Chamamos de bafo de onça, de tigre e até mesmo de cão quando nos referimos à halitose, isto é, o mau hálito.
Existem diversas causas, desde o hálito normal (mas nem por isso cheiroso) do cão ou do gato, aos problemas dentários ou da cavidade oral.
As causas mais comuns são:
- gengivite – inflamação das gengivas
- periodontite – inflamação da região ao redor dos dentes
- presença de corpo estranho preso na boca (osso, pedaço de madeira)
- abscesso dentário
- tumores na boca (neoplasias)
- doenças pulmonares
- doença renal grave
A gengivite e a periodontite, causas mais comuns, costumam ser causadas pela presença de tártaro (cálculo dentário) nos dentes. O cálculo dentário é resultado da formação da placa bacteriana, tornando a superfície dos dentes propensa a deposição dos minerais da saliva no dente. O aspecto, nos casos mais severos, parece de limo na pedra e frequentemente os dentes ficam moles, podendo até cair.
Algumas bactérias são patogênicas (causadoras de doenças) e causam infecções que podem migrar para outras partes do organismo causando infecções graves (endocardite, nefrite).
É fundamental manter a boca dos animais saudável. Para realizar a limpeza dos dentes com presença de tártaro é necessário anestesiar o animal. É frequente o proprietário ter medo da anestesia e optar por não realizar a limpeza. O risco de complicações causadas pelo tártaro é muito importante, não é só uma questão de “aguentar o bafo de esgoto”.
O animal deve ser examinado por um veterinário para diagnosticar a causa da halitose. Se a causa for o tártaro, basta realizar a limpeza e em seguida fazer a manutenção através da escovação dos dentes.
É muito mais fácil acostumar os filhotes do que os adultos a esta prática.
Comece aos poucos, somente com o dedo indicador servindo de escova, durante 1 a 2 minutos. Repita várias vezes, elogie, faça carinho e ofereça petiscos. O passo seguinte é usar uma gaze enrolada no dedo. Repita várias vezes, sempre elogiando e oferecendo sensações prazerosas. Se o seu animal não estiver aceitando, pare e recomece mais tarde.
Quando ele estiver acostumado ao dedo com gaze, comece a usar uma escova de cerdas macias e de tamanho apropriado ao seu animal. NUNCA use pasta de dentes para uso humano, além de fazer muita espuma e possuir o gosto forte, pode causar irritação gástrica.
Existem pastas de dentes, anti-sépticos, brinquedos e biscoitos (que ajudam na limpeza dos dentes) específicos para animais, nas petshops.
Para saber mais sobre como escovar os dentes dos cães e gatos, clique aqui.
Se a causa for um corpo estranho, o animal pode apresentar grande desconforto, passando as patas na boca e salivando muito. Em geral, ocorre uma inflamação local e basta retirar o objeto.
Pode ser necessária anestesia para examinar a boca e retirar o objeto.
Os abcessos devem ser tratados com medicação e em alguns casos, é necessária a extração dentária ou tratamento com veterinário especialista em odontologia.
Os tumores da cavidade oral devem ser removidos cirurgicamente e encaminhados para histopatologia (para identificar o tipo de tumor).
Em caso de doença pulmonar ou renal, o diagnóstico deve ser realizado por um veterinário que vai recomendar o tratamento específico.
Outra causa para mau cheiro na boca, é a troca de dentes que acontece fisiologicamente nos filhotes, aproximadamente entre os 4 e 6 meses de idade. Para saber mais, clique aqui.
Gostei demais dessa postagem, é uma ótima informação.
Uma linda tardinha pra você!
Bom dia Dra. Rita!
Eu hoje vim pedir uma ajudinha pra outra filhota que ganhei.Bom, ela é uma yorkshire e tem 5 meses, os dentinhos ainda está trocando e estão limpos, mas ela está com um mau cheiro horrível na boca e não sei qual é o motivo. Li sua postagem sobre o assunto… e ela não tem nada preso nos dentes,não está com a gengiva inflamada, nem inflamação ao redor dos dentes, e estes, como falei, estão limpos, não vi nada de errado na boquinha dela.Então dra. é possivel uma filhote de 5 meses ter doença pulmonar, ou renal grave? Ela está com o comportamento normal, comendo e correndo pra todo lado, inclusive pula quase um metro de altura…rs.Se ela estiver com algum desses problemas que você citou… você pode me dizer quais são os sintomas?
Aguardo sua resposta… e agradeço desde já!
Oi Deusa,
se você já examinou a boca e não encontrou nada de anormal, o cheiro deve ser da troca dos dentes.
Se ela tivesse algum problema renal ou pulmonar apresentaria sintomas.
Fique tranquila.
Mande noticias
Abraço
Rita Ericson
ps- será que ela come fezes? Saiba mais em http://www.bichosaudavel.com/coprofagia-comer-fezes/
Pois é,de inicio meu marido pensou isso, que ela podia tá comendo as fezes, mas ficamos de olho e não era isso.Depois eu e ele fomos olhar direitinho a boca dela, e vimos que tem dois dentinhos inferiores duplos, ou seja, tem as presas e outro por dentro,de um lado e do outro.Será que é isso que causa mau cheiro? Cachorro nasce dentes duplos e é normal isso?
Agradeço sua gentileza viu querida… e uma ótima semana pra você!!!
Oi Deusa,
algumas raças (principalmente as pequenas) tendem a ter dentes tortos ou até mesmo a persistencia dos dentes de leite.
Nos dois casos é possivel que se forme uma “dupla camada” de dentes.
Abraço
Rita Ericson
Entendi! Mas o que se deve fazer quando fica dupla camada de dente, o animal não tem nenhum problema por causa disso, ou seja, não tem problema pra comer ou mau cheiro, ou outro problema qualquer?
Oi Deusa,
o problema é unicamente estetico, a não ser que cause algum desconforto.
Há casos em que os dentes de leite não caem e podem acumular alimento entre eles.
Nem sempre é necessário extraí-los, mas se o animal for anestesiado (para castrar, por ex.) pode ser uma boa oportunidade.
Abraço
Rita Ericson
Ok dra. obrigada mais uma vez por sua gentileza… e que você tenha um ótimo dia!!!
Dra. Rita olha eu aqui de novo enchendo sua paciência…rss.
É que os dentinhos da minha cadelinha cairam, acho que ela engoliu, pois não vi no chão.E o problema é que ela continua com mau cheiro horrivel na boca, e salivando muito, e eu queria saber de você o que pode causar isso, pois a Ayka é da mesma idade dela e a boquinha não tem mau cheiro nenhum, nem fica salivando. E além do problema, ela fica lambendo a Ayka, e a Ayka fica toda fedendo.Ela ainda tá trocando os dentinhos e eles são limpos, pois já olhei, e eu escovo todo dia, mas esse mau cheiro não acaba.Você sabe o que pode tá causando isso, e se existe algum tratamento pra isso?
Uma Boa noite pra você!
Olá Deusa,
neste caso, seria necessário examinar a boca da sua cadela.
Leve-a para consulta veterinária.
Abraço
Rita Ericson
Doutor de uns dias pra ca a minha cachorra da raça poodle de 10 meses estava extranha com uma mania de bater os dentes,não sei ao certo se era mania mais o fato e que agora ela está com um cheiro muito ruim na boca,como se a boca dela estivesse podre e fede de longe e ela nao para de salivar. mais ela esta brincando como de sempre e comelona como sempre foi mais aparenta ter dificuldade pra mastiga!ja escovei o dente dela mais horas depois estava com o mesmo cheiro ruim e a cada dia o cheiro fica pior, o que pode ser???
Olá Wanessa,
leve sua cadela para atendimento veterinário.
Estes sintomas podem ser comuns a diferentes doenças (mudança de dentes, tártaro, tumores).
Abraço
Rita Ericson
Essas dicas também servem para gatos? A Elis deve ter quase 4 meses, adora ficar empoleirada no meu pescoço feito papagaio de pirata, mas o hálito dela me incomoda. Posso tentar essa técnica do texto?
Olá Daniela,
você pode tentar, mas os gatos são mais difíceis de se deixar manipular.
Quanto mais cedo você acostumá-la, melhor.
Nesta idade, os dentes de leite são substituídos pelos definitivos e é comum o mau hálito.
Mande noticias
Abraço
Rita Ericson
Olá Doutora Rita!
Sou dentista e gostaria de te parabenizar pelo post!
Os cuidados com a higiene bucal jamais devem ser esquecidos, nem mesmo para os nossos filhinhos, que sofrem com as mesmas consequências da má escovação que nós humanos.
Beijos!!
Obrigada Alessandra!
Abraço
Rita Ericson
Bom dia , preciso esclarecer uma dúvida, dei 8 dias de antibiotico meu gato 1/2comp de dientril por causa de um ferimento na carninha da mão estava toda inflamada só que agora depois de 3 dias voltou a mancar e vi em um fórum que pra este tipo de problema tem que da ate 14 dias m porei continuar com antibiótico depois de 4 dias? a bactéria não tornaria resistente. obrigada Clevane
Olá Clevane,
o tempo de tratamento com antibiótico deve ser determinado pelo(a) medico(a) veterinário(a).
É impossível opinar sem examinar seu animal.
Abraço
Rita Ericson
Boa Tarde!
Tenho um Poodle toy de 13 anos, e está com a boca infestada de tártaro, além de já ter perdido alguns dentinho já! Leivei-o ao veterinário, e ele me disse que meu cão necessita de uma limpeza urgente ou pode até morrer!!! Estou desesperada!!! Isso é verdade? Tenho medo do preocedimento por causa da anestesia, como ele já é idoso, tenho medo dele não aguentar!!! Me ajude!!! Obrigada!
Olá Priscila,
converse com o vet sobre os riscos da anestesia.
É recomendável fazer uma avaliação cardíaca e clinica.
É realmente importante realizar a limpeza dos dentes.
Abraço
Rita Ericson
Bom Dia Doutora,eu acabei de comprar um poodle e ele tem um mes e já tem alguns dentinhos,mas tem um alito muito ruim,toda vez que ele abre a boca ninguem aguenta rsr e nao sei o motivo o que pode ser??
Olá Fernanda,
difícil opinar sem examiná-lo.
Em geral os cães apresentam mau halito por diferentes motivos:
– nascimento de dentes (deve ser o caso dele)
– troca de dentes (aos 4 meses aprox)
– tartaro (acima de 2-3 anos)
– lesões na boca (ferimentos, tumores, corpo estranho)
Leve-o para atendimento veterinário.
Mande noticias
Abraço
Rita Ericson
Olá Doutora
tenho uma filhotinha de himalaia 3 meses e ela esta com mau halito. esta tomando antibiotico para a secreção dos olhinhos. Pode ser isto a causa? Ela ainda não tem todos dentinhos e a linguinha e a boca estão bem vermelhinha e ela esta bem ativa. Por favor, me ajude!!!Perdi recentemente uma gatinha com cancer e ja estou em panico!!!
Olá Dora,
é frequente na fase de troca de dentes de leite pelos definitivos, sentirmos um odor ruim na boca dos filhotes.
É dificil opinar sem examinar.
Peça para o/a vet dela examinar a boca na proxima consulta,
mande noticias.
Abraço
Rita Ericson
Esses dias adquiri uma poodle microtoy..
Ela é um amor, come bem, já no segundo dia chorou muito pouco a noite e esta se adaptando rápido, porém sinto nela nao exatamente na pele… mas principalmente quando abre a boca, boceja etc um cheiro forte… lembra azedo mas nao exatamente… Pode ser pelo fato de beber pouca aguá? estou preocupada pois bebe quase nada e o cheiro é forte ela esta com 48 dias… peguei com 45 dias.
grata adorei o site.
Olá Juceline,
é impossivel opinar sem examiná-la.
O halito dos filhotes é acido, mas eu, pessoalmente, acho um cheiro agradavel.
Leve-a para atendimento veterinario.
mande noticias.
Abraço
Rita Ericson
Realmente trabalhar de forma preventiva é a melhor maneira.Com esse pensamento levei meu golden para fazer a tal limpeza do tártaro.Quandovoltou p casa meu cão nao levantou mais do chão! Acredito que fez uma infecção pelas bactérias bucais existentes e ele segue sem um diagnostico!apos ouvir vários veterinários,um deles me disse que o certo é sempre fazer dois dias de antibiótico antes do procedimento!Aproveito e peço indicação de algum veterinário que possa me ajudar!!!!
Boa noite drª…tenho um dachshund branquinho de olhos azuis super brincalhão e bem esperto,mas os dentinhos dele estão todos com tártaro,pelo menos é o que eu acho e mau hálito…isso é normal na dentição de leite?O meu outro filhote da mesma raça mas na cor canela não tem nada…o que faço?será que vão cair?tem dentição fraca?devo dar cálcio?
Olá Drª,tenhos 3 dacshund,2 cor canela e um filhote de 5 meses arlequim branco de olhos azuis quase brancos,muito esperto se alimenta bem,dava Papita mas comia muito fazia cocô mole,agora dou Premier Golden…cocô firme,encorpou,tá lindo…mas os dentinhos dele parecem estar todos com tártaro,fora o mau hálito.Os dentes são bem pequenos acho que de leite ainda,é falta de cálcio?Eles cairão?
Olá Daniela,
como está seu cão, melhorou?
Dependendo da idade e se há alguma doença articular (muito comum nos goldens), ele pode apresentar alguma dificuldade locomotora após o procedimento e a anestesia.
Ele está tomando algum medicamento?
Mande noticias.
abraço
Rita Ericson
Olá Priscilla,
não é comum a formação de tartaro nos dentes de leite.
Qual a idade dele?
ABraço
Rita Ericson
Olá Priscilla,
os dentes costumam trocar por volta dos 4-5 meses.
Alguns animais apresentam defeitos no esmalte, apresentando dentes manchados.
Ele tomou alguma medicação como antibióticos, por ex?
Abraço
Rita Ericson
ola doutora tenha uma poodle de 5 meses , ela nunca teve mal halito mais agora faz uns 10 dias começou um mal halito insuportavel rs.Acho que ela começou a trocar os dentes pois ja perdeu 3 que eu vi.Gostaria de saber o que faço para acabar com esse cheiro pois não esta dando pra aguenta.
Me ajude
Olá Gislaine,
normalmente este mau halito passa quando os dentes forem substituídos por definitivos.
Não acredito que seja necessário tratar.
Você escova os dentes dela?
É uma pratica interessante e pode ajudar nesta fase.
Leia o texto: http://www.bichosaudavel.com/escovando-os-dentes/
Abraço
Rita Ericson
Minha cadela ta com mau cheiro na boca e não tem nada preso as entes, ela começou a perder peso e esta magra, não quer comer direito já levei no veterinário, ele passou um remédios mas o mal cheiro continua e a cadela não defeca o que poderia ser espero alguma noticia!!
Olá Alexandre,
pode ser que o mau hálito não esteja diretamente ligado a prisão de ventre.
Existem diferentes causas para mau halito, pode ser um problema renal, infeccioso ou até mesmo um tumor.
Os animais podem apresentar obstruções digestivas, causando mau halito e dificuldade para defecar.
É impossível opinar seme xaminar seu animal.
Leve-o para atendimento veterinário.
Mande noticias.
Abraço
Rita Ericson
Boa tarde. Dra. Faz uns 4 anos que retirei um dos meus filhotes da rua e percebi que além do mau hálito cada dentinho dele era branquinho na ponta, e da ponta a te a gengiva preto parecia não ter o esmalte nos dentes. Passado alguns meses, percebi que cada dente tinha a pontinha branca o meio preto e próximo da raiz branquinho e deduzi que a parte branca próximo da gengiva era porque quando peguei ele da rua ainda não tinha crescido todo dente. Levei no veterinário para fazer limpeza e o veterinário me falou que provavelmente os antigos donos deram muito antibiótico p ele e por isso os dentes dele ficaram daquele jeito e que nada podia fazer. Hoje eu olho a boca dele o cheiro é insuportável os dentes parecem estar todos estragados e a gengiva parece estar com problemas. Ele não é magro, come e bebe normalmente e é brincalhão. Mas eu não me conformo o veterinário dizer que não podia fazer nada naquela época. A minha pergunta é será que terei que arrancar todos os dentes dele? O que me preocupa também é que ele e o meu outro que tem os dentes lindos…. a muitos anos se beijam na boca… um tal de lambe lambe e são dois machos. Tenho uma pug e acabo não deixando junto com eles ( e ela adora os dois) pq tenho medo que ele possa lamber ela tanto na parte intima qto na boca dela. O que devo fazer?
Olá Walkyria,
os dentes com falhas no esmalte têm aspecto feio e são mais suscetíveis a aderencia da placa bacteriana e formação de tartaro.
Leve-o para atedimento veterinário.
Pode não ser possível devolver o esmalte, mas é possível tratar a infecção e melhorar a saude da boca.
abraço
Rita Ericson