Ração Comercial ou Dieta Caseira – alimentação natural?

  1. Nelson disse:

    Polêmico! como Zootecnista e Med. veterinário concordo plenamente com a substituição da ração industrializada pela caseira, no entanto acho que muitos estudos ainda devem ser realizados!

  2. rtercsn451 disse:

    Os veterinários que trabalham e estudam nutrição têm muito a nos ensinar! E os proprietários a realizar!
    Abraço
    Rita Ericson

  3. Rosane disse:

    Rita, o meu Golden Retriver tem 4 meses e está magro, com 9,5kg. Ele está comendo a ração Pro Plan para filhotes, só que ultimamente não tem comido muito.
    Tenho acrescentado um pouco de frango cozido e desfiado à ração dele. Aí sim, ele come que é uma beleza!! Até deu uma engordada! Mas meu medo é ele não querer comer mais a ração pura, sem o frango. Estou fazendo o certo, qual é a melhor opção neste caso?

    Grata,

  4. rtercsn451 disse:

    Olá Rosane,
    realmente existe a possibilidade do seu golden ficar exigente demais e não querer comer ração pura. Insista! A Proplan é de ótima qualidade, faça como recomendado no http://www.bichosaudavel.com/meu-cao-nao-quer-comer/
    Coloque o prato no chão e saia de perto. Volte 5 minutos depois e se ele não tiver comido, retire o prato do chão e só ofereça na refeição seguinte.
    Se você não “aguentar” e o coração amolecer demais, faça uma transição: vá diminuindo a qauntidade de frango até ficar ração pura.
    Boa sorte!
    Abraço
    Rita Ericson

  5. Fernanda disse:

    Rita, Boa Tarde!!

    Acabo de ganhar um filhote mestiço a Pitbull, onde a mãe é uma mistura de Boxer com Fila, e o Pai Pitbull com Perdigree, ela(uma femea) está com um mês, como devo estabelecer a alimentação dela, dou apenas ração, alterno com dieta caseira, qual a melhor dieta caseira a se dar???

  6. rtercsn451 disse:

    Oi Fernanda,

    o filhote de 1 mes já consegue comer ração ou papinha de desmame. Escolha uma ração de qualidade, para filhotes e ofereça 4 vezes ao dia, na quantidade recomendada pelo fabricante.
    É necessário pesar o filhote antes.

    Abraço
    Rita Ericson

  7. Rafael disse:

    Não foi dito na reportagem que a alimentação com base na dieta caseira tem muito mais chance de ter todas as patologias de cavidade oral, como tártaro, halitose gengivite entre outras.

  8. rtercsn451 disse:

    É verdade Rafael, a ração seca ajuda a remover restos alimentares dos dentes e deixa poucos residuos na boca!
    Obrigada pela contribuição.

    Abraço
    Rita Ericson

  9. carla saleme disse:

    Olá Dra.
    Tenho uma shih tzu de 09 meses e que foi diagnosyticada com displasia renal bilateral ..começou a apresentar epiosdios de vomito e perda de apetite. O exame de urina começou a mostrar perda de protínas e alguns cilindros.. a vet pediu q entrassemos coma ração renal Royal canin. Mas está mto difícil..ela n quer! Só quer comer o pat~e renal( só achei da Hills) e comida caseira. Mas p patê sai mto caro…Gostaria de saber uma dieta apropriada caseira p tentar diversificar sem sobrecarregar os rins dela.
    Obrigada. carla

  10. Rita Ericson disse:

    Olá Carla

    entre em contato com uma nutricionista veterinaria (recomendo a Dra Paloma Dalloz – paloma@equilibrioanimal.com) para prescrever uma dieta caseira adequada.
    Abraço
    Rita Ericson

  11. Aline Mendes disse:

    Olá, eu comprei um labrador de 2 meses há cerda de um mês atrás. Tinha cartela de vacina e tudo, com a primeira dose já dada. como ñ entendo muito de cães achei que tudo estava ótimo. Levei ele pra dar umas voltas na rua pela manhã nos 4 primeiros dias, depois choveu direto e ñ levei mais. Desde que o trouxe pra casa ele comia ração pedigree para filhotes e devorava mesmo. Era super brincalhão e em 2 dias destruiu tudo no quintal…rs. Foi qdo começou a ficar meio amoado e tossir. O nariz tinha sempre muito catarro, bem verde. E ele já ñ queria comer. Levei na vet que indicava na carteira de vacinação e ela afirmou que não vacinava labrador há muitos meses e que jamais utilizaria a vacina indicada no cartão pq era nacional e de péssima qualidade. Resumo: quem me vendeu o cão tinha até falsificado o carimbo da moça. A médica examinou e disse que era gripe, deu antibiótico (injeção), receitou remédio pra tosse e antibiótico oral tbm + vitamina. E falou pra darmos pastinha pra cachorro misturada na ração batida ou uma carninha moída feita em casa. Demos com a seringa mas aos poucos ele passou a aceitar bem. Qdo acabou a pastinha dei carne moída com macarrão e ele devorou, apesar de ainda estar ruinzinho. Depois disso foi melhorando mas nunca mais quis comer ração, nem pura nem misturada com comida caseira. Como ele estava doente acabei dando somente a comida mesmo e ele melhorou, os remédios acabaram. Ele estava feliz da vida e voltou a brincar como antes. Aí devolvi a ração e ele ñ aceita mais. De jeito nenhum, nem pura nem misturada. Só quer comida. Nem os petiscos de cachorro que ele gostava ñ quer mais. Parei de dar comida e hj é o 4 dia dele sem comer nada. Obviamente ñ evacua tbm. Está prostrado, sem brincar, o nariz começou a escorrer de novo, e os olhos estão meio vermelhos tbm. O que eu faço?? Tenho medo de estar deixando ele morrer!1 Helpppppp!!
    Grata desde já.

  12. Rita Ericson disse:

    Olá Aline,
    leve seu labrador para consulta veterinaria, ele pode estar doente.
    Ele tomou todas as vacinas?
    Abraço
    Rita Ericson

  13. Aline Mendes disse:

    Não tomou nenhuma vacina. A primeira, como havia dito antes, pelo visto foi falsificada e se foi dada foi nacional. A vet recomendou que déssemos a primeira dose de novo qdo ele estivesse bem de saúde. O antibiótico ainda ñ acabou ,mas qdo ele come comida fica bonzinho, brinca, engorda…ele tinha melhorado enquanto dei a comida e até engordou. Como parei de dar e voltei pra ração e ele ñ quer mais comer ração, já está há 5 dias sem comer e começou a ficar xoxo de novo. Masss, qdo vê nosso prato de comida fica todo animado. Me parece prostrado qdo é pra comer ração mas qdo é comida ele brinca como antes.

    Grata desde já…

  14. Rita Ericson disse:

    Olá Aline,
    se ele estiver saudável, você pode insisitir na ração como recomendado no site (não deixar disponível, retirar, sair do ambiente etc).
    Se ainda houverem sintomas de que ele está doente, faça uma revisão no veterinário.
    Abraço
    Rita Ericson

  15. Carol disse:

    Olá Dra., tenho uma vira-lata q é minha filha amada! Tem 5 anos e nunca me deu trabalho algum. Há uns 2 ou 3 meses vem apresentando sangue na urina depois de uma infecção urinária q foi tratada com antibiótico dado pelo Veterinário. Ela não apresenta qualquer outra alteração, come a ração, bebe água, faz xixi (com sangue) e cocô, brinca, late, corre, enfim, o estado geral dela é normal. Só vem fazendo xixi e cocô fora do seu ambiente q é o jornal na área, aliás, faz um pouco em cada lugar. O veterinário mandou dar chá de quebra-pedra pra ela por um tempo. Ela fez exame de sangue e deu tudo normal. Estou dando o quebra-pedra, chá de cavalinha, chá de unha de gato e própolis pra ela, pq sou adepta das medicina alternativa. Amanhã vou comprar uma ração dessas apropriadas para problemas renais tb. Ela melhorou muito depois dos chás, mas ainda não está curada. Gostaria de saber sua opinião no caso. Tenho muito medo de ela precisar de cirurgia e não tenho condições de pagar um ultra-som pra ela neste momento. Desde jé agradeço! Bjos

  16. Rita Ericson disse:

    Olá Carol,
    se a hematúria (sangue na urina) persiste, é necessário avaliar se ela não está com pedras na bexiga, uretra ou rins. É possível avaliar através de raio-x, mas o ideal é realmente a ultrassonografia.
    Algumas universidades oferecem este exame a preços populares, será que você não consegue agendar?
    Pode ser também que a infecção urinária tenha melhorado, mas não tenha sido completamnete curada. O ideal é realizar um exame de urina (EAS).
    Mande noticias!
    Abraço
    Rita Ericson

  17. Susana disse:

    Olá Dra.,
    Eu sempre dei ração para os meus gatos (tenho 4)aliada a sopa de legumes com carne passados no liquidificador. E descobri que eles são politicamente corretos e vegetarianos, pois adoram alface, abóbora, quiabo. Eu sempre vario os sabores das rações e também a marca delas (eles estão comendo a Sabor e Vida e Cat Chow Vida Saudável, porque são as únicas que o Pablo, de 14 anos, consegue comer sem ficar com diarréia. Eles comiam a Golden gatos, mas enjoaram.
    Bjs

  18. Beatriz disse:

    Olá, sou estudante de veterinaria e recolhi uma cadela que foi abandonada na rua. A cadela (SRD), deve ter menos de 2 anos, sofre de insuficiencia renal. Como a racao para caes renais é um absurdo de cara tenho tentado manter ela numa alimentacao caseira equilibrada para sua condicao. Porem estou com muita dificuldade em encontrar informacoes no sentido de uma dieta que se aproxime mais do ideal, na minha cidade nem existem veterinarios nutricionistas.
    Agradeco qualquer auxilio.

  19. Rita Ericson disse:

    Olá Beatriz,
    entre em contato com a Dra Paloma, nutricionista veterinaria: paloma@equilibrioanimal.com
    Acredito que ela poderá te ajudar.
    Abraço
    Rita Ericson

  20. erilma pereira disse:

    Ola Dra.Rita,tenho dois cachorrinhos poodle.A minha femea morreu ha 3 meses(hoje faz 3 meses),ela morreu com insuficiencia renal apos ser tratada por uma semana com soro diario,aplicado na clinica.Comprei na epoca a pro line para insuficiencia renal,ela nao aceitou,agora queria saber se os outros podem fazer uso dessa racao,eles tem 9 anos e12 anos,a femea tambem tinha 12 anos(eram irmaos e tiveram esse filho que tem 9 anos).um abraco

  21. Rita Ericson disse:

    Olá Erilma,

    você não deve usar esta ração como rotina, mas pode aproveitar o que sobrou.
    Misture poucas quantidade da Pro Line na ração que elas estão acostumadas até terminar.
    Abraço
    Rita Ericson

  22. Fabiola disse:

    Boa tarde Dra. Rita. Minha irmã está com um pug, 6 meses de idade. Com todos os cálculos renais possíveis. Já fez cirurgia para retirá-los, faz 1 mês. Agora desenvolveu Diabetes. Qual melhor alimentação para ele? Obrigada.

  23. Thays disse:

    Quais os chás que posso dar para minha doguinha?
    ela é cardiopata…
    obrigada

  24. Rita Ericson disse:

    Olá Fabiola,

    existe no mercado pet uma ração específica para diabeticos, a Diabetic da Royal Canin.
    O veterinário que está tratando dele deve recomendar uma dieta específica.
    Abraço
    Rita Ericson

  25. Rita Ericson disse:

    Olá Thais,

    não sou especialista em medicina alternativa nem homeopatia.
    Leve-a para consulta veterinaria para diagnosticar e medicar sua cadela corretamente.
    Algumas ervas podem intoxicar e não devem ser administradas sem recomendação medica.

    Abraço
    Rita Ericson

  26. Catarina Godoy disse:

    Oi Rita…
    Meu cachorro é adotado, chegou aqui em casa magrinho, mas mudou rápido. Ele come comida caseira, as receitas foram indicadas pela veterinária dele. Meu marido acha que ele está obeso, mesmo tendo emagrecido nestes ultimos dias. Como posso descobrir se ele realmente está acima do peso?

  27. Rita Ericson disse:

    Olá Catarina,

    em sua homenagem, escrevi este post hoje!
    http://www.bichosaudavel.com/obesidade-em-caes-e-gatos/
    Se restarem duvidas, entre em contato!
    Abraço
    Rita Ericson

  28. Aline disse:

    Olá Rita. Infelizmente meu poodle de 6 anos foi diagnosticado com insuficiência renal e está fazendo soroterapia. Me informaram que ele teria que se adaptar a ração renal. Como sei que ele é acostumado com a antiga ração, que tipos de alimentos ele pode comer e que não façam mal a ele? Obrigada

  29. Rita Ericson disse:

    Olá Aline,

    o ideal é que ele só coma a dieta indicada para insuficiencia renal.
    No Brasil exitem 3 marcas Hill`s (k/d), Royal canin (Renal) e Vetlife (Renal).
    Outra opção é usar uma dieta caseira formulada por um veterinario com ingredientes adequados para a condição dele.
    Aqui no RJ eu recomendo a nutricionista veterinaria- Paloma Dalloz (paloma@equilibrioanimal.com)
    Abraço
    Rita Ericson

  30. Rose Agnes disse:

    Olá, ganhei um cachorrinho (labrador) quando ganhei ele, ele tinha +/- 1 mês e meio tentei dar ração ele mais ele não comia, então comecei a dar arroz com caldos pra ele, mais ele comia mto pouco, tentei alimentar ele com todos os tipos de raçoes mais ele não come, ele esta com quase 4 meses e continua comendo comida pq ele sempre rejeita ração, o problema é que ele está muito magro.Queria saber o que dar pra ele para ele engordar com saúde, e o que seria ideal para fazer ele comer ração.

  31. Rita Ericson disse:

    Olá Rose,

    faça como descrito no post: http://www.bichosaudavel.com/meu-cao-nao-quer-comer/
    Se restarem duvidas, entre em contato.
    Abraço
    Rita Ericson

  32. Aline disse:

    Olá, minha cadelinha Teckel, de 06 anos, tem propensão à formação de cálculos de estruvita. Já operou 3 vezes. Intercalo as rações Urinary, da Royal Canin e C/d da Hill’s. Gostaria de poder acrescentar outras coisas à dieta dela. Li que peito de frango e arroz também podem ser oferecidos nesses casos. Gostaria de saber o que posso incluir na dieta, já que a cachorrinha está enjoada da ração e está comendo muito pouco.
    Obrigada.

  33. Rita Ericson disse:

    Olá Aline,

    não sou especialista em nutrição, mas a adição de proteina à dieta não é recomendável.
    Se quiser, marque uma consulta com a Dra Paloma Dalloz (paloma@equilibrioanimal.com).
    Ela é nutricionista e pode até formular uma dieta caseira específica para o caso dele.
    Abraço
    Rita Ericson

  34. Isabela disse:

    Oi, Rita!Bom dia!Tenho uma vira-lata de 3 anos e quando ela era filhote só comia ração em minha mão.Em função do corre-corre do dia-a-dia não tinha mais tempo para tal prática, então tive que substituir a ração pela comida caseira; que ela só come se eu estiver perto da vasilha.Ontem, voltei a dar ração com um pouco de leite em pó e ela comeu, mas hoje não fez o mesmo.Me deram a dica de colocar a comida lá e deixar por uns 15 minutos e se ela não comer, devo tirar a vasilha e só colocá-la novamente na próxima refeição (no caso, a noite).Já tirei a vasilha e pretendo recolocá-la a noite, entretanto estou me sentindo muito mau com todo esse transtorno.Quero muito que ela aprenda a comer ração sozinha, pois essa dependência está prejudicando tanto a mim quando a ela!Por favor, me ajude!O QUE FAÇO? Muito obrigada pela atenção! Isabela.

  35. Rita Ericson disse:

    Olá Isabela,

    este problema é muito comum.
    Tem 1 post aqui no site: http://www.bichosaudavel.com/meu-cao-nao-quer-comer/ que explica o que fazer e há varios comentarios de pessoas satisfeitas com o resultado.
    Bom trabalho!
    Abraço
    Rita Ericson

  36. Fátima disse:

    Oi Rita!!
    Aqui estou novamente depois de tanto tempo sem falar com vc, pois, suas orientações foram maravilhosas Segui a risca e a Pietrinha cresceu forte e saudável,mas hoje a Minha Pet Pietra Shit-zu está com e 2 anos e 11 meses e foi constatada 4 pedras na bexiga após reaçização de um ultra som realizada ontem. A veterinária dela passou Clavulin (amoxilina e clavulanato de potássio 3ml de 12 em 12h e sepurim 1/2 cp ao dia e mudou a ração dela para a URINARY S/O da Royala Canin, marca que ela sempre usou às vezes alternando com premier. Acrescentei também com o consentimento dela chá de quebra pedra. Pergunto: Pode expelir as pedras com este tratamento? O que mais caseiro posso oferecer a ela? Vejo ultimamente tantos sites falando mal da ração e a favor da comidinha caseira que realmente não sei qual o mais correto. Sempre acrescento legumes com a ração,pois, ela é ruizinha de comer só a ração. Mas, basta colocar um pedacinho de chuchu, ou abobrinha e cenoura bem picadinho no meio da ração que ela come tudo. Estou tão confusa e muito triste com essa situação de agora. Ficou mais de 48h sem fazer xixi e cocô. Fazendo suas necessidades fisiológicas apenas uma vez e apoós uma caminhada a noitinha. Este tratamento pode fazer com que as pedras sejam expelidas? Pesquisei em vãrios sites e a resposta sempre a mesma que só com cirurgia. Pode me aconselhar o que devo fazer e também com evitar essas pedras?

    Obrigada mais uma vez pela sua maravilhosa atenção.

    ATT,

    Fátima Noujaim

  37. Rita Ericson disse:

    Olá Fatima,

    dependendo do tamanho e da composição dos urólitos (pedras), eles podem dissolver com a dieta.
    A melhor maneira de evitar uma nova formação de urolitos é através da dieta recomendada.
    Para substituir a ração por dieta caseira, é necessario formular com um veterinario especialista em nutrição.
    Mande noticias
    Abraço
    Rita Ericson

  38. Simone disse:

    Olá , o meu caozinho tem 07 anos , além da insuficiência renal foi descoberto a doença TVT . Gostaria de saber se existe outros meios de tratar TVT sem a quimoterapia?

    Att,

    Simone

  39. Rita Ericson disse:

    Olá Simone,

    o tratamento indicado é com medicamentos, mesmo quando se realiza cirrugia para retirada do tumor.
    Abraço
    Rita Ericson

  40. Simone disse:

    Olá , Qual o tipo de comida caseira que posso adotar para o meu cão que está com insuficiência renal e não quer mais comer a ração renal royal canine
    Att,
    Simone

  41. Simone disse:

    Olá, um dos meus cães, gosta muito de roer pano e pedra, tudo que ele encontra de objeto pega para morder e acaba ingerindo. Ele é muito agitado, tem quase 02 anos de idade.
    Att,

    Simone

  42. Rita Ericson disse:

    Olá Simone,

    para chegar a uma dieta balanceada, completa e indicada para o caso do seu cão, é necessário formular uma dieta com um veterinario nutricionista.
    Aqui no Rio, eu recomendo a Dra Paloma Dalloz (paloma@equilibrioanimal.com).
    Mande noticias
    Abraço
    Rita Ericson

  43. Rita Ericson disse:

    Olá Simone,

    o mair risco é ele engolir um pedaço de um objeto e fazer uma onstrução digestiva por corpo estranho.
    Ensine-o a não pegar mais…não é facil, mas vale a pena.
    A malhor maneira é fazer “armadilhas” para você pegá-lo no flagra.
    Deixe um objeto a vista, e fique olhando, mas disfaçadamente. Assim que ele pegar, não corra atrás dele, mas dê 1 bronca e coloque-o de castigo.
    O castigo ideal é o isolamento social, isto é, prenda-o em um comodo pequeno e sem graça (banheirinho, por ex.) por somente 5 minutos.
    Repita esta “operação” muitas vezes.
    Se você achar dificil fazer sozinha, procure um bom adestrador.
    Mande noticias
    Abraço
    Rita Ericson

  44. Aída Camargo disse:

    Olá Rita,
    Tenho um bulldog ingles com 11 anos obeso e esta com pedra no rim.O veterinario recomendou a ração Urinary da ROYAL CANIN.Será que posos junto a essa ração dar tambpem algum tipode chá que possa ajuda-lo? Estou preocupada,pois trata de um cão obeso e idoso que não tem condição de passar por cirurgia para retirar a pedra.
    No aguardo
    Grata

  45. Rita Ericson disse:

    Olá Aida,

    naõ sou fitoterapeuta, especialista no assunto.
    Se ele comer a dieta adequada, não acredito que um chá vá fazer muita diferença.
    Ofereça muito liquido para ele beber.
    Abraço
    Rita Ericson

  46. Selma Ligia Pardi disse:

    Meu cão é um poodle e tem 12 anos, desde outubro de 2011 já passou por 4 cirurgias devido a pedras na bexiga. Mudei a dieta dele, comecei a dar ração específica Royal Canin misturada à comida que faço com legumes, carne ou frango e arroz integral sem sal, e diluída em agua (Agua Leve). Hoje foi a quarta cirugia e pedi análise das pedras retiradas. Preciso saber qual a melhor dieta para meu cachorro, pois, já sofreu muito por causa das pedras. Por favor me dê dicas de alimentação sem a ração, pois, acho que está causando a formação das pedras. Obrigada.

  47. Rita Ericson disse:

    Olá Selma,
    para definir a dieta, é necessario saber a composição das pedras.
    Abraço
    Rita Ericson

  48. Ester Fernandes disse:

    Olá Rita, a minha poodle tem 5 anos, devido a ela não querer comer mais ração eu comecei dar comida caseira (carne moida, cenoura, batata), misturo com arroz, depois que começou a comer essa comida passou a fazer mais xixi e várias vezes e não quer tomar água, estou misturando um pouquinho de leite desnatado com agua, assim ela toma.
    É normal essa mudança com relação a quantidade de xixi?

  49. Rita Ericson disse:

    Olá Ester,
    não vejo relação entre a dieta e a poliuria (urinar mais).
    Leve-a para consulta veterinaria, ela pode estar com algum problema urinario.
    Abraço
    Rita Ericson

  50. Lara disse:

    Tenho um Labrador e foi-lhe diagnosticada Leishmaniose há 4 anos. Desde então tem andado medicado e faz exames regularmente para ver os níveis renais. Os rins de vez em quando apresentam níveis mais altos e foi-me aoonselhada uma ração da Royal Canine para cães com problemas renais. A ração é caríssima, por isso optei por uma dieta que tem dado bons resultados. O cão tem um aspecto óptimo, saudável, era muito gordo e tem um peso adequado e tem-se mantido estes anos (já tem 8) com uma doença terrível. A dieta consiste em: Soja grossa, courgette, grão, xuxu, beterraba, feijão cenoura, alface, grão, todos os legumes, no geral, excepto tomate e cebola. Cozo tudo e junto arroz, esparguete ou massa, no final sêmola de milho ou aveia para ficar espesso. De vez em quando variar e introduzir a carne. 250 gr de carne (normal mas sem muita gordura), refoga-se em azeite e alho (dá mais gosto e eles comem melhor), depois juntar legumes, pão de forma, 2 ovos cozidos, junta-se água, levanta fervura e juntar arroz ou massa. Nunca dar comida com sal aos animais, é sentenciá-los. Ter água sempre à disposição e de vez em quando dar-lhes uns suplementos de vitaminas aoonselhados pelo veterinário e ficam óptimos.

Faça sua pergunta!

Texto de Paloma Dalloz (nutricionista veterinária)

Eventualmente ouvimos alguém dizer: “Na minha época não havia tanta doença em cachorro, os animais morriam de velhice e comiam restos
da comida da casa”.

Não é bem assim…antigamente não existiam meios de diagnóstico como os de hoje, e quando nossos animais morriam não sabíamos se a causa era velhice ou doença.

Ao oferecer comida caseira  corremos o risco de não oferecer ao nosso animal todos os nutrientes necessários para uma vida saudável. É difícil afirmar que existe uma relação direta entre a alimentação extrusada (rações industrializadas) e o aparecimento de novas enfermidades. Em humanos (e lá vamos nós nos comparar mais uma vez a cães e gatos ), sabemos que existe uma relação estreita entre alimentação industrializada e conservantes com neoplasias, diabetes e outras doenças.

Clinicamente, observo que animais que se alimentam de dieta caseira têm mais disposição e  resistência  imunológica. É possível formular dietas caseiras para cães e gatos com insuficiência renal ou urolitíases (cálculos urinários), diabéticos, obesos, cardiopatas, portadores de neoplasias e também formular dietas funcionais (quando usamos propriedades dos alimentos para melhorar a saúde do animal). Mas, para isto, é necessário  balancear a dieta.
Como fazer uma dieta balanceada para um animal se não fazemos para nós mesmos? Ninguém come todos os dias a mesma coisa. Não pode! A variação de vitaminas e minerais é importante em qualquer organismo, até mesmo em nossos pets, então é preciso fazer com que os proprietários tenham  conhecimento de quais alimentos podem ou não ser oferecidos ao animal, mantendo o equilíbrio da dieta  sem refinar o paladar dos animais tornando-os exigentes demais.  Nas rações, as necessidades energéticas diárias estão inclusas nas tabelas de quantidades diárias recomendadas por cada fabricante.  A escolha do tipo de  alimentação – se caseira ou industrializada – dependerá do estilo de vida do proprietário, do tempo disponível para se dedicar à alimentação, dos custos e da condição de saúde do animal.


Carregando..
 
 
focinho do cachorro
rabo do gato