Comida de Gente? À Beira da Mesa?

cadela breno
  1. samantha says:

    olá! adorei o site! tenho uma pergunta: minha pinscher amanheceu bem, e no meio da manhã ficou prostrada na caminha dela, tremendo muito e quente. seu narizinho não estava tão quente como eu ja ouvi dizer que seria febre, estava úmido e morno. ela n quis brincar e nem comer. fez 2 cocos moles e bem fedidos. na hora q eu liguei para marcar a consulta na vet, a bichinha resolveu reagir e eu passei a maior vergonha! será que foi alguma coisa que comeu escondida ou cachorro pega gripe também? ela pode tomar melhoral infantil?
    ela tem 2,200kg.
    muito obrigada!
    beijos,

    samantha gemellaro.

  2. Lucia Barros says:

    Concordo plenamente! É horrível quando recebemos visitas e aquele
    ser tão peludinho – que adoramos quando faz a coisa certa mas, odiamos quando nos faz passar vergonha – começa a latir ou miar desesperadamente e bemmmm alto…isso sem contar nos arranhões nas pernas e as possíveis mordidas… Um desastre!
    Já passei por isso e na hora tinha vontade de morrer pois as visitas ou fazem
    cara de desaprovação ou pior, contribuem oferecendo mais e mais comidas
    proibitivas aos “pedintes”…
    Hoje, não passo mais por este problema pois meus animais nem sequer conhecem o “gosto do que é proibido” e nem do que é permitido. Eu, simplesmente não ofereço nada. Eles ficam tranquilos e nem pedem.
    Um segredinho básico que aprendi, é o de oferecer a comida deles exatamente no mesmo horário da refeição dos humanos.
    Com isso, eles tomam o desjejum, almoçam ou jantam conosco e tudo fica bem!

    Bjs,
    Lucia Barros

  3. Rita Ericson says:

    Olá Samantha,

    obrigada pelo elogio! Divulgue para seus amigos!
    O focinho quente é um mito!
    Leia mais:http://www.bichosaudavel.com/12-mitos-sobre-caes-e-gatos/ e http://www.bichosaudavel.com/mitos-sobre-caes-e-gatos-parte-ii/
    e escute os programas: http://www.bichosaudavel.com/programa-hora-do-blush-mitos-parte-i-08062011/ e http://www.bichosaudavel.com/programa-%E2%80%9Chora-do-blush%E2%80%9D-%E2%80%93-mitos-parte-ii-06072011/
    Ela pode ter comido uma besteira e se sentiu mal temporariamente.
    Os cães podem ter gripe, mas o curso da doença é diferente (saiba mais em: http://www.bichosaudavel.com/gripe-canina-ou-tosse-dos-canis/)
    O melhoral não é indicado para cães, em caso de febre, entre em contato com o veterinario dela.
    Abraço
    Rita Ericson

  4. Rita Ericson says:

    Olá Lucia,

    a melhor maneira é esta! Nunca ofercer, daí eles não pedem…
    O único senão de alimentar os animais na mesma hora das nossas refeições é quando o cachorro se acha o chefe da família…neste caso, eles devem SEMPRE comer após os humanos.
    No mundo dos cães, quem come primeiro, é o lider!
    Abraço
    Rita Ericson

  5. Lucia Barros says:

    Ai, meu Deus! Eles fazem esse tipo de relação também??????
    Parece que os bichos observam TUDOOOOOO mesmo!
    Meu cachorro já se acha ” rei sem trono”, imagine vendo esse meu erro?
    Será o meu fim,rsrsrs
    Vou me corrigir.
    Muito obrigada pela atenção.
    Bjs,
    lucia Barros

Faça sua pergunta!

Os bichos amam, muitas pessoas dão, mas pode?

Depende da família e do animal.

A princípio, os animais devem ser alimentados com ração ou com uma dieta caseira balanceada, sempre no comedouro deles.

É muito mais uma questão educacional e comportamental do que nutricional.

O olfato dos cães e gatos é muito superior ao nosso, eles sentem o cheiro dos nossos alimentos e se interessam, naturalmente. Se além de sentir o cheiro eles tiverem a oportunidade de provar, vão se apaixonar!

Aí começa a vida de “pedinte”…eles nos olham com aquela cara de abandono, olhar compriiiiiido e ninguém resiste. Afinal, um pedacinho de carne (ou cenoura ou queijo ou frango ou ou…) não faz mal.

O problema é criar o hábito. Depois que um cão ou gato ganha um pedacinho de comida do dono à mesa, ele vai pedir sempre. Se nós mantivermos este costume, eles vão insistir e só vão sossegar se ganharem um pouquinho (ou muito!).

A pior situação é quando recebemos visitas. Assim que o animal começa a pedir (alguns são enfáticos, latem, raspam a pata nas nossas pernas e os gatos até pulam em cima da mesa) a nossa tendência é ignorá-lo e brigar, afinal estamos conversando. Este comportamento (humano) eu não acho justo! Um animal que foi praticamente adestrado a ganhar comida à mesa, levar uma bronca quando recebemos amigos. OU PODE SEMPRE, OU NÃO PODE NUNCA!

Se você não quiser criar nem manter este hábito, nunca ofereça. Se o seu bicho já está acostumado, páre de dar e ignore-o. Ele vai entender, mas é preciso ser consistente, se não pode mais, ele não deve receber mais nada e de ninguém. É preciso combinar esta nova regra com toda a família. Se for o caso de dar uma sobra de carne ou legumes para agradá-lo, coloque sempre no comedouro dele, no chão.

A ideia é o bicho saber que a única “fonte” de alimentos é o pote dele e não as mão dos humanos.

Se sua família não se importa, todos gostam de dar um pedacinho para o animal da casa, não brigue com ele. Mas fique atento ao alimento que estão oferecendo. Animais não devem comer alimentos muito gordurosos, temperados, condimentados, ossos, doces, bebidas alcoólicas entre outros. Para saber sobre frutas, clique aqui.


Carregando..
 
 
focinho do cachorro
rabo do gato