Existem muitas razões para escovar os pelos dos cães e gatos:
- eles adoram! Funciona como uma massagem! Saiba mais sobre massagem, clicando aqui.
- remover pelos. Eles não cairão tanto pela casa, sairão na escova.
- inspecionar a pele do seu animal. Neste momento encontramos feridas, casquinhas, verrugas, carrapatos, pulgas etc.
- estabelecer uma relação de confiança, seu animal se acostuma com a manipulação.
- remover sujeira, poeira, plantas aderidas aos pelos.
- aumentar o intervalo entre banhos. Quanto mais escovado, mais limpo.
- diminuir a ingestão de pelos. Os gatos engolem muitos pelos quando se lambem e podem formar um “bolo” de pelos no trato digestivo (clique aqui para saber mais)
Se por um acaso seu cão ou gato não gosta de ser escovado, observe a escova que você usa.
Ela é macia? Ou as cerdas são de arame?
Existem muitos tipos de escova, indicadas para as diferentes pelagens.
Mesmo que você precise desembaraçar alguns nós, evite começar com a “escova-alfinete” (foto). O ideal é não deixar os nós se formarem, escovando rotineiramente. Mas se for necessário desembaraçar, é melhor cortar os nós. CUIDADO! Alguns nós se formam muito perto da pele e o risco de machucar seu animal é grande. É melhor deixar para os profissionais de tosa (saiba mais sobre tosa, clique aqui).
Muitos se enganam pensando que os cães de pelo curto perdem pouco pelo…um labrador deixa a casa mais peluda que um golden, por exemplo. A melhor maneira de evitar que sua casa tenha um tapete de pelos é removendo os pelos, através da escovação. Saiba mais sobre queda de pelos, clicando aqui.
Sabemos que escovar nossos cabelos ajuda a hidratá-los e lavá-los demais torna-os ressecados, isto vale para os animais também!
Quando um animal toma muito banho, tende a ficar com a pele ressecada e mais suscetível a doenças de pele (saiba mais clicando aqui).
Para saber mais sobre banho, clique aqui.
Se o seu gato não gosta de ser escovado, use uma escova MUITO macia (pode ser até escova de unhas ou de sapato) por poucos segundos e vá aumentando o tempo aos poucos. Inicialmente, evite a barriga e as patas, eles detestam!
Enquanto ele estiver calmo, elogie-o, ofereça petiscos. Quando ele perder a paciência, pare! Não insista.
A massagem, ops, escovação dos cães e gatos serve inclusive como tratamento para alguns distúrbios comportamentais. A atenção e dedicação do ato de escovar é muito significativa para os animais.
Guardar a escova em local acessível (perto da porta, do telefone) também ajuda a lembrar e aumenta muito a frequência de escovação!
Se você puder escovar seu(s) animal(is) todos os dias, faça-o!