Se o seu cachorro (ou cadela) pudesse te dizer como seria o dia perfeito, como você acha que seria?
Muitas vezes o que acreditamos ser o melhor para eles é uma adaptação do que nós gostaríamos.
Cães são muito diferentes dos humanos, apesar de nos amarmos tanto.
As atividades favoritas são:
- Brincar – os cães amam brincar. Você pode estimular seu cão física e mentalmente através de brincadeiras. Cães preferem brincar acompanhados do que sozinhos, mas quando você não puder estar junto, ofereça brinquedos interativos – existem poucas opções nas petshops, mas neste site (seguro, eu garanto) existem diferentes modelos para todos os tipos de cães: http://www.bitcao.com.br/index.php?PUID=BSD. Outra boa opção é marcar com outros donos de cães um encontro numa praça, parque ou na rua para os cães brincarem. Cães que brincam e tem uma rotina animada tendem a dormir durante a noite. Quando eles não tem nada para fazer durante o dia, eles dormem muito e na hora que chegamos (cansados) do trabalho, eles precisam brincar. Os cães precisam se exercitar.
- Dormir – os cães dormem muito mais que nós, humanos. Uma média de 16 a 18 horas por dia! A diferença é que o sono deles é muito leve, eles acordam várias vezes (exceto os filhotes que dormem pesado!). Um cachorro sem atividades dorme muito mais que um cão “ocupado”, e é triste dizer, mas muitas vezes dormem por tédio.
- Água e Alimentação – os cães gostam de água fresca e limpa, à vontade. Ofereça um pote limpo e troque a água constantemente (mínimo 1 vez ao dia). Existem 2 tipos de bebedouros para o cão lamber a água: um deles se adapta à torneira e a água sai fresca e à vontade o tempo todo (melhor para cães grandes) e o outro é uma garrafa pet invertida com um “bico” – ideal para cães pequenos e peludos ( a barba e o bigode não ficam tão molhados) – ambos disponíveis em http://www.bitcao.com.br/index.php?PUID=BSD. Os cães gostam de comer 2 vezes ao dia (os filhotes precisam se alimentar de 3 a 4 vezes/dia), embora alguns comam em dias alternados (!). Este é um dos assuntos mais acessados aqui no bichosaudavel e uma das questões mais recorrentes na minha prática clinica: os hábitos alimentares dos cães são MUITO diferentes dos nossos. Nós humanos, temos muita dificuldade em aceitar os longos intervalos e jejuns dos cães. Para saber mais, leia http://www.bichosaudavel.com/meu-cao-nao-quer-comer/
- Fezes e Urina – os cães adultos adorariam poder evacuar e/ou defecar a cada 8 horas. A maioria deles é capaz de aprender e segurar por mais tempo, mas se tiverem a oportunidade de sair para passear ou se tiverem um “banheiro” em casa, vão preferir se aliviar a cada 6 a 8 horas. Os filhotes precisam de intervalos menores, principalmente se estiverem na fase de se adaptar a só evacuar e urinar na rua.
- Conforto – os cachorros gostam de ambientes limpos e com temperatura amena – nem muito quente, nem muito fria. A maioria prefere viver do lado de dentro das casas ou circular por todo o apartamento, sempre perto de nós, mas muitos são felizes do lado de fora ou com o espaço restrito. Se o seu cão vive do lado de fora, ele precisa de um abrigo do frio e da chuva e de sombra disponíveis. Na maioria das vezes, os cães grandes não gostam muito de camas e colchões e os pequenos adoram as camnhas e acolchoados (mas é claro que existem exceções!).
- Presença do Companheiro Humano – acredito ser o momento favorito de todo cão, basta ficar ao nosso lado, mas se estivermos fazendo carinho, escovando, agarrando, falando ou simplesmente olhando para o cão, é o momento de realização completa.
É compreensível que a maioria das pessoas trabalham muito e não tem tempo para dedicar aos seus cães, mas os cães precisam de dedicação! Considere a possibilidade de levar seu cão para casa de algum amigo ou familiar se você não puder passear e brincar com seu cachorro. Algumas cidades oferecem serviços de “creche” para cães com diversas atividades, brincadeiras e passeios – eles adoram!
Se você ainda não tem um cão e está refletindo sobre o assunto, saiba que se você não tem tempo disponível, talvez seja melhor pensar em outro animal de estimação.
Olá Dra. Rita,
Tenho uma cadela Shitzu de 4 anos que morre de medo de fogos de artifício e trovão. Gostaria de saber se existe algum treinamento para que ela enfrente esses barulhos com naturalidade. Ouvi dizer que existe um cd gravado com musica e trovão que poderia resolver o problema. Isso é verdade? Em caso afirmativo, você saberia aonde posso encontrar o tal CD?
Olá Gustavo,
leia o post: http://www.bichosaudavel.com/medo-de-fogos-e-bombas/
Se restarem duvidas, entre em contato.
abraço
Rita Ericson
Olá, dra. Rita:
Passeio levando meu cachorro na bolsa de transporte – vacinação ainda incompleta – e a cachorra que pertence a minha irmã, na coleira. Acontece que levá-la junto está se tornando uma agonia pois a quantidade de cães abandonados na rua é enorme e quando a avistam, eles vem correndo, alguns são mais amistosos e outros não. Fico nervosíssima, temendo pela vida da cachorra. E fico imaginando quando o Feijão começar a passear andando por si próprio. Dizem que cães machos não se toleram e os daqui, onde eu moro, são terríveis. Alguns chegam a me seguir quando sentem o cheiro do Feijão mesmo estando na bolsa de transporte e sem a companhia da cachorra.
E é um custo para livrar-me do “insistente” seguidor!!!!!
Alguns chegam a rosnar…fico morta de medo…
Existe alguma técnica para ajudar nesse caso?
Agradeço imensamente.
Bjs,
Lucia Barros
Olá Lucia,
existem alguns produtos que produzem barulhos estranhos e você poderia usar para afastá-los (exemplo: PetCorrector – http://www.bitcao.com.br/index.php?PUID=BSD)
Também é possível fazer 1 som esquisito com a boca, como um chiado ou assobio alto.
Você deve observar e tomar cuidado para este barulho não assuste os seus cães também.
Abraço
Rita Ericson
Olá Dra. Rita, boa noite!
Comprei uma cachorrinha da raça Spitz, porém ela já estava com 6 meses. Estou com ela em casa já fazem 2 semanas, e estou com duas dficuldades.
Ja consegui trocar a ração dela, mas como ela estava com verme e comendo coco, estou dando um medicamento naquelas canes de sache, mas ela esta me dando um trabalhao pra comer a racao agora, antes de conhecer a carne, ela comia sem problemas, mas agora ela olha pra mim, achando que sou carne. Estou preocupada, pq logo acaba o remedio e nao quero mais ter q dar essas carnes pra ela, o que faço?
E estou tendo dificuldades em educa-lá para fazer as necessidades no local adequado, primeiro tentei o jornal, ela comia o jornal mas fazia perto, depois tentei aqueles banheiros caninos de plástico, ela se assustou ao subir e passou a fazer longe do lugar e por ultimo o tapete higiênico, mas também não deu certo, ela come o tapete. Agora voltei pro jornal de novo, mas como jornal o tempo td e td vez q faz no jornal eu dou recompensa (o q é outro problema, pq ela quer td hora, ja sabe ate onde fica guardado). E em todos esses casos eu pinguei aquele liquido atrativo. Não sei se estou com dificuldade por ela já estar 6 meses, ou se por ela antes de vir para minha casa ter ficado o tempo todo em um espaço muito pequeno do canil.
Portanto gostaria de saber se ainda existe como ela aprender essas boas maneiras.
É bem difícil resistir a carinha q faz qdo quer comer o petisco ou a carne, e como nao sei a quantidade adequada para ela fico com mta pena, por favor me ajude?
Ela pesa 2,100k.
Mto, mto obrigada.
Olá Áurea,
não desanime!
Tanto a educação alimentar quanto o aprendizado do “banheiro” são totalmente possíveis.
Leia os textos:
http://www.bichosaudavel.com/meu-cao-nao-quer-comer/
http://www.bichosaudavel.com/como-ensinar-seu-filhote-a-fazer-xixi-e-coco-no-local-certo/
Siga as recomendações do texto e mande noticias,
abraço
Rita Ericson
ps- varie o local que você guarda os petiscos!
resista a carinha de “tadinha”…