fique tranquila e mande noticias!
    Abraço
    Rita Ericson

  37. Juliana disse:

    – Olá Dr°, ganhei uma gata que foi achada na rua (Siames) , ela deve estar com 3meses, é um doce e muito arteira, ainda não tive oportunidade de leva-la a um veterinário. só que hoje eu achei algo que fosse parecido com mijo mas era sangue, oque pode ser? eu queria castrar ela, mas meu marido não quer, porque ele prefere que ela tenha a primeira cria, mas sera que depois ela vai corrrer mais risco? como posso saber quando ela entrar no cio ? obrigado desde ja!

  38. Rita Ericson disse:

    Olá Juliana,
    você faz ideia de onde saiu o sangue?
    Pode ser urina com sangue?
    este sintoma pode ser comum a diversas doenças.
    Impossível opinar sem examinar seu animal.
    Leve-o para atendimento veterinário.
    Eu não recomendo que ela tenha uma gestação…não é recomendado que as femeas cruzem antes de 1 ano.
    O primeiro cio pode ocorrer por volta dos 5 meses.
    Leia o texto: http://www.bichosaudavel.com/castrar-ou-nao-castrar/
    Mande notícias.
    Abraço
    Rita Ericson

  39. SILVANIA DE SOUSA SILVA disse:

    olá quando minha gata entrou nos seis meses de vida ela entrou no seu primeiro cio , dei uma injeção para ela não pari e logo com 10 dias suas mamas ficaram inchadas como se estivessem com tumores o que eu faço agora

  40. Rita Ericson disse:

    Olá Silvania,
    o único método seguro para evitar o cio e a gestação é a esterilização cirurgica.
    Estas medicações podem causar efeitos colaterais graves.
    Leve-a para atendimento veterinário assim que possível.
    mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  41. Ana Dias disse:

    Boa tarde, mais uma vez sou eu a Ana, a minha gatinha foi operada com sucesso, tinha um atrofio no utero provavelmente dai o comportamento dela, tem agora um inchaço na zona da costura mas em principio com o anti-inflamatório deve passar, o utero foi para analise para se saber o que tinha, ainda não sei os resulatdos. Para já ela está a recuperar bem.
    Agora dos 3 gatinhos so me falta a mais nova, vou deixar mais para a frente, que com esta foi uma aventura. Obrigada por tudo Dra. Rita. Eu vou dando notícias.
    Cumprimentos,
    Ana Dias

  42. Rita Ericson disse:

    Obrigada pelas noticias,

    saude para seus animais,
    abraço
    Rita Ericson

  43. fabio disse:

    boa noite preciso de uma orientação, tenho uma cadela labrador de 4 anos e por incrível que pareça em três anos e meio (tempo no qual a possuo) ela nunca deu cio. O que fazer pois já ouvi muita história de pessoas que perderam seus cães com tumor no útero. Obrigado e aguardo retorno…

  44. Janaína disse:

    Olá! Tenho uma york de 1 ano e 3 meses e ela está no segundo cio, porém o primeiro cio foi em fevereiro. Tem algum problema?

  45. Rita Ericson disse:

    Olá Fabio,

    algumas cadelas apresentam o cio silencioso ou seco.
    Não ocorre sangramento, mas a vulva aumenta de tamanho e os machos ficam interessados.
    A maneira mais segura de definir o que está ocorrendo é fazendo uma ultrassonografia.
    Mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  46. Rita Ericson disse:

    Olá Janaina,

    os cios costumam ter intervalos maiores, de aproximadamente 6 meses entre eles.
    Mas nem sempre é assim…como nas mulheres pode ser bastante irregular.
    Você pensa em esterilizá-la? Reproduzí-la?
    Mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  47. Janaína disse:

    Olá Rita! Na verdade em fevereiro não sangrou apenas ficou um pouco inchada, então acho que pode não ter sido e agora ser o cio para valer. Não penso em esterelizá-la nem em reproduzí-la, só fiquei preocupada pois é minha primeira cachorrinha e não tenho experiência. Abraços Jana

  48. Sarah disse:

    Olá, dr.ª Rita! Estou preocupada, tenho uma cadela que foi ‘vacinada’, pela 2ª vez, já estávamos nos preparando para castrá-la, pois a recomendação que recebemos que no máximo poderíamos dar esse remédio 2 vzs. Pois bem, o último remédio foi injetado no final de dezembro, porém hoje vi que ela aceitou um cachorro, ela não demostrou estar no cio, foi um choque. Ela corre risco de ficar grávida? Essa gravidez é de risco? Essa vacina, não evita o cio? Não entendi o que aconteceu…por favor, peço qualquer esclarescimento/orientação. Obrigada.

  49. Rita Ericson disse:

    Ok, Janaina.

    Considere a estereilização, já que você não tem planos de reproduzí-la.
    A femea tende a ter uma vida mais longeva e saudável, após a castração.
    Leia o texto: http://www.bichosaudavel.com/castrar-ou-nao-castrar/
    Abraço
    Rita Ericson

  50. Rita Ericson disse:

    Olá Sarah,

    o único método seguro para evitar os cios e gestações indesejadas é a estereilização cirúrgica.
    As medicações oferecem alto risco de efeitos colaterais graves.
    Leve-a para atendimento veterinário.
    Mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

Faça sua pergunta!

Pense muito antes de tomar a decisão de  reproduzir seu animal.

Eu sempre gosto de alertar para os riscos da reprodução “caseira”.

É preciso estar preparado para possíveis imprevistos.

A mãe pode precisar de uma cesariana ou não conseguir amamentar, por exemplo e nestes casos somos nós que alimentamos os filhotes de 4 em 4 horas, aproximadamente!

Muitos outros problemas também podem surgir.

É preciso ter a certeza que nem o macho nem a fêmea apresentam comportamentos agressivos e/ou extremamente medrosos ou outras doenças genéticas (como a displasia coxo-femural, por exemplo) que podem ser transmitidas para seus filhotes.

O ideal é que a reprodução seja realizada por criadores responsáveis.

A melhor maneira de evitar cios e gestações indesejadas é a realização da esterilização cirúrgica – saiba mais clicando aqui.

CIO e ACASALAMENTO

Se você optar por não esterilizar sua cadela ou gata, ela terá cios. Em geral, o primeiro cio ocorre entre 5 e 10 meses. Para evitar que sua casa fique cheia de gotinhas (ou pocinhas de sangue) existem calcinhas higiênicas que se adaptam ao tamanho de cada cadela.

As cadelas costumam entrar no cio (estro) aproximadamente de 6 em 6 meses. Em geral, elas sangram durante 15 a 20 dias (proestro) e a vulva fica edemaciada e aumentada. Só a partir deste momento aceitam acasalar com um macho. Muitas vezes o acasalamento não ocorre por não se realizar no período exato.

Mas nem todas as cadelas apresentam cios regulares, assim como também podemos observar um cio “seco”, sem sangramento.

As cadelas e gatas não apresentam menopausa, como as mulheres. Elas apresentam cios durante toda a vida, mas eles começam a ficar mais irregulares a partir dos 8-9 anos (aproximadamente).

Sempre me perguntam se a fêmea pode acasalar logo no primeiro cio. A princípio, se ela apresentou cio, está sexualmente pronta. Mas esta fêmea pode não ter atingido seu tamanho de adulta, sua bacia pode ser pequena o que pode dificultar o momento do parto.

Fala-se muito do macho ir para casa de fêmea, mas se o momento está correto, eles acasalam em qualquer lugar (!). A fêmea costuma ficar fértil e aceitar o macho por aproximadamente uma semana. Se um casal esteve junto e não cruzou, separe-os e junte-os novamente no dia seguinte. O processo é muito cansativo! O casal precisa descansar.

As gatas quase não sangram. O cio também não é cíclico como o da cadela, ele ocorre  de acordo com o fotoperíodo. Isto quer dizer que a incidência de sol na terra é determinante para uma gata entrar no cio. Como vivemos em um país tropical, nossas gatas podem entrar no cio de 2 em 2 ou de 3 em 3 semanas durante o ano todo!

Percebe-se que uma gata está no cio pelo seu comportamento carinhoso, barulhento (algumas gatas miam MUITO), receptivo (“exigem” carinho) e por rolarem no chão e se esfregarem nos móveis (mais que o normal). A gata precisa acasalar para ovular, isto significa que é praticamente impossível um casal de gatos acasalar e não gerar uma ninhada de gatinhos.

A cadela ou gata gestante deve se alimentar com ração para filhotes durante toda a gestação e amamentação e não é necessária suplementação vitamínica.

Este post continua… clique em Gestação e Filhotes


Carregando..
 
 
focinho do cachorro
rabo do gato