A decisão já foi tomada, você e sua família se planejaram, a espécie e a raça foram escolhidas e chegou um novo integrante para a família.
E agora? Como cuidar do filhote?
Inicialmente, peça orientação para a pessoa que lhe vendeu ou doou o animal. É importante saber se o filhote já foi vermifugado, se tomou alguma dose de vacina e qual alimentação ele está recebendo.
Alimentação
Considerando que o filhote já está desmamado, em geral por volta dos 45-60 dias, podemos começar a oferecer alimento.
Às vezes a mãe não é capaz de amamentar até esta fase (especialmente se a ninhada é muito grande) e precisamos usar uma papinha de desmame antes dos 45 dias.
Para oferecer uma boa dieta, equilibrada e balanceada, o mais prático é alimentar o filhote com ração seca. Existem opções de dieta caseira, mas ela deve ser formulada por um médico veterinário. Se você quiser trocar a marca da ração oferecida anteriormente, faça uma mudança gradual. Misture a ração antiga com a nova aos poucos até a substituição completa (aproximadamente 5 dias).
Se o filhote ainda não conseguir comer os grãos da ração, procure uma fórmula de desmame nas pet shops (alimento em pó para misturar com água e fazer uma “papinha”).
Não ofereça leite de vaca. A maioria dos filhotes de cão e gato apresentam fezes moles e até diarreia (para saber mais, clique aqui).
A água deve ser oferecida à vontade. No começo os filhotes quase não bebem água e fazem uma bagunça danada.
Se quando ele crescer continuar derramando água do pote, considere usar um bebedouro para cães. Existem diferentes tipos, que se adaptam às torneiras ou de bilha para o animal lamber a água. É necessário ensinar o cão a usar estes bebedouros! Para saber mais sobre bebedouros, clique aqui.
Eles devem comer ração de boa qualidade para filhotes e não precisam de suplementação vitamínica (Cálcio, Ferro etc). A idade para mudar a ração “de filhotes” para “adultos” varia de acordo com o porte do animal. Os cães de raça grande, em média, aos 18 meses. Os de raça pequena, aos 12 meses.
Os gatos podem ter que mudar a ração para “adultos” logo após a castração, especialmente em animais com tendência para obesidade.
Não devemos oferecer alimento humano para cães e gatos por 2 motivos: nem todos são seguros para os animais e também para não criar um mau hábito. Em geral, nossa comida é mais saborosa e cheirosa. Os animais já demonstram interesse só de sentir o aroma. Se eles provam…ferrou! Vão sempre querer ganhar um pedacinho. Se o alimento em questão for seguro, não teria problema, mas a tendência é seu animal insistir muito e até te chatear para ganhar um pouquinho. Neste caso, se você quiser oferecer um pedaço de fruta ou legume, por exemplo, coloque no prato do seu cão ou gato. Assim, ele não vai achar que basta implorar e olhar para cima que ele ganha um petisco!
O filhotes de cães devem comer, inicialmente, 4 vezes ao dia. Em seguida (aproximadamente aos 4 meses), 3 vezes e a partir de 5-6 meses, 2 vezes ao dia. Cães não devem comer somente uma vez ao dia, em nenhuma fase da vida.
Gatos beliscam o dia todo, precisam ter alimento disponível, mas com a quantidade controlada.
A quantidade de alimento diária está impressa em tabelas nas embalagens das rações. Esta quantidade varia de acordo com a marca da ração e o peso do animal.
A obesidade deve ser evitada. É muito mais fácil não deixar um animal engordar do que emagrecê-lo depois.
Saiba mais sobre obesidade, clicando aqui.
Os animais adoram atenção e o ser humano adora alimentar, esta combinação é perigosa! A cada vez que o animal pede atenção, nós interpretamos como fome e oferecemos algum alimento. Desta forma, ele aprende que toda vez que ele pede, ganha. Isto vira um ciclo vicioso. Experimente brincar, escová-lo ou fazer carinho neste momento, ao invés de alimentá-lo.
Vermifugação
Todo filhote deve ser vermifugado, em geral a partir de 15 dias, mas depende muito da droga a ser utilizada. Converse com o veterinário e com a pessoa que te deu ou vendeu o animal. Na dúvida, vermifugue novamente, de acordo com o peso do seu filhote.
Se o seu filhote estiver com as fezes moles ou com diarreia, leve-o para atendimento veterinário.
Vacinação
O programa inicia aproximadamente aos 45 dias, tanto em gatos como em cães. As doses seguintes devem ser aplicadas com intervalo de 3 a 4 semanas. A anti-rábica deve ser aplicada junto com a última dose da vacina, aproximadamente aos 4 meses de vida do filhote.
Os cães são vacinados contra: hepatite, adenovirose, cinomose, parvovirose, parainfluenza, coronavirose e leptospirose.
Os gatos recebem vacina contra: panleucopenia, rinotraqueíte e calicivirose.
Existem outras vacinas, tanto para cães quanto gatos que devem ser aplicadas de acordo com a necessidade de cada animal. Alguns exemplos:
Cães- gripe canina, giardíase, leishmaniose
Gatos- leucemia felina, clamidiose
Os filhotes só devem entrar em contato com animais desconhecidos ( não sabemos se foram vacinados ou não, se estão saudáveis ou não) e com um ambiente possivelmente contaminado (chão com fezes,urina e secreções de animais doentes – rua) após tomarem a última dose da vacina específica para cada espécie.
A revacinação é anual. Os gatos estritamente domiciliados podem ter o intervalo entre as vacinas aumentado, converse com seu veterinário.
Para saber mais sobre vacinação, clique aqui.
Banhos
Não é verdade que filhotes não podem tomar banho. Eles não podem é sentir frio. Até aproximadamente 4 meses, os filhotes não são capazes de regular a temperatura do próprio corpo (endotermia).
Os gatos podem passar a vida inteira sem tomar nenhum banho, mas é fundamental escová-los. Acostume-o desde filhote. Use uma escova bem macia (para neném ou até mesmo escova de roupa) e se necessário, troque por outra quando ele já estiver acostumado. Comece escovando poucos minutos (ou até segundos), ofereça alimentos gostosos e vá aumentando o tempo. Assim retiramos pelos soltos (caem menos pela casa e eles engolem menos pelos quando se lambem), sujeira e inspecionamos a pele do nosso gato.
Os filhotes de cão podem tomar banho, se necessário, mas a água deve estar morna, o ambiente quente e o banho deve ser rápido. Seque-o bem com toalhas e se precisar, use o secador de cabelo. Cuidado para não queimá-lo! Coloque sempre sua mão embaixo do secador para sentir a temperatura. Se estiver te incomodando, afaste ou diminua a temperatura.
Prefira sempre xampus e sabonetes específicos para animais e evite os inseticidas. Existem várias opções seguras de produtos contra parasitos (pulgas e carrapatos), não precisamos correr o risco de intoxicá-los com talcos, xampus e loções.
A ideia é que o cão tome o menor número de banhos possível! Você pode escová-lo e usar lenços umedecidos para aumentar o intervalo entre os banhos e mantê-lo limpo e cheiroso.
Saiba mais sobre banhos aqui.
Evite usar perfume. Além do risco de alergias, o cão fica com o olfato prejudicado se estiver com um cheiro forte no próprio corpo.
Dentes
Escovar os dentes é fácil, se o seu filhote for acostumado desde cedo. Comece com uma escova bem macia, por alguns segundos e premie seu animal com um petisco ao final de cada escovação. Aos poucos vá aumentando o tempo até conseguir escovar todos os dentes. Todos os filhotes de cães e gatos trocam os dentes, assim como as crianças! Aproximadamente aos 4 meses, ocorre esta substituição. Nem sempre percebemos o dente mole e a “janelinha” porque o dente definitivo substitui o dente de leite somente quando este está pronto para cair. As vezes o dente cai no chão, as vezes é engolido…sem problemas. Mesmo sabendo que eles vão trocar a dentição de leite pela definitiva, vale a pena iniciar cedo, para eles acostumarem. Se possível, escove os dentes do seu animal, diariamente.
Pulgas, Carrapatos e Filariose
Converse com seu veterinário.
Existem produtos seguros (que não são tóxicos) que devem ser aplicados de forma preventiva, mensalmente.
Antes de levar seu animal para passear pela primeira vez, use um produto para evitar que ele leve parasitos para sua casa.
A filariose é uma verminose transmitida por mosquito, que se instala no coração de cães (nos gatos é raro, mas possível). Existem áreas endêmicas (aqui no RJ, a região dos lagos, por ex.) e outras com menor incidência – converse com seu veterinário.
A filariose também deve ser prevenida mensalmente.
Obediência
Os filhotes são completamente capazes de aprender, mas precisamos ter paciência e persistência.
Quanto antes eles souberem o que nós esperamos deles, melhor.
É muito comum as pessoas deixarem o filhote fofo e limpinho subir na cama, no sofá etc. Assim que ele cresce um pouquinho, mudam de ideia. Assim ele fica confuso!
Mostre o que pode e o que não pode, desde cedo. Quantas vezes ele subir no sofá proibido, mande-o descer. Se for necessário interferir para interromper a ação, saia do ambiente ( a tendência é ele sair atrás de você) ou retire-o do ambiente. Assim ele vai perceber de forma clara que sempre que ele age de forma inadequada, ele perde sua companhia.
Para evitar que os gatos subam nas bancadas da cozinha, na mesa de jantar etc, devemos retirá-los imediatamente. Saiba que este é um comportamento natural dos gatos e esperar que ele não suba pode ser frustrante!
Não devemos nunca causar medo num filhote para ensiná-lo.
Para ensinar os filhotes de cães a usarem uma área específica pra urinar e defecar, clique aqui e leia o texto.
Os gatos costumam usar a caixa sanitária, espontaneamente. Mas ajuda muito posicioná-la em um local tranquilo (longe da maquina de lavar ou de uma área com muita circulação de pessoas ou animais) e mantenha-a limpa. A conta básica é uma caixa para cada gato da casa, mais um. Ela deve ter um tamanho mínimo para caber o gato inteiro dentro dela.
Acostume seu cachorrinho a usar a coleira e a guia em casa, antes mesmo de poder passear na rua. É muito frequente o primeiro passeio na rua ser quase um quadro de humor…o filhote empaca, se embola nas nossas pernas, enfim, não custa nada treinar um pouquinho em casa antes de sair para rua.
SEMPRE LEVE SACOS PARA RECOLHER AS FEZES DO SEU CACHORRO DA RUA.
Considere adestrar seu cachorro. A obediência básica se conquista em pouco tempo e transforma a relação do cão com sua família. Um cão educado pode acompanhá-lo a passeios, festas e casas de amigos. Não temos o direito de incomodar quem não gosta ou quem tem medo de animais. É responsabilidade da família ensinar seu animal a não pular e não latir exageradamente.
Você pode adestrar seu cão sozinho ou com ajuda de um profissional (fica bem mais fácil!).
Esterilização
É recomendável castrar as fêmeas de cães e gatos antes do primeiro cio para evitar o surgimento de tumores de mama no futuro. Em geral, o primeiro cio ocorre em torno dos 6 meses de vida.
Os machos de gato, costumam urinar na casa para marcar território e procurar qualquer alternativa para fugir e sair para cruzar, considere castrá-lo precocemente.
Saiba mais sobre esterilização clicando aqui.
Enriquecimento Ambiental e Diversão
Os filhotes precisam de muita atenção e brincadeira. Se você não tem tempo ou disposição, desista de adotar ou comprar um.
Existem brinquedos de todos os tipos e tamanhos. Cuidado com aqueles que soltam pedaços que podem ser engolidos. O ideal é que a brincadeira seja sempre iniciada por nós, humanos. Deixar uma cesta de brinquedos, parados num canto não é brincar. Chame seu animal e comece a jogar uma bolinha ou puxe uma cordinha para seu gato “caçar”. O momento de encerrar a brincadeira também deve ser determinado por nós, a não ser que seu filhote esteja precisando de uma pausa para descansar.
Os gatos gostam muito de “postos de observação”. Você pode deixar uma prateleira vazia ou até mesmo instalar algumas para ele ficar olhando o mundo lá do alto. Veja alguns exemplos, clicando aqui .
Ofereça um arranhador para ele renovar suas unhas, deixar suas marcas e evitar arranhar seus estofados. Se ele não estiver usando o arranhador, posicione-o próximo ao móvel preferido e corrija-o sempre que ele arranhar o móvel. Aplicar um pouco de catnip (erva do gato, saiba mais aqui) no arranhador também ajuda (para saber mais sobre arranhadores, clique aqui).
Os cães precisam passear. Por mais que seu animal seja pequeno ou sua casa muito grande, os passeios são fundamentais. Na rua, os cães são estimulados (percebem e deixam odores, escutam sons diferentes), socializam com outros animais e pessoas, além de fortalecer os laços com seu tutor. Saiba mais sobre passeios, aqui.
Estas orientações são uma base para uma parceria harmônica e para seu animal crescer de forma saudável.
Converse com um/uma veterinário/a e tire todas as suas dúvidas!
Dra Rita,
Estou passando por um sufoco, comprei um Yorkshire ele está com 70 dias e quando comprei era muito leiga sobre procedência correta de comprar filhote, canil confiáveis mas acabei me empolgando e comprei primeiro anúncio que vi.
Logo segundo dia que ele estava comigo ele apresentou fezes muito mole e com um pouco de sangue falei com o SER que vendeu pra mim a mesma disse que era NORMAL, tudo pra ela é NORMAL claro imediatamente fui veterinário e estou esperando o resultado do exame mas a suspeita é de Giárdia.
Estamos dando papinha pronta pra ele 4 vezes ao dia orientação do veterinário e hoje sai resultado do exame.
Enfim, gostaria de ajuda de vocês pois estou preocupadíssima sofrendo muito já pesquisei sobre remédios e tratamento da Giárdia, ouvi falar de água de coco é bom pra ele? Não penso em outra coisa a não ser sua cura ele é quietinho calmo é a nossa alegria e não medirei esforços para vê-lo 100%.
Mando alerta pra todos que queiram comprar um animal JAMAIS COMPRE ANÚNCIO DA INTERNET, e NUNCA compre de pessoa que não passar o telefone fixo te passa que trata animal como MERCADORIA E NEGÓCIO, certifique-se se tem contrato, visite o local onde ficam os filhotes verifique se as vacinas tem assinatura do VETERINÁRIO (coisa que o meu não veio o SER que me vendeu que dá a vacina)
Minha missão é cuidar dele jamais o devolveria desculpe ele não é mercadoria que está defeito ele precisa de cuidados carinho e muito atenção.
Obrigada
Ana Cláudia
Boa tarde doutora,
Tenho uma Shitzu que agora em julho irá completar 07 meses e não para de latir, principalmente quando prendo ela na area que costuma ficar.
Assim q soltou pela casa ela fica um pouco mas calma, mas quando esta presa eu posso brigar que elae ela late mas ainda.
Além disso não pode ver minha filha de 07 usando camisola e meias que logo quer morder,se minha filha senta a mesa p/fazer as refeições ela quer morder o pe, aí prendo e começa o desespero!!!Late sem parar. Engraçado q é só com ela pq comigo ela não repete os atos.
Alguma recomendação????
Olá Ana Claudia,
é muito comum os filhotes apresentarem alterações nas fezes, por diversos motivos.
O tratamento da giardíase pode ser simples ou mais demorado, depende de cada caso.
Se ele está bem, não se preocupe.
Ele vai se recuperar e crescer saudável.
O comercio de animais deve ser realizado com responsabilidade e respeito.
Evite comprar animais sem checar a qualidade da criação.
Abraço
Rita Ericson
Olá Leila,
são muitas recoemndações…sua cadela precisa de obediencia basica.
Os cães percebem que as crianças são menos “poderosas” e tendem a desobedecê-las.
Leia os textos:
http://www.bichosaudavel.com/medicina-veterinaria-preventiva-%E2%80%93-saude-fisica-e-mental/
http://www.bichosaudavel.com/meu-cao-late-demais/
http://www.bichosaudavel.com/dicas-para-bom-comportamento/
Mande noticias
Abraço
Rita Ericson
Doutora, muito obrigada.
Descobrimos que ele está com outro probleminha não era giárdia e sim Isóspora, mas graças a Deus ele está tomando antibiótico a uma semana e está ótimo já dando trabalho.
Sobre essa doença doutora a veterinária falou que ele está bem mas é pouco mais grave mas ele reagiu bem.
Ele está com quase 3 meses doutora e uma das orelhinhas dele não está levantada e coloquei novamente a fita, tem algum problema? vejo que o incomada um pouco, ouvi falar que gelatina é bom pra isso mesmo?
Abraços
Olá Ana Claudia,
não há comprovação científica que a gelatina ou qualquer outro procedimento sejam eficazes para manter as orelhas eretas.
Não se preocupe, esta questão é unicamente estetica!
Abraço
Rita Ericson
bom dia.
eu tenho 2 rottweiler com 3 semanas são bem pequenos.Um deles chora muito principalmente durante a noite, eu já nem sei mais o que fazer! isso é normal? o que eu posso fazer para acalma-lo? ele como muito, se deixar ele come sem parar é necessário tirar a ração de perto dele para ele parar de comer.
Olá! Minha cadela teve uma filhota, queria saber se posso crialas juntas, são da raça akita, ja ouvi varios depoimentos de quando a filhota atingir a fase adulta as brigas com as fêmeas aconteceram. É Verdade?
Olá Gleice,
alguns filhotes podem demorar alguns dias para se adaptar, principalmente se foram separados da mãe muito cedo.
Controle a quantidade de ração de acordo com a tabela no pacote.
Saiba mais em: http://www.bichosaudavel.com/qual-e-a-melhor-racao/
Mande noticias
Abraço
Rita Ericson
Olá Raquel,
as brigas não ocorrem porque as duas são femeas, isto é um mito.
O maior problema entre cães que brigam é a disputa pela liderança.
Esta situação é muito individual, se uma das cadelas for extremamente submissa e a outra dominante, não acredito que você terá problemas.
Tudo depende da individualidade delas e da maneira que serão criadas.
Saiba mais em: http://www.bichosaudavel.com/agressividade-caes-e-gatos/ e http://www.bichosaudavel.com/introduzindo-um-novo-animal-na-casa/
Abraço
Rita Ericson
ola dr. conseguir resolver a situação da comida do meu filhote muito abrigada. mais surgiu outro problema com este mesmo filhote. ele esta comendo fezes. o que devo fazer?
obrigada desde já.
Olá Gleice,
leia o texto:http://www.bichosaudavel.com/coprofagia-comer-fezes/
Se restarem duvidas, entre em contato.
Abraço
Rita Ericson
o meu cachorro ele tem 1 mes e ele so quer comer leite o q eu faco
Boa noite ! Tenho um shitzu,dou comida para ele duas vezes ao dia e quando coloco ele não come logo em seguida,nos sites fala que o ideal
e dar três ou quatro vezes ao dia. O que é melhor ? duas ou tres ? / 2° Ele está com umas bolinhas na orelha vermelha aparentemente parece ser sangue dentro,tem uma maior está bem vermelha mas já esta com uma menor e outra ja em crescimento.Estou passando uma pomada antiflamatória mas acho que isso não vai resolver está se alestrando, que tipo de doença posso ser/ ele está com 2 meses e meio?? 3° Como posso escovar os dentes dele com qual escova e se usa algum produto? aguardo retorno .muito obrigada
Olá Wictor,
o leite de vaca não é adequado para cães.
Ofereça uma papinha de desmame ou um substituto do leite canino (a venda nas pet shops).
Abraço
Rita Ericson
Olá Schyrley,
aos 2 meses e meio, o filhote deve comer de 3 a 4 vezes ao dia.
A partir dos 4 meses, ele pode comer 2 vezes ao dia.
Saiba mais sobre escvação de dentes: http://www.bichosaudavel.com/escovando-os-dentes/
Quanto as duvidas dermatológicas, não é possivel opinar sem examinar seu animal.
Leve-o para consulta veterinaria.
Abraço
Rita Ericson
Boa noite!
comprei uma cachorrinha Poodle e trouxe para casa com 18 dias.ela mama o leite Nan com uma gema,mel,uma vitamina que o veterinário receitou e creme de leite.Essa semana ela tomou vermífugo e já está dois dias com diarreia.Isso é normal?
ola, adquiri uma rottweiler de 60 dias e o canil me orientou a dar 4 vacinas da vanguard plus por se tratar de uma linhagem alemã, esta vacina é melhor que as outras mesmo? onde encontro para comprar?
Abraços
Olá Rosemary,
infelizmente não há nenhuma formula caseira, substituta do leite materno, que não cause diarreia.
Eu recomendo usar os substitutos do leite canino, a venda nas petshops, ou introduzir uma papinha de desmame ou ração de filhotes batida no liquidificador.
Abraço
Rita Ericson
Olá Mauricio,
o mais importante, além da procedência das vacinas é que sejam aplicadas por um veterinario.
É fundamental que ele se responsabilize pelo exame do animal, pela conservação da vacina e controle de datas.
Saiba mais em: http://www.bichosaudavel.com/vacinas-em-caes-e-gatos-quando-e-quais-usar/
Abraço
Rita Ericson
Boa noite Dra.,
Ganhei uma cachorra poodle toy a aproximadamente 1 mês, ela já estava grávida e teve os filhotes na minha casa; tomei todos os cuidados necessários para que ela tivesse um bom parto; comprei uma cama confortável; ela se alimenta de uma boa ração, entre outras coisa. Há 11 dias ela teve os filhotes, nasceram 4, mas 1 morreu. No inicio ela sangrava muito, mas depois foi diminuindo e chegou a cessar o sangramento (durou aproximadamente 5 dias). Acontece que ha 2 dias ela voltou a sangrar, bem pouco e, é mais grosso, parece uma gelatina. Gostaria de saber se é normal, pois algumas pessoas falam que é, outras que é normal apenas nos primeiros dias após o parto. Ela (Flora) parece bem, brinca com a gente, está se alimentando direitinho, bebe bastante água e está cuidando bem dos filhotinhos, amamentando… Estou só preocupada, pois os meus filhos adoram ela, e tenho medo de ser algo mais grave.
Desde já agradeço.
Izabella
Olá Izabella,
o risco é esta secreção ser proveniente de uma placenta ou filhote que restou no utero.
Você acompanhou o parto?
Reparou se cada filhote nasceu envolvido numa placenta?
Em geral, o sangramento pós-parto dura somente alguns dias, mas se ela está animada e se alimentando bem, fique tranquila.
Se ela ficar prostrada e inapetente, leve-a para atendimento veterinario.
Uma ultrassonografia detecta facilmente se há algum conteudo uterino.
Mande noticias
Abraço
Rita Ericson
Olá, boa tarde, tenho uma cahorrinha de 1 ano poodle
estou desesperada, ela não para de mijar nos meus tapetes.
O que fazer? Me ajudem!!!
Olá Gleicy,
leia os posts:
http://www.bichosaudavel.com/como-ensinar-seu-filhote-a-fazer-xixi-e-coco-no-local-certo/
http://www.bichosaudavel.com/dicas-para-bom-comportamento/
http://www.bichosaudavel.com/xixi-no-tapete/
Se restarem dúvidas, entre em contato.
Abraço
Rita Ericson
Bom dia, minha cachorrinha babi tem 2 meses ela tomou a primeira dose da vacina de verme, e a segunda dose ela tomou com uma outra marca tem algum problema? ela ficou muito trsite e sem apetite apo´s a segunda dose..
Olá Beatriz,
se a medicação é adequada para filhotes e foi administrada na dose certa, fique tranquila.
Ela já está animada e com apetite?
Mande noticias
Abraço
Rita Ericson
Olá Dra.
Em primeiro lugar gostaria de parabenizá-la pelo site, está me ajudando bastante, por que sou mãe de primeira viagem…rsrsrs, em segundo lugar tenho uma dúvida e gostaria muito que me auxiliasse.
Tenho um schnauzer que está hoje completando 40 dias, ele está ótimo e saudável. inclusive já até aprendeu a comer a ração que dou (com um pouco de água para amolecer a reção). Muito bricalhão e faz bastante xixi, acontece que ele quase não bebe água (já vi no seu site que isto é normal para filhotes)e agora está fazendo côcô muito duro. Ele faz muita força pra fazer suas necessidades. Você acha que pode ser pela pequena quantidade de água que ele está bebendo?? Já fiz de tudo para ver se ele bebe mais água, mas nada funciona. Por favor me ajude. Ah…e ele não bebe mais leite.
Att
Anna Carolina
Olá Anna Carolina,
obrigada pelo elogio! Eu também adoro escrever.
Divulgue para seus amigos.
Experimente oferecer gelo ou água gelada para ele.
Acredito que dentro de poucos dias ele vai começar a beber água normalmente.
A ração umida já é uma fonte liquida, mas você pode adicionar mais água até as fezes normalizarem.
Em seguida, passa a oferecer ração seca – talvez ele comece a beber agua neste momento.
Mande noticias
Abraço
Rita Ericson
Muito obrigada por responder tão rápido. Pode deixar que vou indicar para os meu amigos. Vou tentar oferecer a ele gelo. Tenho medo de dar a ração seca e ele não conseguir mastigar, já que ele ainda não tem todos os dentes. Mas também vou tentar fazer isto.
Mais uma ez muito obrigada
Anna Carolina
Olá Dra.
Tenho um filhote de poodle toy, está com 55 dias, já dei 2 doses de vermífugo e já tomou a 1ª dose da vacina v8, já come a ração seca, estou dando a dog chow para filhotes raças pequenas, a veterinária mandou eu começar a misturar a dog chow papita, mas eu achei que amoleceu as fezes dele. Por isso parei de misturar e só estou dando a dog chow para filhotes. A minha preocupação é que as vezes as fezes dele ainda saem um pouco amolecidas, mas ele está brincando e se alimentando bem, também bebe água normal. Outra preocupação é que as vezes fica um resto de fezes no bumbum dele, limpo com um pano umedecido em água, depois ele fica toda hora arrastando o bumbum no chão. Só dei banho a seco nele, já posso dar um banho de verdade nele? desde já obrigada. Vera
Olá Vera,
é muito comum os filhotes ficarem com as fezes pastosas.
Qualquer mudança alimentar ou de rotina já é o suficiente.
Os cães peludos, frequentemente ficam com fezes presas ao pelo.
A maneira mais pratica é cortar um pouco os pelos ao redor do anus.
Saiba mais sobre banhos em: http://www.bichosaudavel.com/frequencia-de-banhos-nos-caes/
Abraço
Rita Ericson
Boa Noite! minha filha acabou de ganhar uma gatinha siames de 1 mês mais não sei o que dar para ela comer agora a noite pq ela é muito pequena não sei se é correto mais pequei um pouco da comida e amoleci com água morna pq alguém me disse que leite não é muito bom gostaria da sua ajuda obrigada.
Olá Ana Paula,
os grãos da ração para gatos filhotes são bem pequenos.
Ofereça para ela e observe se funciona…se precisar, amoleça com agua morna, mas assim que possível ofereça a ração seca, pura.
Abraço
Rita Ericson
Olá Dra.,
Hoje estou passando só para te deixar notícias do meu schnauzer que não estava bebendo água lembra??
Pois é, ele aprendeu. Adorou o gelo e foi através dele que me cachorro teve mais vontade de beber água.
Agradeço as suas dicas.
Att
Anna Carolina
Olá Dra.
Tenho um maltês de 4 meses,o Boby ele é um travesso…
De uns dias pra cá percebi que ele está comendo apenas uma vez ao dia,antes eu o alimentava 2 vezes ao dia e ele comia rapidinho, agora dou uma porção de 60 gramas de manhã e ele fica o dia todo comendo de pouquinho.Isso é normal? Ele está com 2,400 kg e a ração que dou á ele é a Royal Canin.
Outra coisa também, pretendo castra-lo até o final do mês, para evitar doenças e tbm para não criar o hábito de marcar território, pois ele fica dentro de casa.
Mas estou um pouco receosa pois há muitas variações de preços e explicações um vet no qual levei para ele tomar a 3°dose da vacina disse que o filhote macho é simples a castração por isso não é tão caro.
Desculpe pelo tamanho do comentário pois são tantas duvidas rs.
Obrigado
Amanda
Que ótimo, Anna Carolina!
Obrigada pelo retorno,
abraço
Rita Ericson
Olá Amanda,
o ideal é alimentar o animal 2 a 3 vezes ao dia, mas sem deixar o alimento disponível.
Se ele se acostumar e perceber que se não comer em aproximadamente 5 minutos, a comida “some” (você retira) ele vai passar a comer melhor.
Leia o texto:http://www.bichosaudavel.com/meu-cao-nao-quer-comer/
Se restarem duvidas, entre em contato.
Quanto a castração, é verdade, o procedimento é simples, mas a anestesia precisa ser usada com critério.
Abraço
Rita Ericson
Boa Noite Dra.
Hoje dei a terceira dose do vermífugo petiz plus para meu filhote de poodle toy de dois meses, as fezes dele amoleceram, é normal? Ele está se alimentando normal e brincando, mas estou preocupada devido as fezes estarem moles, ele já defecou varias vezes hoje. O que eu faço?
Obrigada
Abraço
Vera
Oi Dra.
Obrigado pela sua resposta,pela rapidez e dedicação.
Vou fazer o que você me orientou.
Até mais
Olá Dra.
Ontem após vermifugar meu poodle de dois meses, ele está com diarreia, continua brincando e comendo, mas não para a diarreia. Dei o vermífugo petzi plus, já é a terceira dose, das outras vezes amoleceram as fezes, mas não como dessa vez. No lugar da água estou dando soro caseiro. Isso é normal? O que devo fazer
Obrigada
Vera
Olá Vera,
se ele não melhorou, leve-o para atendimento veterinario.
abraço
Rita Ericson
Olá Vera,
não é normal, mas é frequente.
Converse com o veterinario(a) dele.
Abraço
Rita Ericson
Olá dra eu tenho uma Pit Bull de 3 meses com as vacinas em dia, minha namorada tem um Shih tzu com apenas 2 doses tomados, e ele é mais velho que ela, posso colocar os dois juntos ou melhor esperar o cachorrinho dela tomar a 3ª dose?
Bom dia, Doutora.
Tenho um York de 9 meses e ele esta com o coração grande e hipertensão pulmonar, o cardiologista que esta tratando dele disse que por ser filhote não pode entrar com medicamento para o coração e que iria tratar a principio so da hipertensão com o xapore bricanyl broncodilatador, que eu dou de 12 e 12 horas, sendo que li numa reportagem que cachorro com coração grande não pode comer qualquer ração, eu dou a ele Dog Chow Papita, e na reportagem diz que essa e nem a pedigree são recomendáveis. Seria bom da a ração Golden, a senhora sabe me informar se essa informação procede?
Olá Alex,
se os 2 filhotes estiverem saudáveis e sem contato com a rua nem com outros animais, fique tranquilo.
Eles podem conviver.
Abraço
Rita Ericson
Olá Raquel,
não acredito que a limitação nutricional se relacione a uma ou outra marca e sim a composição da ração.
Converse com o cardiologista que o atendeu, se há recomendãçoes nutricionais para seu york.
Abraço
Rita Ericson
Oi Drª, bom dia!
Tenho um yorkshire que é minha alegria. Mas ontem a noite percebi uma situação diferente e estou em pânico. Ele não é muito chegado na ração dele, come quando a fome aperta MESMO
Oi Drª, bom dia! Tenho um yorkshire que irá completar 8 meses dia 14. Ele nunca foi muito chegado em ração, come quando não aguenta mais de fome. Gosta de petiscos, biscoitos, bifinho. Porém ontem percebi uma situação diferente. Eu sabia que ele estava com fome e como havia ido na casa do meu namorado, tinha comido a ração do cachorro dele. A noite ele ficou chorando quando eu estava comendo presunto, então eu dei pra ele tb, não muito. De repente ele bebeu muita água e pouco tempo depois fez xixi bem clarinho. Entrei em pânico, já achando que ele está com insuficiência renal. Porém ele continua ativo e brincalhão. Observei ele hj cedo e ele repetiu o xixi, um pouco mais amarelinho, mas não com a cor tão viva que é de costume. Uns 20 minutos depois fez só um pouquinho, amarelinho. Ele comeu hj cedo, brincou e latiu bastante, por favor, me ajude, o que pode ser??? Muito obrigada!!
Olá Mariana,
leia o post: http://www.bichosaudavel.com/meu-cao-nao-quer-comer/
Abraço
Rita Ericson
Olá Mariana,
pelo seu depoimento, não acredito que você precise se preocupar.
Siga as recomendações do post sobre alimentação.
Quanto à coloração da urina, ela é muito variável, de acordo com a quantidade de água ingerida.
Abraço
Rita Ericson