Seu cão está doente? Caprichoso? Ou cansado da dieta do dia-dia ?
Vamos considerar que ele está saudável, mas não se anima para comer.
A situação mais frequente é o cachorro recusar a ração seca que oferecemos ou demorar horas para comer.
Neste momento, como você e sua família se comportam? Insistem, ignoram, consolam ou oferecem comida na mão?
Se ele estiver recebendo muita atenção quando se recusa a comer, ele pode continuar assim até receber toda atenção extra que deseja.
Se o seu cão está “mimado”, só come se alguém insistir, não transforme a hora da refeição numa barganha por atenção.
Simplesmente coloque a ração na vasilha e se afaste. Se ele não comer imediatamente, retire a vasilha do chão, guarde em local fresco e seco (dentro de 1 saco plástico, por ex) e só ofereça na refeição seguinte.
Não se assuste se ele não comer. Se o seu coração não aguentar, ao invés de só oferecer na refeição seguinte, experimente 1 h depois. Outra tentativa é retirar metade do conteúdo e colocar a vasilha no chão novamente. Se ele ainda não quiser, repita a operação e quando estiverem sobrando apenas alguns grãos, pode ser que o instinto de sobrevivência fale mais alto, e ele coma. Afinal, o alimento está sumindo! É melhor garantir.
É importante lembrar que os cães eram caçadores. Os caçadores nem sempre obtém alimento todos os dias. A capacidade de jejum deles é enorme. Um cão é capaz de ficar 3-4 dias sem comer, sem desmaiar como acontece com seres humanos, mas atenção: eles não podem ficar sem beber água.
Tendo a certeza que há alimento disponível, quando a fome apertar ele vai comer.
Evite adicionar carne ou outra proteína animal na ração. A quantidade ideal de proteína já está contida na ração, a maior vantagem de alimentar os animais com rações industrializadas de qualidade, é a garantia de uma nutrição completa, balanceada e equilibrada.
Mas, se você quiser adicionar sabor na ração, considere colocar um pouquinho de petisco, frutas outro tipo de alimento na ração. Alguns animais já ficam animados e comem melhor com um simples fio de azeite por cima. Saiba quais aliemntos não devem ser oferecidos, clicando aqui.
Uma outra alternativa é misturar a ração seca com ração umida, desta forma não quebramos o balanceamento da dieta e o cachorro fica mais animado com o cheiro e sabor da dieta umida.
Este pode se tornar um hábito difícil de retirar, pense bem e converse com o(a) veterinraio(a) que cuida do seu cachorro.
Também é possível trocar a marca da ração de vez em quando, mas faça isso de maneira gradual e sempre opte por rações de qualidade.
Se o seu animal precisa de uma dieta especial (há rações comerciais para diabéticos, insuficiente renais etc, não gosta de ração de jeito nenhum ou você está disposto a mudar, é possível oferecer alimentos feitos em casa, mas é fundamental o acompanhamento de um nutricionista veterinário. As necessidades nutricionais dos cães são muito diferentes das humanas.
Para saber mais sobre alimentação natural, clique aqui.
Olá Adriana,
insista na alimentação com a ração, sem oferecer o pão.
Faça como descrito no post, não deixe o alimento disponivel, e se ele não comer, só ofereça na refição seguinte.
Em relaçãoà agressividade, leia o post http://www.bichosaudavel.com/agressividade-caes-e-gatos/ ou se preferir, escute o programa de rádio sobre este mesmo assunto http://www.bichosaudavel.com/programa-hora-do-blush-agressividade-29092010/
O fato dele não ter cruzado, não interfere na agressividade.
Mande notícias!
Abraço
Rita Ericson
Olá Evelyn,
leve-a para consulta veterinária.
Impossível opinar sem examiná-la.
Abraço
Rita Ericson
Olá Jhonatan,
se ele não melhorou, leve-o para revisão com a veterinária que o atendeu.
Difícil opinar sem examinar o animal.
Abraço
Rita Ericson
Olá Erica,
sua cadelinha está bem disposta ou prostrada?
Se ela estiver animada, faça como no texto: não deixe alimento disponivel, alimente-a com hora certa, não dÊ atenção para ela na hora das refeições e se ela não comer, só ofereça na refeição seguinte.
Mas se ela estiver triste, leve-a pra consulta veterinaria.
Abraço
Rita Ericson
Olá, eu tenho uma cachorrinha, é uma rottweiler e esta com 3 meses. Ela teve um probleminha de intestino a uma semana, eu a levei a uma clinica veterinaria e estou dando os remedios na hora certa. Para eu viajar no fim de ano eu a deixei na clinica de costume, soh q lah ele misturaram a ração dela com outra q eu nao sei qual é, e agora ela nao quer mais comer da ração dela. Quando me devolveram o pacotinho de ração q deixei lah ja veio misturada, e em casa nao quis dar dele, tentei dar da ração q ela comia em casa, mas ela naum come bem, ela naum parou totalmente, mas qse nao come, esta muito magra, e esta tomando alguns remédios, oque q eu faço pra ela voltar a comer bem da ração antiga dela (a ração q deram pra ela na clinica ela ainda como, mas como é uma raçã inferior a que eu dou nao quero mudar)? Obrigada..
Abraços
boa noite! tenho uma podlee de 09 anos houve um descuido e ela esta prenha de um podlee da mesma estrutura dela estou preocupado pois ela ja esta no seus 45 dias fica gemendo e tipo com ânsia de vomito é mais quando aplico calcio trat via oral ou leite quando desscobrir sua gestação comecei a dar esse remedio,não sei se estou dando em excesso ja administrei 300ml durante essa gestação pela idade fico com medo e estou sempre dando esse medicamento gostaria de saber se o procedimento esta correto e o que posso melhorar.
Abraço
Olá, Tenho quatro filhotes de boxer que acabaram de desmamar e a mae deles mora aqui em casa mas eles ficam separados. Eles estao com 2 meses mas nao querem comer raçao ja compramos tres tipos diferentes para ver se eles comem ..mas nao estao comendo..eles tambem estao com diarreia estamos fazendo soro caseiro para eles beberem ao ivez de agua, mas estou preocupada pois faz 1 dia que eles desmamaram e nao comeram nada.. O que posso fazer por favor me ajude!!
Obrigada.
meu cachorro tem 6 meses,da raca lhasa apso, antes ele comia a racao toda,ele passou uma semana sem querer comer direito,comendo quase nada,mas animadinho,e vomitou uma vez.Levei ao veterinario, que disse que era verme,passou 5 remedios,ja dei os remedios,ele nao vomitou outra vez,continuou animadinho,mas n come direito,ele passa 1 dia sem comer nada,ja coloquei ate a carninha,mas mesmo assim nao come.ele tem todas as vacinas,e pesa quase 7kg. O que sera q ele tem?
Ola,meu pai e minha madrasta tem uma akita, so que eles viajam muito ai deixaram ela com minha tia, e estou aqui um tempo com ela, estou reparando que a a zaika(cachorra) está triste desde que não ver mais minha madrasta. e não está comendo ração… mas adora uma frutinha, ai queria saber sua opinião o q devemos fazer, ela esta desanimada num quer brincar, er muito raro ela ir no terreiro, so vai pra deitar.
ela tbm não esta fazendo sua necessidades
queria saber o q posso fazer obrigadah e agradeço desde jah
minha cachorrinha tem aproximadamente 40 dias, mas faz apenas um dia que eu estou com ela, e ela só dorme! ela chora um pouco, e vive tentando morder minha mão. Eu acho que ela tem fome, só que quando eu ofereço comida a ela, ela cheira e balança a cabeça. O que eu faço? estou preocupada com ela, tenho medo que ela fique doença, pois ela tem apenas 40 dias e nem tomou a primeira vacina ainda, só tomou o remédio para bactérias. O que devo fazer? Minha mãe disse que ela não tem fome, mas ela não come desde as 11h da manhã.
tenho uma poodle de 1 mês e 10 dias,ela chora ao evacuar..porém evacua,ela não está ressecada pois suas fezes estão normais ..troquei a raço dela um dia antes disso acontecer..ela comia premier e passei a dar dog show filhotes..pode ser isso?ou ela engoliu algo..o q faço?
..oi tenho uma poodle de 1 mes e 10 dias,ela ja foi vermifugada..troquei a ração dela(premier) por outra(dogshow)ela está comendo..dou a ela bifinhos como recompensa qd evacua no lugar certo..só q desde q troquei a ração ela chora muito ao evacuar,suas fezes saem com o mesmo aspecto de antes,porém antes eram bem escuras e não tinham qs cheiro..agora cheiram mais e estão marrom..pode ser a ração q está fazendo mal ou ela pode ter engolido algo e não consegue expelir?..ela não teve vômito,e esta brincando normalmente..
Olá Maria Odete,
faça como recomendado no texto: não deixe alimento disponível, ofereça as refeições com hora certa e tenha persistência.
Se for necessário, misture a ração da clinica na que você deseja oferecer e vá substituindo aos poucos.
Abraço
Rita Ericson
Olá Ricardo,
o ideal é substituir a ração usual pela de filhotes durante toda a gestação e lactação. Não é necessário suplementar com cálcio e vitaminas se ela estiver se alimentando com a ração de filhotes.
A gestação dura de 58 a 63 dias.
Se ela não estiver bem, leve-a para consulta veterinária.
Leia os posts: http://www.bichosaudavel.com/gestacao-parto-e-filhotes/ e http://www.bichosaudavel.com/programa-%E2%80%9Chora-do-blush%E2%80%9D-cio-e-gestacao-03102011/
Abraço
Rita Ericson
Olá Ariane,
certifique-se que eles estão saudáveis.
Existe no mercado de pet shops uma papinha de desmame. É parecida como uma ração para filhotes em pó e ao misturar água, vira uma “papinha”.
Se não for possível comprara esta, experimente bater a ração no liquidificador e misturar com água.
Abraço
Rita Ericson
Olá Renata,
conforme descrito no post, os cães podem ficar até uma semana sem comer, por diversos motivos (calor, outros interesses – fêmea no cio por perto, por ex).
Certifique-se que ele está saudável e insista mais um pouquinho
Faça como descrito no post: não deixe alimento disponível, não de atenção a ele durante a alimentação e seja persistente!
Abraço
Rita Ericson
oi Renta minha cachorrinha ganhou filhote a seis dias ela e uma pincher e teve cinco filhotes mas tem um muito pequeno e fraquinho e não consegue mamar nela.estou alimentando com suplimento para filhote recem nascido ele e ta muito magrinho .tenho medo de perder ele .
a minha cadela de 2 meses mordeu em mim ke tenho 12 anos e a cadela nao e vacinada sera ke isso tras alguma doença pra mim?e o meu cao a raça dele e burriler dakeles ke tocam as vacas!sera ke da alguma doença em mim?
Obrigado!BJS!
Boa tarde!
Meu cãozinho sempre foi difícil de comer, confesso que ele é super mimado. Abro a boca dele para colocar ração pq ultimamente ele tem dormido o dia todo e brinca pouco (com animação). Ele é um shi-tzu de quase 8 meses, atualmente voltei para a Golden minibitz (que ele comia no início e depois enjoou), já tentei a Total Equilíbrio mas tb não deu certo. OBS: Ele ficou 2 meses comendo Urinary por causa de cristais nos rins – foi uma luta para comer.
Fico muito preocupada, acho que ele fica dormindo pq está fraco e acho q tirar o pote de ração não vai funcionar com ele pq ele nem olha para a comida, não vai lá perto para ver se está lá.
Por favor me ajudem!!!
Muito obrigda!!!
Renata
ola helena
eu tenho um cachorro q quando ele era filhotinho ele comia bastante agora ele não come mais acho ele deve estar doente
a senhora poderia passar algum remedio pra mim dar pra ele comer pq eu ja não sei o que fazer ele ta bem magro olha eu sempre coloco ração pra ele mais ele não come de jeito nenhum ele fica todo triste e desanimado olha quando ele tinha mais +- uns 2 meses ele comeia ração com leite só
ai eu vi q ele estava fazendo cocozinho muito mole ai me falaram q dar ele fazia mal para ela ai eu parei ai quando passou uns 2 meses ai ele tava 4 para 5meses ele parou de vez de comer ai hj eu dei a mesma ração q ele comia com lei ai ele só bebeu o leite e deixou a ração eu estava pensando q era a ração q ele enjuou mais eu ja troquei varias vezes mais ele não come de jeito nenhum vc poderia passar algum remedio pra mim até logo espero q a senhora me responda o mais rapido possivel tchau e obrigado ….
Olá tenho um yorkshire de 7 meses, que sempre se alimentou muito bem, só que há duas semana ele não tem mais se alimentado direito, já tentei trocar a ração e nada, ai levei-o no veterinario e ele estava com giardia, ele já foi medicado, mais ainda continua sem comer, o que deve fazer?
Olá tenho um pequines de 1 ano e ele sempre comeu ração Hills, mas temos um labrador que come ração heroi e o meu pequines conseguiu abrir o saco da ração heroi e comeu, e agora só quer mais comer ração heroi esta já 3 dias sem comer mas se a gente ofereçe a heroi ele come
O que devo fazer?
Olá Tania,
é muito frequente um dos filhotes da ninhada ser menor e mais fraco.
Certifique-se que ele está saudável (alguns filhotes nascem com má formação) e insista no suplemento. Muitas vezes eles se recuperam e se tornam adultos completamente normais!
Abraço
Rita Ericson
Olá Fafa,
a zoonose que pode ser transmitida do cão para homem através da mordida é a raiva.
O filhote de 2 meses ainda não pode ser vacinado contra raiva, somente aos 4 meses de vida.
Você já foi ao medico para examinar o ferimento?
Abraço
Rita Ericson
Olá Renata,
por menos interessado em comida que ele seja, precisa comer para se manter vivo.
O hábito de dar atenção na hora da refeição só aumenta e perpetua o desinteresse dele.
Faça como descrito no texto, mas confie que vai funcionar!
Abraço
Rita Ericson
Olá Angelika,
quando o animal está ativo e saudável, podemos insistir na mudança da maneira de alimentar até ele se acostumar.
Mas pelo seu depoimento, ele está fraco e desanimado, leve-o para consulta veterinária.
Impossível opinar sem examiná-lo.
Abraço
Rita Ericson
Olá Cristiane,
o veterinário que o consultou recomendou alguma dieta específica?
As fezes já estão normais?
Existem rações específicas para animais convalescentes ou com distúrbios digestivos.
Mande noticias.
Abraço
Rita Ericson
Olá Aurea,
os cães adoram uma novidade, principalmente se a ração for de outro animal da casa…
Experimente misturar as duas rações ( se necessário, bata a Hill`s no liquidificador, para ele não conseguir separar) e aos poucos vá diminuindo a quantidade da Heroi e aumentando a Hill`s.
Faça como decsrito no post, não deixe alimento disponivel, nem “implore” para ele comer. Coloque o prato no chão e saia do ambiente.
Mande noticias
Abraço
Rita Ericson
Olá Simone,
os cães costumam sentir dor quando as fezes estão muito ressequidas.
Acredito que se ela estivesse com algum corpo estranho, estaria apresentando outros sintomas e não estaria bem disposta.
Leve-a para consulta veterinária, ela pode estar com algum ferimento ou asadura na região perianal, o que também pode causar dor.
Abraço
Rita Ericson
Olá Marina,
antes de interpretarmos estes sintomas como tristeza, devemos nos certificar que ela está saudável.
Se ela estiver bem, você pode insistir na ração “aditivada” com algum petisco ou ração umida para ficar mais apetitosa.
Leve-a para consulta veterinária e tente animá-la. Brinque bastante passeie e escove-a (se ela gostar)
Mande noticias
Abraço
Rita Ericson
Olá Tamara,
como está sua cadelinha?
Os filhotes dormem muito e adoram morder mãos!
Certifique-se que ela está saudavel, ofereça a ração em mínimas quantidades e vá aumentando aos poucos, conforme ela aceitar.
Mande noticias
Abraço
Rita Ericson
Rita, muito obrigada pela orientação!!
Segui suas dicas (parcialmente, desculpe) de coração partido. Não fiquei mais implorando para ele comer… no 1º dia ele ficou o dia todo sem comer, só foi comer de noite… acho q foi com tanta cede ao pote que acabou vomitando, mas a cada dia que passa está melhorando. Ele fica latindo para o pote de comida (acho que pedido a papinha infantil que ele gosta), vê que não tem jeito e acaba comendo.
Ele é demais … manipula a gente direitinho, mas é a minha paixão!!!
Fico muito grata pela sua ajuda!!!
Parabéns pelo site maravilhoso!
Abç,
Renata
eu presciso de ajuda tenho uma cadela que sua raça e mistura de pinche com outra raça pequena eu me preocupo muito com ela gostaria de uma sugestão de ração pois ela não come como os outros cães.mas come ração de vagar ela tem 1(um)ano á tambem ela dorme bem brinca só não late me ajudem.
Olá Rita, eu estou escrevendo para te agradecer pelas dicas, me ajudaram muito. Pois bem, vou começar a contar-lhe tudo. Uma amiga da minha mãe tinha 3 cachorros, ela morava perto de uma farmacia numa casa alugada, os vizinhos reclamavam dos latidos dos cachorros e o dono da casa pediu pra ela dar todos com a condição de perder sua moradia. Minha mãe ficou com muita pena dela e dos cachorrinhos, então resolveu trazer 1 aqui pra casa. Ele tinha um pouco mais de 5 meses e estava com ela dês de filhote, tive medo de que não se acostumasse mas logo se tornou amigável. Ele brincava muito, só faltava me matar quando eu tava com o saco de ração na mão, comia bastante e sempre ficava com aquela carinha de quero mais, nós temos um gatinho aqui em casa que está com agente a mais ou menos 1 ano, e ele tem muitos ciúmes de mim (é estranho porque normalmente gatos não se apegam tanto as pessoas) nos certificamos de que eles se dariam bem, pois é, não é uma relação muito amigável mas eles se comportam e evitam brigas; o meu cachorro sempre comia a comida dele e assustava o gato pra pegar a comida do pobrezinho, então comecei a separa-los na hora de comer, cada um comia numa hora diferente e num local diferente, e tinhamos que nos certificarmos se o cachorro estava preso pra ele não tentar pegar a comida do gato. Até aí está tudo ótimo, só que meus problemas começaram após o meu cachorro ter uma gripe (não sei bem se foi isso mas o nariz dele estava muito molhado) ele ficou meio triste, sem querer se alimentar e nem brincar, andando com a cabeça e o rabinho baixo, e vomitando uma gosma branca típica de quando o cachorro está em jejum por muito tempo, cuidei dele direitinho e depois que a gripe passou eu fui oferecendo-lhe mais comida para sair daquele estado debilitado (nota que durante a gripe ele não comia nada, olhava para a ração cheirava e se afastava me seguindo, eu ficava lá pedindo pra ele comer, falando com ele, chegava a ter a pegar alguns grão e colocar na boquinha dele, mas tudo em vão) eu entendia quando ele estava doente mas após a gripe ele continuava sem comer ração, então eu sugeri várias hipóteses pra mim mesma: ele deve estar com a garganta doendo, ele deve estar com a doença do carrapato, ele deve estar com saudade… Uma infinidade de hipóteses frustradas, e depois de 4 dias ele continuava sem comer. Emagrecia cada vez mais, mas tinha disposição pra brincar novamente, dormia, mordia, fazia tudo como antes, menos comer. Foi aí que apelei pela internet com medo de uma doença grave, pois apesar de se sentir bem ele não queria comer a ração, ele comia besteiras como: carne, arroz, verduras… e etc. Procurei inúmeras tecnicas mas nenhuma deu certo, felizmente achei esse seu post, no outro dia fui testar, coloquei a comidinha dele e nem falei, virei as costas e sai, logo após ele me seguiu e continuava sem comer nada, deixei lá na esperança de ele comer mais tarde, mas os gatos da vizinhança comeram primeiro. No outro dia tentei a técnica de tirar a ração do pote aos poucos para que ele pensasse que a comida estava acabando, também não deu certo. Mais um dia então, falei pra minha mãe e irmã não darem carne e nenhuma dessas comidinhas que dávamos pra ele com pena de sua fome, peguei a ração do gato e esfreguei no pote dele pra dar um cheiro mais forte, depois pus sua ração e coloquei o pote no lugar, ele olhou cheirou e eu sai e deixei ele lá. Logo depois ele veio do meu lado, passou alguns segundos e saiu, segui ele e vi que ele tinha ido ao encontro do seu alimento, não comeu todo com comeu uma boa parte, aquilo pra mim foi uma vitória, ele percebeu que a hora da refeição não era mais a hora da antenção e do carinho, e viu que não era mais recompensado com “besteiras” se não comesse, acho que isso fez com que ele voltasse a comer, hoje ele está mais forte e comendo bastante ração como sempre, ainda não recuperou seu peso anterior mas logo logo voltará a ser saudável como sempre. Te agradeço pelas dicas, você é de uma inteligencia enorme, e tem um brilhante futuro. Muito Obrigada.
Ah e antes que me esqueça de dizer, eu só tenho 12 anos rsrs.
Um beijão Carol ;)’
Parabésns pela persistencia, Renata!
Obrigada pelos elogios, divulgue para seus amigos!
Abraço
Rita Ericson
Olá Wendel,
os cães pequenos costumam ser difíceis para comer…principalmente ração.
Mas se eles percebem que se não comerem a ração “some”, passam a comer melhor.
Faça como descrito no texto.
Em relação aos latidos, ele nunca latiu ou late pouco?
Mande noticias
Abraço
Rita Ericson
Parabéns, Carol!
Você é muito inteligente, 12 anos!
Você fez tudo que podia para ajudar seu cão.
É dificil ser persistente, mas funciona.
Eu quero te dar mais uma dica…experimente colocar o pote de ração do gato em um local alto, aonde o cão não alcance. Pode ser em cima de uma prateleira, maquina de lavar etc.
Espero que outras pessoas leiam seu comentario e sigam sua experiencia!
Abraço
Rita Ericson
Rita, agora estou colocando a comida do gato emcima de uma mesinha da área de serviço que nós não utilizamos mais, isso evita brigas e também evita que o meu pobre gato fique com fome. rsrsrs. Muito obrigada pelos elogios 🙂
Olá,tenho um pinscher de 10 meses e estou passando pelo mesmo problema…ele comia pedigree para filhotes e adorava)mas agora nao quer mais saber de comer. Levei ele na veterinária (ele estava muito magro e desanimado) e ela receitou uma vitamina e também pediu para que ele fosse vermifugado novamente. Os efeitos foram positivos pois ele esta mais gordinho e animado mas continua sem querer comer a ração; por ele só comeria comida humana mas evito dar pois sei que não é bom.
Comecei a dar uma outra ração misturada a pedigree mais ele come a outra e cospe a pedigree.
O que eu faço?
Oi, tenho um Tekel de quase 2 anos. Ele (como é típico da raça) é super manhoso, carente e carinhoso; está sempre colocando a cabeça em baixo de nossas mãos pedindo carinho. Faz isso qdo coloco a ração e meu namorado e eu sempre insistimos muito pra ele comer, mas ele quer cada vez menos a ração. Qualquer outro alimento interessa a ele menos a ração!Não sei como convencê-lo a comer a ração. O que faço??? O que além da ração posso dar a ele para comer??
Abraço!!Muito obrigada
Olha o meu poodle tem 6 meses e ele deixou de comer ração, hoje em dia faço comidinha peito de frango carne, mas ele mesmo assim ele passa 24 horas ou mais sem comer. Que faço?
o eu posso dar para a raça de labrador com pastor alemao para comer eo que nao dar
adoro cachorros
Oi Carolina,
pequenas mudanças na rotina podem melhorar a vida dos animais (e a nossa também)!
Abraço
Rita Ericson
Olá Thais,
faça como descrito no texto.
Com paciencia e confiança, as mudanças de rotina alimentar funcionam bem e a maioria dos animais passa a comer melhor.
Leia alguns comentários para se animar e ter persistência!
Abraço
Rita Ericson
Olá Yara,
faça como descrito no texto.
Com paciencia e confiança, as mudanças de rotina alimentar funcionam bem e a maioria dos animais passa a comer melhor.
Leia alguns comentários para se animar e ter persistência!
Abraço
Rita Ericson
Olá Suely,
se o seu poodle está saudável, faça como descrito no texto.
É possível alimentar animais com dieta caseira, mas ela precisa ser balanceada e formulada por um veterinário.
Leia o texto: http://www.bichosaudavel.com/racao-ou-dieta-caseira/
abraço
Rita Ericson
Olá Cristiane,
todos os cães, mesmo de raças diferentes, têm necessidades nutricionais muito parecidas entre eles.
Leia o texto:http://www.bichosaudavel.com/racao-ou-dieta-caseira/
Se restarem duvidas, entre em contato.
Abraço
Rita Ericson
ola caro amigo,tenho uma husk siberiano cometi a burrice de começar a alimentar ele desde pequeno com comida e ração porque aqui em casa tem 3 pinche eles so comem comida de gente mesmo,restos do almoço`ai não tinha como separar depois fico so na comida durante 6 meses a idade dela aii ela começo a dar dor de barriga forte,vomitos e triste sem querer comer nada levei no veterinario ele passo uma lista de remedios eu comecei a dar ela melhoro bastantee começou ater fome comprei ração e uns petiscos de frango aii misturei na ração dela aii ela comeu apenas os petiscos depois deixei só a ração ai ela comeu um pouquinho mais não o tanto que ela come normalmente comeu assim sem querer pelo costume da comida,devo deixar pra ver se ela acostuma com ração ou alimentala de outra forma lembrando que ela saiu recentemente de uma doença tenho medo dela ficar denovo daquele jeito me ajude o que eu faço? ahh e ja separei dos outros cachorros pra ela comer sozinhaa…. desde ja obrigado!
Olá Marcos,
se a sua husky está saudável, faça como descrito no texto, insista!
Se necessário, vá retirando a comida misturada aos poucos, diminuindo a quantidade até ficar somente ração.
Outra opção para cães que separam a ração e comem só a comida, é bater a ração no liquidificador. Fica muito difícil separar. Vá deixando os grãos cada vez maiores até o tamanho normal.
Abraço
Rita Ericson