Os cães são animais de companhia, mas as vezes, precisamos deixá-los sozinhos em casa.
Não há nada de errado nisso, eles são capazes de ficar sozinhos e em paz por aproximadamente 6 horas. Mas para isso, devemos ensiná-los, acostumá-los a ficar sós, da melhor maneira possível.
Eles têm pouco a fazer, principalmente na nossa ausência (nós somos o entretenimento deles). Alguns aproveitam para tirar uma soneca, outros sofrem de tédio, estresse ou ansiedade de separação.
Como saber se o seu cão fica bem quando todo mundo sai de casa ?
Alguns animais não deixam dúvidas: móveis roídos, lixo revirado, objetos e papéis roubados ou até mesmo vomito, fezes e urina pela casa. Outros se lambem / mordem para “aliviar a tensão” . Há aqueles que demonstram insatisfação latindo, uivando e você vai ficar sabendo pelos vizinhos.
Se o seu cão fica entediado, ansioso, deprimido ou se transforma numa máquina de destruição quando fica sozinho, há o que fazer. Você deve promover um enriquecimento ambiental, isto é, atividades para seu cão.
Sugestões:
- deixe brinquedos interativos a disposição (recheados com petiscos, por exemplo – disponíveis nas petshops)
- leve-o para passear (de preferencia um longo passeio) imediatamente antes de sair
- brinque muito, canse-o !
- se a sua casa costuma ter a TV ou o rádio ligado constantemente, deixe num canal ou estação usual, num volume baixo
- deixe uma peça de roupa sua usada perto do local onde o animal dorme
- o colete “Thundershirt” (à venda em algumas petshops e internet) também pode ajudar muito, mas primeiro precisamos acostumar o animal a usá-lo e tomar cuidado com os dias muito quentes. O colete é feito de um tecido elástico que pode esquentar demais.
Mas o mais importante é ensinar um animal a ser independente, acostume-o a ficar sozinho.
Se ele for do tipo “sombra”, isto é, te segue dentro de casa, troque de cômodo, feche a porta quando e deixe-o sozinho por pelo menos 5 minutos.
Confunda-o: pegue a chave do carro e não saia, troque de sapato e deite no sofá, coloque a bolsa no ombro e sente para almoçar. Os cães vivem uma rotina e se acostumam muito a ela. Depois de ver muitas vezes o dono sair ele aprende quais são os sinais de que vai ficar sozinho.
Quem tem cachorro sabe que eles percebem até quando estamos fazendo as malas para viajar…
Se ainda assim seu animal demonstrar desespero quando ficar só, procure ajuda veterinária.
Olá Elisangela,
acredito que a maneira que você lida com sua cadelinha seja diferente da maneira que seu marido a trata.
Ela deve ser mais dependente de você.
Faça como descrito no texto – ensine-a a ser mais independente, não se despeça, não demonstre seu sofrimento na hora de sair e deixe-a ocupada! Ofereça brinquedos interativos.
Mande noticias
Abraço
Rita Ericson
Olá Francisco,
leia os textos: http://www.bichosaudavel.com/meu-cao-late-demais/ e http://www.bichosaudavel.com/agressividade-caes-e-gatos/
Se restarem duvidas, entre em contato.
abraço
Rita Ericson
Olá drª. Rita,
Mandei levar ontem o meu cão ao veterinario e o mesmo falou q ele está com anemia lhe deu uns 03 remedio na veia e passou para ele tomar hemolitam pet de 12 em 12 horas, durante 10 dias, começamos a dar a ele ontem pela manha já era para ele ter dado uma melhora? desculpes Drª é pq estou com medo de perde este cachorro também. Pois a respiração dele está muito forte até parece q está com asma o coração dele está batento muito rapido e febre não quer ceder, fica subindo e descendo. OBRIGADA DRª. MAIS UMA VEZ.
Olá Dra., boa tarde!
Estou com uma tremenda dúvida. Sempre fui apaixonado por cachorros assim como meus pais, por isso, cresci tendo contato com esses grandes amigos. Sou casado a 3 meses e eu e minha esposa resolvemos comprar um Bulldog Frances, o famoso Spyke chegou em casa trazendo muita alegria e trabalho tb.. rsrs.. Até ai tudo bem, pois ele é filhote e sei que até acostumar a fazer as coisas nos seu devidos lugares e nao comer as coisas dentro de casa levará tempo.
Estamos super felizes, ele está fazendo xixi e cocô somente no jornal e como ainda nao tomou todas as vacinas, nao estamos levando ele na rua. Moramos em um apartamento sem varanda e trabalhamos o dia inteiro, saindo de casa por volta da 7:15 e retornando as 17:40. Estamos notando de uns dias pra cá que Spyke está chorando durante o dia e fazendo bastante bagunça no lugar onde ele fica, puxando a cama, fazendo cocô onde ele nao costuma fazer, virando a vasilha de água, etc… Um verdadeiro furacão…
Hoje fiquei meio triste pois fui procurar o assunto na internet e vi vário sites e veteriários dizendo que a raça não suporta ficar sozinha, que é muito dependente, etc… Poxa, será que ele não irá se acostumar com a nossa rotina? Será que teremos que desfazer do Spyke para evita-lo de sofrer?
Agradeço muito a ajuda!
Ola Dr,
Tenho dois cachorros e uma gata. Um cachorro tem aproximadamente 2 anos e outro é seis meses mais novo. Na verdade os dois foram adotados por meus avós, mas o mais velho, um daschund ficou muito apegado a mim e eu a ele. O mais novo gosta de mais independencia, mas os dois se dão bem. O que acontece agora é que meus avós estão de mudança e eu vou permanecer na mesma casa, então os dois cachorros serão separados. Sempre ouço muito falar na ansiedade de um cachorro pela separação com o dono, mas existe a possibilidade dos dois (ou um deles) terem um comportamento preocupante por conta da separação um do outro? A convivencia esporádica deles (uma vez por semana) minimizaria isso ou seria prejudicial?
Muito obrigada!
Olá,tenho um boxer fêmea,1 ano e 5 meses,ganhei há dois meses,o dono antigo tinha criança e outro cachorro menor em casa.Na minha casa acho que está muito sozinha,pois trabalho o dia todo e ela tem perdido peso (1.100gr),levei ao vet mas disse que é normal devido a adaptação,estou preocupada pois tem comido pouca ração,gostaria de usar um estimulador de apetite para ela ganhar peso.abraços
Olá Irani,
a melhora da anemia não ocorre tão rapidamente.
Vocês checaram se ele está com a doença transmitida pelo carrapato?
Diagnosticaram a causa da anemia?
Abraço
Rita Ericson
Olá Diran,
eu prefiro avaliar o comportamento de cada animal, separadamente, independente da raça.
Eu acredito que ele vá se acostumar, mas para isso, a vida dele precisa ser mais “animada”.
Faça como descrito no texto- ensine-o a ficar sozinho, ofereça brinquedos interativos e atividades- fisica e mental.
Abraço
Rita Ericson
Bom dia!
Drª. Rita,
Acho que o Drº que examinou ele não verificou nem a causa da anemia nem tão pouco se ele está com a doença do carrapato, o mesmo falou que se não tiver melhoras até amanha, levasse ele de volta amanha mesmo. Como podemos saber se ele está com está doença do carrapato? MAIS UMA VEZ OBRIGADA DRª. POR RESPONDER MEU E-MAIL. TENHA UM OTIMO FIM DE SEMANA E FIQUE COM DEUS.POIS VC É UM ANJO QUE ELE NOS ENVIOU.
Ola, dra. Eu tenho um beagle de 3 messes, mas ele não esta obedecendo e so fica mordendo. ele so morde, tenho um filho de quatro anos e quando meu filho esta quieto ele vai para cima dele.
Quando vamos fazer carinho nele, ele continua mordendo.
ja nao sei o que fazer, me ajude. por favor.
Olá Irani,
o diagnóstico é realizado através dos exames de sangue.
Abraço e saúde para seu cão
Rita Ericson
Olá Mayara,
é fundamental mostrar para o filhote que tipo de brincadeira é permitida ou não.
Leia os posts: http://www.bichosaudavel.com/orientacao-pediatrica-como-cuidar-do-filhote/
http://www.bichosaudavel.com/agressividade-caes-e-gatos/
Se restarem duvidas, entre em contato
Abraço
Rita Ericson
eu vou ter um cao pequeno um cao tipo daqueles que sao beissudos e nao sei o que devo fazer
se alguem souber antes de quarta feira eu agradecia se me disse-se
obrigado
dRª PRECISO DE AJUDA TENHO UM BASSET HÁ DOIS DIAS SOU O NOVO DONO DELE E O PROBLEMA AGORA É DEIXA-LO SOZINHO UMAS HORAS,TENHO UM TRABALHO QUE ESTOU AUSENTE EM CASA DAS 20H00 ÁS 01H00 DEPOIS,OUTRO HORÁRIO DAS 16H00 ÁS 21H00 E FINALMENTE OUTRO DAS 09H00 ÁS 17H30 Drª EU SOU CASADO E TENHO A MINHA ESPOSA UMA SEMANA NO HORARIO NARMAL E O OUTRO ELA ENTRA ÁS 16H00 SAI ÁS 24HOO O MEU CAO VAI COMEÇAR A FICAR NESSAS HORAS SOZINHO E VAI COMEÇAR A LATIR E SERÁ GRANDE PROBLEMA PARA OS VIZINOS O QUE É QUE EU FAÇO AGORA COM ESTES HORÁRIOS PORQUE SÃS POR PERIODES PEQUENOS TRABALHO 4 DIAS POR SEMANA 2 DIAS DAS 09H00 ÁS 21H00 E DAS 21H00 ÁS 09H00 PRECISO DA SUA EXPERIENCIA E TECNICAS PARA EKE NAO ICOMODAS AS PESSOAS POR FAVOR DIGA-ME SE ESTE PROCESSO É DEMOROSO PRA MIM. ATENTAENTE CARLOS
Olá Rayssa,
imagino que os animai vão sentir a separação, mas os cães se adptam muito bem a situações novas.
O importante é eles continuarem passeando, brincando e recebendo atenção.
Acho otimo eles se encontrarem 1 vez por semana.
Abraço
Rita Ericson
Olá Juciany,
se ela está saudavel, não se preocupe com o ganho de peso.
É muito melhor ser leve e agil do que pesado.
Existem rações mais caloricas e saborosas no mercado.
Converse com o veterinario dela.
Abraço
Rita Ericson
Olá Kika,
o que seria um cão “beiçudo”?
Um buldogue frances? Um sharpei?
Assim que você adquirí-lo, leve-o para consulta veterinaria.
Existem varios posts com orientações : http://www.bichosaudavel.com/orientacao-pediatrica-como-cuidar-do-filhote/
http://www.bichosaudavel.com/medicina-veterinaria-preventiva-%E2%80%93-saude-fisica-e-mental/
Abraço
Rita Ericson
Olá Carlos,
o seu cão chora, late ou uiva quando fica sozinho?
Pode ser que ele fique bem.
Faça como descrito no texto- ensine-o a ser independente, deixe-o com brinquedos interativos, não se despeça etc.
Mande noticias
Abraço
Rita Ericson
Muito obrigada, Dra. Vamos fazer o possivel para mantê-los saudaveis e felizes!
Boa sorte e bom trabalho, Rayssa!
Abraço
Rita Ericson
Dr. Estou querendo pegar um filhote de yorkshire moro em um
Apartamento pequeno e trabalho plantao 12h por 36h.. Entao fico 12h fora de casa e nao tem como eu vir em casa.. Sera q a cadela se adaptara? E muito tempo fora de casa? Lembrando q teria o outro dia todo e 2 noites..
Obrigada desde ja..
Muito interessante esta ajuda para nós que gostamos desses incríveis bichinhos.
Caso queiram ver mais alguma coisa bonita sobre eles, é só visitar os meu vídeos no youtube. O endereço é http://www.youtube.com.br/carlosdaterra
Dra. Parabéns pelo seu site, aqui encontrei as respostas que procurava para o comportamento do meu Poodle mestiço.
Abraços
Magali
Olá Viviane,
é possível um cão ficar 12h sem companhia, mas ele precisa sair para passear e ser estimulado, brincar, além de comer e ser tratado em caso de necessidade.
Algumas medicações precisam ser administradas de 8 em 8 horas, por exemplo.
O ideal seria você combinar com algum amigo ou familiar para te ajudar nos seus dias de plantão.
Reconsidere se você está preparada para assumir a responsabilidade de ter uma cão.
Abraço
Rita Ericson
Que legal, Carlos!
Adorei a Zedna trabalhando no varal!
Como eu já falei por aqui: Cachorro ocupado é cachorro feliz!
http://www.bichosaudavel.com/cachorro-ocupado-e-cachorro-feliz/
Abraço
Rita Ericson
Fico muito feliz em ajudar, Magali!
Minha missão é fazer com que os animais e seus companheiros humanos se relacionem da melhor maneira possível!
abraço
Rita Ericson
Ola Dra.! Mais uma vez venho pedir a sua ajuda: Estou desesperada, estressada, ao ponto de um ataque de nervos!!!! Tenho um Golden retriever de 3 meses e ele esta destruindo a minha casa. Toda vez que saio e ele fica sozinho, ele destroi alguma coisa. Ja se foi meu sofa, minha cama, meu puff, minhas cadeiras de madeira, uma estante, uma escrivaninha, almofadas, chinelos. Nao sei o que fazer!! Deixo brinquedos pra ele, mas nao adianta!! Ja chegou num ponto em que eu nao saio mais de casa e isso ta acabando comigo. Passo o dia todo com raiva, nervosa, triste por conta disso. Preciso de ajuda, por favor!!
OLA Dr. tenho 2 poodle em casa aminha femia e um amor nao mexe em nada muito quietinha + o macho e filho dela ele destroi tudo que ver pela frente sera pq ele ainda e filhote ele tem 4 messes a ele sempre faiz cocô na minha cama o que eu devo fazer para ele nao fazer mais? obrigado ! bjs
Olá Deborah,
alguns filhotes são muito agitados, paciencia.
Ele precisa saber o que pode e o que não pode fazer dentro da sua casa.
Além das recomendações do texto, você pode criar “armadilhas” para ser possível puní-lo no flagra.
Ex: deixe um chinelo (já destruido) a disposição e se esconda. Assim que ele pegar, coloque-o de castigo (como recomendado no texto).
Também recomendo o adestramento básico para ele entender melhor o que você quer dele.
Abraço
Rita Ericson
Olá Andreia,
os filhotes são muito agitados mesmo, paciencia.
Leia o texto http://www.bichosaudavel.com/como-ensinar-seu-filhote-a-fazer-xixi-e-coco-no-local-certo/
Se retraem duvidas, entre em contato.
abraço
Rita Ericson
Dra. Rita, mais uma vez: MUITO OBRIGADA!!!!! Seguirei seus conselhos e depois de alguns dias volto para dizer como foi! Um GRANDE abraco!!
Oi Deborah,
eu quero saber, me conta mesmo, hein?
Abraço
Rita Ericson
Olá Rita, minha Avó faceleu a alguns anos e me fez prometer cuidar do cãozinho dela,~como eu morava de aluguel e não podia ter animais onde eu morava, não pude cumprir com minha promessa. Ele acabou indo morar com uma senhora conhecida que tinha condições e muito amor para ele. Hoje passados 4 anos e meio a senhora veio a falecer e como ela era sózinha o cachorrinho voltou para minhas mão, quero muito ficar com ele, hoje moro no meu apartamento e lá pode ter animais desde que não encomode os vizinhos. Eis que ontem foi o primeiro dia dele em casa e tive que sair por um periodo de 2 horas para levar minhã mãe na casa dela que é longe e quando voltei escutei da rua os latidos dele, ele estava latindo e uivando muito, tive em seguida reclamações da minha vizinha que está com bebe pequeno. O cachorrinho chama Yuri, tem 12 anos aproximadamente e é um Shitzu. Ele sempre faz xixi em todos os moveis, não é castrado e nunca foi acostumado a ficar sózinho. Eu saio de casa muito cedo trabalho o dia todo e só estou de volta em casa a noite, não tenho quem possa ficar com ele para mim. Como posso deixar ele sózinho sem encomodar os vizinhos??? Pela idade dele é muito dificil ensiná-lo. Estou tentando ensina-lo a fazer xixi e suas necessidades no jornal mas está bem difícil… Mas acredito que os latidos são meu problema maior… Ele não liga muito para brinquedos… O que posso fazer???
Olá Beatriz,
inicialmente você deveria programar a castração dele para diminuir a frequencia dos xixis nos móveis.
Além dos brinquedos, há muito a fazer!
Você deve começar o programa de ensiná-lo a ficar sozinho.
Explique a situação para seus vizinhos e garanta que está tentando solucionar o problema.
Mesmo quando o cão não brinca muito, podemos oferecer os brinquedos recheados com petiscos. O que realmente interessa é retirar o petisco de dentro, o brinquedo é o de menos!
Neste site http://www.bitcao.com.br/index.php?PUID=BSD também está a venda um colete “Thundershirt” que ajuda alguns animais a se sentirem mais seguros.
Mande noticias
Abraço
Rita Ericson
Este cachorro pertence a vizinha e quando ela sai….o mesmo late sem parar,,,,por 4 hrs principalmente na parte da manhã….é um horror…o animal…não perde o fôlego….grita sem parar…é um absurdo…deixa todos os vizinhos loucos… síndico já mandou carta e de nada adiantou…estou querendo fazer um abaixo assinado como os vizinhos…e mandar para a imobiliaria…ela tem o cachorro há uns 4 meses+ou-…e o caso acontece tipo de 10 em 10 dias…mas o caso é que ele gritas o dia inteiro…e dai a irritação dos condôminos…se não a gente se daria conta que ela tem um cachorro…queria saber onde posso reclamar…se eça não atender a chamada da imobiliaria como fez com o síndico…obrigado…pela atenção que puderem me dar.
Olá Ione,
eu posso ajudar orientando esta proprietária a tratar o cão dela.
Você pode divulgar este texto para ela, talvez imprimir e entregar, que tal?
Se ele late e chora tanto é porque está sofrendo.
Sei que incomoda, é mais um motivo para realizar o tratamento.
Abraço
Rita Ericson
ola tenho um pit bull por nome de zeus, eu trabalho viajando e tenho que deixar minha “criança” so isso me corta o coração mas e pela nossa propria sobrevivencia, ele fica uns cinco dias as vezes quatro, deixo muito comida pra ele, mas ele come pouco, quando estou em casa encho ele de muita comida gostosa, isso faz ele ganhar peso, gostaria de algumas dicas se possivel mande para meu e mail. obrigado.
Olá Gedeon,
não é seguro deixar nenhum animal por mais de um dia sem supervisão.
Ele pode adoecer e agravar muito se não receber assistencia.
Você não tem como pedir a alguem para visitá-lo?
Mais importante até do que oferecer alimentos saborosos, é realizar muitas atividades com ele.
Abraço
Rita Ericson
BOA TARDE DOUTORA
TENTEI DEIXAR BRINQUEDOS INTERATIVOS, E NÃO DAR TANTA ATENÇÃO PARA MINHA PEQUINES DE 8 MESES MAS ELA CONTINUA DO MESMO JEITO UM POUCO PIOR , PQ ELA LATE E CHORA POR MAIS TEMPO QUANDO SAIU , OQUE FAÇO.
ELISANGELA
Olá Elisangela,
os brinquedos fazem parte de todo um programa de tratamento e educação.
Ensine-a a ser mais independente, dê muita atenção – você começa e você termina a brincadeira – e faça as recomendações do texto.
As vezes é necessário tratamento com veterinário especialista em comportamento.
Abraço
Rita Ericson
Boa noite. tenho uma poodle de 7 meses que é muito desobediente e faz coisas que fico doida.
Eu e meu marido trabalhamos fora, a deixo no terraço onde tem a casinha e os brinquedos, ainda deixo o rádio ligado. Mas acontece uma coisa que me deixa com muita raiva, quando está chovendo ela fica na porta e na chuva, e não obedece para ficar em baixo do telhado ou dentro da casinha dela. O que faço.
Abraços.
Olá Karla,
os cães precisam de atividade e de companhia.
Raramente eles brincam sozinhos, precisam de alguém para estimular.
Você pode passear antes de sair e deixar brinquedos interativos (recheados com petiscos) para ela ficar cansada e ocupada na sua ausência.
Difícil resolver esta questão da obediência sem alguém por perto para corrigir.
Você pode precisar da ajuda de um adestrador.
Abraço
Rita Ericson
Oie Dra, precisamos MUITO da sua ajuda. Temos um yorkshire de quase 5 anos (aqueles de tamanho maior) que a vida todo morou em apto e descia de 2 a 3 vezes para fazer suas necessidades na rua. Moravamos juntos com meus pais. Me casei e trouxe ele comigo para outro estado,trouxemos ele essa semana, ele veio de avião naquela caixa transporte. A nova casa tem quintal, nossa intenção é que ele fizesse as necessidades durante o dia no quintal e a noite pudesse dormir dentro de casa na sala. Já se passaram 3 noites
continuando….então, já estamos na 3º noite que ele dorme dentro de casa e faz xixi em vários lugares e até cocô. Ele tem um total desinteresse em ficar no quintal, temos colocado ele boa parte do dia sozinho preso no quintal, espalhamos petiscos, ele nem procura. Mesmo quando estamos todos no quintal e chamamos ele , ele vai com muito receio. De dia ele tem feito as necessidades no quintal, mas ainda bem acanhado, não vai até o fundo onde tem grama. Estamos pensando em passar a deixar ele dormir no quintal, onde tem uma varanda coberta com a casinha e brinquedos dele.Temos peninha, mas não queremos mais ficar tendo que desinfectar a casa todo dia cedo e não sei se ele vai passar a aprender fazer tudo lá fora antes de dormir. Tem algum problema ele dormir fora de casa? Como fazer quando ele arranha a porta e fica chorando? isso passa? Help!!! Obrigada
Olá, tenho uma cachorra pincher com dois anos
soltamos ela todos os dias na grama, no mesmo horario e após darmos comida, para que faça suas necessidades mas
quando está dentro de casa ela faz onde quiser e não podemos ter tapete que ela sempre mija em cima. Não sabemos mais o que fazer para educá-la já que ela já é adulta e ainda não aprendeu.
obrigada
Bianca
Olá Carolina,
imagino que sue york esteja com medo e inseguro de ficar no quintal.
Ele deve estar muito acostumado com o espaço limitado do apartamento e prefere ficar perto de vocês.
Você pode levá-lo para pasear no quintal, como se estivesse indo à rua. Sua presença ao lado dele oferece companhia e segurança.
Aos poucos, conforme ele se sentir a vontade, experimente tirar a coleira, brincar e correr com ele solto.
Quanto ao aprendizado do novo local para defecar e urinar, leia o texto: http://www.bichosaudavel.com/como-ensinar-seu-filhote-a-fazer-xixi-e-coco-no-local-certo/
Não te aconselho deixá-lo preso no quintal, se ele não está confortável nele. Espere ele ficar mais relaxado lá fora para pensar em deixá-lo no quintal.
Você não deve atendê-lo quando estiver chorando e arranhando a porta, faça 1 barulho estranho (balance 1 chocalho, assobio, por ex) e assim que ele parar, abra a porta.
Tenha paciencia, se vocês exrecitarem bastante, ele vai se acostumar.
Ele é castrado? O hábito de urinar “a prestação” é diretamente ligado à demarcação de territorio, a cstração costuma resolver este problema.
Mande noticias
Abraço
Rita Ericson
Olá Bianca,
você já leu o texto: http://www.bichosaudavel.com/como-ensinar-seu-filhote-a-fazer-xixi-e-coco-no-local-certo/
Os cães adultos também são capazes de aprender, mas pode ser mais trabalhoso.
Faça como descrito e se restarem duvidas, entre em contato.
Abraço
Rita Ericson
Boa tarde Dra.
Estou falando de Portugal! Tenho um bull terrier miniatura… vai fazer 5 meses, vai fazer 3semanas que o tenho… ele tem medo de ir passear á rua, fica tremendo todo e com o rabo entre as pernas… dá muita pena! Mas assim que o coloco dentro do meu carro e vamos para outro sitio ele relaxa e até anda bem….Pode ajudar me? porque nem sempre tenho a disponibilidade de poder me deslocar de carro para passear o meu bull:
Obrigado
Bruno
Olá Bruno,
experimente levar pequenos pedaços de petiscos para cães nos bolsos e vá oferecendo aos poucos, conforme vocês caminham.
Assim que ele demonstrar medo, páre e faça-o relaxar comendo ou com brincadeiras.
Ajuda bastante também, levantar a cauda dele (com a mão mesmo), os cães se sentem mais seguros se a cauda estiver “em pé”.
mande noticias
Abraço
Rita Ericson
Olá Dra.!
Tenho um casal de pincher,eles dormem comigo só que quero tirar o costume porque estou vendo que eles sofrem, pelo fato de que eles só dormem quando eu vou pra cama se eu não for eles ficam o tempo todo chamando minha atenção mesmo fechando os olhinhos de sono, isso não é bacana…
mas, ao mesmo tempo tenho medo de judiar deles se não deixar eles dormirem comigo, estou desesperada por favor me ajude a tomar uma decisão favorável á eles