Intoxicações em Cães e Gatos

envenenamento
  1. Cecília Simões says:

    Olá,
    Estava passando k-otrine no chão da varanda, por conta de formigas e baratas que estão rodando por lá. Achei que meu gatinho estivesse preso, mas ele deu um jeito de escapar e apareceu no meio da aplicação. Andou por cima do veneno (estava diluído conforme explicado na bula) e depois ficou lambendo as patinhas. Eu tentei lavar com água, mas como estava lá fora e só tinha a água da mangueira, ele não deixou e saiu correndo. Tirei ele de lá e estou observando, mas ele parece estar normal. Já comeu e bebeu água várias vezes e agora está dormindo. Já tem umas 3 horas que isso ocorreu e não consigo falar com a veterinária dele. Que procedimentos devo tomar?

  2. Cecília Simões says:

    Olá,
    Meu gatinho pisou acidentalmente no k-otrine que estava sendo aplicado no chão (diluído, conforme consta na bula). Depois ele lambeu a patinha. Eu tentei lavar, mas ele não deixou. Já tem umas 3 horas que isso aconteceu. Estou observando e ele parece estar bem, mas não consigo falar com a veterinária. Gostaria de saber se há alguma coisa a fazer para evitar que o veneno faça mal para ele.
    Obrigada.

  3. simone says:

    minha cachorra esta esperando filhote esta de 1 mes de gestaçao e ,, agora esta esta com muito enjoo, esta evacoando sangue, nao esta mais comendo desde ontem esta bem fraca oque devo fazer/? muito obrigada desde ja.

  4. notei que desde ontem a noite minha cachorrinha poodle de 4 anos começou a se coçar muito ecaindo os pelos ..olhei se tinha alguma pulga ou carrapato naum encontrei.. mas o que me preoculpa eh a coçeira dela que foi repentina e com os pelos caindo…

  5. Rita Ericson says:

    Olá Olivia,

    espero que sua cadela se recupere, saúde!
    Mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  6. Rita Ericson says:

    Olá Cecilia,
    espero que seu gatinho esteja bem.
    Provavelmente, se ele não apresentou nenhum sintoma até agora, não vai acontecer nada de anormal.
    Mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  7. Rita Ericson says:

    Olá Simone,
    leve-a para atendimento veterinário assim que possível.
    Este quadro não é esperado durante a gestação.
    Mande noticias,
    abraço
    Rita Ericson

  8. Rita Ericson says:

    Olá Telma,

    estes sintomas podem ser comuns a diversas causas.
    Impossível opinar sem examinar seu animal.
    Leve-o para atendimento veterinário.
    Mande notícias.
    Abraço
    Rita Ericson

  9. Alice says:

    Adotei uma gatinha q aproximadamente 1 mes e meio. No dia 03 de FEVEREIRO veio pra minha casa, dei banho, pois tinha muitas pulgas e tbem estava bem magra. Como tenho já dois gatos adotados, tenho como de costume o vermífugo VERMIPET filhotes, como não sabia o peso dela exato dei até um pouco à menos q o certo…MAs não quis pecar em dar demias. Enfim, ela estava cheia de verme, pois observei nas fezes dela. Dormia muito, não brincava e sempre atrás de mim querendo colo e proteção. Não deixei 1 min ela sozinha. Levei na veterinária e ela estava desidratada…fez um soroterapia nela e receitou vitamina , probiótico e comida especial AD de latinha e ração premier filhotes. Na noite de quarta feira e se animou, vi ela se dando banho, coisa q não fazia e comendo toda hora. Mas, ainda suas fezes estavam pastosas. Na noite de sexta feira ela colocou muito vermes pra fora (toxocaras cati), eram enormes. No sábado de carnaval, levei novamente na veterinária, ela de manha estava só com suas fezes pastosa, mas comeu normamente. A veterinária fez fluidoterapia 250 ml, logo depois ela não parava de fazer fezes, mas eram bem líquidas. A veterinária resolveu dar dois antibioticos um EV e outro na barriga. Trouxe ela p casa por volta das 14 horas. Ela comeu esfomeada..tadinha. E coloquei ela p descansar. Qdo foi 15:30 fui vê-la e ela não parava de mexer as duas patinhas da frente e os olhos bem aberto. Nossa na hora até Falei: GRAÇAS a DEUs…ela tá melhor, tá até brincando!!! Peguei e fui levar ela no colo até a comida. Qdo coloquei ela no chão p comer, simplesmente ela caiu de lado miando muito descontrolada e mexendo rapido todas as patinhas. Peguei ela no colo e seus olhos estava mexendo rápido e toda molinha. Não pensei duas vezes , sai a mil p a veterinária. Qdo chegou lá, a veterinária falou q ela tava com processo neurologico…ela não sentia as patinha. Falou q foi por conta dos vermes. Mas ela estava bem até as 12 horas do mesmo dia…só diarréia como os outros dias. A veterinária q estava fechando a clínica falou q era pra leva-la p casa e esperar, pois os gatos surpriende. Enfim, chorando muito por ve-la daquele jeito, trouxe ela com hiportemia pra casa e fiquei aquecendo ela. Ela reconhecia minha voz, pois qdo falava com ela, ela miava e tentava olhar, mas não conseguia. Qdo foi 19 horas ainda hipotermica, a temperatura até tinha subido de 33° para34°. Fui falar com ela…passei a mão na cabecinha dela…ela simplesmente mmiou e suspirou 3 vezes e veio a óbito. Nossa meu mundo desmoronou. Até agora não estou bem…foi 1 semana muito intensa com minha Doroty.
    OBS: Alguém poderia me ajudar…foi erro da veterinária? Ela deu muito antibiotico p ela? Como pode de uma ora pra outra ficar desse jeito. MUIto TRISTE! Até agora não me conformo, me sinto culpada e não poder ajuda-la. Só queria ela aqui comigo.

  10. Priscila says:

    Passei Max 3 anti pulgas na minha cachorra e esta aparecendo um esfarelado e o pelo tá caindo… o q pode ser?

  11. Suzete says:

    URGENTE

    Olá boa noite,
    Estou desesperada, pois tenho um cachorrinho filhote vira lata que amo muito, ele está tendo febre desde ontem, então dei à ele 5 gts de paracetamol ontem e hoje dei mais duas vezes, pensando que ele deveria estar com cólicas dei luftal 5 gts também hoje, e hj à tarde vi que um dentinho dele foi arrancado, mas não sei como talvez tenha sido o meu boxer que o machucou, ele toma leite, come bolacha e ração umedecida com leite, mas, ao anoitecer notei que ele está com um mau hálito terrível, fiz pesquisas na internet e vi que o PARACETAMOL é tóxico para cães e gatos, por favor me ajude, aqui não tem veterinário todos os dias só no sábado, porém tem uma loja que vende produtos e medicamentos para animais.
    POR FAVOR ME AJUDE, SOU LOUCA POR ELE, NÃO QUERO PERDÊ-LO.
    ABRAÇO.

  12. André says:

    meu cachorro está cagando preto, tá com muitas dores, ela teve uma confusão acho que é isso, quando o cachorro fica sem força cai no chão e começa a tremecer toda.
    dei agua morna com sau para ela, ela parou está melhor, mais
    está cagando preto, e sentido dores. pode mee ajudar?
    o que é?

  13. Suzete says:

    URGENTE…..
    Bom dia,
    Administrei paracetamol para o meu cãozinho filhote de vira-lata, ele é pequeno parecido com aqueles tipo salsicha, ele deve ter aproximadamente 4 meses de vida, no domingo passado, ele teve febre e no desespero o mediquei, ontem dei luftal por que ele ficava se encolhendo, então imaginei que fosse cólica intestinal, mas pesquisando na net vi que o PARACETAMOL é tóxico para cães e gatos, e aqui não tem veterinário durante a semana, só aos sábados, tem apenas a loja que vende produtos pet.
    Por favor me ajude, não quero perder meu cãozinho.

  14. Vânia says:

    Oi…o meu gatinho mal se aguenta em pé e esta sempre a cair. Continua com apetite ,por isso não sei o que se passa com ele. Parece também que um dos olhos dele esta mais fechado. Isto aconteceu agora de um dia para o outro. O que ele poderá ter?

  15. Débora says:

    Meu gato esta muito mal! não come a dois dias, eu dei a ele remédio para verme e ele tomou um terço do remédio e apos 15 dias tomou o outro terço do remédio, mas os vermes não acabaram, então eu resolvi dar um comprimido inteiro para ver se acabava com as vermes,mas após 5 dias ele começou a passar mal e a não querer mas comer e a vômitar, ele é filhote ainda, ´só tem uns 7 meses, o que eu faço, por favor me ajuda,ele só quer dormir e não esta se alimentando.

  16. Mariana says:

    meu gato comeu trevo de tres folhas, é toxico para gatos? ele vomitou as folhas inteiras depois

  17. Rita Ericson says:

    Olá Alice,

    que triste…receba meu carinho neste momento dificil.
    Quando a infestção por vermes é muito intensa, pode ocorrer sintoma neurológico.
    Os gatos podem apresentar viroses, especialmente quando filhotes.
    É impossível precisar a causa mortis sem realizar exames, mas pelo seu depoimento, vocês fizeram o possível para salvá-la.
    Acompanhe o estado de saude dos seus outros gatos nestes proximos dias. Também vale considerar vermifugá-los.

    Abraço
    Rita Ericson

  18. Rita Ericson says:

    Olá Pricila,

    acredito que sua cadela esteja com alguma alteração dermatológica, não acredito que seja causada pelo Max3.
    Leve-a para atendimento veterinário.
    É impossível opinar sem examina-la.

    Abraço
    Rita Ericson

  19. Rita Ericson says:

    Olá Andre,

    estes sintomas podem ser comuns a diversas doenças.
    Leia o texto: http://www.bichosaudavel.com/convulsoes-em-caes/
    Impossível opinar sem examinar seu animal.
    Leve-o para atendimento veterinário.
    Mande notícias.
    Abraço
    Rita Ericson

  20. Minha cocker tomou vermífugo, e colocou frontline, passou o dia bem ao fim da tarde de 16/02/2013 teve uma convulsão, levamos a veterinária que colocou ela no soro, hoje 17/02/2013 ela teve outra convulsão de manhã vindo a falecer.
    Pode ter sido que ela tenha lambido o produto?
    Ela escapou nesse dia fugiu de casa, mais passou o dia alegre.
    Enfim perdi uma companheira

  21. Rita Ericson says:

    Olá Vania,
    estes sintomas podem ser comuns a diversas doenças.
    Impossível opinar sem examinar seu animal.
    Leve-o para atendimento veterinário.
    Mande notícias.
    Abraço
    Rita Ericson

  22. Rita Ericson says:

    Olá Debora,

    leve seu gato para atendimento veterinário.
    Mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  23. Rita Ericson says:

    Olá Mariana,

    o trevo não costuma causar grandes problemas se ingerido em pequena quantidade.
    Se ele vomitou as folhas, melhor.
    Se ele continuar com sintomas, leve-o para atendimento veterinário.
    Mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  24. Rita Ericson says:

    Olá Carolina,
    o Front Line não é toxico, não acredito que tenha sido a causa das convulsões.
    É dificil afirmar a causa mortis sem saber o historico e relaizar alguns exames.
    Receba meu carinho, neste moemento tão triste.
    Abraço
    Rita Ericson

  25. Mariana says:

    ganhei uma gatinha siamesa um pouquinho maior que a palma da mao, e ela ta com um dos olhos inchadinho e escuro, posso tratar com soro fisiologico? e por ser filhote tem problema dar leite integral pra ela?

  26. João Vitor says:

    Olá Dra. eu enviei uma pergunta em outro topico, mas acabei não favoritando e agora não consigo achar de geito nenhum =/, por isso vou fazer essa pergunta novamente e neste topico que acho mais apropriado…
    Eu comprei um bull terrier que esta agora com 3 meses e 3 semanas, esta pesando em torno de 9,5 kg, ele machucou a patinha de tras brincando, fiquei muito preocupado e levei ao veterinario no dia seguinte, ele deu um anti-inflamatorio para meu cachorro, eu questionei sobre o risco de dar esse remedio para um filhote, pois poderia interromper o disco de crescimento do cão, ele é um veterinario experiente e bem conceituado na cidade, me garantiu que esse remedio (maxicam) não ia influenciar em absolutamente nada, que existia alguns antibioticos que tinham esse efeito de solidificar o osso prematuramente, mas eu estou preocupado mesmo assim e como eu vi que você deve ser uma excelente veterinaria, gostaria de sua opinião pra me deixar mais tranquilo, desde ja obrigada!

  27. Silvana says:

    bom dia.

    Minha gatinha es´ta intoxicada por benzoato de benzila, está internada, no soro,medicada e completamente prostrada.Em média a recuperação pode ser demorada?

  28. FabySaron says:

    Boa tarde.
    Meu gato estava desaparecido a três dias. E hoje ele apareceu pela manhã, miando muito, muito fraco e com um ematona roxo na barriga. Ele não come, não bebe. To desesperada. 🙁 Aguardo resposta!

  29. Rita Ericson says:

    Olá Mariana,
    os filhotes de gato não devem tomar leite de vaca.
    Existem substitutos do leite e papinhas de demsame, a venda nas petshops.
    Você pode lavar os olhos com soro, mas se não melhorar em poucos dias, leve-a para atendimento veterinário.
    Mande noticia.
    Abraço
    Rita Ericson

  30. Rita Ericson says:

    Olá João,
    não acredito que haverá problemas.
    Os antinflamatorios não devem ser administrados por periodos longos e costumam ter otimos resultados.
    Mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  31. Rita Ericson says:

    Olá Silvana,
    a melhora depende muito do animal e da quantidade de produto ingerida,
    mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  32. Silvana says:

    Olá dra Rita,

    Agradeço a resposta.

    Infelizmente minha gatinha veio a óbito, estou muito triste.
    abraço Silvana

  33. Rita Ericson says:

    Olá FabySaron,
    leve seu gato para atendimento veterinário o mais rapido possível.
    Mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  34. Iasmim says:

    Olá Rita, resolvi passar barrage nas paredes da casa porque há muitos carrapatos bem pequenininhos que acabaram de nascer e não quero que pegue na minha cachorrinha de um mes, tem perigo de intoxicação?

  35. Iasmim says:

    Olá Rita, estou muito triste porque minha cachorrinha (Formiga) morreu semana passada, ela defecava sangue, vomitava muito e não comia nada, eu levei ela no vet mas ele queria 400 reais para fazer o tratamento e eu não tinha condições para pagar. Você sabe o que pode ter ocasionado a morte dela?

  36. Mariana says:

    dra. minha gata é filhote de um mes mas ta cheia de pulga, posso dar banho ou colocar antipulga mesmo sendo tao novinha?
    outra duvida, meu cachorro foi diagnosticado com otite, colocamos remedio nele e ele melhorou, so que de uns dias pra ca ele vem batendo a orelha e chorado muito, a otite pode ter voltado mesmo depois do tratamento?

  37. Rita Ericson says:

    Que triste, Silvana,

    receba meu carinho neste momento dificil.
    Abraço
    Rita Ericson

  38. Rita Ericson says:

    Olá Iasmim,

    este produto é toxico, logo existe o risco, se o animal entrar em contato.
    Deixe o produto agir enquanto o animal fica e outro comodo da casa.
    Após o tempo recomendado de ação, lave bem as areas que foram tratadas.
    Abraço
    Rita Ericson

  39. Rita Ericson says:

    Olá Iasmim,

    que noticia trsite.
    Receba meu carinho.
    Estes sintomas podem ser comuns a diversas doenças.
    Impossível opinar sem ter examinado seu animal.
    Algumas universidades, instituições e prefeituras oferecem atendimento veterinário a preços populares e/ou gratuitos.
    Abraço
    Rita Ericson

  40. Rita Ericson says:

    Olá Mariana,
    o unico produto seguro que eu conheço, para filhotes desta idade é o Front Line spray.
    A otite pode recidivar, ocorre frequentemente.
    Abraço
    Rita Ericson

  41. lucio says:

    tenho uma poodle e ele esta no cio,ela fez coco mole e agora tah se babando.ñ é uma baba tipo espuma é liquido fica pingando sabe? sera que ela comeu alguma coisa que fez mal?tipo algum bixinho ou alguma sujeira,nao sei o que faço…

  42. Camila says:

    Passei um rémedio de pulga na minha gatinha..e entoxiquei ela, chamei o veterinario e ele receitou um antitóxico.. só q até agora ela ainda não come nem bebe e só quer dormir..Faz 2 dias já..queria saber se é normal ficar assim?
    e se ela tem chances de sobriviver? se tem mais alguma coisa q eu poderia fazer por ela? não sei muito sobre esse assunto..aguardo respostas obrigada (obs:ela não tem vomitos e nem diarreias..)

  43. Rita Ericson says:

    Olá Lucio,
    é impossivel opinar sem examina-la.
    Se os sintomas persistirem , leve-a para atendimento veterinario.
    Mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

  44. Rita Ericson says:

    Olá Camila,
    é impossivel opinar seme xmainá-la.
    Acredito que se ela está melhorando, vai ficar bem.
    É possivel internar o animal para fluidoterapia (soro) e “eliminar” o produto toxico mais rapidamente.
    mande noticias.
    Abraço
    Rita ericson

  45. lucio says:

    obrigado por responder ,ele esta melhor acreditamos que ela deve ter comido algo na brita ou algum bixinho …
    atenciosamente lucio rogerio;

  46. ola minha gatinha esta a 3 dias com uma diarreia muito forte o que devo fazer e uma diarreia que e da cor de barro e tem um odor muito forte me ajude!!!!!sera que ela foi invenenada????

  47. Rita Ericson says:

    Olá Karoline,

    estes sintomas podem ser comuns a diversas doenças.
    Impossível opinar sem examinar seu animal.
    Leve-o para atendimento veterinário.
    Mande notícias.
    Abraço
    Rita Ericson

  48. yasmim says:

    Olá,meu cachorro (pincher)ele começou alguma coisa na rua em quanto eu o leva-vá para passear,logo depois ele não comia mais nada e só bebia água e vomitava a ração,mudei de ração e mesmo assim ele não melhorou,pretendo leva-lo ao veterinário mas antes gostaria de saber pelos sintomas o que voCê acha que é?!

  49. Mariana says:

    dra. meu gato come bem, mas ele nao engorda de jeito nenhum, parece um magro saudavel pois nao da pra sentir as costelas, mas pelo que ele come, esperava que fosse mais gordinho, isso poode ser algum problema de saude ou depende do animal?

  50. Rita Ericson says:

    Olá Yasmin,
    realmente parece um quadro de intoxicação.
    Mande noticias.
    Abraço
    Rita Ericson

Faça sua pergunta!

As intoxicações são muito comuns na rotina das clínicas veterinárias.

A causa mais frequente é a administração de medicamentos humanos para cães e gatos. Muitas vezes, na melhor das intenções, o responsável pelo animal causa uma grave intoxicação ao medicá-lo com “um simples remédio para dor”.

Além de produtos extremamente tóxicos, existem várias substâncias potencialmente perigosas para os cães e gatos, dentro das nossas casas. Tudo depende da quantidade ingerida (ou aplicada no animal) em relação ao peso do cachorro ou gato.

Você sabia que um pedaço de chocolate amargo pode até matar um cão de pequeno porte?

Segue uma lista dos tóxicos mais frequentes:

  • anti-inflamatórios não esteroides- diclofenaco, ibuprofeno, aspirina, paracetamol (Tylenol) entre outros.

Os animais podem apresentar alterações digestivas (vômitos e diarreia), hepáticas e renais. O quadro pode ser muito grave, levando ao óbito.

  • inseticidas- para controle de pulgas, carrapatos, ratos, baratas e cupins.

Existem muitas drogas seguras no mercado, mas preste atenção ao modo correto de utilizar.

Os produtos a base de piretrina e permetrina- geralmente de uso tópico (talcos, shampoos, sabonetes e coleiras) são seguros se corretamente utilizados, mas não devem ser utilizados concomitantemente na hora do banho, no corpo do animal e na casa por aumentar muito o risco de intoxicação.

Os produtos para tratar sarna (amitraz, por exemplo) devem ser diluídos corretamente e utilizados somente em cães. Se no rótulo ou bula do produto não for especificado o uso em gatos, NÃO utilize.

Existem também pesticidas a base de organofosforados e carbamatos que são extremamente tóxicos para humanos e animais domésticos. Cuidado com os inseticidas para insetos! O spray se deposita no chão e seu animal pode pisar e/ou lamber o produto.

  • alimentos- sabemos que os animais devem receber uma dieta adequada e balanceada. Alguns proprietários oferecem comida ao invés de ração industrializada. Isto é possível, mas é fundamental formular esta dieta com um nutricionista veterinário. As necessidades nutricionais são diferentes entre as espécies. Para saber mais sobre dieta caseira, clique aqui.

Alguns alimentos humanos são potencialmente tóxicos como:

  1. chocolate: além de ser rico em gordura, contém cafeína e teobromina que são estimulantes do sistema nervoso central. Os diferentes tipos de chocolate contém diferentes níveis destas substâncias. O animal pode apresentar vômito, diarreia e até convulsão em casos graves. Quanto mais amargo e escuro o chocolate, maior a concentração de cafeína e teobromina. Para um cão se intoxicar comendo chocolate branco, ele precisaria comer 2 Kg de chocolate para cada 1 Kg de peso dele! Mas bastam 10 g de chocolate amargo por cada Kg de peso para causar uma intoxicação.
  2. uva/passas- poucos sabem, mas as uvas podem intoxicar os cães (não há registros de casos em gatos). A ingestão de 10 a 12 uvas para um cão de 10 Kg pode levar a insuficiência renal. As passas são aproximadamente 5 vezes mais concentradas que as uvas frescas, logo devem ser evitadas.
  3. cebola- pode causar hemólise (destruição de hemácias) em gatos. Evite oferecer alimentos que contenham cebola na fórmula (sopinha para neném, por ex.)
  • drogas ilícitas (maconha, cocaína) e álcool – intoxicam os seres humanos e podem levar a quadros graves nos animais. NUNCA ofereça bebidas alcoólicas para seu animal de estimação, ele pode apresentar alterações hepáticas graves.
  • cigarro- alguns cães destroem pacotes de cigarro, chicletes de nicotina ou até mesmo comem “guimbas” do chão. A nicotina pode causar sintomas neurológicos (tremores, ataxia) em animais, dependendo da dose. Em cães, 10 mg de nicotina por Kg de peso podem até matar. Um cigarro contém de 15 a 25 mg de nicotina, logo bastam poucos cigarros para fazer mal a um cão de pequeno porte.
  • produtos de limpeza- evite usar e não enxaguar. Os produtos que são muito perfumados atrapalham o olfato, independente de causar intoxicação nos animais. Lembre-se que seu animal vive pertinho do chão, não usa sapatos e se lambe constantemente! A creolina é usada na limpeza de ambientes, mas pode ser extremamente tóxica e causar irritação e queimaduras na pele, olhos, boca e garganta; vômitos e dores abdominais; danos ao coração, figado e rins; anemia; paralisia facial, coma e até levar a morte.
  • adubos – dependendo da composição pode ser extremamente tóxico. A ingestão da torta de mamona pode  causar vômitos, cólicas abdominais severas, diarreia sanguinolenta, choque, coma e óbito na maioria dos casos, dependendo da quantidade ingerida.
  • produtos químicos- tinta, resinas, colas, solventes etc. Evite deixar seu animal em casa, se estiver em obras.
  • cloro- evite que seu animal de estimação beba água da piscina. Dependendo da concentração, pode causar vômitos e irritação gástrica.

O tratamento das intoxicações deve ser sempre realizado por um médico veterinário e não é recomendado o uso de “receitas caseiras” como administrar leite, clara de ovo, fazer lavagem gástrica etc.

Lembre-se que quanto antes o animal for atendido, melhor o prognóstico.

Dependendo do tipo de substância, a administração de alimentos gordurosos pode até aumentar a absorção do tóxico.

O veterinário avaliará a necessidade de internação para tratamento de suporte (hidratação, controle de vômitos, sedação) e se possível, a utilização de antídotos e/ou medicação para diminuir a absorção da substância tóxica.


Carregando..
 
 
focinho do cachorro
rabo do gato