Deixando o Cão Sozinho em Casa

  1. Rita Ericson disse:

    Olá Uraquitan,

    leia o texto: http://www.bichosaudavel.com/qual-e-a-melhor-racao/
    Se restarem duvidas, entre em contato.
    Abraço
    Rita Ericson

  2. Rita Ericson disse:

    Olá Bete,

    difícil prever se ele vai se adaptar, mas você pode fazer o máximo parq que isto ocorra.
    Siga as recomendações do texto e leia também: http://www.bichosaudavel.com/como-conviver-bem-com-animais-em-apartamento/
    Mande noticias
    Abraço
    Rita Ericson

  3. deizi tartari disse:

    oi preciso da ajuda de um profissional tenho um shi tzu de 3 anos muito apegado em mim estou trabalhando e ele entra em panico fica latindo sem parar morro em apartamento coloquei um filhote dele ele parou por uns tempos voltou a latir os vizinhos vieram reclamar resolvi doar para uma familia que tem 4 femeas um espaço enorme pra ele brincar mas ele chora de noite acho que sente minha falta ela me ligou dizendo que esta preocupada pois tbm não come o que devo fazer me ajudem por favor pego ele de volta ou deixo ele tentar se adaptar problema que ele chora a noite inteira lá..obrigada

  4. Rita Ericson disse:

    Olá Deizi,
    acredito que já respondi sua pergunta, não?
    Abraço
    Rita Ericson

  5. queila disse:

    olá preciso de socorro estou preocupada tenho uma cachorrinha pischer com 3 semanas de vida ela estava muito bem até eu trocar de marca de leite começou a ter diarreia e não quer mais se alimentar preciso de uma orientação …o anus dela esta avermelhado como se estivesse assadinho me ajude porfavor

  6. Rita Ericson disse:

    Olá Queila,

    leve sua filhote para consulta veterinaria.
    É muito comum eles apresentarem disturbios digestivos quando modificamos a alimentação.
    Este leite é especifico para cães?
    Mande noticias
    Abraço
    Rita Ericson

  7. Olá boa noite..

    Tenho uma Schnauzer comprei ela com 4 meses mais ela não brinca comigo ela sempre ta meio estatua quando levo ela para ambientes grandes como a garagem do meu prédio ou a casa de minha mãe que tem um amplo jardim ela corre toda feliz mais é so entrar no meu apt ela vira outra cadelinha… ela só gosta de puxar a coberta dela estica e enrola somente isso… e ela anda com muitos gazes fortes ela só come ração premiu sem corantes pois ela teve uma grave alergia por comer um pé inteiro de pimenta com todas as pimentas caule e folhas ..tem algum remédio que se possa dar?? Muito Obrigada

  8. Juliana disse:

    Olá, ganhei um cachorrinho do meu namorado da raça yorkshire, ele tem 1 mes e meio..é bem filhtinho ainda, quandoe estou em cada procuro brincar bastante com ele, aí ele se cansa, dorme um pouco e depois acorda com mutia energia. Porém saio para trabalhar todos os dias de manha e só volto as 17:30, tenho tentado ir em casa na hora do almoço, mais não é sempre que consigo. Queria saber se tem algum problema ele ficar sozinho em casa, mesmo chorando quando saio, pois venho trabalhar com o coração partido e não paro de pensar nele em casa sozinho. Obrigada!

  9. Rita Ericson disse:

    Olá Maiara,

    os animais são diferentes, nem todos gostam de brincar com os mesmos brinquedos.
    Eu te recomendo entrar no site: http://www.bitcao.com.br/index.php?PUID=BSD e escolher brinquedos diferentes.
    Os recheáveis com petiscos costumam fazer sucesso mesmo com animais pouco brincalhões.
    Quanto aos gases…é normal, os cães comem muita fibra (na ração) é uma consequencia natural.
    Verifique se não está na hora de vermifugá-la.
    Abraço
    Rita Ericson

  10. Rita Ericson disse:

    Olá Juliana,

    a vida ideal do cão é ao lado de seu dono.
    É possivel acostumá-lo a ficar sozinho.
    Siga as recomendações do texto e ofereça muitas atividades para compensar sua presença.
    Abraço
    Rita Ericson

  11. Uédilla disse:

    Olá Drª. meu caozinho é um pinscher o nome dele é Faustão, ele não fica sozinho de jeito nenhum e se eu deixa-lo a casa fica destruida, toda vez que saiu tenho q levo, ja se tornou cansativo não aguento mais, por favor me ajude.

  12. Rita Ericson disse:

    Olá Uédilla,

    faça como descrito no texto.
    Se vocÊ seguir as recomendações, vai perceber resultado.
    Quando o animal é muito ansioso, pode ser necessário medicá-lo.
    Leia também: http://www.bichosaudavel.com/meu-cachorro-roi-tudo/
    Mande noticias
    Abraço
    Rita Ericson

  13. Bom dia.
    Tenho uma cadela Poodle de 3 anos. Ela e muito agarrada comigo. Quando saio, mesmo que por 5 minutos e quando volto ela ate chora. Moro na Bahia e tenho uma unica filha que estuda em Minas e todo mes eu vou la e com medo que minha cadela morra de saudades de mim, eu dirijo 12 horas so pra leva-la comigo.Ja tive caso de morte na familia que tive que deixa-la em casa com a empregada e disse a ela pra dormir na minha cama com ela pra que ela nao sentisse falta mas nao teve jeito. Fiquei fora 2 dias e meio e quando voltei ela estava doente, com as plaquetas em 70.000(foi por causa da minha ausencia?)tratei dela por um mes ate que ela melhorou, mas ela e uma cadelinha muito estressada, arranca o pelo e tenho que estar sempre colocando o colar nela. O meu problema agora, e que vou fazer uma viagem internacional no final do ano e vou ficar fora 35 dias e estou muito preocupada, com medo que ela morra. Ela tem um filhote de 2 anos que faz companhia pra ela, mas o negocio dela e comigo. Por favor me ajude. Nao quero perder minha Nina. Existe algum tratamento que eu ja poderia estar começando agora com ela? em setembro pretendo ficar 5 dias fora e vou deixa-la com uma amiga que gosta muito dela, e uma maneira de ver o que vai acontecer nao e mesmo?mas minha preocupacao sao os 35 dias no final do ano. Muito obrigada

  14. Christiane disse:

    Olá Dra!
    Tenho uma cadelinha de porte médio,e esta com 4 anos. Moramos em apartamento,e eu sempre fiquei com ela o dia todo ,somos muito grudadas,dentro de casa ela me segue,sempre quando saio procuro leva-la. Mas,vou começar a trabalhar logo menos e faculdade também,isso cobrará muito tempo do meu dia e já esta me deixando preocupada em ter que deixa-la sozinha. Quando saio e demoro um pouco,quando volto tudo esta normal,nada de sinais que ela coma alguma coisa.O que devo fazer? Talvez se eu comprar outro cachorro para fazer companhia ajudaria? Abraços,e obrigado!

  15. Aline disse:

    Meu caso é como o da maioria, minha cadelinha é muito dependente de nós, então temos que pagar alguém para cuidar senão os vizinhos não aguentam os latidos. O pior é que ela é séria, não gosta muito de brinquedos e nem de petiscos, já tentei muitas coisas…O que ela gostava era o ossinho mas o veterinário disse que eu parasse de dar então não sei o que fazer para acostumá-la a ficar só.

  16. Rita Ericson disse:

    Olá Solange,

    o ideal é tornar sua cadela mais independente.
    Faça como recomnedado no texto, estimule a independencia dela, ofereça brinquedos interativos e evite demonstrar sua preocupação.
    Os cães percebem quando o seu dono está preocupado e inseguro e ficam inseguros também.
    Evite se despedir dela e aja com muita naturalidade.
    Mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  17. Rafaella disse:

    Olá boa noite! Estou muito preocupada com minha cachorrinha… ela tem 3 anos, é lhasa apso, sempre muito apegada comigo. Ela tem chorado e pedido meus ursinhos de pelúcia, deita em cima deles e os lambe. Não quer sair de perto dos ursinhos nem pra comer nem para passear.. Ela não é castrada e nunca cruzou. o que poderia ser? Alguem me ajude por favor… Desde já, agradeço! Att. Rafaella

  18. Rita Ericson disse:

    Olá Christiane,

    a decisão de ter outro animal não deve ter outra motivação senão MUITA vontade de ter mais um companheiro peludo.
    Nem sempre o plano de ter outro cão para fazer companhia dá certo, pode ocorrer alguma dificuldade de relacionameno entre eles.
    Na maioria das vezes, eles se tornam amigos e realmente fazem companhia um para o outro.
    Você pode considerar o dinheiro que investiria em cuidar de mais um animal em algum hotel-creche ou algum passeador/recreador para ficar com seu animal na sua ausencia.
    Mande noticias
    Abraço
    Rita Ericson

  19. Rita Ericson disse:

    Olá Aline,
    por mais difícil que seja, vale a pena estimular a independencia do seu cão.
    No fim do tratamento, ficam todos mais felizes: ela (que não sofrerá tanto), você (que a verá mais feliz) e os vizinhos!
    Experimente brinquedos e petiscos diferentes, existem muitas opões no mercado.
    Eu recomendo o site: http://www.bitcao.com.br/index.php?PUID=BSD
    Abraço
    Rita Ericson

  20. Rita Ericson disse:

    Olá Rafaella,

    sua cadela apresentou cio há aproximadamente 2 meses?
    Ela deve estar com o quadro de pseudociese, ou gravidez psicológica.
    É uma alteração hormonal fisiologica que ocorre aprox 2 meses após o cio. A cadela desenvolve comportamento materno, cuidas de filhotes (em geral brinquedos) e pode até produzir leite nas mamas.
    Em geral, os sintomas cessam em 1 a 2 semans, mas há casos que é necessario medicar para evitar inflamação nas mamas.
    Retire os brinquedos que ela está “cuidando” e observe se as mamas estão quentes e aumentadas.
    Considere realizar a esterelização para evitar este e outros problemas reprodutivos.
    Mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  21. Patrícia disse:

    Olá Dr. Tenho serios problemas com a cachorra do meu filho, tive que deixar ela na casa da minha sogra por um tempo devido as reclamações dos vizinhos que segundo eles toda vez que eu sai ela não parava de chorar, e destruia tudo que via pela frente, agora adotei um filhote macho para fazer companhia para ela, mas ela continua destruindo tudo o que devo fazer?

  22. Rita Ericson disse:

    Olá Patricia,
    faça como descrito no texto.
    Estimule a independencia dela, ofereça muitas atividades e brinquedos interativos.
    Alguns animais precisam de medicação para diminuir a ansiedade, se for o caso dela, procure um veterinario que trabalhe com comportamento animal.
    Abraço
    Rita Ericson

  23. magela gomes vasconcelos disse:

    ola dr.meu cachorrinho e da raça basset e muito custoso minha mãe esta cansada dele ,ela tem 3 mases moro num condonminio de 1 andar e bem pequeno mas o meu cachorro conhece todos daqui ele entra na casa dos vizinhos e o maior sacrificio pra tirar o luke de lá ele e bem avontade aqui em casa, eu tenho todo carinho do mundo por ele, mas minha mãe só sabe ficar brigando com ele minha mãe bate muito no luke o olhinho dele chega esta caido ele esta triste da pra ver na carinha dele ,ele e muito atleta corre muito mas muito mesmo ele, pula,já sebe subir e descer escada eu o ensinei eu faço ele cansar bastante , e tambem deixo ele sozinho uma noite sim ,uma noite não é que minha mãe trabalha no hospital ela é enfermera e por isso e tambem eu deixo ele sozinho 3 vezes na semana porque eu tenho natação 3 vezes na semana ,eu dou tambem dou vermifero ,maçã,banana,um pouquinho de leite 2 vezes na semana ,tomo banho nele nos sábados e quartas-feirar,e ai doutor o que faço me ajude por favor.

  24. Rita Ericson disse:

    Olá Magela,

    esta situação é muito difícil.
    Se a sua mãe não gosta dele, como fazê-la gostar?
    Os cães educados e obedientes são mais fáceis de lidar e raramente causam problemas.
    Você pode iniciar um programa de obediencia básica.
    Eu recomendo o site: http://www.lordcao.com
    Mande noticias e boa sorte!
    Abraço
    Rita Ericson

  25. Priscilla disse:

    Olá Drª.
    Tenho um Shitzu de cinco meses e estou preocupada porque ele é muito faminto, quer comer o tempo todo e não mastiga a ração e os petiscos, engole inteiro, come muito rápido. Dou a quantidade suficiente de ração para ele, as vezes até um pouco mais, mesmo assim ele come tudo o que acha no chão e a ração ele como se tivesse desesperado, mesmo não estando com fome. É normal? o que faço para ensiná-lo a comer de vagar? Dou a ração Golden filhotes mini bits e bolachinhas pedigree júnior.
    Obrigada.

  26. JÓICE ALINE disse:

    BOA TARDE!!PRECISO MUITO DE AJUDA;GANHEI UMA CACHORRA VIRA-LATA QUE ESTÁ COM 08 MESES, ESTOU COM ELA HÁ 01 MÊS E ELA NUNCA LATIU, E ISTO ME PREOCUPA, POIS ELA CHORA MUITO, MAS NÃO LATE, E A IMPRESSÃO QUE DÁ É QUE ELA QUER LATIR MAIS NÃO CONSEGUE, E ISTO ME ANGUSTIA, FICO COM O CORAÇÃO PEQUENO.É POSSÍVEL QUE ELA SEJA MUDA?
    OBRIGADA

  27. Joelma Nunes disse:

    Olá!!Parabéns pelo blog!!
    Tenho uma pergunta e gostaria da sua opinião.
    Minha filha é apaixonada por cachorros, queremos dar para ela um filhote de poodle Toy, porque é pequeno e moramos em apartamento, o problema é que ficamos fora o dia inteiro, saímos as 7 da manhã e voltamos as 7 da noite, só ficamos e casa nos finais de semana é possível que o cachorro sinta-se deprimido ou até fique doente por conta disso?
    Obrigada!!

  28. Elsa disse:

    Bom dia,
    perdi um cão há dois dias, morreu porque caiu/saltou pela janela da cozinha, ele tinha medo de alturas, nunca pensámos que isto fosse possivel, nós não estávamos em casa, recebemos um telefonema :(, tenho estado inconsolável. O que pode levar um cão a fazer isto, era tão jovem tinha apenas 15 meses…Saudades. Mas tenho outro cão da mesma idade, e o brinquedo deste era o cão que partiu, ele não brinca com mais nada, está a comer , bebe água, mas os dois faziam muito barulho em casa e agora parece que não tenho cão. Será que os animais sentem saudades de outros animais, ou apenas dos humanos. Estamos mesmo muito em baixo, estes cães são meus amigos, meus melhores amigos.

  29. Rita Ericson disse:

    Olá Priscilla,

    alguns filhotes são muito vorazes e comem desesperadamente.
    Todos os cães praticamente não mastigam, é normal este comportamento.
    Você pode dividir a quantidade de ração em várias pequenas porções e para “dificultar”, colocar a ração dentro de um brinquedo recheável (http://www.bitcao.com.br/index.php?PUID=BSD – kong wobbler, por ex.).
    Os comando basicos de adestramento também podem ser uteis (fica, só comer após o OK etc).
    Abraço
    Rita Ericson

  30. Rita Ericson disse:

    Olá Joice,

    é possível que ela tenha alguma alteração nas cordas vocais, mas não acredito que traga dor ou sofrimento à ela.
    Se ela come bem, a respiração e disposição são normais, fique tranquila.
    Abraço
    Rita Ericson

  31. Rita Ericson disse:

    Olá Joelma,
    o cão é capaz de se acostumar a ficar 12 horas sozinho.
    Mas ele precisa passear pelo menos 2 vezes ao dia, receber carinho, atenção e ser educado para conviver bem com a familia.
    Leia alguns textos sobre prevenção de problemas comportamentais, dicas para bom comportamento e como ensinar o cão a ser independente.
    Eu recomendo o site http://www.lordcao.com para conhecer melhor os perfis das raças.
    Abraço
    Rita Ericson

  32. Rita Ericson disse:

    Olá Elsa,
    que situação triste.
    Os cães sentem muito a falta de seus companheiros.
    Evite demonstrar sua tristeza, falar o nome do cão que morreu.
    Se esforce para agir com naturalidade, leve-o para brincar, correr, passear e retire os pertences do outro cão de casa.
    Eles sentem a nossa melancolia e ficam mais tristes ainda.
    Converse com o veterinario sobre a possibilidade de dar algum medicamento (pode ser floral ou homeopatia) para animá-lo.
    Abraço
    Rita Ericson

  33. Elsa disse:

    Obrigada Rita, por acaso não falo o nome do Scott na presença do Ozzy, e aumentei os passeios, já comprei nova trela e vamos comprar novos comedouros/bebedouros, mas ainda não tinha retirado os brinquedos, vou fazer isso, de qualquer forma já comprei novos brinquedos para ele. A saudade é muito grande, estamos a conhecer este novo cão que temos que é muito mais equilibrado e tranquilo do que o outro. São/eram dois yorkies mas o Scott(falecido) tinha a presença de um Grand danois. Era uma presença muito intensa em tudo. Um bem haja.

  34. Rita Ericson disse:

    Olá Elsa,

    aproveite para estreitar os laços com o Ozzy e força!
    Abraço
    Rita Ericson

  35. jaqueline disse:

    ola bom dia,preciso de ajuda para o meu poodle ele tem 6 meses . não quer comer ração fica o dia inteiro com fome.quando troco de ração come alguns dias e depois para.peguei ele com 1 més e não tinha dentes a veterinária mandou da a ele papinha nestle .mas hoje nem isso come.
    também não brinca sozinho tem vários brinquedos mas a todo tempo fica atras de mim com o brinquedo na boca.anda atras de mim o dia inteiro ate para dormi tenho que colocar a caminha dele próximo da minha.quando fica sozinho não come não faz xixi e nem fezes. fica deitado vigiando a porta,ja ficou ate 15 horas assim .o que faço.

  36. Rita Ericson disse:

    Olá Jaqueline,
    eu recomendo que você estimule a independencia dela, como descrito no texto.
    Em relação ao apetite, se ele está saudável, faça como descrito no texto: http://www.bichosaudavel.com/meu-cao-nao-quer-comer/
    Se restarem duvidas, entre em contato.
    Abraço
    Rita Ericson

  37. Daniela disse:

    Olá, por favor, preciso de uma orientação.
    Meu marido e eu estamos com muita vontade de comprar um golden retriever. No entanto, ele vai ficar metade do dia sozinho, apesar de meus horários de trabalho serem flexiveis. Há problema nisso? Outra dúvida, é se o golden costuma ser muito “peralta” no sentido de deixar sozinho e comer os pés dos móveis, parede, sofá, etc. Estou casada há apenas 6 meses e se isso acontecesse não ficaria muito feliz…..rs….
    Obrigada!

  38. bruna disse:

    preciso de ajudaaa!!moro com minha sogra em um apartamento com cinco pessoas, e agora vou me mudar,tenho uma pudo q se chama pedrita,ela é muito apegada em tds, mas vou levar ela comigo agora, e vamos morar em uma casa só q eu e meu marido trabalhamos o dia todo, como vou fazer para ela ñ sentir tanto, ela é muito dengosa…obrigadoo

  39. Lucas disse:

    Dr. Tenho um yorkshire de 2 anos, e surgio um amigo me oferecendo um Bulldog inglês, macho, mas como já tenho um cachorro macho, gostaria de saber se existe algum problema em criar dois machos? Eles vão brigar? Obrigado.

  40. Rita Ericson disse:

    Olá Daniela,

    os cães podem se adapatar a algumas horas sozinhos, sem problemas.
    O importante é ele ter a companhia (de qualidade) de vocês: passeios, brincadeiras, atenção e obediencia.
    Quando vocês forem escolher o filhote, converse com o criador, explique que você quer um cão calmo.
    Os goldens costumam ser mais clamos que os labradores, mas há exemplares muito agitados!
    Mande noticias
    Abraço
    Rita Ericson

  41. Rita Ericson disse:

    Olá Bruna,
    faça como descrito no texto: ensine-a a ser independente, ofereça brinquedos interativos, passeie e brinque bastante com ela.
    Abraço
    Rita Ericson

  42. Rita Ericson disse:

    Olá Lucas,

    o mais importante é você querer adotar este novo cão.
    A chance deles se adaptarem bem é grande, mas não há garantias.
    Os dois cães são mansos? Se relacionam bem com outros cães?
    São castrados?
    Leia o post: http://www.bichosaudavel.com/introduzindo-um-novo-animal-na-casa/

    Se restarem duvidas, entre em contato
    Abraço
    Rita Ericson

  43. paloma disse:

    Bom tarde,
    Minha cachorrinha de um ano e meio, ela é um poodle, de uns dias pra cá fica grande parte da noite chorramigando com os brinquedinhos dela principalmente uma bola rosa que faz barulho, eu não compreendo o motivo ela sobe na cama e esconde a bolinha e passa a noite toda assim, não dorme direito e não me deixa dormir. Pesquisei na internet e li que pode se gravidez psicologica já que o cio dela foi no mês de junho. Gostaria de uma opinião do que deve ser isso e o que devo fazer?

  44. Rita Ericson disse:

    Olá Paloma,
    pelo seu depoimento parece um quadro de pseudociese.
    Saiba mais em:http://www.bichosaudavel.com/pseudociese-gravidez-psicologica/
    Se restarem duvidas, entre em contato
    Abraço
    Rita Ericson

  45. Daniela disse:

    Olá Rita, bom dia!
    Obrigada pela resposta. Comprei minha Golden, mas ela ainda não está comigo, só pego dia 23/09. Não vejo a hora!
    Tenho uma dúvida quando ao lugar pra ela dormir. Vc acha que os cães se adaptam melhor pra dormir numa caminha de espuma ou numa casinha?
    Meu quintal é coberto, então pensei em fazer um cantinho pra ela, enquanto está aprendendo a fazer as necessidades no lugar certo, mas de qualquer forma, quintal é quintal, não vai pegar friagem? Será que a casinha não seria melhor? Se sim, é fácil ensinar o cachorro a entrar nela?
    Obrigada!
    Abraço
    Daniela

  46. Rita Ericson disse:

    Olá Daniela,

    os cães precisam de abrigo do frio e da chuva.
    A casinha é uma boa ideia, ela pode se acostumar, mas não há nenhuma garantia que ela vai realmente usar…
    Se você for construir ou comprar uma casinha, fique atenta à facilidade de limpeza da casinha.
    Abraço
    Rita Ericson

  47. islane disse:

    Olá meu nome é Islane e tenho um cachorro chamado Nicky ele tem 5 anos e sempre durmiu na minha cama..mas agora vou casar e me mudar e para a casa aonde vou tem um quintal porém estou desesperada pq ja tentei coocar ele para dormir no quintal mas ele faz um escandalo muito grande….por favor me ajude se não vou ter que doar ele e não quero isso

  48. Luiza disse:

    Olá! Adotei uma cocker com 5 meses e que já está com 2 anos e meio. Eu já tinha dois gatos e ela se dá bem com eles. Sou profissional liberal e não saio todos os dias de casa e, geralmente, tem sempre alguém. O problema é quando todos saímos, a cocker começa a ficar deprimida com os sinais (ela percebe que estou me arrumando, o odor do perfume, maquiagem, etc.) e quando volto ouço reclamações sérias de meu vizinho. Já fiz de tudo para que ela supere a ansiedade. Pensei que ela consideraria os gatos companhia, mas não. Já deixei roupas com meus cheiro na sua caminha, já deixei brinquedinhos, etc. Quando estou me arrumando para sair falo que vou sair e que é para ficar quietinha. Ela sobe na minha cama e fica me olhando com aquele olhar chantagista. Saio e ela nem me acompanha até a porta. Todavia, quando chego, recebo as reclamações. O engraçado é que ela percebe quando estou me vestindo para voltar logo, como por exemplo, ir à padaria, descer até o hall do prédio, etc. Deve ser porque não uso perfume nem maquiagem e geralmente vou com chinelos. Será que se eu arranjar outra cachorra para lhe fazer companhia isto se resolverá? Neste caso, deverá ser da mesma raça e sexo? Ela não foi castrada e não quero procriação. Obrigada desde já.

  49. Juliana disse:

    Boa tarde.

    Adotei uma cadelinha adulta há 8 meses. Durante o período da manhã fica sozinha em casa enquanto minha filha está no colégio. Até hoje ainda não acostumou a ficar sozinha, os vizinhos reclamam muito que ela late sem parar até chegar alguém em casa. Já tentei as dicas e nada deu certo. Principalmente pq ela não reconhece um brinquedo por mais que eu estimule. Preciso muito de ajuda, o que devo fazer?

    Obrigada

  50. Rita Ericson disse:

    Olá Islane,

    comece a acostumar seu cão a ficar sozinho.
    Deixe-o noutro comodo, mesmo quando você estiver em casa, por poucos minutos.
    Aos poucos, vá aumentando o tempo.
    Evite abrir a porta se ele estiver chorando, latindo ou arranhando a porta.
    Faça um barulho estranho (corneta, palma, assobio, chocalho etc) e no sgeundo que ele parar, abra a porta.
    Quando ele já conseguir ficar por mais de 15 minutos, comece a fazer durante a noite, antes de dormir.
    Você também pode oferecer brinquedos inteligentes (recheáveis com petiscos) para ele ficar entretido (a venda no site:http://www.bitcao.com.br/index.php?PUID=BSD).
    Bom trabalho,
    abraço
    Rita Ericson

Faça sua pergunta!

Os cães são animais de companhia, mas as vezes, precisamos deixá-los sozinhos em casa.

Não há nada de errado nisso, eles são capazes de ficar sozinhos e em paz por aproximadamente 6 horas. Mas para isso, devemos ensiná-los, acostumá-los a ficar sós, da melhor maneira possível.

Eles têm pouco a fazer, principalmente  na nossa ausência (nós somos o entretenimento deles). Alguns aproveitam para tirar uma soneca, outros sofrem de tédio, estresse ou ansiedade de separação.

Como saber se o seu cão fica bem quando todo mundo sai de casa ?

Alguns animais não deixam dúvidas: móveis roídos, lixo revirado, objetos e papéis roubados ou até mesmo vomito, fezes e urina pela casa. Outros se lambem / mordem para “aliviar a tensão” . Há aqueles que demonstram insatisfação latindo, uivando e você vai ficar sabendo pelos vizinhos.

Se o seu cão fica entediado, ansioso, deprimido ou se transforma numa máquina de destruição quando fica sozinho, há o que fazer. Você deve promover um enriquecimento ambiental, isto é,  atividades para seu cão.

Sugestões:

  • deixe brinquedos interativos a disposição (recheados com petiscos, por exemplo – disponíveis nas petshops)
  • leve-o para passear (de preferencia um longo passeio) imediatamente antes de sair
  • brinque muito, canse-o !
  • se a sua casa costuma ter a TV ou o rádio ligado constantemente, deixe num canal ou estação usual, num volume baixo
  • deixe uma peça de roupa sua usada perto do local onde o animal dorme
  • o colete “Thundershirt” (à venda em algumas petshops e internet) também pode ajudar muito, mas primeiro precisamos acostumar o animal a usá-lo e tomar cuidado com os dias muito quentes. O colete é feito de um tecido elástico que pode esquentar demais.

Mas o mais importante é ensinar um animal a ser independente, acostume-o a ficar sozinho.

Se ele for do tipo “sombra”,  isto é, te segue dentro de casa,  troque de cômodo, feche a porta quando  e deixe-o sozinho por pelo menos 5 minutos.

Confunda-o: pegue a chave do carro e não saia, troque de sapato e deite no sofá, coloque a bolsa no ombro e sente para almoçar. Os cães vivem uma rotina e se acostumam muito a ela. Depois de ver muitas vezes o dono sair ele aprende  quais são os sinais de que vai ficar sozinho.

Quem tem cachorro sabe que eles percebem até quando estamos fazendo as malas para viajar…

Se ainda assim seu animal demonstrar desespero quando ficar só, procure ajuda veterinária.


Carregando..
 
 
focinho do cachorro
rabo do gato